O canário é uma ave vibrante, pouco exigente e vocal. Em cativeiro, ele irá encantá-lo com muito mais do que apenas seu canto melodioso. A rica plumagem da fêmea do canário doméstico é tão impressionante quanto a voz do macho. Criar esta ave ágil de asas amarelas em um apartamento não é problema, mesmo para iniciantes. As diversas formas do canário, as cores incomuns de sua plumagem e sua voz incrivelmente memorável são seus principais atrativos. Este cantor inimitável é incomparável em apresentações solo.
A beleza e a qualidade vocal dos canários dependem do sexo da ave. Se você está pensando em ter um amigo emplumado por causa de sua voz, escolha um macho — eles são muito mais vocais e melodiosos do que as fêmeas. No entanto, é importante entender as especificidades de criar essa ave simples em casa, incluindo suas características comportamentais em diferentes idades e suas necessidades alimentares.
Contente
Criar um canário em casa: prós e contras
Com sua aparência atraente e voz suave e cativante, como não se apaixonar por um canário? Essas aves são descendentes do canário-do-deserto, criados artificialmente. No entanto, os canários domésticos são muito maiores e apresentam uma variedade de cores, desde cinza, amarelo e mosaico até laranja e vermelho salmão. Laranja-fogo e amarelo-vivo com manchas esbranquiçadas são as cores mais comuns encontradas em lojas de animais. Seu comprimento corporal chega a 15 cm e essas criaturas delicadas pesam entre 12 e 16 gramas. Sua expectativa de vida é de 5 a 12 anos, dependendo das condições e dos cuidados recebidos.
Os canários oferecem muitos benefícios, especialmente se o seu sonho é ter um pássaro cantor:
- Esta é uma ave de estimação emplumada que não dá nenhum trabalho. Ela produz pouquíssimas penas, penugem e detritos, e não faz muito barulho.
- O canto encantador – em 9 de cada 10 casos – será o fator decisivo na escolha dessa ave em particular.
- Pouca comida – o pequeno e ágil canário pesa menos de 20 gramas. Consequentemente, come pouco e não precisa de uma grande variedade de alimentos.
- Os canários são leais aos seus companheiros de aves, raramente brigam ou discutem sem motivo e convivem bem em grupo.
- O conteúdo mais simples em uma gaiola.
Um aspecto peculiar é o custo de um canário doméstico: as fêmeas variam de 500 a 1.200 rublos. Os machos cantores são mais caros, custando de 2.000 a 3.000 rublos. É razoável supor que manter um pássaro na gaiola resultará em acúmulo de penas, detritos e poeira devido ao alto nível de atividade da ave, bem como à sua tagarelice e chilreio. Mas essa é uma característica do estilo de vida dessa ave.
A ave não causará problemas se for alimentada corretamente e tiver as condições adequadas para uma vida confortável em casa.
Leia também sobre verdilhão-comum.
Nutrição e cuidados
Para uma dieta completa, um canário precisa de uma mistura de grãos composta por colza, linhaça, trigo, trigo sarraceno e alpiste. Adicione também vegetais e frutas ao cardápio — pimentões, beterrabas, pepinos, cenouras, maçãs, peras, além de ovos e queijo cottage — todos são adequados. Para verduras, a grama comum do jardim, lavada para remover a poeira, é ideal: dente-de-leão, serralha, tanchagem ou qualquer tipo de alface da sua horta.
Principais nuances da alimentação dos canários:
- Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde das aves, portanto, alimente seus canários com grãos germinados e adicione sementes de girassol (vitamina E).
- Conforme recomendado por um especialista, inclua misturas vitamínicas na dieta da ave, coloque pedaços de giz e carvão, galhos de árvores frutíferas, álamo e bétula no comedouro.
- Deve haver sempre água fresca e limpa no comedouro de pássaros (a água deve ser trocada pelo menos a cada dois dias).
