O que fazer se houver cobras em sua propriedade

Todo proprietário de casa de veraneio ou residência particular, mais cedo ou mais tarde, se depara com visitantes indesejados em sua propriedade — insetos, roedores ou, pior ainda, cobras. Portanto, é importante saber como lidar com eles e proteger sua propriedade contra infestações.

De onde vêm as cobras nesta região?

As cobras são tão avessas à presença humana quanto nós à presença delas. É possível que já estivessem vivendo na propriedade muito antes da construção da casa. Mas, às vezes, esses animais são trazidos junto com os materiais de construção. E eles relutam em deixar a propriedade, já que as condições que os humanos criam para seu próprio conforto também são atraentes para as cobras: despensas de alimentos, saunas quentes e úmidas e estruturas decorativas de pedra. Roedores e latas de lixo na propriedade são outro motivo para o aparecimento desses bichos rastejantes.

Em propriedades privadas você pode encontrar:

  1. As cobras-d'água são pretas e facilmente identificadas pelas duas manchas amarelas na cabeça. Elas não são venenosas e são tímidas.
  2. Serpentes-cabeça-de-cobre. Elas geralmente têm uma tonalidade acobreada e "flechas" pretas sob os olhos. São erroneamente consideradas venenosas.
  3. Cobras. Elas são impressionantemente grandes (chegando a dois metros) e possuem listras ao longo do corpo. Podem ser agressivas e atacar, mas sua mordida não é fatal.
  4. As víboras são as serpentes mais perigosas. Podem ser identificadas pelo padrão em ziguezague em suas costas. Elas não atacam sem provocação, mas detestam situações inesperadas e injetam veneno junto com a mordida.

Galeria de fotos: tipos de cobras que vivem em uma casa de veraneio ou residência.

Como se livrar de cobras

Não se pode chamar essas criaturas de vizinhas pacíficas. Remédios caseiros e industriais são usados ​​para afastá-las da propriedade.

métodos populares

Experimente colocar repelentes naturais ao redor do perímetro da sua propriedade ou perto do ninho da cobra. Certifique-se de que ela tenha uma rota de fuga antes de colocar qualquer coisa no local. Não cerque o perímetro se a cobra ainda estiver presente. Use:

  1. Repelentes sonoros - película que produz ruído, cataventos de plástico e sinos.
  2. Cheiro: lã de ovelha, querosene, lixo queimado, grama ou pneus de carro, mostarda seca, naftalina, herbicidas, salitre, óleo diesel. Alguns desses produtos são prejudiciais a humanos e animais de estimação, portanto, use-os com cautela.

Faça algumas reformas ou corte a grama. Isso criará barulho e espantará as cobras.

Outra opção é preparar uma isca com morangos ou leite e esperar que a cobra apareça. Em seguida, capture-a e leve-a para longe da área, ou adote uma abordagem mais drástica e remova o predador com uma enxada, pá ou outra ferramenta afiada.

Se encontrar pele de cobra em sua propriedade, remova-a o mais longe possível de áreas residenciais, pois ela tem um odor forte e atrai outras cobras. Não a manuseie sem luvas.

Produtos químicos

Existem misturas prontas para o controle de répteis disponíveis em lojas, incluindo os grânulos do Dr. T, o repelente de cobras Havahart 6400, o Sweeney's 5200 e outros. Esses produtos, sozinhos, raramente oferecem resultados 100% eficazes, por isso é melhor combiná-los com remédios naturais. Antes de usar o medicamento, leia atentamente as instruções para garantir que ele seja usado corretamente e não cause danos à sua saúde.

Repelente de cobras do Dr. T

É melhor combinar repelentes químicos de cobras com remédios caseiros.

repelentes de cobras

Para repelir répteis, utilize dispositivos especializados como EcoSniper, YOCHOMI, Ultras, LS e Solar. Eles emitem vibrações de frequências variadas, que despertam um senso de perigo nas cobras.

Repelente de cobras EcoSniper

As vibrações produzidas pelo repelente fazem com que as cobras se sintam ameaçadas.

Existem repelentes que funcionam apenas contra cobras e não têm impacto negativo em outros animais, mas a maioria elimina diversos tipos de pragas. Ao instalar dispositivos em uma área onde já vivem cobras, é melhor ficar fora da área por dois ou três dias, pois os répteis estarão agressivos.

Vídeo: Herpetólogos testam repelentes

De que animais as cobras têm medo?

