
Em nosso artigo, você aprenderá quais são essas aves e verá fotos de exemplares representativos.
Faisões: fotos e descrições
A foto mostra a aparência dessas aves e suas características distintivas. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas, pesando até 3 kg. As fêmeas pesam menos de um quilo. Os machos medem aproximadamente 70 cm de comprimento, enquanto as fêmeas têm em média 55 cm.
A descrição do macho é a seguinte:
- cauda longa em forma de cunha;
- esporas nos pés;
- penas brilhantes e coloridas;
- Algumas subespécies possuem um anel branco no pescoço;
- um pequeno pente na cabeça;
- Asas de cor lilás pálido nas bordas;
- Cauda marrom-clara.
As fêmeas são coloridas e menos vistosas; os juvenis têm coloração semelhante à das fêmeas, mas suas caudas não são tão longas. À medida que amadurecem, penas brilhantes aparecem em suas cabeças, costas e peitos.
Se falarmos de reprodução, então eles são monogâmicosAs fêmeas constroem ninhos diretamente no chão. A reprodução ocorre de abril a junho, com cada ninho contendo de 10 a 16 ovos. A fêmea os incuba por cerca de 25 dias. Os filhotes vivem com a mãe por cerca de 15 semanas, período em que atingem o tamanho de aves adultas. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos.
Nutrição e habitat do faisão
As aves vivem em áreas como:
- florestas;
- campos;
- áreas pantanosas.
O que essas aves mais gostam é bosques perto de corpos d'águaOs faisões são aves gregárias; fora da época de reprodução, vivem em grandes grupos.
Os faisões se alimentam do seguinte:
bagas;
- frutas;
- brotos jovens;
- folhas;
- vermes;
- lagartos;
- passarinhos;
- cobras;
- insetos.
No inverno, os faisões perdem muito peso devido à falta de alimento.
Os faisões são comuns nas Grandes Planícies, assim como em regiões como:
- Chile;
- Havaí;
- Nova Zelândia;
- Tasmânia;
- Reino Unido;
- EUA;
- México;
- Canadá.
Vale ressaltar que os faisões são intensamente caçados em todos os países onde vivem. Cerca de um milhão de aves são abatidas anualmente.
Características de cuidado
Os faisões, independentemente da raça, são criados nas mesmas condições em casa. É crucial fornecer às aves um recinto grande e coberto para garantir o máximo conforto. Os faisões são pássaros resistentes à geadaMas eles não gostam de correntes de ar. O fundo do recinto deve ser forrado com bastante palha ou serragem.
Os faisões também têm um sistema imunológico frágil, por isso, às vezes, precisam receber antibióticos para se protegerem de doenças.
Descrição das diferentes espécies e raças de faisões
Abaixo, oferecemos descrições de diferentes tipos de faisões, e você também pode ver fotos deles.
faisão comum
Essas aves se assemelham muito às galinhas. A única diferença são as longas penas da cauda. O peso médio de um faisão comum é de cerca de 1,7 kg.
As penas podem apresentar as seguintes tonalidades:
- tijolo;
- verde;
- amarelo-dourado;
- roxo e outras cores.

Na natureza, os faisões vivem em áreas de vegetação exuberante e com fontes de água. Essas aves costumam aparecer perto de plantações de algodão, arroz ou milho.
Vista real O maior deles, o faisão-rei, vive nas montanhas do norte da China. Tem coloração marrom-amarelada, distinguindo-se por uma faixa preta no pescoço e penas claras na coroa. A fêmea possui manchas escuras. A cauda é exuberante e longa.
Uma espécie de ave romena
Essa ave é frequentemente chamada de Verde ou Esmeralda; suas penas têm um brilho esverdeado, às vezes com um tom azulado ou amarelado. Essa espécie é criada especificamente para o consumo de carne. Elas atingem até 2,5 kg de peso, são criadas em massa e alimentadas por até 1,5 meses. Durante a primavera e o verão, põem até 60 ovos.
Raça de ave prateada – Uma das espécies mais comuns, é semisselvagem, mas frequentemente é criada como animal ornamental e para produção de carne.
O macho pesa em média cerca de 4 kg, enquanto a fêmea pesa metade disso. A coloração da ave é característica: a cabeça e o pescoço são cobertos por penas pretas, enquanto o corpo é cinza-claro ou branco, com listras escuras na parte superior. Uma máscara vermelha adorna a cabeça.
A fêmea difere bastante do macho na aparência; sua plumagem é marrom-clara com um tom esverdeado ou oliva. Esta espécie de ave possui um sistema imunológico forte, embora seja mais rara. Sua plumagem densa proporciona boa proteção contra ventos fortes e geadas. Ela é alimentada com uma ração especial, semelhante à dada a galinhas poedeiras ou gansos. Esta ave é difícil de criar em casa.
espécie de faisão-diamante

A fêmea do faisão-diamante tem uma plumagem menos variegada e uma cauda mais curta. Sua aparência é semelhante à de outras espécies, distinguindo-se apenas pela cor das bordas dos olhos.
Na natureza, o habitat natural do faisão-diamante é semelhante ao de alguns outros faisões. O faisão-diamante é criado com mais frequência do que outras raças, com exceção do faisão-comum. As fêmeas podem incubar ninhadas de até 20 ovos e cuidam dos filhotes sozinhas. Outra característica única dessa raça é que ambos os pais criam os filhotes, o que demanda um tempo considerável.
Espécies de orelhas compridas
Essa espécie de ave é uma das maiores. possui três subcategorias:
- branco;
- azul (azul claro);
- marrom.
Os pássaros com orelhas possuem as seguintes características distintivas:
- pernas curtas;
- penas brancas que parecem orelhas;
- peso poderoso.
Na maioria das vezes, eles vivem nas cordilheiras do Leste Asiático.
O faisão-de-orelhas-azuis tem uma coloração azul-azulada e vive em grandes bandos. Mesmo durante a época de reprodução, as aves permanecem juntas no bando. Elas procuram alimento usando suas garras e uma espécie de chave. Alimentam-se de folhagem suculenta e insetos.
Os faisões são aves incrivelmente belas e impressionantes. Podem prosperar tanto em cativeiro quanto na natureza. As fotos mostram sua diversidade de cores.













bagas;

