
Se você costuma frequentar lojas de animais, talvez se interesse por estes produtos. plantas ornamentais incomunsEm primeiro lugar, distinguem-se pela sua aparência, bastante diferente da maioria das plantas de aquário. As Anubias são muito diversas: as suas espécies variam desde plantas exuberantes, com múltiplas folhas, que se assemelham a pequenos bonsais, até plantas de porte baixo adornadas com folhas que lembram cascos de tartaruga.
Entre elas, encontram-se plantas com folhas pontiagudas voltadas para cima, semelhantes a lâminas. As Anubias são plantas verdadeiramente únicas, sem nenhuma planta aquática comparável. Embora essa classe de plantas aquáticas inclua muitas subespécies, elas compartilham uma característica comum: folhagem densa e brilhante e uma textura robusta raramente vista em outros habitantes de aquário.
Contente
Habitat
As primeiras amostras foram coletadas por cientistas. descoberto nos trópicos da África na parte ocidental do continente.
As anúbias são encontradas com mais frequência na natureza em áreas sombreadas e pantanosas. Seu habitat preferido são as margens de rios tropicais com pouca luz. Por serem plantas emergentes, também são encontradas em áreas costeiras, onde recebem a umidade necessária durante a estação chuvosa. Às vezes, também são encontradas em diversas rochas e pedaços de madeira à deriva diretamente na coluna d'água.
- Espécies de Anubias são abundantes em Camarões, sendo encontradas com maior frequência perto das famosas Cataratas Vitória. A água nessas regiões é muito macia, com baixo teor de magnésio e cálcio, além de diversos nitratos e nitritos. Esses locais são ideais para o crescimento de plantas semelhantes à Anubias.
- Este representante do mundo aquático também pode ser encontrado em águas correntes. Nesses locais, forma um tapete contínuo que decora troncos e rochas no fundo. Muitos aquaristas até se adaptaram a cultivá-lo em casa. Não é incomum encontrar em aquários não apenas este representante exótico da flora, mas também uma planta aquática chamada Bolbitis heudelotii.
Anúbias: foto, aparência
Primeiras informações sobre Anúbias datam de 1899e constam das obras do biólogo Engler. No entanto, passaram-se várias décadas até que espécimes de Anubias aparecessem na Europa. Inicialmente, muitos consideravam uma de suas variedades, a Anubias lanceolata, também nativa de Camarões, como sendo a espécie Anubias nana. Contudo, elas compartilham certas características que impedem a confusão. A diferença é evidente principalmente nas folhas: as da lanceolata são mais estreitas e lanceoladas.
Segundo fontes oficiais, a Anubias surgiu pela primeira vez no continente europeu no início da década de 1980. O crédito por essa descoberta é atribuído a um membro de uma expedição de coleta de peixes ornamentais, que a encontrou em Camarões. Posteriormente, o resto do mundo tomou conhecimento dessa espécie.
Sinalização externa
Quando cultivadas em casa, as anúbias de aquário pode crescer até 15 cmPossui uma aparência muito incomum e bonita, o que a tornou popular entre os aquaristas. As folhas são caracterizadas por um formato largo e arredondado e uma cor verde vibrante. Se você observar atentamente, poderá ver inúmeras nervuras na superfície. Quando adulta, algumas Anubias, plantadas próximas umas das outras, começam a formar pequenos aglomerados que se tornam um belo complemento para qualquer aquário.
À medida que cresce, a Anubias forma um sistema radicular rastejante bastante denso e ramificado.
- As folhas atingem de 2 a 4 cm de comprimento e têm cerca de 4 a 8 cm de largura.
- Os pecíolos das folhas não são tão compridos quanto as lâminas foliares, geralmente medem 4 cm.
- A formação do pedúnculo ocorre ligeiramente acima das folhas, e ele próprio atinge 10-12 cm de comprimento.
- Tradicionalmente, os pistilos crescem em forma de bola, possuem estiletes curtos e estigmas pequenos e arredondados.
- As sementes de Anubias são elípticas e os frutos têm formato oval.
Condições de detenção
Cultivar a planta aquática Anubias nana em casa é bastante fácil devido à sua baixa necessidade de manutenção. Isso se deve, em grande parte, à sua... Capacidade de adaptação rápida São resistentes a quaisquer alterações ambientais. Mesmo que fiquem sem umidade e luz por longos períodos, não morrem. Portanto, são frequentemente escolhidas por aquaristas iniciantes que não têm muita experiência no cultivo de plantas aquáticas e submersas.
Recursos de aterrissagem

