Chapim-azul: principais características da espécie

Descrição do chapim-azulO chapim-azul é uma das aves mais comuns na Europa. Sua coloração marcante (plumagem azul brilhante e peito amarelo) certamente chamará a atenção tanto de quem passa por perto quanto de exploradores experientes.

Os chapins-azuis são extremamente ágeis. Eles saltam de galho em galho, batendo as asas rapidamente e agarrando-se firmemente a galhos finos.

Machos e fêmeas adultos são idênticos na aparência. Possuem cauda relativamente curta, bico fino e pernas fortes, o que lhes permite pousar com segurança em galhos finos de árvores e bicar presas ou alimentos (como gordura ou sementes) preparados para eles por pessoas que desejam que essas aves continuem protegendo seus jardins de insetos nocivos.

habitats do chapim-azul

O lugar mais confortável para eles é florestas decíduas e mistas da Europa (principalmente em sua parte central). As florestas de coníferas são muito menos atrativas como habitats permanentes para essas aves. Elas também podem prosperar em áreas urbanas, escolhendo parques ou jardins.

A distribuição geográfica do chapim-azul estende-se pelo sul da Escandinávia, oeste de Moscou e norte da África.

Os chapins-azuis costumam formar bandos com outras aves e migram com elas em busca de alimento. Isso também os ajuda a evitar ataques de aves de rapina.

comida de chapim-azul

Reprodução do chapim-azulNo verão, essas aves utilizam insetos como principal fonte de alimento. Vivendo nas folhas das árvores, geralmente carvalhos.Dessa forma, protegem as plantas dos efeitos nocivos de inúmeras pragas, como lagartas do bicho-da-seda e gorgulhos. Portanto, ao se instalarem, por exemplo, em um jardim, podem trazer grandes benefícios ao seu proprietário.

Os chapins-azuis também se alimentam de aranhas, borboletas e seus ovos, lagartas e larvas, que encontram em arbustos ou árvores.

No outono, os chapins-azuis mudam para uma dieta à base de plantas, incluindo sabugueiros silvestres, nozes de carvalho e frutos de rosa mosqueta. No inverno, alimentam-se de nozes e sementes (girassol e papoula) e, se o inverno for particularmente rigoroso, começam a explorar a casca das árvores em busca de alimento.

Como se reproduzem os chapins-azuis?

No início da primavera, e às vezes até mesmo no final de fevereiro, os machos começam a procurar um local adequado para acasalamento. pequenos buracos na espessura das árvores ou as tocas de pica-paus que já as abandonaram.

Quando o "futuro pai" encontra um local adequado, ele começa a chamar a fêmea com chamados distintos e uma série de batidas de asas rápidas. Se ela continuar insatisfeita com a escolha do macho, ele deve retornar à busca por um local adequado para estabelecer o "ninho familiar". Se a escolha do macho satisfizer sua parceira, ela se aproximará ativamente. começam a organizar a casa delesOu seja, transporta musgo, capim seco e outros materiais adequados para lá, e depois os pressiona contra as paredes da cavidade com o peito para dar ao ninho um formato de taça. O revestimento da superfície da cavidade é feito de penas.

Assim que todos os preparativos estiverem concluídos, a fêmea começa a pôr ovos, em média de 8 a 13. Durante esse período, o macho está ocupado defendendo o ninho de intrusos. O período de incubação dos ovos dura aproximadamente 14 dias.

Durante a temporada, os chapins-azuis conseguem realizar duas ninhadas de ovos: A primeira é em maio e a segunda em julho.

Durante a primeira semana após a eclosão, o macho é o único responsável pela busca de alimento. Nesse período, a fêmea se dedica exclusivamente a manter os filhotes aquecidos e protegidos. Após oito dias, ambos os pais começam a compartilhar igualmente a busca por alimento.

Definição científica da espécie

A primeira descrição detalhada da espécie ocorreu no final do século XVIII, graças ao trabalho de Carl Linnaeus. Foi então que essas aves receberam o nome de Parus caeruleus. Ao mesmo tempo, foram classificadas como parte do gênero dos chapins.

Atualmente, os ornitólogos distinguem 16 subespécies de chapins-azuis, que também estão divididos em dois grupos (que é determinado pela região do habitat e pela variabilidade da espécie):

  • caeruleus (região de habitat - Europa e Ásia);
  • teneriffae (região de habitat: norte da África e Ilhas Canárias).

Fatos interessantes sobre chapins-azuis

  • Qual é a aparência de um chapim-azul?Durante a estação fria, os chapins-azuis costumam "mergulhar" nos comedouros de pássaros. Em jardins urbanos, uma rede previamente preparada com nozes pode alimentar até 200 pássaros;
  • Os chapins-azuis conseguem bicar a massa de vidraceiro das janelas, entrar numa sala de estar e levar um pedaço de papel de parede, que depois usarão como material para forrar os seus ninhos;
  • Uma das maiores ameaças aos chapins-azuis e seus filhotes é a doninha, que tem o hábito de destruir seus ninhos. Portanto, para se protegerem e protegerem seus ovos, os chapins-azuis escolhem buracos para ninhos com o menor diâmetro de entrada possível;
  • Ao longo dos últimos 30 a 40 anos, os ornitólogos têm registado um declínio na população de chapins-azuis. Atribuem este declínio à exploração madeireira intensiva das florestas de folha caduca.
Chapim-azul
coloração do chapim-azulEstilo de vida do chapim-azulNutrição do chapim-azulAparência do chapim-azulQual é a aparência de um chapim-azul?Chapim-azulAlimento para o chapim-azulO estilo de vida do chapim-azulQual é a aparência de um chapim-azul?Habitat do chapim-azulQual é a aparência de um chapim-azul?Chapim-azulQual é a aparência de um chapim-azul?

Comentários