Caracol Achatina: cuidados e manutenção em casa, fotos

Achatina - um novo animal de estimaçãoHoje em dia, é possível encontrar todos os tipos de animais de estimação exóticos em casas e apartamentos. Além de gatos e cachorros, coelhos, chinchilas e até mesmo caracóis gigantes da espécie Achatina são muito populares. Recentemente, a criação de moluscos em casa tornou-se uma grande tendência. Essas belezas do Continente Negro são fáceis de cuidar, mas sua alimentação e cuidados exigem algum conhecimento.

Descrição e variedades de Achatina

Caracóis na África, dependendo de seu padrão de vida. pode crescer até 30 cm de comprimentoA concha do caracol Achatina atinge 20-25 cm de comprimento. Os tentáculos dos caracóis possuem olhos nas extremidades, permitindo-lhes enxergar objetos a um centímetro de distância e perceber diferentes níveis de luz. Os caracóis respiram não apenas pelos pulmões, mas também pela pele.

A concha do caracol Achatina possui um padrão intrigante, e sua coloração depende diretamente do que ele comeu. Ele percebe odores com as pontas de seus tentáculos e a pele na parte frontal do corpo, e distingue formas de objetos com a sola do casco.

Isso ocorre na natureza. Existem cerca de cem espécies de caracóis do gênero Achatina.Mas os tipos de moluscos mais comuns e frequentemente mantidos como animais de estimação são os seguintes:

  1. Criar caracóis em casaO caracol comum do gênero Achatina é a maior espécie de caracol, podendo atingir até 30 cm de comprimento. Sua concha pode variar de cor, do amarelo ao laranja, com listras marrons ou pretas. Os caracóis dessa espécie são animais de estimação muito calmos por natureza.
  2. O caracol Achatina limão distingue-se pela sua concha amarelada e mede apenas 5-7 cm de comprimento. Esta espécie vivípara pode gerar mais de 20 crias de uma só vez.
  3. O caracol marrom Achatina possui uma concha maciça, caracterizada por suas espirais semicirculares. É prolífico e não se esquiva da interação com humanos.
  4. Os caracóis da espécie Achatina immaculata possuem conchas de cores variadas. Sua característica distintiva é uma faixa lisa que se estende da cabeça até a base da concha e uma borda lilás ou rosa ao redor da mesma.
  5. Achatina albopicta cresce até 16 cm e distingue-se por uma columela amarela ou branca na carapaça.
  6. A Achatina reticulata possui cabeça e pescoço marrons ou pretos, uma borda clara no corpo e uma concha com um padrão de pontos ou listras. Em cativeiro, pode atingir até 20 cm de comprimento.
  7. Achatina fulica é um molusco de 20 cm de comprimento com concha vermelha, marrom ou preta. Esta espécie é fácil de cuidar e manter, o que a torna muito popular.

Comportamento do caracol

Os caracóis do gênero Achatina são noturnos, portanto, à noite... Eles rastejam rapidamente pelo aquário. Em busca de alimento, eles dormem enterrados no solo durante o dia. Em condições de alta umidade, o animal também pode ficar ativo durante o dia.

Se o habitat do caracol estiver muito seco ou não houver comida, ele hibernará por um longo período. Os caracóis do gênero Achatina podem hibernar por até dois meses sem consequências graves. Portanto, é seguro deixá-los sozinhos enquanto você viaja. No entanto, para garantir a hibernação, é preciso se preparar com antecedência. Isso inclui não alimentá-los e substituir o substrato do terrário por terra seca. Você pode despertar o caracol colocando-o sob um jato de água morna por 5 a 10 minutos. Assim que acordar, alimente-o imediatamente.

Os caracóis do gênero Achatina são considerados "inteligentes", o que são capazes de reconhecer seu donoEles adoram ser pegos e banhados em água morna. Após manusear um caracol, recomenda-se lavar as mãos com sabão. O muco do caracol não causa reações alérgicas, mas na natureza eles carregam parasitas. No entanto, no clima russo, a infecção é praticamente impossível, pois esses parasitas simplesmente não sobrevivem aqui.

Características da criação do caracol Achatina

Cuidar de moluscos em casa é bastante simples, pois eles são muito pouco exigentes. Você não precisa de um terrário especial para mantê-los; pode usar um aquário comum, mesmo um antigo, ou uma estrutura de acrílico.

Disposição da casa

Como preparar uma casa para caracóisO volume de um terrário ou aquário é selecionado com base no cálculo – dez litros por caracolPara evitar que seu animal de estimação vagueie, certifique-se de cobrir o recinto com vidro. Deixe frestas entre o teto e o vidro para permitir a entrada de ar fresco na casa do caracol.

O fundo do aquário é coberto com uma camada de substrato de 5 a 10 cm de espessura. Turfa sem fertilizantes, disponível em floriculturas, ou substrato de coco, disponível em lojas de animais, são adequados. Terra para vasos de flores não deve ser usada para manter caracóis em ambientes internos, pois pode conter produtos químicos e serragem. Terra de floresta ou jardim pode ser usada, mas deve ser desinfetada por fervura prévia. O substrato manterá a umidade ideal no habitat do caracol, portanto, deve ser umedecido regularmente. Ele também funciona como uma cama macia, evitando que o caracol se quebre caso caia das laterais do aquário.

Os caracóis adoram nadar.Para isso, coloque um recipiente com água no terrário, trocando-a regularmente. O ideal é escolher um recipiente raso para evitar engasgamento acidental. Você pode adicionar diversos esconderijos ao aquário, como pedras grandes, troncos, cascas de coco e vasos de flores pela metade. Durante o dia e em ambientes com muita luz, as Achatinas preferem se esconder.

