Aves-do-paraíso: principais membros da família, características e fotos.

Aves-do-paraísoAs aves-do-paraíso são uma família de aves pertencente à ordem Passeriformes. Essas criaturas encantadoras são conhecidas pela humanidade há muito tempo e possuem uma rica história secular. Apesar disso, as aves-do-paraíso são uma das espécies mais discretas. Durante um período extremamente longo, foi praticamente impossível detectar e contabilizar todas as aves.

E isso apesar de inúmeras expedições e estudos. Recentemente, descobriu-se que no mundo Existem 45 espécies de aves-do-paraíso, das quais 38 vivem nas ilhas da Nova Guiné. Todas as espécies foram descobertas graças ao heroísmo de Tim Lehman, que em 2003 organizou 18 longas excursões com o objetivo de identificar e fotografar absolutamente todas as espécies de aves-do-paraíso.

Um pouco de história

As aves-do-paraíso tornaram-se conhecidas em 1522, graças às suas peles maravilhosas. Elas causaram sensação no mundo da moda da época. As peles foram trazidas para a Europa por uma tripulação de marinheiros que retornava da expedição de Magalhães. Essas peles estavam evisceradas e sem membros. As pessoas começaram a inventar histórias sobre como essas aves estranhas não tinham pernas e passavam a vida inteira levitando, botando ovos (supostamente empoleirados nas costas de um macho em voo) e se alimentando no ar. Ignoraram as afirmações de um dos membros da expedição, que insistiu que elas de fato tinham pernas. As pessoas eram imparáveis, e essas belas lendas se espalharam.

Em 1824, a lenda foi destruída pelo médico francês René Lasson, durante uma viagem às ilhas da Nova Guiné. encontrou um espécime vivo, saltando agilmente sobre duas pernas.

As peles trazidas pelos marinheiros tornaram-se um enorme sucesso. As penas eram usadas para fazer roupas e joias. As pessoas ficavam fascinadas pela beleza sem precedentes; toda garota desejava uma pena semelhante em seu chapéu. Durante o curto período de colonização alemã, mais de cinquenta mil peles de ave-do-paraíso foram exportadas das ilhas.

Atualmente, matar aves-do-paraíso é estritamente proibido. As únicas exceções são a caça de aves para fins de pesquisa e a confecção de joias para os papuas (principalmente como uma homenagem à tradição e, em segundo lugar, porque o número de aves mortas pelos papuas é insignificante).

Infelizmente, a ameaça não passou. As penas da ave tiveram uma valorização acentuada e agora são um prêmio cobiçado por caçadores furtivos.

Características gerais da aparência

Tipos de aves-do-paraísoPássaros possui um bico poderoso, que varia em tamanho de raça para raça. Quase todas as aves têm uma cauda larga e reta. Algumas espécies exibem uma versão longa e escalonada.

A coloração dos membros desta família varia bastante, desde espécimes muito escuros, com aparência metálica, até exemplares brilhantes e coloridos. As aves-do-paraíso incluem:

  • Amarelo, com um tom de limão;
  • Vermelho, combinado com preto;
  • Do azul brilhante ao ônix profundo e muitas outras cores.

Os machos têm uma coloração mais brilhante.Os machos são mais altos que as fêmeas. Eles exibem penas enormes e de cores vivas na cabeça e nos flancos. Essas "penas decorativas" são mostradas durante as exibições e danças de acasalamento. Isso se deve ao dimorfismo sexual generalizado em algumas espécies de aves. Essa diferença também foi registrada no fotojornalismo de Timothy Lehman.

Principais habitats

Essa espécie é nativa da Nova Guiné. As ilhas adjacentes são densamente povoadas por diversas espécies de aves-do-paraíso. A maioria dos membros dessa família prefere viver e se alimentar em florestas, frequentemente habitando florestas de alta montanha.

Algumas espécies vivem na Austrália, no norte e leste do país.

Nutrição

As aves-do-paraíso não têm um paladar particularmente refinado, portanto sua dieta não difere muito da de outras aves. Os exemplares menores consomem ativamente todos os tipos de sementes, pequenas bagas e quaisquer outras frutas que consigam ingerir. Além disso, São utilizados pequenos insetos e besouros., aracnídeos. A maioria dos espécimes grandes são predadores, perfeitamente capazes de se alimentar de um pequeno sapo ou lagarto.

