
Asa-de-cera
Uma dessas espécies de aves é o tordo-da-cera. possui dimensões pequenas (15-18 cm), pesando até 70 gramas, com plumagem cinza-acastanhada com manchas vermelhas. As asas, a cauda, a cabeça e a garganta são pretas com listras brancas e amarelas.
Os tordos-da-cera vivem nas regiões setentrionais da Sibéria (a taiga e a tundra florestal) e, com a chegada do inverno, migram para regiões mais ao sul — as cidades e vilas da região de Moscou, Crimeia, Cáucaso e Ásia Central. Durante os meses mais quentes, sua dieta consiste principalmente de insetos, mas também consomem sementes de pinhas e brotos de bétula.
No inverno, as aves se alimentam dos frutos do viburno, do sorveira, do espinheiro e da rosa-brava, engolindo-os inteiros sem tempo para digeri-los. Ao consumirem frutos fermentados, muitas vezes ficam embriagadas. Também é possível observar tordos-da-cera embriagados na primavera, após beberem seiva de árvores (bordo, etc.). Nessa condição, as aves... comportar-se de maneira inadequada e agressiva, frequentemente sofrendo ferimentos, o que resulta em morte.
Os tordos-da-cera constroem ninhos com pedaços de musgo, líquen, galhos secos e grama, usando penas e penugem para forrá-los. Durante o cortejo, o macho traz frutos para a fêmea. A fêmea geralmente põe de 3 a 7 ovos cinzentos ou roxos com pintas, que ela incuba por aproximadamente 14 dias. Os filhotes tornam-se independentes e conseguem voar em duas semanas, após o que se juntam a um bando de 5 a 30 aves.
Poupa

As aves estão amplamente distribuídas por todo o nosso país – na região central da Terra Negra, na Sibéria, na Transbaikália e no Extremo Oriente.
Essas espécies de aves vivem em território aberto, plano ou de estepe florestalEles conseguem correr rapidamente no chão e, em caso de perigo, podem se pressionar contra o solo, abrindo as asas e levantando o bico.
As poupas alimentam-se tanto de insetos quanto de pequenos répteis (cobras, etc.). Elas fazem seus ninhos em matagais densos, e o odor fétido que emana dos excrementos que deixam para trás serve como proteção contra predadores.
Uma ninhada normalmente contém de 3 a 8 ovos, que são incubados por duas semanas. Os pais continuam a cuidar dos filhotes mesmo depois que eles deixam o ninho.
Escrevedeira-dos-juncos

Pássaro geralmente vive em espaços abertos:
- nos pântanos
- em regiões de estepe com arbustos
- em vales fluviais pantanosos
A dieta do besouro-da-aveia consiste principalmente de insetos e, frequentemente, de grãos e frutos silvestres.
O ninho é construído no chão, em uma depressão, ocasionalmente em arbustos, em formato de taça, tecido com caules e folhas de cereais. É forrado com musgo, líquen, crina de cavalo ou pelos de animais. Põe de 4 a 5 ovos cinzentos ou brancos. Com manchas acastanhadas, eles as incubam por cerca de duas semanas.
O habitat dessas aves na Rússia é bastante extenso — abrange a parte norte europeia do país, a Sibéria e o Extremo Oriente. No inverno, elas migram para partes do Leste Asiático.
Jay

A ave possui dedos longos e flexíveis com garras afiadas e curvas, que utiliza para se mover rapidamente pelas árvores. Isso permite que o gaio procure uma variedade de insetos, e seu bico curvo permite que ele capture grandes besouros (besouros de maio, besouros comedores de folhas) ou pequenos roedores, lagartos e rãs. No inverno, a ave pode se alimentar de bolotas e diversas frutas silvestres.
Gaio vivem em florestas decíduas, em áreas com arbustos. Durante o período de incubação, costumam usar ocos de árvores antigas ou locais escondidos em galhos para construir ninhos. Põem de 5 a 10 ovos esverdeados ou amarelo-claros.
As aves são capazes de imitar os sons de animais (cães, gatos, galinhas) ou quaisquer sons domésticos, como o rangido de uma corrente de poço, etc.
Abibe
O abibe pode ser encontrado em muitas partes do país. É uma ave bastante peculiar, com plumagem brilhante. Ao contrário das outras espécies apresentadas, é maior, atingindo 28-30 cm de comprimento. o peso varia entre 130 e 330 gramasA plumagem do abibe é preta e branca, com tons roxos, verde-azulados e amarelos nas asas. A ave tem olhos grandes e expressivos, longas penas na cabeça que formam uma crista e pernas de um vermelho vibrante.
O abibe vive em áreas abertas com vegetação abundante:
- em zonas úmidas
- nos campos de milho e batatas
- em prados úmidos
A ave se alimenta de insetos e invertebrados.
O ninho é construído diretamente no chão, em uma depressão forrada com galhos e grama. A fêmea põe quatro ovos, e os pais se revezam na incubação. Os filhotes eclodem após 28 dias.
Frequentemente emplumado estão em risco durante este períodoComo o local de nidificação pode estar situado diretamente em um campo plantado, muitas aves morrem durante a colheita.
A foto mostra várias espécies de pássaros com uma crista na cabeça.










2 comentários