
Existem ligeiras variações no tamanho da ave dependendo do seu habitat. As principais diferenças são a presença ou ausência de um colar parcialmente esbranquiçado na base da nuca, variações na sombra da nuca e na cor das partes inferiores.
A aparência do pássaro
- Externamente, a ave possui plumagem preta e pescoço cinza, a íris dos olhos é clara com um tom azulado.
- O comprimento do corpo da gralha varia de 30 a 35 cm, e seu peso varia de 150 a 280 g.
- Possui uma envergadura de 65 a 75 cm, mas suas asas são curtas e sua cauda é estreita.
- Pernas pretas e bico escuro.
Características de tamanho e cor

As aves imaturas têm plumagem mais densa e menos definida. A cabeça é preta fuliginosa, por vezes com um ligeiro tom esverdeado e bases das penas castanhas. O dorso e os lados do pescoço são cinza-escuros, enquanto a parte inferior é acinzentada ou preta esfumaçada. A cauda tem penas mais estreitas e um brilho esverdeado.
Existem ligeiras variações no tamanho da ave dependendo do seu habitat. As principais diferenças são a presença ou ausência de um colar parcialmente esbranquiçado na base da nuca, variações na sombra da nuca e na cor das partes inferiores. Os gralhas-pretas em países da Ásia Central têm asas maiores, enquanto as populações ocidentais... têm um tom mais escuroA cor da cauda torna-se mais escura em regiões montanhosas úmidas mais ao norte e mais clara em outros locais. As gralhas-pretas do leste asiático possuem características de coloração distintas e são frequentemente consideradas uma espécie diferente. Elas apresentam dimorfismo sexual; além de aves cinzentas, também são comuns as aves malhadas. Existem ainda diferenças ecológicas em relação ao habitat, hábitos de nidificação, entre outros.
Descrição da voz da gralha

O gralha-preta pode ser considerada uma ave migratória?
A gralha-preta é migratória, sedentária e nômade. Ela vive na Europa Central e Ocidental, no Norte da África e na Ásia. As aves das regiões setentrionais são migratórias, enquanto as demais são nômades ou sedentárias. As gralhas-pretas migratórias voam para o sul para passar o inverno em sua área de distribuição, de setembro a outubro, e retornam. de fevereiro ao início de maioNo inverno, as gralhas-da-sibéria oriental aparecem em grande número no leste da China. Na parte europeia de sua área de distribuição, são encontradas durante todo o ano. A gralha é uma ave sedentária na Ásia Central e no Cáucaso. No entanto, em alguns lugares, observou-se que as gralhas migram dentro de sua área de nidificação durante o inverno.
Estilo de vida
Essas aves são descritas como criaturas inteligentes, com um comportamento vivaz, voz ruidosa e desejo de estar perto de pessoas. De fato, são muito sociáveis. As gralhas-pretas apreciam a companhia de seus melhores amigos, os corvos-pretos, até que estes voem para longe. Juntos, passeiam por jardins e campos, comunicando-se com chamados ruidosos de "kaa-kaa". O número total de gralhas-pretas é de 4-8 milhões de paresEles vivem em pares e formam bandos de até várias dezenas de aves.
A gralha-preta moderna vive com mais frequência perto de habitações humanas, onde existem edifícios antigos e desabitados nos quais ela constrói seus ninhos, ou em áreas com prédios de cinco andares com aberturas no telhado. Ela não encontra abrigo em bairros novos da cidade, entre prédios de blocos e painéis pré-fabricados. Prefere estar perto de pessoas, o que facilita a busca por alimento.
Quando um bando de gralhas vive em uma área florestal, elas fazem seus ninhos em árvores antigas e altas com ocos. Também são encontradas em litorais rochosos, perto de campos agrícolas e em bosques.
O que eles comem?
Pássaro gralha Onívoro e come uma variedade de alimentos:
- Vegetação (sementes, grãos, bagas e frutos).
- Invertebrados (minhocas, aranhas, moluscos e outros).
- Desperdício alimentar em áreas urbanas.
- Dependendo da região, a gralha-preta pode se interessar por pequenos roedores, como ratos-do-campo e camundongos.
Durante períodos de abundância de alimentos, eles armazenam comida, depositando-a sob raízes de árvores ou outros locais escondidos. Esse armazenamento os ajuda durante o clima frio, que dificulta o voo.
Descrição dos hábitos reprodutivos das gralhas-pretas
Período da puberdade começa aos dois anos de idade., às vezes por até um ano. Os gralhas formam casais monogâmicos para a vida toda e retornam ao mesmo ninho todos os anos para chocar seus filhotes. A época de acasalamento começa no final de fevereiro e é caracterizada por vocalizações altas, serenatas e lutas. Depois, o casal procura um local para o ninho, que constroem com galhos secos, com pelos, pedaços de tecido e penas colocados na base. Às vezes, usam ninhos antigos de corvídeos, depois de repará-los.
Em abril, são postos de 3 a 7 ovos, verdes ou azuis com manchas marrons. O intervalo entre a postura dos ovos é de 24 horas. Se a primeira ninhada morrer, uma segunda é posta, mas em menor quantidade.
Nesse momento, tudo fica em silêncio. O casal irá incubar os ovos em turnos, e após 18 dias, eles eclodirão. pintinhos cegos com penugem cinza esparsaDurante esse período, os pais enfrentam a tarefa mais árdua: encontrar comida. Eles precisam trabalhar da manhã à noite para alimentar seus bebês, que estão constantemente com fome.
Um mês após a eclosão, os filhotes já estão crescidos e emplumados, prontos para deixar o ninho, embora ainda não consigam voar. Se um filhote cai do ninho, os pais circulam ansiosamente acima dele, tentando ajudá-lo a escapar. O casal passa mais 14 a 16 dias cuidando e alimentando a ninhada, após o que os filhotes se tornam independentes. As gralhas-pretas são uma visão comum entre os humanos.















