Lista de aves de rapina: principais características das espécies

Hábitos e estilo de vida das aves de rapinaPara um ciclo de vida completo em nosso planeta, a presença de aves de rapina na natureza é uma necessidade óbvia.

Diversas espécies de aves possuem talento natural para a caça de grandes presas. Entre elas, incluem-se gaviões, águias e falcões, gaivotas, corujas e outras. Os critérios comuns a essas espécies são:

  • o papel desempenhado na cadeia natural;
  • método de nutrição;
  • estilo de vida (horário do dia em que a ave começa a caçar).

Aves de rapina diurnas

De acordo com a sistematização do ponto de vista da zoologia, as ordens de aves de rapina diurnas incluem apenas os falcões, sendo estes os próprios falcões, gaviões, águias, abutres, águias-reais e tartaranhões.

Curiosamente, as verdadeiras aves de rapina compartilham a mesma aparência ameaçadora e perigosa: seus bicos são recurvados e suas garras são curvas e muito afiadas. A coloração de machos e fêmeas é praticamente idêntica, mas as fêmeas são maiores.

bútio-comum

Lista das principais aves de rapinaOutro nome é bútio-de-patas-ásperas. Esta ave é considerada o predador mais famoso das florestas da tundra. Ela constrói seus ninhos em todo o Distrito Autônomo de Yamalo-NenetsA dieta dessa espécie predadora consiste em ratos-do-campo e lemingues. Caracteristicamente, a abundância de abutres-calçados depende diretamente da abundância desses roedores na área. Ornitólogos afirmam que os abutres podem ser abundantes ou totalmente ausentes em uma determinada área.

Características externas do bútio-calçado:

  • O bútio-invernal é uma ave de grande porte;
  • possui asas largas (o que visualmente a faz parecer ainda maior);
  • Cor geral - clara, ligeiramente avermelhada;
  • Na barriga e sob as asas do predador, existem manchas pretas de formatos variados (que podem formar um padrão de plumagem individual).

Os abutres nidificam em áreas arborizadas, forrando seus ninhos com grama. Na tundra, essas aves geralmente nidificam em penhascos costeiros e colinas. Em anos de abundância de ratos, os abutres-calçados também podem nidificar em terrenos planos, pântanos e leitos de rios.

Os abutres são aves migratórias que chegam de climas mais quentes no início da primavera. Após a migração, começam a construir seus ninhos. Tamanho dos ovos do bútio-calçado Maiores que os ovos de galinha, mais arredondados, são manchados e de cor branca. Quanto mais abundante a disponibilidade de presas no ano, mais ovos essa ave de rapina põe. A seleção natural desempenha um papel significativo na sobrevivência dos filhotes, especialmente quando o alimento é escasso devido à baixa produção de roedores. Muitos filhotes sequer sobrevivem até a idade de voar; são simplesmente devorados por filhotes mais velhos e fortes.

Os abutres defendem ferozmente seus ninhos. Ataques a humanos são improváveis; na maioria das vezes, as aves simplesmente gritam alto ou atacam pessoas. No entanto, elas lutam destemidamente contra raposas-do-ártico e cães, usando suas garras fortes. Também já foram observados abutres-calçados se alimentando de carcaças de cervos mortos e suas vísceras, ou de peixes podres.

Com a chegada do outono, e durante todo o período, esses predadores migram para as regiões da zona intermediária.

águia-de-cauda-branca

Aves de rapina e suas característicasÉ uma das maiores e mais extensas aves de rapina da Rússia. Sua envergadura é de [inserir medida aqui]. ultrapassa dois metrose o peso da ave pode chegar a sete quilos. Adultos com mais de três anos de idade geralmente têm a cauda totalmente branca; outros têm a cauda escura. Uma águia jovem pode ser confundida com uma águia-real. No entanto, a cauda da águia-real é ligeiramente arredondada, enquanto a da águia-de-cauda-branca tem o formato de uma cunha afiada.

As águias-de-cauda-branca nidificam em quase todo o país, evitando apenas as regiões mais ao norte e as áreas áridas. Constróem seus ninhos exclusivamente nas copas das árvores, geralmente decíduas. Muito raramente, uma "casa de águia" é encontrada em penhascos íngremes.

