Fotos e descrições do gaio-eurasiático: onde vive e qual a sua aparência.

Descrição do pássaro gaioMembro da família dos corvos, o gaio é uma ave bela e colorida. Seu próprio nome vem do verbo russo antigo "brilhar".

A ave pode atingir de 34 a 40 cm de comprimento e até 15 cm de altura. Seu peso típico varia entre 140 e 200 gramas. Sua envergadura ultrapassa ligeiramente os 50 cm.

A cor do corpo é castanho-claro, mais próximo do bege, por vezes arenoso. A cauda e as asas têm as pontas pretas, e a cauda é branca como a neve na parte inferior. As asas têm belas manchas azuis com listras pretas. A coroa tem penas brancas e pretas. O peito e a garganta são mais claros que o resto do corpo, com listras laterais pretas que partem do bico. As íris são de um belo azul suave; os olhos são grandes, redondos e ligeiramente convexos.

Em uma cabeça pequena - crista redonda graciosaA cauda é longa (até 15 cm), as pernas marrom-avermelhadas são firmes e se distinguem pela tenacidade. O bico é curto, com bordas pontiagudas, e as asas são arredondadas, podendo atingir até 17 cm de comprimento.

A cor das penas da cabeça da ave pode variar dependendo da região onde vive. Os gaios da Europa têm penas claras com pintas castanhas. As aves asiáticas têm a coroa castanha clara, enquanto os gaios da Ásia Menor e do Cáucaso têm penas pretas escuras. Os gaios siberianos têm a coroa de um tom ruivo brilhante.

O gaio, cuja foto e descrição são fáceis de encontrar, é um representante muito elegante e bonito da fauna florestal.

Zona de habitat

O gaio-comum tem uma distribuição geográfica bastante ampla. Pode ser encontrado na Europa, China, Coreia e Japão. Essas aves também são frequentemente avistadas no Norte da África, Sibéria, Cáucaso, Sacalina e Crimeia. A gama é muito extensa.Representantes dessa espécie podem ser vistos até mesmo no Himalaia. Eles preferem viver em florestas, especialmente de carvalhos, mas também podem habitar outras florestas decíduas e de coníferas.

Hábitos

São aves sedentárias, que não migram nem mesmo durante invernos rigorosos. Ocasionalmente, migram por curtas distâncias em busca de alimento.

Eles são conhecidos por sua natureza tímida e se escondem quando ameaçados. A crista do gaio é mais visível durante esses períodos: as penas no topo de sua cabeça se eriçam consideravelmente.

O gaio é diurno e inativo à noite. Prefere uma dieta variada:

  • Pássaro gaiobagas;
  • sementes;
  • nozes;
  • bolotas;
  • grãos;
  • insetos;
  • vermes;
  • ovos de outras aves;
  • um pequeno rato ou sapo.

O gaio é conhecido por sua natureza econômica e guarda parte de sua comida "para tempos difíceis": não é incomum encontrar despensas únicas — esconderijos sob folhas caídas, musgo e no subsolo, em raízes de árvores. Às vezes, um único pássaro consegue fazer... reservas muito impressionantesEles vêm em socorro quando a comida fica escassa. No inverno, a neve dificulta o acesso do gaio ao seu esconderijo preferido. Mas a natureza tem um plano: pressentindo a presença de comida, os esquilos famintos desenterram o esconderijo, e então todos — animais e pássaros — ficam satisfeitos. Uma simbiose notável!

Nos campos, os gaios recolhem com engenho as pequenas batatas que sobram após a colheita e também as escondem em locais isolados.

Voa com um leve peso, batendo as asas frequentemente, mas isso não reduz sua velocidade. Desloca-se pelo chão ou de galho em galho saltando. Em mau tempo, esconde-se habilmente nos galhos dos abetos.

Caracteriza-se pela sua natureza inquieta: ao perceber o perigo, começa a emitir sons agudos e desagradáveis ​​ao ouvido.

É interessante também porque é notável. imita vozes ouvidas anteriormenteA Wikipédia oferece uma descrição muito detalhada dessa ave singular, proporcionando a oportunidade de aprender o nome completo da espécie, suas características e curiosidades, e até mesmo ouvir seu canto.

Inimigos naturais

Na natureza, um pássaro não pode se sentir seguro devido aos seguintes "inimigos":

  • coruja;
  • marta;
  • corvo;
  • açor.

Os seres humanos também representam uma ameaça para esses sabiás-do-bosque: não apenas os caçadores, mas também os agricultores que envenenam o meio ambiente com pesticidas e fertilizantes, o que leva a um declínio em seus números.

Fatos interessantes

Os gaios astutos mudam de tática na busca por comida.Essa ave tem uma maneira única de combater parasitas: ela se empoleira em um formigueiro e permite que os insetos subam nela. Insetos trabalhadores matar parasitas com seu ácido.

Os caçadores frequentemente matam essas aves injustificadamente, considerando-as ladrões de ninhos.

Ao armazenar comida, os gaios contribuem para a propagação dos carvalhos: se uma ave enterra uma bolota no chão e não retorna à sua despensa, um carvalho pode crescer!

A expectativa de vida média das aves é de 5 a 7 anos, mas entre os gaios há casos conhecidos de longevidade: 16 a 20 anos!

Ao formarem casais, preferem viver separados, mas no frio do inverno reúnem-se em pequenos bandos (até 30 aves).

Reprodução

Como se reproduz o gaio?A época de acasalamento começa no início da primavera. Nessa época, os gaios formam casais: O macho salta em volta da fêmea.A fêmea eriça as penas e a crista e, se concordar, aproxima-se. Isso significa acasalamento. Juntos, eles constroem um ninho grande e profundo, bem alto do chão. Ele é feito de galhos finos, ramos e capim seco, e isolado internamente com lã e grama. Ninhos em ocos de árvores são extremamente raros.

Os ovos são postos em grupos de 5 a 7 e são bastante pitorescos: verdes com pintas pretas, cada um com cerca de 3 cm de comprimento. Tanto o macho quanto a fêmea incubam os ovos. Após cerca de duas semanas, os filhotes cegos e sem penas eclodem. O macho então os alimenta, e a fêmea permanece constantemente com os filhotes, mantendo-os aquecidos e protegidos.

Após cerca de 20 dias, os filhotes deixam o ninho dos pais pela primeira vez para se empoleirar em galhos. Gradualmente, aprendem a voar e a procurar comida. Sendo pais muito carinhosos, os gaios Eles velam por seus filhotes até o final do verão..

Os gaios são aves interessantes e belas, e observá-los trará alegria genuína tanto ao naturalista iniciante quanto ao ornitólogo experiente.

Descrição do pássaro gaio
Gaio-azulO gaio e seus hábitosHábitos do pássaro gaioComo se alimenta um gaio?Que tipos de gaios existem?Descrição do pássaro gaioOs gaios astutos mudam de tática na busca por comida.O tamanho do pássaro gaioDesenho para colorir de um pássaro gaioO habitat do gaioComo os gaios se alimentam?gaio caucasiano

Comentários