Reprodução

Como se reproduzem as aves-do-paraíso?Por mais triste que seja, as aves-do-paraíso preferem viver sozinhas. No entanto, nem tudo é ruim; alguns indivíduos encontram um "parceiro de vida" e existem em paresA razão para isso é o mesmo dimorfismo sexual. Quanto mais o macho e a fêmea diferem na aparência, menor a probabilidade de o macho ser monogâmico.

Alguns machos estão dispostos a ajudar a mãe de seus filhotes. Essas aves formam pares e trabalham juntas. A maioria das espécies, no entanto, prefere fertilizar apenas a fêmea. O sexo mais frágil realiza o restante do trabalho de forma independente. Constrói o ninho, incuba os filhotes, alimenta-os e assim por diante.

Merece atenção especial. jogos de acasalamento de membros da famíliaEste evento assemelha-se a um festival vibrante. Os machos reúnem-se e começam a exibir-se às fêmeas. As aves tentam mostrar os seus melhores atributos, abrindo as asas e "dançando". Durante este período, bandos inteiros de graciosos "pretendentes" reúnem-se no topo das árvores, tentando conquistar a atenção das fêmeas. Estas, por sua vez, selecionam o parceiro mais adequado para o acasalamento.

Às vezes, espetáculos improvisados ​​com pássaros são realizados no chão. Os "artistas" encontram um local adequado e o preparam cuidadosamente, removendo o excesso de folhas e criando poleiros confortáveis ​​para os "espectadores".

Durante a época de acasalamento, o comportamento das fêmeas também difere. Em uma espécie, quando o macho flerta com ela, abre suas asas e esconde a cabeça entre elas. Nesse momento, a ave se parece com uma esposa oriental, uma habitante de um harém, escondendo o rosto atrás de uma burca.

Representantes notáveis, suas descrições e fotos.

  • Representantes das aves-do-paraísoA ave-do-paraíso-de-asas-bandeiradas pode atingir até 29 centímetros de comprimento. Os machos desta espécie têm o dorso roxo e o peito verde-escuro. Características distintivas incluem dois pares de penas brancas nas laterais e uma pequena protuberância acima do bico. As fêmeas são significativamente menores e predominantemente marrons. Elas vivem principalmente nas Ilhas Molucas e se alimentam de frutas e pequenos insetos.
  • As pernilongas têm um bico muito longo e pontiagudo, daí o seu nome. Sua coloração é bastante escura, porém rica, com pequenas manchas de amarelo brilhante. Antes de serem classificadas como parte da família das aves-do-paraíso, essas aves pertenciam à família das poupas. Elas habitam a Nova Guiné e a Indonésia. Como muitas outras espécies, preferem florestas úmidas de planície.
  • As parótias são uma das espécies mais raras. Habitam locais de difícil acesso, escondendo-se. Embora essas aves sejam pouco estudadas, alguns detalhes são conhecidos sobre elas. Os machos são polígamos, ou seja, não participam da criação dos filhotes e não auxiliam as fêmeas na eclosão. Os machos são predominantemente pretos, com um pescoço iridescente como contraste. Seis penas finas, que lembram antenas, estão localizadas em suas cabeças. As fêmeas dessa espécie são menos distintas.
  • O tirano-real é um membro impressionante da família das aves-do-paraíso, exibindo claros sinais de dimorfismo sexual. A coloração vermelho-vivo da parte superior do corpo, da cabeça e das costas contrasta com o peito branco como a neve e as patas azuis. O habitat principal do tirano-real é Popua, na Nova Guiné. Sua dieta inclui pequenos invertebrados e os frutos de certas plantas.
Aves-do-paraíso
Pássaros exóticosPássaros lindosDescrição das aves do paraísoQual é a aparência de uma ave-do-paraíso?Nome da ave-do-paraísoDescrição de uma ave exóticaPássaros exóticosO que comem as aves-do-paraíso?Desenho para colorir de Ave-do-ParaísoTipos de aves-do-paraíso

Comentários