As águias-de-cauda-branca alimentam-se de peixes e aves aquáticas. Isso explica sua preferência por viver perto de áreas ricas em corpos d'água. Seu ninho é localizado no mesmo lugar todos os anos e possui uma estrutura maciça e em camadas, que pode chegar a um metro de altura. Um ninho de águia-de-cauda-branca é extremamente raro na tundra aberta; é mais comum encontrá-lo em... localizados em colinas ou penhascos.

No início da primavera, as águias começam a chegar do sul. A migração ocorre em pares, que são estáveis. As fêmeas põem de um a três ovos em um ninho recém-construído. Os ovos são brancos com pintas, de tamanho semelhante aos ovos de ganso, mas um pouco menores. Após a postura do primeiro ovo, as águias fêmeas iniciam a incubação. Os filhotes eclodem por volta da primeira quinzena de junho. Eles crescem muito rapidamente e deixam o ninho logo em seguida.

No início de agosto, os filhotes deixam o ninho, mas permanecem sob os cuidados dos pais por um longo período. Os gansos-de-cauda-branca iniciam sua jornada para as regiões do sul no início do outono.

As águias-de-cauda-branca alimentam-se de aves selvagens: gansos, patos, mergulhões; sua dieta também inclui lebres, peixes grandes e roedores. Essas aves de rapina também são são comedores de carniçaOu então caçam animais feridos ou doentes que não conseguem se defender.

As águias-de-cauda-branca são aves raras e valiosas, listadas tanto no Livro Vermelho russo quanto no Livro Vermelho internacional de espécies ameaçadas. Elas são frequentemente vítimas de caçadores e contrabandistas, o que é muito triste para a natureza e para os cientistas.

Águia-pesqueira

Essas aves de rapina são pouco numerosas, consideradas raras e estão listadas em nosso Livro Vermelho de Dados.

Características da espécie:

  • tamanho grande;
  • Coloração contrastante: partes inferiores brancas e amarelas; faixa escura atravessando o papo da ave; cor escura na parte superior do corpo, cauda e asas; largas listras pretas na cabeça;
  • cor dos olhos amarela;
  • Em situações de ansiedade elevada, essas aves emitem sons peculiares.

Habitat das aves de rapinaEsses predadores são encontrados em todo o mundo, com exceção das regiões mais ao norte. Eles passam o inverno nos trópicos da África e do sul da Ásia.

As águias-pesqueiras optam por proporcionar as condições de vida necessárias, áreas com corpos de água limpa e ricos em peixesElas fazem seus ninhos em árvores altas com copas secas, longe de áreas densamente povoadas. As aves permanecem fiéis aos seus ninhos, retornando a eles anualmente. A ninhada de uma águia-pesqueira contém até quatro ovos, geralmente dois ou três. Os ovos são de cor escura, com manchas roxas em vários locais.

Os filhotes vivem no ninho por aproximadamente dois meses sem sair. Eles atingem a maturidade sexual aos dois anos de idade.

Os hábitos de caça dessas aves de rapina são caracterizados por seus voos altos e pela perseguição de peixes, sua principal fonte de alimento. Ao avistar a presa, o gavião-pesqueiro mergulha de cabeça e, em seguida, levanta voo rapidamente ao capturá-la. Essa ave despreza a carniça; se a fome se tornar insuportável, pode caçar patos ou ratos.

A águia-pesqueira entra em período de hibernação entre setembro e outubro.

A população dessa espécie está diminuindo inexoravelmente devido ao extermínio direto de predadores, às condições ambientais desfavoráveis ​​e ao desmatamento. Tudo isso torna a nidificação segura impossível para essas aves.

Açor

A ave é maior que um corvo, pesando até um quilo e meio.

Características principais:

  • listras distintas que percorrem a parte inferior do corpo da ave;
  • Parte superior do corpo em cinza escuro;
  • Os olhos são de um amarelo muito vivo;
  • Os filhotes de açor são de cor vermelha ou marrom.

