As serpentes há muito tempo assustam e fascinam as pessoas, e a maioria de nós tem uma imagem estereotipada de uma serpente, pouco familiarizada com a diversidade desses animais na natureza. Mas entre elas, existem criaturas únicas, que se distinguem pela aparência e comportamento, e que têm muito a nos surpreender. Ao longo da evolução, as serpentes aprenderam a voar, a subir em árvores e a atrair presas para armadilhas com mecanismos engenhosos.
cobra de nariz tentacular
Também conhecida como herpeton, esta cobra possui protuberâncias córneas características no focinho que se assemelham a bigodes.
Mas, na realidade, essas protuberâncias funcionam como antenas, ajudando a cobra a sentir o movimento dos peixes de que se alimenta na água.
A cobra tentacular vive principalmente na água e apenas ocasionalmente rasteja para fora, sobre rochas que se projetam acima da superfície.
Outro ponto interessante é que os peixes podem ter algas crescendo em suas escamas, o que os ajuda a se camuflarem.
Quando um peixe se aproxima, a cobra se curva e começa a balançar, o peixe se assusta e foge, e a cobra vira bruscamente para que o próprio peixe nade para dentro de sua boca.
cobra voadora do paraíso
Possui um estilo de vida arborícola e a capacidade de planar de árvore em árvore por uma distância de até 100 metros.
A cobra se impulsiona bruscamente do galho e, fazendo curvas em forma de S, achata o corpo, ficando parecida com uma fita.
Isso permite que ela permaneça em voo por mais tempo.
Víbora-de-chifres-falsos
A víbora é muito rara, tendo sido descoberta no Irã apenas em 2006. Ela recebe esse nome devido às protuberâncias características acima dos olhos, que lembram chifres.
Mas a característica mais interessante desta cobra é a bifurcação em sua cauda, que se assemelha à de um inseto.
Ela usa essa cauda como isca para pássaros; a cobra a move, atraindo os pássaros para capturá-la e comê-la.
Xenoderma javanês
O nome da cobra se traduz como "pele estrangeira" porque ela possui uma pele incomum, composta por 3 fileiras de escamas longitudinais salientes, que externamente se assemelha à pele de um dragão.
Os habitantes locais contam uma lenda de que uma cobra roubou essa pele de um crocodilo. Os cientistas classificaram a cobra como uma espécie distinta de xenodermo.
Víbora-rinoceronte
A cobra vive na África e tem uma coloração muito brilhante, colorida e bonita.
Ela possui protuberâncias no nariz que se assemelham a vários chifres ou se fundem em um único chifre grande.
Essa cobra também se distingue por seu corpo curto e denso.
Existe uma enorme variedade de cobras na Terra, e muitas delas são incríveis e incomuns.






















