A cotovia é uma ave migratória; ela passa o inverno conosco ou não?

A cotovia é uma ave migratória?Atualmente, a Federação Russa abriga mais de 750 espécies de aves. Entre elas, há aves que vemos com frequência e outras que nunca ouvimos falar. Poucos viram uma cotovia pessoalmente ou sequer ouviram seu famoso canto, mas todos já ouviram histórias sobre essas aves extraordinárias contadas por suas mães e avós.

Claro, a cotovia não é uma única espécie, mas sim um gênero inteiro de aves, composto por mais de 90 espécies, sendo a mais famosa delas a cotovia-comum (Alauda arvensis).

O canto da cotovia é um "chrrr-hick" prolongado, e a canção é entoada enquanto a ave paira no ar (frequentemente a grande altitude), assemelhando-se a... um trinado longo e ressonante.

Descrição da cor

Suas costas são cinzentas, mas mais frequentemente amarelo-acastanhadas (cor de barro) com manchas brancas e escuras. O peito desta ave tem penas brancas ou cinza-claras com manchas marrons esparsas. As asas são manchadas. A cauda é branca nas bordas e pontas. A cabeça da cotovia também é manchada, com listras mais escuras no topo, próximas do preto ou cinza-escuro, e marrom-claro nas laterais. Acima do olho escuro há uma sobrancelha branca brilhante. O macho difere da fêmea por ser maior e ter uma coloração brilhante. Essa coloração protetora ajuda essas aves a se camuflarem habilmente na grama, protegendo-as de predadores.

Descrição das proporções

Pássaro cotoviaA cotovia é uma ave pequena, ligeiramente maior que um pardal. Seu peito é muito largo. Em comparação com suas dimensões básicas, as asas da cotovia são largas, mais longas do que as de um passeriforme, com as pontas estendendo-se sob ou perto da base da cauda. A própria cauda é curta, representando cerca de metade do comprimento do corpo da ave. O bico da cotovia é mais refinado do que o de um pardal. A própria ave também é mais frágil e alongada do que um pardal. Em suas pernas longas e fortes, as cotovias possuem um esporão — uma garra longa, afiada e curva localizada no dedo posterior.

Prato principal

As cotovias alimentam-se principalmente de alimentos vegetais e preferem sementes de plantasSua dieta inclui sementes de plantas como:

  • Trigo sarraceno para pássaros;
  • Salmoura;
  • Pardal;
  • Filhote de cachorro;
  • Diversos tipos de painço selvagem;
  • Aveia;
  • Trigo;

As cotovias raramente comem as sementes oleosas da cevada e do centeio, preferindo as mais ricas em amido. É comum vê-las bicando pequenas pedras e areia em caminhos rurais. Quando chegam ao estômago, essas pedras ajudam a ave a digerir as sementes duras. No início da primavera, quando os brotos tenros começam a surgir, as cotovias se alimentam deles, repondo suas vitaminas.

Suplementos alimentares

Quando os insetos aparecem, as cotovias começam a caçá-los. Eles caçam apenas no chão. e não caçam insetos voadores ou rastejantes em grama alta. Eles caçam principalmente:

  • Pequenos besouros;
  • Aranhas pequenas que vivem na superfície do solo ou em grama baixa;
  • Larvas de vários insetos;
  • Pupas e lagartas de borboletas;

As cotovias saciam a sede com o orvalho que se deposita nas plantas.

No final do verão e início do outono, quando começa a colheita, as sementes caídas tornam-se o principal alimento das aves. Numerosos bandos podem ser vistos frequentemente voando de campo em campo, sem qualquer medo dos carros.

Essas pequenas aves podem ser vistas frequentemente tomando banho em poças de poeira nas laterais das estradas – é assim que elas limpam suas penas.

Habitat e nidificação

Como se reproduz a cotovia?As cotovias preferem viver espaços abertos: Habitam prados, campos, encostas e colinas, estepes e até mesmo semidesertos, mas nunca vivem em florestas. Essas aves nunca pousam em galhos de árvores ou fios. As cotovias geralmente se empoleiram em pequenos bandos em áreas abertas e ensolaradas, abrigando-se da chuva e do vento nas bordas das florestas. Voam alto e cantam apenas durante a época de acasalamento, passando a maior parte de suas vidas no chão.

A distribuição geográfica desta ave é extensa, abrangendo a maior parte da Ásia, Europa e as montanhas do Norte da África. A cotovia foi introduzida e estabeleceu-se com sucesso na Austrália, no oeste da América do Norte e na Nova Zelândia.

Vivendo em campos, a cotovia também constrói seu ninho ali. Na maioria das vezes, o ninho é construído no chão, em um pequeno buraco. A fêmea tece um ninho com folhas e talos de grama.e forra o interior com penugem, crina de cavalo e lã. O ninho tem cerca de 5 cm de altura e camufla-se eficazmente na relva alta.

Ninhada e inimigos da cotovia

A fêmea põe de 4 a 6 ovos, que são de um amarelo escuro camuflado com pequenas pintas pretas e são pequenos (2,3 cm por 1,7 cm). Os filhotes nascem completamente cegos e indefesos, cobertos por uma penugem rala. Após apenas 10 dias, os filhotes deixam o ninho, mas ainda não conseguem voar e se escondem entre as plantas. Os adultos os alimentam por mais duas semanas, aproximadamente, e então os filhotes voam e aprendem a procurar alimento por conta própria. Em junho, as fêmeas costumam pôr uma segunda ninhada no mesmo ninho. Os filhotes dessa ninhada só começam a viver de forma independente em julho.

A cotovia é muito vulnerável quando canta no alto do céu e é presa fácil para vários predadores voadores, como o falcão-peregrino. Nessa situação, apenas sua a famosa queda ao chão como uma pedraNo entanto, a maioria dos machos ainda morre em pleno voo. Em terra, as cotovias também têm muitos predadores: uma variedade de mamíferos predadores, como doninhas, furões, arminhos e raposas. Ovos e filhotes indefesos são presas favoritas de corvos e gaviões.

Motivo para passar o inverno

Descrição da ave cotoviaMuitas vezes as pessoas se perguntam: a cotovia é uma ave migratória? Ela se alimenta de sementes e insetos. No entanto, durante o inverno, as plantas param de produzir sementes e ficam completamente cobertas de neve. Muitos insetos se escondem no solo e na casca das árvores já no início da primavera. Isso significa que as cotovias não têm o que comer durante o inverno e, portanto, não migram. voar para outro lugar durante o inverno.

Inverno

Eles partem em pequenos bandos já no início de setembro. Em meados de outubro, pouquíssimas aves, se alguma, permanecem nos campos e estepes. Passam o inverno principalmente no sul da Europa. No entanto, as cotovias estão entre as primeiras a retornar. A chegada em massa começa no início de março., mesmo que a neve ainda não tenha derretido.

Antigamente, a chegada das cotovias era usada para indicar se a primavera havia chegado e se era hora de arar e semear. Os machos chegam primeiro. As cotovias são monogâmicas. Os machos ocupam áreas descongeladas e aquecidas pelo sol, onde se aquecem ao sol em pequenos bandos e compartilham o território. Os filhotes e as fêmeas chegam mais tarde e, enquanto procuram o melhor local para nidificar, o macho canta e guarda o ninho.

Comentários