
Na antiguidade, as pessoas chamavam essa ave de canário por causa de seu belo canto. No entanto, ela não é parente do rouxinol, e suas origens estão na ordem Passeriformes.
Descrição do verdilhão-comum
Ornitólogos levaram o pássaro. ao gênero dos pintassilgos da família dos tentilhõesDiversas espécies dessa ave são encontradas na natureza. Sabe-se que o verdilhão-comum recebeu esse nome por sua aparência peculiar: plumagem verde-amarelada, com bordas amarelas nas asas.
Esta ave é de pequeno porte, ligeiramente maior que um pardal. Pode ser facilmente distinguida das demais pela sua aparência, que apresenta as seguintes características:
- Cabeça grande.
- Bico grosso e claro.
- Cauda escura, curta e estreita.
- As pontas das penas são amareladas.
- Os olhos são escuros.
- Corpo denso e alongado.
A cor da plumagem também é interessante: um tom marrom-acinzentado desbotado com uma leve tonalidade oliva. Esta ave pesa apenas 25 a 35 gramas, mas O comprimento do corpo é de 18 centímetros..
Existem oito subespécies de verdilhão-comum. Eles foram introduzidos da Europa na América do Sul e na Áustria. Habitam florestas pequenas e esparsas e podem ser vistos com frequência em parques. Os verdilhões-comuns são migratórios.
Canção do Verdilhão-comum

Nutrição e reprodução dos verdilhões
Os verdilhões têm uma dieta simples. Alimentam-se principalmente de brotos de trigo, sementes de várias plantas e gramíneas, brotos de árvores e, ocasionalmente, insetos. Precisam descascar as sementes maiores primeiro. Uma das iguarias favoritas desta ave são as bagas de zimbro.
Na primavera, o verdilhão começa a se preocupar com seus filhotes. As fêmeas geralmente constroem ninhos em árvores, tentando o mais longe possível dos humanos. Portanto, o ninho costuma ficar a cerca de 6 metros do chão. O próprio ninho tem uma aparência peculiar. assemelha-se a uma tigela feita de grama., galhos finos, musgo e várias raízes.
A fêmea geralmente põe de 4 a 6 ovos cinza-claros com manchas marrons neste ninho. Ela os choca por cerca de duas semanas. Durante esse período, o macho fornece alimento para a fêmea e, após o nascimento dos filhotes, ele também os alimenta. Depois de três semanas, a fêmea começa a construir um novo ninho e o macho continua cuidando dos filhotes.
Migrações e nomadismo dos verdilhões

Mas a principal migração ocorre no outono. Os meses de maior atividade migratória são setembro e outubroÉ raro encontrar um bando que continue sua migração no inverno. Essas aves escolhem locais de invernada onde o alimento é abundante.
Habitat dos verdilhões
Os verdilhões são muito comuns. Podem ser encontrados em quase todo o continente eurasiático. No entanto, se esta ave vive em regiões setentrionais onde os invernos são muito rigorosos, migra para sul para sobreviver ao frio. Esta ave é conhecida por podem viver nas seguintes áreas:
- Norte do Irã.
- Ásia Central.
- Regiões ocidentais da África.
- Afeganistão.
Durante a migração, os verdilhões passam por uma muda que dura aproximadamente 90 dias.
Inimigos dos verdilhões
Na natureza, este pequeno pássaro está sempre em perigo. Os principais inimigos dos verdilhões são os corvos, que não poupam nem mesmo os seus filhotes. Os corvos podem atacar os ninhos impiedosamente, destruindo-os por completo, a ponto de, por vezes, impedirem que os filhotes nasçam.
Criar verdilhões em cativeiro

Esta ave é fácil de domesticar, pois seu estilo de vida sedentário permite que seja manuseada, à qual se acostuma rapidamente. Um verdilhão nunca se debaterá ou correrá em sua gaiola em cativeiro. Se um macho for capturado, alguns começarão a cantar assim que forem colocados na gaiola, enquanto outros pode começar a cantar em 2 a 3 meses.
O ideal é mantê-los em pares numa gaiola, mas também podem viver com outras aves pacíficas. Eles nunca brigam com outros pássaros e são quietos, calmos e tranquilos. Podem ser alimentados com diversas misturas de grãos, pequenos pedaços de frutas, sementes e bagas. No entanto, lembre-se de sempre disponibilizar água fresca, essencial para uma boa digestão.
A expectativa de vida média de um verdilhão é de 8 anos, mas tudo dependerá, obviamente, de suas condições de vida. Se bem cuidados, verdilhões em cativeiro podem viver até 12 anos.
Mas esses pequenos canários da floresta nem sempre são apreciados pelas pessoas, porque O canto deles pode até ser irritante.Mas sua bela plumagem faz com que essa ave se destaque na rua, já que ela sempre precisa de ajuda humana.



















1 comentário