Em condições naturais, os rizomas da Anubias nana crescem tão vigorosamente que podem se enroscar em pedras e troncos, que servem de suporte. Portanto, basta colocar a planta no fundo do aquário para que ela cresça naturalmente, sem qualquer intervenção adicional. Lembre-se de que não é recomendável enterrar o sistema radicular com uma camada espessa de substrato.
Iluminação para aquário
Aquaristas experientes sabem que a Anúbia recebe esse nome porque não gosta muito de luz forteSegundo a lenda, na mitologia egípcia antiga, Anúbis era o deus do reino das trevas, cujo habitat estava sempre imerso na escuridão. Considerando que a Anúbia prospera sem uma fonte de luz constante e pode formar densos bosques até mesmo em florestas tropicais, isso lhe conferiu seu nome peculiar. Informações sobre essa característica são citadas em diversas fontes literárias.
Poucas pessoas sabem que a Anubias nano é uma planta muito versátil. Esta espécie de Anubias é abundante em Camarões, onde há muita luz. Isso confirma ainda mais que a planta pode crescer em praticamente qualquer clima. Portanto, se você decidir adicionar esta planta ao seu aquário, pode escolher entre cantos escuros, assim como locais com iluminação forte.
Requisitos de água
Na natureza, a Anubias geralmente cresce em água macia, mas isso não significa que ela precise de uma composição específica de água para o cultivo em ambientes internos. Em um apartamento, ela pode crescer com água da torneira comum. No entanto, se você quiser que sua Anubias prospere, deve ajustar a água de acordo com a estação do ano. temperatura do ambiente aquático:
- Na estação quente, a temperatura deve ser mantida entre 22 e 24 graus;
- No inverno, quando a Anubias está dormente, recomenda-se baixar a temperatura para 20-22 graus Celsius. Caso contrário, algumas plantas podem morrer.
Condições de reprodução

A Anubias nana destaca-se entre outros habitantes aquáticos pela sua aparência incomum e atraente. Por isso, pode ser uma excelente adição a um aquário doméstico. Se plantada com densidade suficiente, pode eventualmente desenvolver-se num denso emaranhado, que pode ser utilizado para o cultivo de plantas. criar um fundo de aquário Ou use-a como elemento principal de uma composição. Com a adição de vegetação ao aquário, os peixes pequenos rapidamente se apaixonarão por ela, proporcionando-lhes um abrigo confiável contra habitantes maiores. Infelizmente, porém, a Anubias tem uma desvantagem séria: leva muito tempo para crescer e as algas podem afetar negativamente seu desenvolvimento.
Conclusão

A Anúbis é muito pouco exigente quanto às condições de cultivo, portanto, mesmo que você a plante em uma área pouco iluminada do aquário, ela ainda prosperará e começará a crescer. No entanto, lembre-se de que a temperatura da água pode afetar significativamente a taxa de crescimento da Anúbis. Portanto, certifique-se de que a temperatura não caia abaixo de 20-22 graus Celsius durante os meses mais quentes. Dessa forma, esta planta irá encantá-lo com suas folhas brilhantes e exuberantes até o final de sua estação de crescimento.










As anúbias são encontradas com mais frequência na natureza em áreas sombreadas e pantanosas. Seu habitat preferido são as margens de rios tropicais com pouca luz. Por serem plantas emergentes, também são encontradas em áreas costeiras, onde recebem a umidade necessária durante a estação chuvosa. Às vezes, também são encontradas em diversas rochas e pedaços de madeira à deriva diretamente na coluna d'água.
À medida que cresce, a Anubias forma um sistema radicular rastejante bastante denso e ramificado.

