Ampullaria em aquário doméstico: manutenção e cuidados

Como um caracol põe ovosA ampullaria (nome científico: Pomacea bridgesii) é um molusco gastrópode de água doce, muito apreciado por aquaristas devido à sua beleza e relativa facilidade de manutenção.

Na natureza, o caracol habita corpos de água de movimento lento ou estagnados na América do Sul. No entanto, agora eles podem ser encontrados no Sudeste Asiático e até mesmo no Havaí.

Os caracóis selvagens desta espécie têm uma concha castanha clara com largas listras ao longo dela. Mas às vezes A cor amarela também é encontrada.Quando surgem condições desfavoráveis, o animal fecha sua carapaça com uma aba córnea especial e aguarda o perigo passar, completamente isolado do mundo exterior.

A ampulária é capaz de absorver oxigênio não apenas da água, mas também do ar atmosférico. Isso é possível graças ao seu sistema respiratório, que consiste em duas metades. A metade direita é semelhante às brânquias dos peixes, enquanto a metade esquerda se assemelha aos pulmões dos animais terrestres. O caracol possui um sifão especial, para o qual bombeia ar à medida que sobe à superfície. Isso permite que o caracol escape para a terra e até mesmo deposite seus ovos ali, protegendo-os de predadores aquáticos.

Este é um caracol relativamente grande:

  • Sua concha pode atingir de 7 a 8 centímetros de diâmetro.
  • A perna também é bastante grande: seu comprimento pode chegar a 9 centímetros e sua largura a 3-4 centímetros.
  • O molusco possui um par de olhos e dois pares de tentáculos, que funcionam como órgãos do tato.
  • Esses animais possuem um olfato apurado, o que lhes permite determinar com precisão a presença de alimentos em suas imediações.

Os moluscos de cor amarela são os mais populares para aquários domésticos. No entanto, existem muitas outras variações de cor: pérola, rosa, branco, azul, roxo, preto.

Manutenção de aquários

Descrição de um caracol de aquárioEsses animais são relativamente fáceis de cuidar, então até mesmo um iniciante pode criá-los. As ampularias são habitantes pacíficos de aquário, convivendo facilmente com outros animais. No entanto, seus ovos e filhotes, assim como as próprias ampularias, podem se tornar presas de tartarugas e alguns peixes. Crustáceos podem facilmente remover a ampularia de sua concha e comê-la.

Portanto, o ideal é reservar um aquário separado para a criação de ampulárias. Seu tamanho deve ser escolhido com base em 10 litros de água por caracol adultoRecomenda-se manter pelo menos três a quatro caracóis em um aquário. No entanto, muitos caracóis em um aquário não são recomendados, pois são bastante vorazes e deixam uma grande quantidade de resíduos. Eles também adoram cavar o substrato, desenterrando plantas. O substrato deve ser trocado ou limpo semanalmente, devido à constante contaminação por excrementos de caracóis.

Considerando o habitat natural da ampulária, você poderia esperar que ela não fosse exigente quanto à qualidade da água. No entanto, é importante notar que a falta de cálcio na água pode causar a deterioração da concha. Para saturar a água com cálcio, basta colocar fragmentos de conchas ou calcário no fundo do aquário. Também existem produtos específicos disponíveis que aumentam a dureza da água.

A temperatura da água pode variar. na faixa de 15 a 33 grausIdealmente, porém, a temperatura deve ser superior a 20 graus. Isso porque, em águas mais frias, esse habitante do aquário para de se reproduzir e torna-se letárgico. Contudo, a expectativa de vida do molusco se estende a 3-4 anos devido a um metabolismo mais lento. Em águas quentes, o caracol vive de um ano e meio a dois anos.

O que comem as ampulárias e como alimentá-las corretamente?

