Aves da Bielorrússia e da região de Volgogrado em imagens com seus nomes.

Que aves vivem na Bielorrússia?A fauna da Europa Oriental é rica em ambientes naturais intocados, lar de uma grande variedade de espécies de aves. Só a Bielorrússia possui mais de 325 espécies pertencentes a uma ampla gama de famílias e ordens de aves. A avifauna da região de Volgogrado inclui aproximadamente 300 espécies, enquanto a região de Donbas abriga 425 espécies diferentes.

É impossível listar todas as aves em um único artigo, então vamos nos concentrar nos representantes mais belos e interessantes da avifauna da primavera. Em nossa galeria de fotos, você pode ver fotos, aprender seus nomes e algumas de suas características.

Cegonha – uma ave da Bielorrússia: foto e descrição

Desde os tempos antigos, a cegonha-branca é considerada um presságio de prosperidade, felicidade e uma ave da sorte. Acreditava-se que uma casa onde uma cegonha-branca construísse um ninho seria abençoada com harmonia, prosperidade e felicidade. Esta bela ave possui uma ampla variedade de habitats, mas os bielorrussos, graças à canção dos anos 70 "A Cegonha-Branca Voando...", a consideram seu símbolo.

Pássaro orgulhoso é bastante grande em tamanho e difere:

  • com asas bem abertas;
  • com um grande bico vermelho;
  • com patas vermelhas e compridas;
  • com plumagem branca como a neve.

As cegonhas têm um chamado bastante alto, que emitem apenas ao encontrar uma fêmea. No inverno, essas aves migram para o leste da África, o sul da Arábia ou a Etiópia.

Estorninhos

Aves migratórias da BielorrússiaOs estorninhos são os primeiros arautos da primavera. Aparecem já em março, à procura de locais para nidificar, pousando nos ramos das árvores e começando seu canto trinado, que atrai as fêmeas que chegam um pouco mais tarde.

A aparência dos estorninhos varia:

  • Tamanhos pequenos até 20 cm;
  • Bico preto, comprido e ligeiramente curvado, que muda de cor para amarelo durante a época de reprodução;
  • Plumagem preta com brilho metálico roxo e verde.

A maioria dos estorninhos nidifica perto de áreas povoadas, em ocos e cavidades de árvores, estruturas de madeira, sob telhados ou em caixas-ninho especialmente preparadas. Na Bielorrússia, a população de estorninhos chega a 1,5 milhão de casais.

Torres

Logo após os estorninhos, quando ainda há neve nos campos, aves migratórias — os gralhas — retornam de seus locais de invernada. pássaros bastante grandes Os exemplares com 45-47 cm de comprimento distinguem-se por:

  • envergadura de 88 a 99 cm;
  • com pernas pretas;
  • ponta do bico cinza-escura;
  • com as bochechas brancas e nuas;
  • Plumagem preta com brilho metálico.

Essas aves, semelhantes a corvos, podem ser encontradas tanto na cidade quanto em pequenas aldeias. Elas nidificam em colônias de dezenas a centenas de casais e costumam se alimentar em campos.

Cientistas descobriram que os gralhas-pretas são aves muito inteligentes, pois somente com a ajuda de seus bicos conseguem criar e usar qualquer ferramenta que os chimpanzés criam com as mãos.

Corvos-marinhos

O corvo-marinho-grande é nativo da Bielorrússia, Ucrânia e algumas regiões europeias da Rússia. Esta ave marinha migratória reprodutora prefere climas tropicais e temperados. Habita não só o litoral, mas também as margens de lagos, rios e zonas húmidas. Regressa dos seus locais de invernada em março-abril, assim que as águas descongelam.

O corvo-marinho-grande distingue-se por:

  • Lista de aves da Bielorrússiacomprimento do corpo até 92 cm;
  • Os machos pesam até 3 kg;
  • corpo alongado;
  • bico em forma de gancho, relativamente longo;
  • membrana entre os dedos dos pés;
  • plumagem preta;
  • penas acastanhadas nas asas e nas costas;
  • nas laterais do pescoço e da cabeça, com uma mistura de finas penas brancas;
  • na parte inferior da cabeça, com penas totalmente brancas.

