
O tetraz-avelã pertence a um gênero separado, Bonasa, que faz parte da família dos tetrazes. Esta ave é pequena, um pouco maior que um pombo. Seu peso pode variar de 300 a 500 gramas.
Contente
Características gerais
A plumagem é de cor cinza-avermelhada com ligeiras ondulações por todo o corpo, enquanto o peito e a barriga são pretos com bordas brancas. O macho difere da fêmea por também possuir uma mancha preta na garganta.
Assim que essa ave é perturbada minimamente, as penas de sua cabeça começam imediatamente a se eriçar. crista curtaQuando um tetraz-avelã levanta voo, sua cauda preta, com uma pequena listra branca na borda, chama imediatamente a atenção. Ele inicia o voo ruidosamente, mas pousa muito silenciosamente, praticamente sem fazer barulho.
O tetraz-avelã geralmente vive em pares, mas no final do verão, pequenos bandos começam a se reunir. A primavera é a época em que os machos cantam, voando de árvore em árvore, atraindo a atenção das fêmeas. No entanto, ele nunca se esquece de ser cauteloso.
Distribuição do tetraz-das-avelãs
O tetraz-das-avelãs é uma espécie amplamente distribuída, mas prefere nidificar em florestas. Pode ser encontrado nas seguintes áreas:
- Europa.
- Ásia.
- Norte da África.

No sul, o tetraz-das-aveleiras pode ser encontrado não apenas em florestas, mas também ao longo de leitos de rios negros, ricos em arbustos. No oeste, porém, habita apenas as florestas polonesas, bem como os Alpes, os Cárpatos, os Ródope, o Jura, os Vosges, as Ardenas e a Floresta Negra.
A julgar pelo fato de ele não escolher seus habitats nem quaisquer condições específicas de vida neles, O tetraz-avelã é despretensioso.e prosperará em qualquer tipo de floresta, independentemente da sua localização. No entanto, esta ave prefere áreas úmidas, como solos florestais bem drenados, um riacho próximo ou uma planície aluvial. Contudo, é bastante raro encontrar esta ave em parques urbanos.
O tetraz-das-aveleiras não está ligado a nenhuma árvore em particular: pode viver perfeitamente bem em abetos ou bambus, em matagais de uvas silvestres ou cerejeiras-bravas, em matagais de salgueiros, em roseiras-bravas, lariços, amieiros ou outras árvores.
Tipos de tetraz-avelã
Existem diversas espécies e subespécies de tetraz-avelã:
- Tetraz-avelã.
- Tetraz-avelã de Severtsov.
- Tetraz-de-colarinho.
O tetraz-das-aveleiras é a ave mais comum. no norte da Europa e na SibériaPrefere se estabelecer em florestas localizadas em planícies aluviais ou em matagais costeiros.
O tetraz-de-severtsov é muito semelhante à primeira espécie. Esta espécie foi descoberta no século XIX pelo explorador N.M. Przhevalsky. Difere apenas na plumagem mais escura. Esta ave habita o sudeste da China e o Planalto Tibetano.
O tetraz-das-campinas, considerado a maior espécie dessa ave, habita a América do Norte. Essa bela e colorida ave recebe seu nome dos tufos de penas alongadas que crescem ao longo das laterais do pescoço, formando uma espécie de gola. Ao tentar atrair uma fêmea durante a época de acasalamento, essas penas brilhantes, de cor preto-azulada, que também podem apresentar um tom avermelhado, começam a eriçar, criando essa gola.
A espécie mais comum é o tetraz-das-aveleiras, portanto Possui 14 subespécies:
- Amur.
- Nominal.
- Kolyma.
- Siberiano.
- Alpino.
- Outro.
Nutrição do tetraz-avelã

