
Contente
Peculiaridades de manter caracóis em um aquário
Caracóis, habitantes comuns em quase todos os aquários, são fáceis de cuidar. É necessário Siga apenas algumas regras:
- Adquira moluscos para aquário somente em lojas de animais de estimação de boa reputação.
- Crie condições adequadas para a espécie de caracol selecionada (temperatura, acidez e dureza da água, ventilação).
- É melhor equipar o aquário com uma tampa, pois alguns tipos de moluscos podem sair rastejando e morrer sem água.
- Não é recomendável adicionar peixes de águas locais a esses aquários, pois eles podem infectar toda a população do mundo subaquático com doenças infecciosas.
- O solo deve ser selecionado de acordo com o tipo de caracol escolhido.
- Para evitar a colonização indesejada do reservatório por diversos representantes de moluscos, as plantas aquáticas e decorações adquiridas devem ser cuidadosamente verificadas.
- O ideal é controlar a população de caracóis você mesmo. Caso contrário, eles podem se multiplicar rapidamente, arruinando a aparência e o equilíbrio do aquário.
O que os caracóis comem em um aquário?

Os moluscos adoram se alimentar de algas, especialmente aquelas com folhas grandes. Os caracóis são chamados de "limpadores de aquário" porque consomem plantas aquáticas em decomposição. Se a população de caracóis for muito grande, eles podem consumir todas as algas em um mês. Portanto, você pode adicionar verduras frescas, como azedinha-brava picada ou dentes-de-leão, como complemento.
Com o tempo, o vidro as paredes ficam cobertas de placa orgânica e ficam turvas. Os caracóis as limpam, comendo alegremente esse resíduo.
Criação de caracóis em aquário
Os moluscos começam a se reproduzir assim que atingem a maturidade sexual. Não é necessário adquirir vários indivíduos para que isso ocorra, pois os caracóis são unissexuais. Algumas espécies depositam seus ovos em pedras, paredes, plantas e diversos objetos, enquanto outras os depositam nas paredes do aquário, ligeiramente acima do nível da água.
Durante os primeiros dias, os ovos aparecem como grumos gelatinosos. Depois de alguns dias, eles ficam marrons e, em seguida, pequenos moluscos eclodem deles.
Observando os caracóis, parece que eles estão se reproduzindo constantemente. De fato, em condições favoráveis, sua população pode crescer rapidamente. Portanto, é aconselhável monitorar a reprodução dos caracóis.
Se você quer começar a criar caracóis, precisa saber condições sob as quais eles se reproduzirão:
- É necessário um recipiente separado com capacidade aproximada de 30 litros;
- A água precisa ser decantada;
- Deve-se colocar ali algumas algas marinhas;
- De 3 a 4 caracóis serão suficientes para a reprodução;
- Eles precisam ser alimentados de 1 a 2 vezes por dia com ração para peixes, uma pequena quantidade de pão ou vegetais cozidos (batatas, cenouras, repolho, etc.).
Os principais tipos de caracóis de aquário
Ampullaria
Este é um dos tipos mais comuns de moluscos de aquário e possui uma concha com diâmetro de 5 a 7 cm, que Na maioria das vezes, é de cor amarela.Caracóis-maçã com conchas escuras e listradas são raros. Eles se adaptam facilmente e não exigem cuidados especiais. As informações a seguir serão suficientes:
- Manter a temperatura da água entre 18°C e 27°C;
- Equipe o reservatório com um filtro;
- Ofereça alimentos macios, como flocos de peixe, legumes cozidos e farinha de rosca.
O ideal é que haja cálcio suficiente na água, pois é essencial para a resistência da concha. Se houver escassez de alimento, os caramujos-maçã se alimentam de algas, por isso são frequentemente mantidos em aquários com muitas plantas.
Ao contrário de outras espécies, os caramujos-maçã são dióicos. Portanto, para sua reprodução... Serão necessárias 3 ou 4 pessoas.Elas depositam seus ovos acima da superfície da água, nas paredes do reservatório.
Caracóis-maçã podem ser mantidos com peixes pequenos ou bagres. Peixes predadores podem matá-los.
Bobina