Características das aves de rapinaAves dessa espécie foram perseguidas por muito tempo por serem consideradas predadoras particularmente nocivas. Como resultado, sua população diminuiu e agora elas são protegidas por lei.

Os açores alimentam-se de peixes de médio porte e pequenos animais, como lebres, esquilos e outros pequenos animais. Eles caçam animais moribundos, condenados à morte ou enfraquecidos por doenças ou ferimentos. Por isso, essas aves de rapina são consideradas protetoras da saúde da floresta.

A área de distribuição dos açores é ao norte da floresta-tundraEles passam o inverno onde fazem seus ninhos ou voam para lugares mais quentes.

Tartaranhão-comum

Essa ave habita tipicamente espaços abertos — zonas de floresta-tundra, zonas de floresta-estepe e zonas de taiga. Seu habitat principal é uma abundância de pequenos roedores.

O gavião-real tem aproximadamente o tamanho de um corvo, mas possui uma cauda mais longa e um corpo mais gracioso. O macho e a fêmea têm plumagem de coloração diferente.

Características da cor do macho:

  1. Corpo branco com revestimento acinzentado na parte superior;
  2. Existem pintas pretas nas pontas das asas.

Cor feminina:

  1. corpo vermelho com cinza;
  2. A região lombar é branca.

Os tartaranhões-azuis constroem seus ninhos no chão. Uma ninhada consiste em três a cinco ovos brancos, ligeiramente manchados. Eles são menores e mais arredondados do que os ovos de galinha.

O tartaranhão é uma ave migratória. Ele caça voando baixo, não muito alto acima do solo.

Sapsan

As aves predadoras mais importantesO falcão mais famoso. Esta é uma espécie de ave rara e valiosa. Infelizmente, os caçadores furtivos adoram capturar essas aves de rapina, resultando em um destino extremamente trágico. Os falcões-peregrinos estão quase extintos e são muito raros, mesmo em áreas desabitadas.

Nos Estados Unidos, para restaurar a população dessas aves, eles mantidos em recintos especializadosOs filhotes de falcão-peregrino são criados e depois soltos na natureza. No entanto, mesmo levando em consideração os benefícios e a importância dessas medidas, é preciso dizer que elas são muito caras. Falcões soltos na natureza têm um grande valor monetário.

A característica distintiva e o orgulho do falcão-peregrino são seus olhos negros, claros e penetrantes, acima dos quais se destacam as cristas pretas acima das sobrancelhas. Não é de admirar que, na Rússia, os guerreiros fossem frequentemente chamados de "falcões brilhantes".

Na região de Yamal, a população de falcões não ultrapassa duzentos casais dessas aves de rapina. A área mais populosa da Rússia em termos de falcões é a tundra da Sibéria Ocidental, onde a situação dessas aves de rapina é relativamente estável.

Características externas do falcão-peregrino:

  • Como se comportam as aves de rapina?a parte superior do corpo e as asas são muito escuras;
  • A parte inferior do corpo é quase branca com um padrão cinza que apresenta seções longitudinais em indivíduos jovens e seções transversais em adultos;
  • A presença de bigodes pretos e distintos, que é uma característica distintiva do falcão;
  • O corpo da ave em condições de voo é muito esguio e denso, e as asas são afiadas;
  • A cor dos machos e das fêmeas é idêntica, mas as fêmeas são maiores.

O falcão é considerado, com razão, uma das criaturas mais rápidas do planeta e, entre as aves, não tem igual. Ele caça atacando sua presa de cima, em um mergulho íngreme. Entre as aves menores, o falcão-peregrino... agarra com patas fortesE, para presas maiores, ele as derruba em alta velocidade com as garras afiadas dos dedos traseiros. O raptor então agarra a presa em queda, ainda em pleno voo.

Os falcões-peregrinos costumam trazer suas presas de locais distantes do ninho. Anteriormente, acreditava-se que eles não caçavam perto de seus ninhos, mas observações mostraram o contrário. É comum ver falcões-peregrinos caçando perto de fêmeas em seus ninhos.

