Chapim-real e seus parentes, fotografias de chapins

Chapim-realA família dos chapins inclui aproximadamente 65 espécies de pequenas aves, com comprimentos corporais que variam de 100 a 180 mm e pesos de 7 a 20-25 gramas. Na Europa, o chapim é uma das maiores aves, com corpo grande, cauda longa e envergadura que chega a 30 centímetros. Esta ave fascinante é encontrada em muitos lugares ao redor do mundo.

Aparência

O bico dessas aves é curto.A plumagem do chapim-real tem formato cônico, ligeiramente arredondada no topo e achatada nas laterais. É uma plumagem muito bonita e brilhante. Esta ave se destaca entre as demais pela barriga amarela com uma pequena "gravata". A "gravata" é uma faixa preta que se estende do peito até a garupa. Uma touca preta adorna a cabeça, com um brilho azul metálico incomum. As bochechas são brancas, e uma mancha igualmente branca e amarela está localizada na parte de trás da cabeça. A garganta e o peito, embora pretos, têm um agradável brilho azulado. O dorso é verde-amarelado ou cinza-azulado, com um tom predominantemente oliva.

A variedade de tons e cores torna o chapim excepcionalmente bonito e particularmente notável no inverno, contra o fundo branco da neve.

As pequenas narinas são cobertas por discretas penas semelhantes a cerdas. Os pés são bastante fortes, com dedos robustos e garras afiadas e fortemente curvadas. Essa estrutura dos pés ajuda o chapim a se agarrar aos galhos mesmo em ventos fortes. As asas são relativamente curtas e arredondadas na ponta. A cauda é composta por 12 penas., reta, às vezes com um pequeno recorte.

Diferenças entre chapins em pares

Os chapins machos e fêmeas têm plumagem idêntica, diferindo apenas no fato de que, quanto mais velha a ave, mais brilhante é a sua plumagem. As aves trocam de penas uma vez por ano. Para nidificar, escolhem grandes cavidades vazias em árvores que foram previamente ocupadas por pica-paus; cavidades simples em árvores também são adequadas. Ao escolher um local para nidificar, os chapins preferem áreas previamente ocupadas por pica-paus-malhados-menores. Algumas espécies, como o chapim-real e o chapim-de-poupa, podem escavar as suas próprias cavidades.

Para seus ninhos, chapins Coletar materiais de construção:

  • vários tipos de musgo;
  • lã animal;
  • A presença de penas não é exceção.

Eles utilizam tudo isso no material para seus ninhos. Tanto machos quanto fêmeas coletam materiais para o ninho, mas cada um tem uma função diferente. Apenas os machos coletam musgo e líquen, enquanto as fêmeas coletam materiais mais leves (lã, penas).

Dieta de peitos

Chapim-de-poupa no invernoOs chapins alimentam-se de insetos e também apreciam alimentos vegetais, particularmente sementes de abeto e pinhas. Algumas espécies de chapins preferem bicar a casca das árvores e extrair dela várias larvas e insetos, que podem ter esta aparência: como se o pica-pau tivesse trocado de plumagem e continua a exercer suas atividades habituais.

A vida dos peitos

Os chapins são aves descomplicadas e podem ser encontrados durante todo o ano. Vivem em ninhos, onde também põem os seus ovos. O número de ovos num ninho pode variar entre 3-5 e muito mais: 14-16. Todos os ovos dos chapins são brancos com pequenas manchas castanho-avermelhadas. Começam a nidificar cedo, o que os ajuda a tornar os seus ninhos muito quentes, protegendo estas aves dos dias frios e gelados do inverno. Depois de as crias nascerem, a mãe permanece com elas durante muito tempo, mantendo-as aquecidas. Tem um efeito benéfico no crescimento dos pintinhos.Com a chegada do outono, os chapins reúnem-se em grandes bandos. Esses bandos nem sempre são compostos apenas por diferentes espécies de chapins; às vezes incluem trepadeiras-azuis, pikas e pica-paus.

Por que um chapim?

Muitas pessoas acreditam erroneamente que os pássaros receberam o nome de "tits" (chapins) por causa da cor que lhes dá nome, embora ela seja praticamente inexistente em sua plumagem, apresentando apenas leves nuances. Não há nenhum tom de azul em sua plumagem. Então, qual é o segredo por trás do nome dessa ave? Para responder a essa pergunta, basta ouvir o canto do chapim-de-poupa. Essas aves assobiam melodicamente e alto, seu assobio soando algo como "si-si", que é de onde veio o seu nome. E então... começaram a se dividir em variedadesAtualmente, existe um número razoável de subespécies desse gênero de aves:

  • de cauda longa;
  • com crista;
  • Taiwanês;
  • chapim azul;
  • chapim-de-bigodes;
  • concha;
  • noz (inchada);
  • Chapim-real (cuja foto confirma a beleza desta espécie).

Qual é a aparência de um chapim?

Essas estão longe de ser todas as subespécies dessa ave interessante. Os chapins são bastante curiosos e pássaros muito ágeisEles conseguem fazer algo que nem todas as aves conseguem. Ao engatinhar em qualquer superfície, o chapim-de-poupa pode começar a dar cambalhotas. Se a ave ainda não tem ninho e precisa dormir em galhos de árvores, ela consegue fazer isso com facilidade; durante o sono, o chapim-de-poupa se transforma em uma pequena bola cinza. Essa habilidade o ajuda a suportar o frio.

Todas essas espécies de aves têm algo em comum: são diferentes das outras aves. Diariamente, podemos observar a destreza com que elas se movem em seu cotidiano ao ar livre. Cada espécie de chapim, naturalmente, possui seus próprios hábitos e personalidade, mas todas encantam os olhos com sua beleza e canto agradável e melodioso.

chapim
Dieta dos chapins no invernoO que dar de comer aos peitosChapim-realLindo pássaro chapimOnde vive o chapim?Coloração dos chapinsDescrição do chapimVariedades de peitosComo um chapim se alimenta?pássaros chapinsO chapim se alimenta disso

Comentários