A voz de um corvo-marinho é um coaxar rouco e estacadoEles se alimentam apenas durante a época de nidificação. Os corvos-marinhos se alimentam principalmente de peixes. Um adulto pode consumir até 700 gramas de peixe por dia. Portanto, grandes populações de corvos-marinhos vivendo em um mesmo corpo d'água causam danos significativos à pesca. Em alguns países europeus, essa espécie de ave é considerada cinegética. As carcaças de corvos-marinhos são facilmente consumidas.

Garça-branca-grande

Nos últimos dez dias de março, as garças-brancas-grandes retornam de seus locais de invernada e imediatamente habitam grandes corpos d'água cobertos de vegetação em áreas sem árvores. Elas vivem em águas rasas entre juncos e arbustos densos.

A garça-branca-grande é semelhante em estrutura e tamanho à garça-cinzenta. No entanto, possui uma clara vantagem. plumagem branca como a neve e uma crista na cabeçaNa primavera, os adultos desenvolvem "aigrettes" (penas longas e eriçadas) nos ombros, que eram usadas como ornamentos em chapéus femininos no início do século XX. Essa moda, no entanto, quase levou à extinção completa dessa espécie de ave.

O chamado da garça é um som áspero e estridente. É bastante raro ouvi-lo. No entanto, você pode admirar o majestoso e suave bater de suas asas, já que as garças brancas são especialmente belas em voo.

Milhafre-real

Esta ave de rapina relativamente rara retorna de seus locais de invernada em março-abril. Ela nidifica em casais solitários em florestas de pinheiros, folhosas ou mistas, próximas a corpos d'água e em paisagens abertas. O milhafre-real distingue-se por:

  • comprimento do corpo até 74 cm;
  • pesando até 1150 g para machos e até 1350 g para fêmeas;
  • entalhe profundo na cauda;
  • plumagem clara vermelho-ferrugem;
  • Com penas claras em forma de manchas na parte inferior das asas.

ninhos de milhafre-real construir em árvores altasAlimentam-se principalmente de carniça de vertebrados, anfíbios, répteis, pequenas aves, roedores semelhantes a ratos e peixes mortos.

Nos últimos anos, esta espécie de ave tornou-se cada vez mais rara na Bielorrússia e em outros países e regiões do Leste Europeu. Por esse motivo, o milhafre-real está classificado como espécie ameaçada de extinção.

Cuco

No final de abril e início de maio, os cucos retornam de seus locais de invernada. Eles são conhecidos pelo canto emitido pelo macho. Semelhante a um pequeno falcão Em voo, os cucos distinguem-se pela sua coloração e pela cauda comprida:

  • Descrição e estilo de vida das avesPlumagem cinza das asas, cauda, ​​pescoço, cabeça e parte superior do corpo;
  • Barriga e peito brancos, que parecem estar cobertos por listras marrom-acinzentadas;
  • manchas brancas nas penas da cauda;
  • pernas amarelas;
  • bico preto, com uma tonalidade amarela na parte inferior.

A fêmea pode ser distinguida do macho pela plumagem avermelhada e pelo padrão transversal mais largo no pescoço e na parte frontal do corpo.

Os cucos habitam uma grande variedade de habitats. florestas e matagais ao longo das margens dos reservatórios.

É claro que a lista acima está longe de ser completa. Muitas outras espécies de aves podem ser encontradas na Bielorrússia, Ucrânia, Volgogrado e outras regiões do Leste Europeu. Falcões-peregrinos, falcões-de-pés-vermelhos, falcões-falcões e diversas variedades de tartaranhões podem ser encontrados nos densos bosques. Cisnes (tanto cisnes-cantores quanto cisnes-mudos) deslizam orgulhosamente sobre a superfície da água. Todas as aves diferem em tamanho, plumagem e vocalização.

Aves da Bielorrússia
Características das aves migratóriasQue aves são encontradas na Bielorrússia?Aves migratórias da BielorrússiaO que os pássaros comem no inverno?Aves migrando para a BielorrússiaEstilo de vida das aves migratóriasGralhas na BielorrússiaCaracterísticas das aves migratórias

Comentários