As serpentes estão entre as criaturas mais antigas a habitar nosso planeta. Desde tempos remotos, elas são temidas e reverenciadas. As maiores serpentes do mundo não são necessariamente venenosas, mas têm uma aparência aterrorizante, mesmo em fotografias.
Anaconda
A anaconda é uma das maiores serpentes. Habita as regiões tropicais da América do Sul e pode atingir de 5 a 6 metros de comprimento. Seus dentes são afiados, mas não venenosos. Sua mordida pode ser bastante dolorosa, mas não causa ferimentos graves. Alimenta-se de diversos mamíferos e répteis.
Um adulto digere e assimila os alimentos durante 3 a 4 semanas.
Boa
A jiboia é outro exemplo de um réptil grande e não venenoso. Ela vive na América do Sul, no Brasil e na Argentina. Atinge de 2,5 a 3 metros de comprimento. Alimenta-se de mamíferos, répteis e aves. A atividade das jiboias depende da temperatura ambiente.
Cobra
A cobra-rei é uma das maiores serpentes venenosas do mundo. Ela não hesita em devorar outros da sua própria espécie.
Píton hieroglífica
Encontrada nas florestas subtropicais africanas, é uma das cinco maiores serpentes do mundo.
Píton Tigre Negro
A píton-birmanesa é encontrada na Tailândia, no Vietnã e no leste da Índia. Ela se alimenta de mamíferos e aves.
Píton-tigre-clara
Essa cobra é menos impressionante em tamanho do que sua parente, a píton-birmanesa. Ela vive nas florestas da Índia, Nepal e Paquistão.
Píton ametista
A píton ametista é a maior cobra da Austrália. Alimenta-se de pequenos pássaros, mamíferos e lagartos.
Bushmaster
A surucucu é a maior serpente da América do Sul, uma espécie de víbora.
Uma lenda conta que à noite a serpente suga o leite das vacas e das mulheres enquanto elas dormem.
Mamba negra
A mamba-negra é uma das serpentes mais venenosas do mundo. Seus dentes atingem de 22 a 33 mm de comprimento. Ela vive na África.
Píton reticulada
A píton-reticulada é considerada a maior cobra do mundo. Pode atingir um comprimento de 4 a 10 metros. Vive principalmente nas florestas tropicais do sul da Ásia. Alimenta-se de roedores, pássaros e macacos.
As cobras são desagradáveis e perigosas para os humanos. No entanto, além dos malefícios que representam, elas também podem ser bastante benéficas. Considere, por exemplo, os produtos medicinais que contêm veneno de cobra.














