
Essas pequenas aves de cores vivas podem ser vistas em quase todo o Hemisfério Norte. No verão, elas viver longe de habitações humanasE com as primeiras geadas, eles retornam para mais perto dos comedouros e da comida abundante. Os chapins verdadeiros se distinguem de outras subespécies por coloração e características comportamentais comuns.
Essas aves inquietas, na verdade, levam uma vida bastante sedentária. Cada espécie prefere seu próprio habitat. Os chapins-azuis e os chapins-reais nidificam nas florestas mistas da Rússia central. Os chapins-carvoeiros preferem florestas de coníferas. E os chapins-de-bigode adoram os canaviais ao longo das margens dos rios.
Algumas espécies de chapins nunca saem de seus ninhos. Para se protegerem de predadores e encontrarem alimento, eles unir-se em pequenos bandos e se agrupam em torno de aves maiores. Mas não podem ser consideradas amigáveis. Os chapins são amigáveis enquanto precisam de proteção. Quando competem por comida, tornam-se agressivos e podem até matar aves menores.
Os chapins são aves onívoras. No verão, alimentam-se de insetos, no outono de bagas e frutos pequenos e, no inverno, apreciam sebo e pão dos comedouros para pássaros.
O nome comum da família deriva do canto do chapim-azul. Os primeiros chamados de acasalamento dessas aves encantadoras podem ser ouvidos no final do inverno. O chapim-azul constrói seus ninhos sob janelas na primavera. Os chapins-azuis incubam seus filhotes de duas a três vezes por ano. Os pais polígamos compartilham as tarefas de cuidado com os filhotes.
As seguintes pessoas vivem na Rússia:
- Chapim-real
- Chapim-azul
- Moscou
- chapim marrom e cinza
- Reedmez
Chapim-real

O chapim-real é muito um pássaro alegre e ativoEla se acostuma com as pessoas muito rapidamente. Portanto, colocando petiscos em seu comedouro, você pode até observar seu comportamento de perto.
Chapim-azul
O chapim-azul é o mais belo da sua família. É ligeiramente menor que o chapim-real. Pode atingir até 14 cm de comprimento e pesar entre 10 e 15 g. Claro que partilham semelhanças familiares. No entanto, o chapim-azul recebe o seu nome da sua touca branca com uma mancha azul na cabeça. A sua coloração apresenta mais tons de azul e verde-oliva. A idade do chapim-azul pode ser determinada pela intensidade da sua coloração. Os pássaros jovens são menos vibrantes do que os mais velhos desta espécie.
Moscou
Curiosamente, essas aves têm um canto único. Criar chapins-do-mato verdadeiros em casa permite que eles sejam usados como professores para canários jovens. Entusiastas do canto dos pássaros. Aprecio muito os "motivos de chapim". no canto de pássaros estrangeiros.
O chapim-preto, também conhecido como chapim-carvoeiro, é uma ave relativamente pequena. Possui cabeça e nuca pretas, bochechas esbranquiçadas e um grande babador preto no peito. Apresenta listras nas asas e uma mancha branca característica na nuca. Este chapim prefere florestas de coníferas. No entanto, não se opõe a viver em jardins e parques próximos a habitações humanas quando termina a tarefa de criar os filhotes. O poleiro preferido do chapim-carvoeiro é o topo de árvores altas com boa vista, o que confirma ainda mais a curiosidade dessas criaturas inquietas.
Essas aves são popularmente chamadas de aves de Moscou, em referência ao amor dessa espécie por grandes cidades e à completa ausência de medo dos humanos.
chapim-de-crista

Essas aves de porte médio, de coloração marrom-acinzentada, costumam formar bandos mistos. Somente geadas severas e a completa falta de alimento podem afastá-las de suas amadas florestas de coníferas. No entanto, uma vez em áreas habitadas por humanos, elas retornam rapidamente. Se você alimentar essas aves brincalhonas regularmente e não as assustar, poderá treiná-las para aceitar comida até mesmo da sua mão.
chapim marrom e cinza
Essas duas subespécies de chapins-de-crista são encontradas com mais frequência na Rússia Europeia, Bielorrússia, Ucrânia e Cáucaso. Coloração de machos e fêmeas Elas diferem pouco entre si. Mesmo especialistas têm dificuldade em determinar o sexo dessa espécie a partir de uma fotografia.
Este é o mais inquieto de todos os chapins. Não consegue ficar parado um minuto sequer. O nome do chapim-de-cabeça-preta vem do seu canto característico. Ao contrário de seus parentes, o chapim-de-cabeça-preta pronuncia "chiv-ge-ge", às vezes até soando como um ganso.
Uma touca preta na cabeça, dorso marrom-acinzentado em vários tons, asas e cauda da mesma cor, peito marrom-claro e uma barba manchada de preto distinguem o chapim-de-poupa de outras espécies de chapins.
chapim pendular

O local de nidificação preferido do chapim-pendulino são as margens de rios e lagos. Ele constrói seus ninhos em galhos de salgueiro que se debruçam sobre a água. Esta pequena ave, pesando apenas 10 gramas, constrói ninhos enormes, desproporcionalmente grandes para o seu tamanho. O ninho do chapim-pendulino atinge 17 cm de altura e mais de 10 cm de diâmetro. O ninho é fechado no topo e possui uma entrada lateral. O chapim-pendulino coleta materiais de construção onde quer que os encontre. Isso inclui capim seco, penugem de pássaros, pelos de animais e até mesmo fibras de linho, cânhamo e urtiga.
Devido à interessante tecelagem do ninho, o porquinho-da-índia pendulino é popularmente conhecido como às vezes chamado de tecelãoA ave camufla cuidadosamente seu ninho usando amentos de salgueiro e bétula e finas tiras de casca de bétula. O ninho, com paredes de até 3 cm de espessura, dura vários anos.
O chapim-pendulino macho difere da fêmea pela sua coloração castanho-clara mais brilhante. A cabeça e o bico deste chapim são adornados com uma máscara preta característica, que também é menos vibrante na fêmea do que no macho.
Como a maioria das aves, os chapins têm dificuldade em encontrar comida no inverno. Sua inquietação dificulta que se lembrem de toda a comida que armazenaram desde o verão. Geadas severas fazem com que as aves saiam da floresta e se aproximem das habitações humanas.
Ao colher frutos silvestres no outono, você pode deixar uma pequena porção para alimentar seus amigos emplumados. Também é fácil fazer comedouros para esses passarinhos canoros. Ao contrário de outras aves, os chapins não têm medo de objetos que balançam.Construa um comedouro para pássaros Você pode usar uma caixa de leite comum com um furo na lateral para a entrada dos pássaros. Esses comedouros são fáceis de pendurar em galhos de árvores em jardins e parques.
Os chapins são onívoros, por isso é fácil alimentá-los. Alimentos adequados para eles:
- Sementes de girassol
- Qualquer mingau cozido (trigo sarraceno, arroz, milho-miúdo)
- painço seco
- Migalhas de pão
- Pedaços de banha e carne sem sal
- Leite congelado
Um comedouro para pássaros colocado perto de uma janela permitirá que você observe o comportamento dessas aves interessantes.