Na primavera, o tetraz-avelã obtém suas vitaminas das agulhas de pinheiro. No verão, insetos são adicionados à dieta dessa ave.
- Besouros.
- Formigas.
- Gafanhotos.
- Lagartas.
- Larvas de insetos.
Se O tetraz-avelã vive na taiga.E então eles saboreiam com prazer os pinhões.
Reprodução do tetraz-avelã
Os machos selecionam e defendem territórios de nidificação. Essas aves são notáveis por sua capacidade de formar laços de casal duradouros e fiéis. O acasalamento começa com um ano de idade. No início da primavera, inicia-se o ritual de acasalamento, que inclui trinados, uma exibição de voo, posturas e voos projetados para atrair a fêmea. A fêmea responde a todas essas ações com um trinado curto, porém ressonante.
Após o acasalamento, a fêmea começa a construir seu ninho, escolhendo uma variedade de lugares:
- Não até o chão.
- Em um abrigo próximo às raízes dos frutos.
- Debaixo de uma pilha de galhos.
- No interior de tocos antigos.
A fêmea põe de 7 a 9 ovos pequenos, amarelados e com pintas, em um buraco raso forrado com plantas secas. Ela não só põe os ovos, como também os choca por 20 dias, saindo apenas para buscar alimento. No final de maio, os filhotes eclodem e a fêmea os conduz do ninho para a floresta. No segundo dia, os filhotes começam a voar e, no terceiro, já estão bicando a comida.
estilo de vida do tetraz-avelã

No inverno, seu comportamento muda ligeiramente, embora esta ave seja bem adaptada a invernos rigorosos: nessa época, sua plumagem se torna mais densa, protegendo-a do frio. Elas se movimentam pouco, preferindo permanecer em pares, que formam no outono. No entanto, ainda sofrem ocasionalmente com o frio e a fome. O tetraz-das-aveleiras empoleira-se em árvores no inverno, descendo ao solo apenas para cavar tocas na neve e se proteger do frio. Emerge dos montes de neve apenas pela manhã para procurar alimento. Os montes de neve não só as ajudam a se esconder do frio e de predadores, mas também permitem que o calor de seus corpos descongele o papo, onde o alimento pode estar escondido.
Os buracos nos montes de neve estão localizados uns próximos dos outros. a uma distância de 2 a 8 metrosPara fazer um buraco como este, o tetraz-das-aveleiras primeiro pressiona a neve com o peso do corpo e depois começa a cavar. A cada 20 centímetros, ele rompe a camada de neve e olha ao redor. Às vezes, a ave faz cinco buracos desse tipo antes de se acomodar para passar a noite. A ave usa as patas para cavar, mas depois pode usar movimentos laterais das asas para ajudar.
Uma acumulação de neve pode assumir muitas formas diferentes:
- Retilíneo.
- Ziguezague.
- Ferradura.

Quando termina de cavar a toca, o tetraz-das-aveleiras pressiona a cabeça na entrada coberta de neve. A temperatura dentro da toca permanece entre 4 e 5 graus Celsius. No entanto, se a temperatura subir repentinamente, o tetraz-das-aveleiras imediatamente abre um buraco no teto, fazendo com que a temperatura caia instantaneamente. Quando o tempo esquenta, o tetraz-das-aveleiras abandona a toca imediatamente para evitar que sua plumagem se molhe. Durante o degelo, quando a neve se transforma em uma crosta sólida, a ave não consegue mais cavar e frequentemente morre.
Mas essa não é a única razão pela qual o tetraz-avelã morre; predadores frequentemente os destroem. Os seguintes inimigos vivem perto desta ave:
- Marta.
- Marta.
- Raposa.
- Wolverine.
- Arminho.
- Açor.
Os caçadores também causam grandes danos, para os quais o tetraz-avelã é fontes de carne saborosaAlém disso, é uma excelente isca para capturar predadores de pele valiosa. A caça a essas aves é atualmente proibida e, em algumas áreas onde a população está diminuindo drasticamente, florestas estão sendo plantadas especificamente para criar um habitat seguro e favorável para elas.