- Introduza periodicamente suplementos proteicos (apenas de lojas de animais e sob recomendação de um veterinário).
Gaiolas retangulares são as preferidas para canários. Uma limpeza completa deve ser feita semanalmente, incluindo o fundo, a bandeja e as paredes. A limpeza diária é necessária apenas para esvaziar a bandeja e remover detritos maiores (galhos, folhas).
Pontos-chave para criar canários:
- Não se pode colocar a gaiola do pássaro sob luz solar direta, perto de uma janela escancarada ou em uma varanda por muito tempo.
- A ave precisará de um breve passeio diário: permita que o canário estique as asas por pelo menos 10 a 15 minutos por dia e voe livremente pela sala.
- A faixa de temperatura mais favorável para essas aves de asas amarelas é de 22 a 25 graus.
Coloque vários comedouros nos cantos da gaiola: um com ração, um com suplementos vitamínicos e um com "nutrientes vivos", como ovos, verduras, trigo germinado, abóbora e maçã. Dentro da gaiola, devem haver dois ou três poleiros em alturas diferentes. Coloque um recipiente para banho (um pires raso comum) em cada um deles.
Doenças
As doenças mais comuns em canários estão frequentemente associadas à má nutrição.
Além disso, algumas doenças são causadas pela criação inadequada de aves:
- Perda de pelos e crescimento de tecido cutâneo nas patas como resultado da deficiência de vitaminas.
- Distúrbios digestivos (diarreia, bócio, prisão de ventre).
- Infecções parasitárias.
- Resfriados.
- Doenças oculares.
- Lesões nas asas.
Com os devidos cuidados e atenção a todas as nuances nutricionais, os canários raramente adoecem.
muda
O período de muda de plumagem de uma ave é comparável a uma doença leve. Nessa fase, seu organismo fica especialmente vulnerável. Para fortalecer seu sistema imunológico, suplemente sua dieta com vitaminas. A gaiola deve ser abastecida com galhos, sal, cal, areia, madeira em decomposição de árvores da floresta e do jardim, e cinzas. Todos esses itens podem ser mantidos em um único comedouro — seu animal de estimação escolherá o que mais precisa.
Para garantir que a muda do seu canário ocorra sem problemas, mantenha-o longe de correntes de ar e não o perturbe por motivos banais.
O que dar de comer a um canário em casa
Os princípios básicos da dieta diária variada de um canário são praticamente idênticos aos de uma fêmea. No entanto, a dieta de um macho deve ser mais completa e rica, especialmente no inverno. Normalmente, eles são alimentados com misturas de grãos, ovos e queijo cottage, que são ricos em cálcio, além de verduras (mesmo as compradas em lojas), maçãs, cenouras e repolho.
Não apenas a atividade do animal de estimação, mas também a cor e o brilho de sua plumagem dependem da riqueza de sua nutrição.
Acredita-se que, além de grãos, o canário precisará de:
- óleo de peixe;
- Suplementos proteicos - especialmente durante o período de nidificação,
- grãos germinados, mesmo que a família de canários não tivesse tido acesso a grãos germinados antes,
- uma variedade de ervas frescas.
Leia também sobre 5 dos animais de estimação mais descomplicados.
Quanto tempo um canário vive em casa?
A expectativa de vida de um pássaro de estimação é influenciada por muitos fatores. Em primeiro lugar, as condições que você cria: tamanho e localização da gaiola, higiene, dieta adequada, presença de outros canários na gaiola e a espécie e o sexo do canário. Postura frequente de ovos, um estilo de vida solitário e monótono e um espaço mal gerenciado podem encurtar a vida de um pássaro.
Como é sabido, doenças súbitas ou danos nas garras em felinos também podem encurtar a vida de aves domésticas. Em particular, os canários comuns, em condições normais, vivem pelo menos de 5 a 6 anos e podem chegar a 12-17 anos.
