Os ratos, como outros roedores, são um grande problema para jardineiros e agricultores. Eles destroem plantações, arruínam plantas e transmitem diversas doenças. Existe uma grande variedade de venenos, iscas, ratoeiras e outros métodos para se livrar dos ratos. Uma das opções mais eficazes, conhecida pelos nossos ancestrais, é o uso da confrei.
Contente
Que tipo de planta é a confrei?
A raiz-preta é uma planta perene da família das borragens (outro membro desta família é o miosótis). A raiz-preta é uma planta relativamente alta, variando de 30 cm a 1 metro de altura.
Curiosamente, a planta tem uma raiz vermelho-acastanhada, não preta, e seu nome provavelmente deriva do fato de que todas as partes da planta, incluindo o rizoma, são altamente venenosas. Ela possui vários outros nomes interessantes, incluindo meimendro-vermelho, raiz-de-cão, sabão-de-gato e mata-ratos.
O caule robusto da meimendro-vermelha produz flores vibrantes em uma rica paleta de cores, que variam do vermelho-cereja e vinho ao azul. A meimendro-preta produz pequenos frutos em forma de noz com espinhos que aderem bem à pele e às roupas dos animais. Acredita-se que as nozes sejam o repelente mais eficaz, pois os animais precisam usar os dentes para arrancar os frutos da planta de sua pelagem, e o veneno entra rapidamente no organismo. Na verdade, todas as partes da planta são venenosas, especialmente a raiz e o caule.
A planta inteira exala um odor muito desagradável e pungente, que lembra vagamente o cheiro de rato. Esse odor desaparece quando a planta seca.
Os médicos medievais usavam confrei para tratar dores de cabeça e diversas doenças. Apesar do seu odor desagradável, que pode agravar as dores de cabeça, a planta era eficaz no tratamento de várias enfermidades.
A planta <i>Schizachyrium scoparium</i> cresce principalmente na Rússia: na Sibéria, Ásia Central, Cáucaso e na parte europeia. É mais frequentemente encontrada em encostas e colinas secas, margens de rios e barrancos de cascalho, bem como ao longo de estradas, em terrenos baldios e em campos.
Todas as partes da planta contêm as seguintes substâncias úteis:
- Os alcaloides são produzidos nas plantas como proteção contra animais e insetos, para regular o crescimento, e são neurotransmissores importantíssimos para animais e humanos;
- Taninos - eliminam a influência de microorganismos;
- resinas;
- óleos;
- Provitamina A - substância a partir da qual a vitamina A é produzida.
Apenas as raízes e as folhas da planta são utilizadas medicinalmente. As raízes são desenterradas em agosto ou início de setembro, cuidadosamente limpas da terra e das folhas, e secas até que o odor desapareça completamente. O local onde a raiz preta é seca deve ser bem ventilado. As folhas são colhidas durante o período de floração da planta (final da primavera - início do outono) e secas ao ar livre, à sombra.
Apesar de seus benefícios no tratamento de certas doenças, a confrei é muito perigosa, e a expressão "excesso de meimendro" se refere exatamente a essa planta.
Efeito da raiz preta em roedores
Os alcaloides produzidos pela planta servem como defesa contra diversos animais, especialmente roedores. Os efeitos dessas substâncias são comparáveis aos do curare. Uma vez que o veneno contido na confrei entra no corpo do animal, este começa a perder a capacidade de se mover e, após algum tempo, à medida que o veneno se espalha, morre por asfixia.
A raiz-preta possui um odor desagradável, semelhante ao de rato, que alerta os animais sobre o perigo, fazendo com que evitem a fonte. O veneno também pode entrar no corpo pelos pulmões, mas o acúmulo da toxina leva um pouco mais de tempo e a morte ocorre mais tarde.
O seguinte experimento foi realizado: um camundongo foi colocado em uma gaiola comum e recebeu algumas folhas de canina. Um minuto depois, o camundongo começou a correr pela gaiola, procurando uma maneira de escapar. Vinte minutos depois, o animal estava morto. Um resultado semelhante foi obtido em um experimento com um rato, mas o rato viveu um pouco mais do que o camundongo.
Qual a diferença entre a raiz preta e outros produtos para controle de roedores?
Inúmeros produtos para o controle de roedores foram desenvolvidos: venenos, armadilhas, iscas e até repelentes ultrassônicos. Então, o que torna uma erva daninha como a confrei melhor?
