A mamba-negra é uma cobra assassina africana.

Os animais mais perigosos da ÁfricaUma das serpentes mais famosas do continente africano e do mundo é a mamba-negra. Seu veneno paralisante a coloca entre as dez serpentes mais perigosas do mundo, juntamente com a víbora e a cobra. O nome deste réptil, membro da família Elapidae, vem da palavra "mamba", que em alguns dialetos significa "arborícola" ou "que vive em árvores".

Curiosamente, ela é apelidada de "preta" não pela cor do corpo, que varia do verde-oliva ao marrom-escuro, mas pela boca escura como tinta. Fotos dessa cobra com a boca aberta são comuns. Dentes de mamba dobrar para dentro da boca, atingindo 23 mm de comprimento, o que é um número bastante impressionante entre as serpentes.

Com base na cor, habitat e algumas outras características menores, existem vários tipos de mambas:

  • Verde Oriental
  • Verde Ocidental
  • mamba verde de Jameson
  • mamba de cauda preta de Jameson
  • Mamba Negra

Reprodução

cobra assassina mamba negraOs mambas-negras machos e fêmeas só se encontram durante a época de acasalamento. Um fato interessante é que, ao lutarem pelo direito de acasalar com a fêmea, Os machos não usam veneno.Enrolados num emaranhado compacto, eles se golpeiam com a cabeça até que o mais fraco admita a derrota e se arraste para longe.

Essa espécie é uma cobra ovípara. Uma ninhada de 10 a 15 ovos é considerada normal. Os filhotes nascem totalmente preparados para caçar; a mãe não desempenha nenhum papel em seu desenvolvimento. Suas escamas são mais claras do que as dos adultos. Mambas-negras jovens e juvenis são predadas por mangustos, os únicos animais que se atrevem a caçar essa cobra extremamente perigosa. Os reflexos e a velocidade desse pequeno animal permitem que os mangustos escapem dos ataques de qualquer cobra. Javalis, que habitam algumas partes da área de distribuição da mamba-negra, também são considerados uma ameaça para esse réptil.

Caça e habitat

Este réptil vive e caça em florestas esparsas ou em meio a arbustos densos. É possível encontrar ninhos:

  • em ocos de árvores;
  • em meio a densos matagais de grama alta;
  • em madeira morta, sob pilhas de galhos secos;
  • na base de arbustos secos.

Com um comprimento corporal de aproximadamente três metros, esta serpente está entre as maiores do mundo. Existem relatos orais de encontros com espécimes desta espécie de até quatro metros e meio de comprimento, mas não há confirmação documental dessas afirmações. Essas serpentes são hábeis em escalar árvores, por isso frequentemente caçam pássaros e invadem ninhos. Além disso, a dieta típica da mamba inclui pequenos roedores como jerboas, ratos, esquilos, entre outros.

O veneno desta espécie de cobra merece destaque especial. As glândulas que o produzem são enormes em relação ao tamanho da cabeça da cobra, ocupando quase metade do volume do crânio. Este réptil é capaz de injetar veneno simultaneamente em uma cobra. produzir 400 mg de venenoA dose letal para um adulto é de 15 a 20 mg. Seu efeito tóxico se deve à capacidade de afetar rapidamente o sistema nervoso, interferindo na respiração e na função cardíaca. A morte ocorre em 3 a 4 horas se a mordida atingir uma extremidade e em 15 minutos se a cabeça ou o pescoço forem afetados.

A boa notícia é que existe um antídoto altamente eficaz (99% dos casos) que deve ser administrado imediatamente após a picada. Portanto, recomenda-se que as pessoas que viajam para áreas onde esses répteis perigosos possam estar presentes sempre levem consigo o antídoto.

Uma mamba-negra ataca, sem aviso prévio, cuja foto é melhor estudada com antecedência; a vítima não ouve nenhum sibilo ou outros sons. Antes do ataque, a cobra ergue-se sobre a cauda, que representa um perigo particular para os humanos, aumentando a área de potencial dano. Ao caçar roedores, o réptil rasteja para longe após morder, esperando que a vítima morra. Sua grande reserva de veneno permite que ele morda novamente, se necessário.

A mamba-negra é uma das poucas serpentes capazes de perseguir suas presas por longos períodos, atingindo velocidades de até 20 km/h (12 mph), um recorde para qualquer serpente. Este réptil está sempre em movimento e não entra em estado de torpor para digerir o alimento, ao contrário, por exemplo, de uma jiboia.

Verdades e mitos

A população local tem um medo supersticioso da mamba-negra. Esta cobra é o personagem central de muitas crenças e lendasAqui estão alguns exemplos:

  1. Como morde uma mamba-negra?Uma mamba-negra pode perseguir uma pessoa por vários quilômetros apenas para mordê-la. Isso não é verdade. Essa cobra não tem interesse em humanos como presa. Portanto, ela só atacará se se sentir ameaçada. Recomenda-se não se aproximar de uma mamba-negra ou de seu possível ninho a menos de 10 metros. Nesse caso, ela não perceberá a presença de uma pessoa como uma ameaça em potencial e certamente não a perseguirá.
  2. Uma cobra morta deve ser levada o mais longe possível, caso contrário, trará infortúnio. Esse mito tem origem em um incidente real no qual um caçador matou uma mamba-negra e a levou para casa para mostrar à esposa. A cobra morta era uma fêmea em época de acasalamento, e seus feromônios atraíram um macho, que picou a jovem. Após essa tragédia, o réptil passou a ter a capacidade de se vingar e perseguir seu agressor.
  3. Uma única mamba-negra pode matar três cavalos e dois touros. Essa afirmação é mais um provérbio, que descreve o grau de perigo que essa cobra representa. Os habitantes locais a encaram com temor. No entanto, nem cavalos, nem touros, nem outros animais de tamanho comparável são presas tradicionais da mamba-negra. Ela só os ataca se se sentir realmente ameaçada.

A expansão da civilização e a destruição do habitat natural da mamba-negra. não afeta sua população de forma alguma.Os roedores, suas presas habituais, adaptam-se bem à vida perto de humanos. A própria cobra sente-se bastante confortável tanto na natureza quanto no oco de uma árvore em um parque urbano. Portanto, a mamba representa um perigo para os humanos mesmo no centro de uma grande cidade. Considerando que a sobrevivência após uma picada de mamba-negra é impossível sem o antídoto, um encontro com uma delas é altamente indesejável, mesmo para um adulto saudável.

mamba negra africana
O que come uma mamba-negra?veneno de mamba negraOs animais mais perigosos da ÁfricaA mamba-negra é o flagelo da África.A cobra mais perigosacobra assassina mamba negraA mamba-negra é uma das criaturas mais venenosas.mamba negra africanaAnimais perigosos da ÁfricaA mamba-negra é o flagelo da África.A mamba-negra é uma das criaturas mais venenosas.cobra assassina mamba negra

Comentários