Dicas e nuances
Existem algumas nuances que o ajudarão a evitar erros na hora de escolher e, posteriormente, cuidar do seu animal de estimação emplumado:
- O canário sempre tem um trinado incrivelmente melodioso e encantador, e a fêmea possui uma plumagem brilhante e bonita.
- Um canto solo claro e bonito não é apenas um dom natural dos canários: essas aves precisam aprender a cantar com os pais. Não compre um filhote esperando que ele cante sozinho – o ideal é comprar um canário com 7 a 8 meses de idade, e não antes. Especialistas recomendam comprar canários de asas amarelas da ninhada deste ano somente em novembro ou dezembro. Caso contrário, você corre o risco de adquirir um filhote jovem e sem voz.
- Os canários cantam com mais frequência do final de novembro a junho – durante a época de acasalamento e um período de maior atividade vital, tal como os seus parentes, os peixes-cobra das Canárias.
- Você pode adquirir um único pássaro ou um casal. Os canários são aves sociáveis e apreciam a interação social. A exposição regular à companhia humana ajudará a prevenir a solidão. Os canários não possuem o instinto de rebanho dos periquitos. No entanto, se desejar, você pode formar uma família — nesse caso, precisará adquirir um casal.
- O processo de seleção de um parceiro começa entre os 11 e 12 meses de idade — esta é a idade em que as aves são mais adequadas para nidificar. Quando atingem os 5 ou 6 anos de idade, são consideradas idosas e não são mais emparelhadas, pois já não estão em condições de formar famílias.
- Para construir um ninho, você precisa fornecer ao canário pequenos galhos, musgo e grama seca.
- Se o macho ou a fêmea não quiserem ficar juntos, e o acasalamento não der certo, é melhor abandonar imediatamente essa ideia ou escolher outra ave para ser seu animal de estimação.
- Os canários são aves sociáveis, ativas e bastante vocais. Evite mantê-los em um mezanino ou em um cômodo fechado — uma ave solitária ficará infeliz e poderá adoecer. Os canários não cantam quando confinados ou sozinhos.
- Lembre-se que, em um casal de canários, o macho é o mais talentoso — é o macho que aprende a cantar. Para isso, coloque o pássaro em uma superfície elevada (uma mesa ou janela), elimine todos os estímulos auditivos e visuais e deixe um macho que cante de forma semelhante no ambiente, ou reproduza uma gravação de um canário cantando. O treinamento ocorre pela manhã, durante 20 a 30 minutos por dia. As "aulas de canto" podem ser agendadas de 2 a 4 vezes ao dia.
- Essas aves não gostam de janelas abertas e luz solar direta. O calor pode facilmente matar um canário. Correntes de ar e frio são condições atípicas para essa ave exótica. Portanto, esses pássaros de barriga amarela não toleram de forma alguma baixas temperaturas, oscilações de temperatura, correntes de ar ou calor escaldante sem sombra.
- Os canários ignoram brinquedos e não precisam de escadas ou espelhos como os periquitos. Portanto, é melhor remover todos os itens desnecessários da gaiola.
- Animais de estimação recém-adquiridos devem passar por um período de quarentena de duas semanas. Isso facilita bastante a prevenção de doenças inesperadas, principalmente as infecciosas.
- Esses pequenos pássaros gostam de se alimentar de galhos de árvores frutíferas. No entanto, o uso de galhos de árvores resinosas, especialmente coníferas, como alimento é proibido.
Para que um canário o encante com seu canto melodioso, ele precisa de cuidado e atenção. Essa ave descomplicada não é particularmente difícil de cuidar. Um lar aconchegante, um canto bem iluminado do apartamento, uma dieta nutritiva, passeios pelo ambiente e ar fresco — é tudo o que precisa. E, acima de tudo, amor e carinho para com seu pássaro. Então, a voz mágica do canário ecoará em sua casa do amanhecer ao anoitecer.
Leia também sobre aves de rapina.








