Repelentes eletrônicos contra percevejos: tipos e eficácia

A infestação por percevejos é um grande problema para os seres humanos. Esses insetos se reproduzem ativamente até mesmo nos locais mais inacessíveis, e suas picadas privam as pessoas de sono e tranquilidade. Atualmente, existem inúmeras maneiras de combater essas pragas, incluindo repelentes, que estão se tornando cada vez mais populares e diversificados.

Repelentes de percevejos e sua eficácia

Os repelentes eletrônicos de percevejos representam uma nova geração de dispositivos para o controle de pragas. Nos últimos 10 anos, sua adoção tem crescido cada vez mais. Isso se justifica por diversos motivos: os dispositivos são atóxicos, compactos e fáceis de usar.

Os repelentes são projetados para alterar o ambiente geral no habitat do inseto, criando desconforto e forçando as pessoas a saírem de suas casas.

Infelizmente, é muito difícil afirmar que os repelentes são 100% eficazes. Não existem estudos que sustentem essa afirmação, e as avaliações dos clientes são extremamente controversas.

Os efeitos dos repelentes só são visíveis após um certo período (pelo menos duas semanas), o que significa que os parasitas continuarão a picar e a se reproduzir durante esse tempo. Para muitos, esse não é um efeito positivo.

Além disso, todos os repelentes são universais e eficazes contra insetos e roedores. Não existem repelentes específicos para percevejos, e não há garantia de que um modelo em particular ajudará a eliminar esses insetos.

Em outras palavras, é impossível obter resultados rápidos com repelentes, e os fabricantes recomendam usá-los como um complemento ao controle com inseticidas.

Tipos de repelentes

Hoje em dia, você pode comprar diversos tipos de repelentes eletrônicos:

  • ultrassônico;
  • eletromagnético;
  • combinado.

Qualquer repelente eletrônico é um pequeno dispositivo com um alto-falante. Pode ser alimentado por uma fonte de energia CA ou por baterias. Dispositivos de alta qualidade possuem um seletor automático de frequência — isso é necessário para evitar que os insetos se adaptem às mudanças no ruído de fundo. Os repelentes não comprometem a estética do apartamento, pois são praticamente invisíveis. Quase todos os dispositivos também possuem um indicador luminoso que funciona como luz noturna e um ionizador que purifica o ar e neutraliza odores desagradáveis.

Repelentes ultrassônicos

Esses dispositivos produzem ultrassom usando um transdutor piezoelétrico através de alto-falantes. Esses sons são inaudíveis para os humanos devido à sua baixa frequência, mas criam leves vibrações no ar.

Os percevejos, embora surdos, são extremamente sensíveis a essas vibrações. O inseto percebe o movimento do ar através de sensilas — pelos localizados em seu abdômen. A eficácia desses repelentes se baseia no fato de que o ultrassom cria cavitação (ruptura celular) no corpo do inseto. Quanto menor a frequência, melhor o resultado.

No entanto, os repelentes ultrassônicos também têm suas desvantagens: as ondas sonoras viajam apenas curtas distâncias. Quanto mais longe o som estiver da fonte, mais fraco ele será. Além disso, os pulsos não conseguem penetrar obstáculos como paredes, móveis de madeira ou portas fechadas. Usar um repelente em um apartamento desorganizado é ineficaz, pois móveis estofados e tapetes absorvem o som, atenuando-o.

Os resultados só podem ser observados após 2 a 3 semanas de uso, o que é um fator importante na escolha de um produto para controle de insetos.

Os repelentes ultrassônicos mais populares:

  • O Typhoon LS 500 é um produto russo que alterna automaticamente entre frequências;
  • O Ecosniper LS 919 é um dispositivo projetado para alcances de 150 a 200 metros.2Autonomia da bateria de até 4 meses;
  • O repelente Ecosniper LS 968, fabricado em Taiwan, diferencia-se do modelo LS 919 por sua área de cobertura de até 400 m².2;
  • O AR 130 é um dispositivo fabricado na Bulgária que funciona ligado à rede elétrica. Os resultados são visíveis em um mês;
    AR 130

    Repelentes eletrônicos

  • O Sititek Flash é considerado o repelente de insetos mais eficaz. Funciona sem necessidade de rede elétrica e emite ondas que alcançam até 80 metros.2O dispositivo está equipado com uma armadilha que atrai parasitas usando calor, dióxido de carbono e luz ultravioleta;
  • O Weitech WK 0180 é um repelente silencioso que consome pouca energia elétrica.
    Weitech

    A Weitech é considerada uma das melhores e mais econômicas marcas de repelentes ultrassônicos.

Repelentes eletromagnéticos

Os repelentes de ressonância magnética emitem pulsos eletromagnéticos. Essas ondas de baixa frequência não têm efeito sobre os humanos, mas perturbam o sistema nervoso dos insetos. Quando o dispositivo está em funcionamento, cria um campo magnético que afeta negativamente os percevejos, alterando seu comportamento e provocando pânico. Os insetos são forçados a fugir, razão pela qual, no início do uso do repelente, cria-se a falsa impressão de que sua população está aumentando.

Os pulsos eletromagnéticos são transmitidos por toda a sala onde os fios estão localizados, sem afetar o funcionamento de aparelhos elétricos ou eletrodomésticos. Paredes e móveis não são barreiras impenetráveis, o que representa uma vantagem significativa em relação aos repelentes ultrassônicos.

  • O Ecosniper AR 120 é o repelente mais famoso e popular, alimentado por uma fonte de alimentação elétrica, e tem um alcance de 80 m.2;
  • O repelente de pragas é um dispositivo que transmite um sinal a mais de 200 metros.2 e funciona mesmo em baixas temperaturas.
    Repelente de pragas

    Um repelente de insetos universal que pode ser usado até mesmo em casas de veraneio.