Na natureza, o búzio-enrolado pode atingir um diâmetro de 3 cm; em reservatórios artificiais, cresce no máximo 1-2 cm. Moluscos dessa espécie possuem um manto protuberante, que funciona como brânquias. No entanto, preferem respirar debaixo d'água. Um grande número de búzios-enrolados em um aquário se acumulará rapidamente. esgota as reservas de oxigênio da água, o que é bastante perigoso para os peixes. Portanto, o aquário deve ser equipado com um filtro e a população de caracóis deve ser monitorada.
Para impedir que a espiral se multiplique excessivamente, é necessário remover as algas do aquário e reduzir a quantidade de ração para os peixes.
Fiza
Pequenos caracóis com um diâmetro de concha de apenas 2 cm conseguem rastejar até nos cantos mais inacessíveis do aquário e limpá-los. As leis da física diferem:
- apontado para o topo da concha;
- a presença de respiração pulmonar;
- Cor castanha ou castanho-amarelada da concha;
- a capacidade de limpar as paredes de um reservatório da placa verde e a superfície da água das películas bacterianas.
As fisas devem ser mantidas em água com temperatura não inferior a 20°C e dureza entre 8 e 18 dH. Em água mole, a concha do molusco começará a deteriorar-se.
As fisas se reproduzem por meio da postura de ovos. Uma única ninhada pode conter mais de 20 ovos. Os ovos são depositados em grupos. fixe-se às plantas do aquárioAs fisas se reproduzem muito rapidamente dessa forma, mas não há motivo para preocupação. Elas são facilmente consumidas por peixes.
Melania

A concha cônica deste molusco é verde-acinzentada com manchas escuras. Possui uma consistência muito dura, o que a torna inacessível para muitos peixes predadores. Em um aquário, um adulto o indivíduo cresce até 3,5 cm.
Os caracóis Melania não prosperam em água fria, por isso devem ser mantidos em água com temperatura entre 18 e 28 °C. A dureza da água e outros parâmetros são irrelevantes. Esses caracóis também não são exigentes quanto à alimentação. Comem restos de peixe e pequenas plantas aquáticas.
Os caracóis do gênero Melania são vivíparos. Os adultos carregam ovos, que eclodem em um grande número de pequenos caracóis.
Nerites
Essa espécie de caracol de aquário prospera naturalmente em climas tropicais, por isso requer cuidados especiais. Os neritinas precisam de as seguintes condições de detenção:
- A temperatura da água não deve ser inferior a 24°C-27°C;
- A dureza da água deve ser alta ou média;
- acidez – cerca de 7,5;
- Não se pode permitir que nitratos e amônia se acumulem na água, por isso ela deve ser trocada com frequência;
- Para 2 a 3 pessoas, é necessário um aquário com volume mínimo de 40 litros.
Essa espécie de molusco cresce até 2,5 cm de comprimento. Sua concha pode variar em cor, desde um verde-oliva escuro até quase preto. Também pode apresentar listras douradas, pretas ou de outras cores.
Nertinae se reproduzem somente em água salgadaOs moluscos não eclodem dos ovos que depositam em reservatórios artificiais de água doce.
Helena

A concha cônica de Helena é amarela com uma faixa espiral marrom escura e se distingue por suas nervuras. Adulto o indivíduo cresce até 2 cmO caracol gosta de se enterrar no substrato, que deve ser macio no aquário. A fecundidade de Helen é baixa.
Tylomelânia
Este belíssimo caracol de aquário é grande, podendo atingir até 12 cm, e possui uma concha com formato incomum. Ela pode ser lisa ou apresentar espinhos. A coloração da concha e do corpo deste molusco pode variar bastante.
Ao cultivar tilomelânia, é necessário Siga algumas regras:
Eles não podem ser mantidos juntos com outros tipos de caracóis;
- O comprimento do recipiente para indivíduos de grande porte deve ser de pelo menos 80 cm;
- Elas requerem água com alta acidez;
- Tylomelania não gosta de água dura;
- A temperatura da água deve estar entre 20°C e 32°C;
- Os caracóis necessitam de uma grande quantidade de alimento, pois são onívoros e muito vorazes;
- Eles precisam ser alimentados de 2 a 3 vezes por dia;
- Os caracóis não gostam de cores brilhantes, por isso o aquário deve ser equipado com esconderijos.
Tylomelânia para a vida precisam de muito espaçoPortanto, o lago não deve ser decorado com uma grande quantidade de algas.
Todo aquário deveria ter caracóis. Eles não só servem para limpar o aquário, como também são criaturas belas e únicas, fascinantes de se observar. No entanto, vale ressaltar que não é recomendável manter várias espécies de caracóis no mesmo aquário. As espécies maiores comem os menores, o que significa que apenas os mais fortes sobreviverão.












Eles não podem ser mantidos juntos com outros tipos de caracóis;

