
Descrição e foto do papagaio-do-mar-atlântico
O papagaio-do-mar é uma ave pequena. pertence à família dos auksO papagaio-do-mar é um membro da ordem Charadriiformes, pertencente ao gênero Puffins. Os papagaios-do-mar são muito semelhantes em formato corporal aos pinguins, porém bem menores. Uma característica distintiva de sua aparência é o bico. Ele tem um formato triangular incomum, achatado nas laterais, e lembra um instrumento rombo como um machado. Por essa razão, essas aves são chamadas de papagaios-do-mar. Durante a época de acasalamento, o bico muda de cor e fica laranja brilhante.
A cabeça da ave é escura com manchas acinzentadas. Apresenta pintas nas bochechas. Os olhos são pequenos, rodeados por estruturas coriáceas vermelhas e cinzentas, conferindo-lhes uma forma quase triangular. Os pés e o bico são de um laranja vivo, e a parte inferior do corpo é branca.
Pela sua aparência incomum e brilhante. A ave é chamada de "papagaio-do-mar".Um adulto atinge até 30 cm de comprimento e pesa até 500 gramas. A envergadura das asas varia entre 50 e 60 cm. A plumagem de machos e fêmeas difere pouco, sendo praticamente idêntica, mas os machos são ligeiramente maiores, o que dificulta a distinção entre eles. Pode-se afirmar que esta ave não é apenas incomum, mas também uma das mais belas do nosso planeta. Suas penas são protegidas por uma secreção oleosa especial, que confere à plumagem um efeito repelente à água.
Os papagaios-do-mar movem-se muito rapidamente e conseguem até correr em superfícies planas. Isso parece um pouco cômico, pois eles se deslocam com um andar desengonçado, como os pinguins. Essas aves são excelentes nadadoras, mergulhando bem e capazes de prender a respiração debaixo d'água por quase um minuto. Na água, elas dependem de seus pés palmados e asas, que usam para remar. Para decolar, essas aves precisam bater as asas repetidamente, inicialmente parecendo correr sobre a água e só então alçando voo. Geralmente voam baixo sobre a superfície. não mais que 10 metros de alturaOs papagaios-do-mar têm uma velocidade de voo bastante alta, atingindo velocidades de até 80 km/h. Eles pousam de forma desajeitada na superfície da água, às vezes caindo de barriga ou mergulhando com força na água.
Estilo de vida e habitat

Essas aves são marinhas e passam a maior parte da vida no mar. Quando adultas, podem voar até 100 km de seus ninhos permanentes. Geralmente são aves solitárias, por isso o acasalamento é raro. Curiosamente, são quase sempre os casais mais velhos que se formam para acasalar. Quando retornam para a época de reprodução, reencontram-se.
As aves passam quase todo o tempo na água, flutuando nas ondas longe da costa. Na primavera, os papagaios-do-mar reúnem-se na praia para criar os seus filhotes. Para se abrigarem, cavam tocas com cerca de dois metros de comprimento, com uma câmara de nidificação, em encostas íngremes e gramadas. Também constroem ninhos entre as rochas ao pé dos penhascos.
Nutrição
As aves são excelentes nadadoras e mergulhadoras. Elas podem nadar a velocidades de até 20 metros e mergulhar a profundidades de até 70 metros. Por serem aves marinhas, sua A dieta consiste em peixe:
- arenque;
- capelim;
- enguias-da-areia;
- gerbos.
Os papagaios-do-mar também se alimentam ocasionalmente de camarões e pequenos moluscos. Sua destreza na natação auxilia muito na caça, usando os pés como leme. Suas presas geralmente são pequenas, raramente ultrapassando 8 cm, mas ocasionalmente capturam peixes de até 18 cm de comprimento. Comem os peixes menores sem sair da água e carregam os maiores para a costa. Aves adultas podem consumir até 40 peixes por dia. A ingestão diária aproximada de suas presas varia de 100 a 300 gramas.
Reprodução

Os casais costumam restaurar ninhos antigos, mas se não houver nenhum, constroem um novo ou encontram uma toca abandonada e se instalam ali para criar seus filhotes. Depois que a fêmea põe os ovos, os pais se revezam na incubação. Eles também compartilham a alimentação dos filhotes após o nascimento.
Os papagaios-do-mar são cautelosos com predadores, por isso tentam manter seus filhotes confinados em suas tocas durante o dia. Seus filhotes começam a explorar o mundo exterior principalmente à noite. Até que possam voar, nadam na água perto da margem. Permanecem ali até quase o amanhecer, quando retornam às suas tocas. Os animais jovens estão prontos para a vida independente quando conseguem:
- nadar;
- voar;
- Para pescar.
Com a chegada da primavera, os filhotes também retornam ao antigo ninho, mas nessa idade ainda não formam casais. Quando atingem 3 a 4 anos de idade, estão prontos para formar casais e criar os filhotes.


