A temperatura do ar para os caracóis deve ser de 24°C a 27°CSe a temperatura ambiente da sua casa estiver baixa, você pode aumentá-la com uma lâmpada de baixa intensidade. Os peixes Achatina prosperam em temperaturas mais baixas, mas se movem muito lentamente.

O nível ideal de umidade pode ser determinado pelo comportamento do molusco. Se ele tentar se fechar dentro da concha, o terrário está muito seco; se o animal ficar constantemente pendurado nas paredes, está muito úmido. Ligar a iluminação e aumentar o espaço entre o teto e as paredes do aquário ajuda a secar o ar. Para aumentar a umidade, basta borrifar água no substrato ou nas paredes do terrário.

O que dar de comer a uma Achatina grande?

Ao cuidar de caracóis, é importante saber do que eles gostam e o que lhes dar de comer. Cada animal de estimação é único e tem suas próprias preferências alimentares. Você terá que descobri-las por meio de experimentação. No entanto, a dieta principal de caracóis grandes deve definitivamente incluir verduras, frutas e legumes. Na natureza, os caracóis do gênero Achatina chegam a comer carne.

Para alimentar mariscos Os seguintes produtos são adequados:

  1. Casas de caracolVerduras: alfafa, tanchagem, milefólio, dente-de-leão, aveia germinada, flores de árvores frutíferas e sabugueiro, urtiga, margaridas, trevo, plantas de prado.
  2. Vegetais: repolho, espinafre, pepino, aipo, abobrinha, alface, tomate, rutabaga, cenoura, abóbora, brócolis.
  3. Frutas vermelhas e outras frutas: uvas, melão, peras, morangos, bananas, abacate, manga, abacaxi, ameixas, figos, melancia, damascos, morangos, cerejas, maçãs.
  4. Ervilhas e leguminosas.
  5. Outros tipos de produtos incluem gammarus (um tipo de alimento para bebês), papinhas, ovos cozidos, cogumelos, carne moída magra, produtos lácteos fermentados e pão amolecido.

Toda a vegetação destinada à alimentação de caracóis deve ser colhida o mais longe possível da cidade e das rodovias.

Achatina não deve ser alimentada com:

  • alimentos ácidos;
  • doces;
  • massa;
  • Produtos defumados e fritos;
  • Alimentos picantes e salgados.

A dieta de um animal de estimação deve ser balanceada e conter vitaminas e minerais. Um caracol precisa de cálcio para desenvolver sua concha. Uma concha mole ou deformada indica deficiência de cálcio. Grandes quantidades de cálcio são encontradas em gamalhos, cascas de ovos, giz e rochas de conchas.

Com base em vários elementos, é possível prepare uma mistura especial, cujo uso produzirá resultados rápidos. Esta mistura contém:

  • Mistura de grãos composta por trigo, cevada, aveia, sementes de linhaça e milho-miúdo – 70%;
  • fosfato tricálcico – 12%;
  • Ração para peixes – 5%;
  • farelo de trigo – 5%;
  • casca de ovo – 3%;
  • gama – 5%.

Os caracóis jovens precisam ser alimentados diariamente. Recomenda-se alimentá-los à noite, pois se alimentam nesse período. Os caracóis adultos podem ser alimentados. uma vez a cada dois ou três diasNão se esqueça da água potável para os caracóis, pois eles precisam dela para secretar muco.

Reprodução de Achatina

Características dos caracóis do gênero AchatinaQualquer indivíduo do gênero Achatina pode desempenhar tanto o papel feminino quanto o masculino, de modo que, em populações reduzidas e condições extremas, eles podem se autofecundar. No entanto, isso ocorre com bastante raridade.

O caracol maior geralmente desempenha o papel de fêmea, já que carregar os filhotes exige força. Se os moluscos tiverem o mesmo tamanho, então A fertilização bilateral é possível.Os pequenos caracóis do gênero Achatina só podem se comportar como machos, pois os ovos são produzidos apenas quando atingem um tamanho maior. Uma a duas horas antes do acasalamento, os caracóis do gênero Achatina iniciam suas danças de acasalamento, que são fascinantes de se observar.

Após um acasalamento, um caracol pode armazenar esperma por cerca de dois anos, utilizando-o gradualmente. Uma única ninhada pode conter até 200 ovos, e o caracol pode produzir até seis ninhadas por ano.

Os ovos permanecem no corpo da mãe por uma a duas semanas, após o que são depositados em uma toca preparada no solo. Os ovos de Achatina têm formato semelhante ao de ovos de galinha e atingem 5 mm de tamanho. Dependendo da temperatura, os pequenos caracóis eclodem dos ovos em uma a três semanas. Os jovens atingem a maturidade sexual. 6 a 15 meses após o nascimentoOs caracóis crescem rapidamente até atingirem a maturidade sexual, mas depois disso seu ritmo de crescimento diminui.

Muitas pessoas se perguntam quanto tempo vivem os caracóis Achatina em cativeiro. Tudo depende de como são cuidados. Em média, essa espécie de caracol vive de 5 a 6 anos. No entanto, alguns exemplares chegam a viver até 10 anos.

Como demonstra o artigo, os caracóis Achatina não exigem cuidados especiais, muito menos condições especiais. Portanto, você pode criar esses belos animais de estimação com segurança, que encantarão não só crianças, mas também adultos por muito tempo.

Caracol Achatina
Caracol AchatinaComo alimentar a AchatinaCriar caracóis em casaCriar caracóis em casaCriação de caracóis AchatinaCriar caracóis em casaCuidando de caracóisCasas para caracóis AchatinaAchatina - um novo animal de estimaçãoCriar caracóis em casa

Comentários

1 comentário

    1. Milena Shemerey

      Legal