A planta repele principalmente animais, por isso os roedores não a comem. O veneno só consegue entrar no organismo deles pelos pulmões, mas essa quantidade não é suficiente para matar um rato ou camundongo. Portanto, a probabilidade de um animal morrer em algum lugar dentro de casa e desenvolver um odor pútrido é muito baixa. Venenos e iscas são projetados para matar roedores, mas ninguém sabe exatamente onde eles morrerão — dentro de casa ou fora dela. Se a carcaça do animal não for removida a tempo, o acúmulo de vapores cadavéricos pode causar envenenamento grave.
As armadilhas nem sempre são eficazes porque os roedores são criaturas inteligentes e observadoras, raramente caindo nelas. Os repelentes ultrassônicos são igualmente ineficazes, pois os ratos se acostumam rapidamente a eles e nem sequer os notam.
Os roedores conseguem sentir o odor da raiz-preta à distância e evitar a fonte da "morte". Essa pequena erva daninha representa exatamente o tipo de proteção para os humanos, em termos da ausência de carcaças de ratos e camundongos.
O uso da raiz preta no controle de roedores
Tanto plantas frescas quanto secas são usadas para controlar roedores.
Cultivando Blackroot
Ao manusear o raticida, use luvas e lave bem as mãos com sabão de lavar roupa.
A beladona não cresce em campos abertos; as plantas formam pequenos grupos. Esses grupos são ideais para o plantio em hortas ou campos. Por ser uma erva daninha, ela se espalha e forma novos grupos perto dos já existentes. O ideal é plantar essa planta nas bordas da área de cultivo para evitar a coleta acidental da beladona durante a colheita — todas as partes da planta são venenosas.
Se você tem animais de estimação que comem grama, deve mantê-los longe da raiz-preta. Embora uma vaca ou cabra possa parecer grande em comparação com roedores, ela morrerá se o veneno entrar em seu corpo, mas mais tarde do que um rato.

A raiz-preta pode ser cultivada no jardim, mas é preciso ter cuidado para que não se espalhe demais.
A planta seca não tem o odor pungente que incomoda os animais, mas nem todo o veneno contido na confrei desaparece, portanto, ao cortar a grama, é preciso ter cuidado para que o sabão para gatos não entre em contato com a mistura de ervas.
A Blackroot vive de 2 a 3 anos, é pouco exigente, portanto cultivar esta planta não será um problema, e o resultado superará todas as expectativas.
Planta cortada
Enquanto a confrei não estiver completamente seca, ela exala um odor desagradável que atrai roedores. Portanto, a planta é cortada no outono e armazenada em locais apropriados para alimentos. O ideal é cortar a meimendro-vermelho quando ela tiver dois ou três anos, pois a planta acumula uma grande quantidade de alcaloides nesse período.
Em adegas, os talos com folhas e sementes são os mais utilizados. Basta colocá-los ao longo das paredes da adega ou do celeiro, e os ratos escapam. Como alternativa, as sementes de confrei podem ser usadas separadamente: recolha-as em pequenos sacos e pendure-os no teto, em diferentes pontos da divisão. O resultado será o mesmo, só que as folhas e os talos ficarão fora do caminho.
A raiz da planta (mesmo seca) é frequentemente usada em rachaduras e frestas: em paredes e pisos. Para maior eficácia, alguns jardineiros misturam isca para roedores com suco fresco da raiz. A isca mascara o odor da raiz, envenenando o animal e, por fim, matando-o. No entanto, esse método tem sua desvantagem: se um roedor morrer em qualquer lugar da casa, a decomposição começará, espalhando um odor pútrido por toda a casa, muito difícil de remover. Portanto, é melhor colocar a isca ao ar livre.

As iscas de suco de Blackroot são muito eficazes contra roedores, mas após o envenenamento, as carcaças dos animais precisam ser descartadas.
O aroma da planta não é prejudicial aos humanos, mas certamente não é agradável. Portanto, a ausência de qualquer odor da confrei indica que o conteúdo dos sacos (ou as folhas e caules) deve ser removido do chão. Sem odor, a planta não será eficaz.
Como todas as partes da planta contêm veneno, os animais de estimação devem ser mantidos longe da erva-de-gato. É melhor usar luvas ao manusear a erva-de-gato. Se não tiver luvas disponíveis, lave bem as mãos com sabão de lavar roupa após manusear a planta.