Essa espécie de ave de rapina defende seu ninho com extremo zelo e agressividade. Ao perceber o perigo, o falcão-peregrino solta um grito frenético e ataca o intruso em mergulho. Pouco tempo depois, a fêmea se junta ao macho. Os falcões também atacam pessoas, mas com a intenção apenas de assustá-las, e não de feri-las.

O falcão-peregrino é um caçador sofisticado. Entre suas presas encontram-se coleções inteiras das aves mais raras, cuja existência sequer é conhecida pelos ornitólogos.

Os falcões fazem seus ninhos em diversos lugares. Estes podem ser rochas, alienígenas, ninhos abandonados, até mesmo em ocos de árvores ou simplesmente em terrenos planos. Uma boa visão da área circundante é essencial para a nidificação. A ninhada tem de três a cinco ovos. Eles são de tamanho semelhante aos ovos de galinha.

Caracteristicamente, os filhotes adultos não comem os falcões jovens, ao contrário dos gaviões-calçados. Isso é considerado uma característica nobre dessa espécie de ave. No entanto, vale ressaltar que seu número é completamente independente da caça de roedores, o que significa que o falcão-peregrino e seus filhotes certamente não morrerão de fome.

Os falcões são migratórios, aves que não formam bandosLevando uma vida solitária, um casal de falcões-peregrinos constrói seu ninho longe do outro. Os casais são permanentes e estáveis, embora seus ninhos estejam sempre no mesmo local. Os falcões-peregrinos chegam no início da primavera e partem na mesma época que outras aves.

Merlin

Considerado o menor falcão em tamanho, este raptor possui um extenso território de nidificação, mas evita regiões extremamente ao norte. Esta espécie de raptor é bastante rara.

Os falcões-peregrinos alimentam-se de pequenas aves capturadas em pleno voo. Nidificam principalmente em árvores ou ninhos de corvos abandonados. Incubam até cinco ovos. Tanto os machos quanto as fêmeas participam da chocagem, mas os machos são mais ativos.

Surpreendentemente, o falcão-peregrino tem apenas o tamanho de um pombo. Mesmo assim, é um predador importante na tundra e em suas florestas. Essa ave é protegida por lei.

Aves de rapina noturnas

As corujas são predadoras noturnas. Essas aves são bem conhecidas e já foram mencionadas diversas vezes em contos de fadas infantis.

Características da aparência da coruja:

  • Aves de Rapinaolhos grandes e salientes;
  • rosto oval em forma de disco com plumagem peculiar;
  • O tamanho da fêmea é maior que o tamanho do macho;
  • cor cinza opaca;
  • A plumagem das pernas estende-se até à zona das garras;
  • asas largas, compridas e arredondadas;
  • Visão e audição aguçadas;
  • A capacidade de voar silenciosamente, o que dá às corujas uma vantagem na caça noturna.

As corujas se alimentam de diversos roedores, proporcionando enormes benefícios aos humanos. Portanto, elas são protegidas por lei contra caçadores furtivos e aqueles que simplesmente têm prazer em abusar de seres vivos.

Coruja-das-neves (ou coruja-branca)

Um predador noturno muito colorido que vive nas estepes e florestas da tundra. Caça ratos-do-campo, perdizes, hamsters e lemingues.Às vezes, eles caçam lebres e até raposas-do-ártico e arminhos.

Pequenos povos do norte frequentemente utilizavam a carne de coruja como alimento, e para isso caçavam esses animais.

coruja-de-orelhas-curtas

É menor que a coruja-das-neves. Também se alimenta de roedores e habita áreas de tundra. Corujas-de-orelhas-curtas foram avistadas sobre o mar.

Existem também outros tipos de corujas, como a coruja-lapônica, a coruja-gavião e a coruja-real.

Vale ressaltar que a coruja-gavião é uma predadora diurna e até se assemelha a um falcão em alguns aspectos.

As corujas-reais são as maiores aves da família das corujas. Possuem abas auriculares na cabeça e plumagem ruiva com manchas. As corujas-reais podem atacar urubus ou gaviões, mas sua dieta consiste principalmente de roedores e pequenos animais.

Em condições climáticas do norte, a coruja-real pode caçar durante o dia.

Comentários