Repelentes combinados

Repelentes eletrônicos de ação combinada utilizam dispositivos eletromagnéticos e ultrassônicos. O dispositivo alterna entre ondas ultrassônicas e magnéticas, produzindo um efeito altamente prejudicial aos percevejos — os insetos sofrem um efeito duplo.

Rejeição de pragas

O repelente eletrônico é compacto e potente, e cobre todo o apartamento.

Que tipo de repelentes são esses?

  • O Ecosniper UP-116T está equipado com um ionizador de ar e tem um alcance de 300 metros.2;
  • O Banzai Ultimate 5 em 1 é um repelente com fio que emite íons que atraem insetos. Seu alcance é de 450 m.2;
  • O Tornado Udar FP-003 é extremamente potente e cobre todo o apartamento, não apenas um cômodo. Outra vantagem deste aparelho é o botão de teste de som e as configurações ajustáveis. Ele funciona com energia CA.
  • Repelente de pragas com alcance de 200m2.

Como escolher o repelente certo

Ao escolher um repelente, você deve considerar os seguintes fatores:

  • Potência do dispositivo — repelentes elétricos normalmente consomem muita energia. No entanto, a carga da bateria dura apenas por um determinado período de tempo;
  • A área do cômodo. Estude atentamente as especificações técnicas dos repelentes. Se você precisa proteger um apartamento grande, é melhor comprar um aparelho potente ou vários de tamanho padrão;
  • Certifique-se de que o vendedor possua os certificados de qualidade adequados. Comprar um dispositivo de baixa qualidade ou uma falsificação é um completo desperdício de dinheiro.
  • Todos os repelentes têm preços diferentes - quanto mais caro o produto, mais eficaz ele é.

repelentes caseiros

É possível construir repelentes ultrassônicos em casa. Isso requer conhecimento e habilidades em eletrônica. Você pode usar qualquer circuito pronto. Para construir o repelente, você precisará de:

  • 2 resistores com potência de 0,25 W;
  • resistor variável;
  • buzzer piezoelétrico;
  • 2 transistores;
  • capacitor;
  • Interruptor de alternância para ligar e desligar;
  • Fonte de alimentação da Krona;
  • Fonte de alimentação, bateria ou baterias.

O repelente caseiro é pequeno e barato. Sua potência é significativamente menor do que a dos repelentes prontos — não mais do que 2 metros.2.

esquema

Diagrama para construir um repelente caseiro

Contraindicações

Os fabricantes garantem que os repelentes eletrônicos de insetos são seguros para humanos e animais de estimação. Os dispositivos são feitos de materiais ecológicos e não contêm substâncias tóxicas.

No entanto, de acordo com pesquisas médicas, a exposição constante do corpo a ultrassom e ondas eletromagnéticas pode causar reações negativas:

  • Distúrbios do sistema nervoso, manifestando-se como dores de cabeça e insônia;
  • Alterações no perfil hormonal geral e na composição sanguínea.

As pessoas ficam irritáveis, cansam-se rapidamente e sentem desconforto.

Para aumentar o efeito, os repelentes alteram a frequência dos pulsos, e ondas mais altas são sentidas não apenas por insetos, mas também por pequenos animais de estimação, como ratos, camundongos e hamsters.

Portanto, não é recomendável o uso de repelentes por longos períodos em áreas residenciais onde haja animais de estimação ou pessoas com sistema nervoso sensível.

Avaliações

Tenho meu repelente ultrassônico há quatro anos. Funciona perfeitamente. Os percevejos que vieram dos vizinhos do primeiro andar sumiram em duas semanas, e as baratas também. O segredo é comprar o original, não uma imitação.

O aparelho é um pouco caro. Decidi fazer o meu próprio. Encontrei o diagrama e montei. Nada complicado. Funciona perfeitamente. Agora, acho que posso comprar um pronto — tenho uma casa grande e está faltando um.

Usamos o EcoSniper e também vimos resultados. Embora eu tenha ficado alarmado inicialmente com o ruído de farfalhar durante a primeira semana, depois de um tempo, eles desapareceram. Acho que é uma das melhores maneiras de combatê-los.

Acho que o aparelho está ajudando. Comprei o EMR-21 e gostei da ressonância magnética, que ajuda a expulsar os percevejos das frestas nas paredes. Já faz duas semanas que o tenho. Os percevejos não picam à noite e não apareceram novas marcas. A luz é muito forte, o que me impede de dormir. Eu a tapei com fita adesiva. Tirando isso, está tudo bem!

Compramos um repelente da marca Pest Reject e percebemos que ele não funcionava nem contra baratas, muito menos contra percevejos. Então, não comprem repelentes; eles não funcionam. E por esse preço, é mais fácil comprar diclorvós. As baratas defecaram no repelente e viveram ali, então ele nem as assustou.

DD, gostaria de acrescentar meu próprio problema. Moramos no primeiro andar e temos uma quantidade enorme de insetos (até pulgas às vezes aparecem). Comprei um repelente no verão passado; nunca o desligamos. Mas os insetos continuam lá. Nem mesmo a quantidade diminuiu. Eu realmente esperava um milagre... Mas, infelizmente, não aconteceu. O único ponto positivo é que não afeta o gato.

Os repelentes eletrônicos contra percevejos estão se tornando cada vez mais populares devido à sua facilidade de uso e segurança. Você pode comprar repelentes prontos de diversos fabricantes a preços variados, ou pode fazer o seu próprio. No entanto, os percevejos são insetos muito resistentes, o que torna muito difícil eliminá-los. Se você deseja resultados rápidos e o uso de produtos químicos é essencial, os repelentes eletrônicos contra percevejos são uma ferramenta adicional na luta contra esses insetos.

Comentários