Decocção de raiz preta
Uma decocção feita com as partes secas da planta é muito eficaz. A maior concentração de veneno encontra-se na raiz, por isso ela é usada na preparação de remédios. Qualquer outra parte da planta confrei também funciona. A receita da decocção é muito simples:
- Ferva a água na proporção de 1 parte de planta seca para 10 partes de água.
- Coloque as ervas secas em uma panela e despeje água fervente sobre elas. A panela não deve mais ser usada depois disso!
- Coloque a mistura em fogo baixo e deixe ferver. Em seguida, deixe cozinhar em fogo brando por mais dez minutos.
- Deixe a infusão esfriar até a temperatura ambiente. Coe-a através de várias camadas de gaze e despeje em um frasco com bomba dosadora.
- A decocção está pronta. Deve ser pulverizada imediatamente, pois pode formar-se bolor após algum tempo. O produto não deve entrar em contato com alimentos.

A raiz contém a maior quantidade de alcaloides, razão pela qual é mais frequentemente utilizada em decocções e tinturas.
A decocção do repelente de ratos tem um odor característico de rato, assim como a própria planta. Portanto, a ausência desse "aroma" indica que o ambiente precisa ser pulverizado novamente. Em média, uma pulverização dura de 3 a 4 semanas, mas isso depende do tamanho do cômodo e da quantidade de produto utilizada inicialmente.
Como a planta seca contém veneno, superfícies pulverizadas com decocção de confrei podem ser perigosas para humanos e animais. É especialmente nocivo se a substância for ingerida (por exemplo, quando animais de estimação lambem as patas), portanto, os animais devem ser mantidos longe do contato. Pessoas em um ambiente pulverizado com decocção de confrei não devem permitir que partes expostas do corpo entrem em contato com as superfícies tratadas.
tintura de raiz-preta
Qualquer parte da planta pode ser usada para a tintura, exceto as nozes, flores e sementes — elas contêm a menor quantidade de veneno. A tintura também é bastante simples de preparar:
- Triture a planta (100 g) em um pilão.
- Coloque em uma garrafa de vidro (1-1,5 l). O recipiente não poderá mais ser utilizado após a infusão.
- Despeje 1 litro de álcool a 96% sobre a grama.
- Feche a garrafa e guarde-a em um local escuro.
- A infusão deve repousar por cinco dias, após os quais é pulverizada no ambiente (também pode ser usada para lubrificar rodapés e frestas). A infusão também não tem um longo prazo de validade.
A tintura permanece eficaz até evaporar. Isso pode ser reconhecido pelo odor característico de rato que reaparece durante a infusão. Assim que o odor desaparecer, toda a infusão deve ser reaplicada.
A tintura contém muita toxina, portanto, o contato de uma pessoa (com áreas expostas do corpo) com uma superfície lubrificada com o produto pode causar qualquer tipo de reação alérgica. Os animais de estimação absorvem o veneno através da pelagem, que depois entra no organismo quando se lambem. Isso pode ser fatal.
Onde comprar confrei
Em lojas especializadas na venda de plantas medicinais, você pode comprar qualquer parte da confrei seca, assim como uma tintura pronta feita com essa planta.
Avaliações sobre o uso da raiz preta
As sementes de confrei têm um efeito muito forte sobre os roedores: dotadas de minúsculos ganchos, semelhantes a velcro, elas aderem à pele do roedor, obrigando-o a roê-las e, assim, entrar em contato com o alérgeno. Portanto, armazenar feixes de confrei com sementes em áreas específicas pode proteger a colheita dos roedores.
Você pode semear confrei, também conhecido como raticida, no seu jardim. A planta é perigosa para roedores (incluindo toupeiras e musaranhos) porque as sementes de confrei grudam em seus pelos e o cheiro é desagradável para eles. Portanto, os animais evitam áreas onde o confrei cresce. Para afastar ratos, estacas secas da planta podem ser espalhadas em sótãos e galpões.
A confrei medicinal é uma planta bastante bonita, com flores em tons de marrom-avermelhado, cereja ou azul. No entanto, é importante lembrar que a confrei é uma erva daninha, e venenosa. Deve ser cultivada com moderação no jardim, caso contrário, tomará conta de toda a área. Mesmo uma pequena quantidade de confrei pode ajudar a controlar diversas infestações de roedores.