Esses habitantes de aquário não são nada exigentes quanto à alimentação, por isso alimentá-los é fácil. Na natureza, os caracóis são vegetarianos. No entanto, como a experiência demonstra, em cativeiro eles consomem com prazer tanto alimentos de origem animal quanto vegetal. Caracóis do gênero Ampullaria mantidos no mesmo aquário que peixes correm o risco de não terem tempo suficiente para se alimentar e podem passar fome. Eles compensarão isso comendo as folhas das plantas aquáticas. Portanto, é melhor evitar comprar plantas caras para um aquário que contenha esses moluscos.

Caracol de água doce

Ampularia, cuja foto é apresentada aqui, come tubifex com prazerLarvas de mosquito, dáfnias e até minhocas servem para ela.

Dito isto, a dieta dos peixes do aquário deve consistir principalmente de vegetais e verduras. Os seguintes são relevantes:

  • folhas de alface e repolho
  • polpa de abóbora
  • pepinos e abobrinhas jovens.

Antes de alimentar o caracol, os vegetais devem ser levemente cozidos e as verduras devem ser regadas com água fervente.

Além disso, o caracol ficará satisfeito com ração granulada, gema de ovo cozida ou casca de banana.

Qualquer resto de comida da refeição deve ser removido imediatamente do aquário para evitar a deterioração da água.

Vivendo em um aquário comunitário, o caracol atua como um limpador, alimentando-se prontamente dos habitantes mortos.

Como os caracóis se reproduzem em um aquário?

Após adquirirem esses animais, os aquaristas costumam perguntar: "Como os caracóis de aquário se reproduzem?" A resposta pode ser encontrada nesta seção do artigo.

Ampullaria - animais dióicosMas mesmo um aquarista experiente não consegue distinguir entre machos e fêmeas. Portanto, geralmente se mantêm de 4 a 6 caracóis em pares, permitindo que se separem em pares.

Esta espécie de caracol atinge a maturidade sexual por volta dos cinco meses de idade. A reprodução deve ocorrer em água morna, idealmente entre 25 e 28 graus Celsius. Outro requisito importante é a presença de um espaço de ar, que pode ser criado drenando parte da água e cobrindo o aquário com vidro.

Caracóis de aquário do tipo AmpullariaA reprodução é um mistério, por isso o caracol geralmente põe os ovos à noite.

Os ovos postos pela fêmea, pela aparência. assemelha-se a um cacho de uvasOs ovos geralmente são depositados na parede do aquário, no espaço de ar, ou no vidro que o cobre. É importante garantir que os ovos não sequem, caso contrário, os ovos morrerão. Ovos frescos são macios e transparentes. Ao longo do dia, eles endurecem, as cascas adquirem uma tonalidade esbranquiçada e toda a ninhada fica rosada.

Os ovos amadurecem ao longo de um período de uma a quatro semanas, escurecendo. A eclosão propriamente dita ocorre cinco dias depois. Os filhotes de ampulária se movem para a água do aquário por conta própria. À medida que crescem, necessitam de uma nutrição mais robusta. Você pode começar a alimentá-los com ração seca para peixes hidratada em água, gema de ovo cozida ou fatias muito finas de carne congelada. Conforme os jovens caramujos amadurecem, são transferidas para uma dieta adulta.

A transferência de caracóis juvenis para um aquário comunitário deve ser adiada o máximo possível, pois os caracóis pequenos se tornarão presas fáceis para outros habitantes.

Este molusco de fácil manutenção é um habitante muito divertido para aquários. Criá-lo, reproduzi-lo e cuidar dele é relativamente fácil, tornando-o adequado tanto para aquaristas profissionais quanto para iniciantes.

Como criar um caracol Ampullaria de água doce em casa
Tipos de caracóisCaracol de água doceComo se reproduzem os caracóis-maçã?Coloração natural da ampulariaCaracóis AmpullariaConteúdo da ampulariaAmpullaria em um aquárioAmpulária de caracol de água doceComo cuidar adequadamente de caracóis-maçãCaracol de aquárioCaracol Ampullaria

Comentários