Um dos principais inimigos das cobras são os ouriços-cacheiros. Elas também caçam pequenos animais — ratos, camundongos, sapos e lagartos. Frutas silvestres podem ser usadas para atrair esse amigo espinhoso para sua propriedade. Qualquer gato ou cachorro pode atuar como guardião de território, desde que esteja disposto a caçar. Sua mera presença na propriedade já serve como dissuasor para cobras. Raças de cães foram criadas especificamente para combater cobras, como o Jagdterrier e o Terrier Australiano.

Galeria de fotos: Caçadores de animais

Como evitar que cobras apareçam em sua propriedade.

Para evitar que vizinhos problemáticos voltem a aparecer, tome algumas medidas preventivas:

  • Mantenha a área organizada: não cave fossas de lixo diretamente no local, não deixe folhas e galhos empilhados por muito tempo, descarte o lixo, não permita que a vegetação se alastre;
  • Empilhe a lenha bem juntinha, sem deixar espaços, e faça uma seleção periodicamente;
  • Vede os buracos na casa, nos edifícios adjacentes e nas raízes de árvores grandes;
  • Impedir a proliferação de ratos, camundongos e toupeiras, que servem de alimento para as cobras;
  • Trate o perímetro com um dos repelentes.
A casa e a área bem cuidada em frente a ela.

Para evitar que cobras apareçam em sua propriedade, mantenha a área limpa e organizada.

O que fazer em caso de mordida

Se uma cobra atacar, não entre em pânico e siga as instruções com atenção. Embora o veneno da víbora seja perigoso, raramente leva à morte.Se for mordido por alguma cobra, siga estes passos:

  1. Chame um médico ou leve a vítima ao hospital. O especialista administrará o antídoto necessário para neutralizar o veneno.
  2. Livre-se da cobra. Se possível, tire uma foto dela ou anote sua coloração para informar a um profissional médico.
  3. Após uma picada, deite-se e mova-se o mínimo possível para evitar que o veneno se espalhe pelo corpo e aumente a frequência cardíaca. A área afetada deve permanecer imóvel. Dobre a perna ou o braço e mantenha a cabeça mais baixa que o corpo para facilitar a circulação sanguínea.
  4. Para extrair o veneno, pressione as bordas da área afetada. Faça isso por 15 minutos. Certifique-se de que não haja feridas na sua boca, caso contrário o veneno entrará na sua corrente sanguínea.
  5. Cauterize a ferida, mas não com álcool (ou outros líquidos alcalinos), e sim com iodo ou verde brilhante.
  6. Beba bastante água para ajudar a eliminar o veneno naturalmente. Chá, café, álcool e outros líquidos que aumentam a frequência cardíaca são proibidos.
  7. Tome comprimidos anti-histamínicos - Suprastin, Difenidramina ou Tavegil.
Mordida de cobra na mão

Se você for mordido por uma cobra, é aconselhável consultar um médico imediatamente.

Conselhos de viajantes experientes

As cobras (assim como os ratos) detestam cinzas de madeira comuns. Se você espalhar cinzas ao redor do perímetro, elas associam a área a uma fogueira. E ninguém gosta de fogueiras. Além disso, as cinzas são um irritante olfativo.

Pessoalmente, tenho 100% de certeza da ineficácia desses repelentes e, de acordo com as avaliações, eles são mais eficazes contra roedores que vivem em tocas subterrâneas do que contra cobras que rastejam na superfície. Admito que eles podem forçar uma víbora que se instalou em uma toca a "deixar seu habitat", como anunciado, mas se uma víbora se instalar em sua propriedade, você pode forçá-la a "deixar seu habitat" com uma pá. O problema são as cobras migratórias. Certamente, eles não protegerão contra uma cobra migratória, ou seja, uma que já deixou seu habitat e está rastejando em algum lugar ao longo de sua rota conhecida (por exemplo, contra o mesmo repelente em uma propriedade vizinha).

A melhor maneira de manter as cobras longe da sua propriedade é mantê-la limpa e livre de comida. Isso as desencorajará a rastejar para dentro dela. Outra maneira é plantar o máximo de hortelã possível, pois as cobras não gostam do cheiro dessa planta.

Cobras são visitantes comuns em propriedades privadas. Se você mantiver a área limpa e tomar medidas preventivas, elas não o incomodarão. Se um réptil já estiver em sua propriedade, manuseie-o com cuidado e tente removê-lo de forma humanitária. Ele não é apenas uma praga, mas também uma parte vital do ecossistema.

Comentários