Ao longo de sua longa história de convivência com os humanos, as baratas desenvolveram resistência a diversos venenos. Isso obrigou tanto donas de casa comuns quanto cientistas a buscarem métodos alternativos para o controle desses insetos. Como diz o ditado, tudo que é velho volta a ser novo. Produtos à base de ácido bórico estão ganhando popularidade novamente.
Eficácia comprovada
Iscas contendo ácido bórico e seus sais são utilizadas há muito tempo para o controle de pragas de insetos. Elas foram aprovadas em nível nacional e incluídas na lista de pesticidas eficazes em 1986, quando a Diretoria Principal de Infecções Quarentenárias da URSS publicou as "Recomendações Metodológicas para o Controle de Baratas Sinantrópicas".
Baratas sinantrópicas (do grego syn - junto, anthropos - humano) são baratas domésticas cujo habitat está sempre associado à habitação humana. As espécies mais comuns em nosso país são a barata vermelha (Blatella germanica L.) e a barata preta (Blatta orientalis L.). Baratas do Turquestão (Shelfordella tartara Sauss) são encontradas na parte asiática do país. Baratas americanas (Periplaneta americana L.) também são encontradas ocasionalmente.
Em outros países, o ácido bórico é usado há muito tempo como componente de produtos tóxicos para o controle de baratas, chegando a atingir 98% em alguns casos.
Diversos derivados químicos do boro são usados para preparar agentes venenosos:
- Ácido bórico (H3BO3).
- O bórax é tetraborato de sódio (Na2B4O7 ×10H2O).
- Octaborato dissódico tetrahidratado (Na2B8O13× 4H2O).
- Uma solução aquosa de ácido bórico a 0,5–2%.
Galeria de fotos: Compostos de boro para controle de insetos
- O ácido bórico em pó é frequentemente usado em iscas para baratas.
- O bórax cristalino tem uma ampla gama de usos no dia a dia.
- O tetraborato de sódio também é chamado de bórax.
O princípio de ação sobre as baratas
Substâncias que contêm boro causam danos irreparáveis às baratas em qualquer estágio de seu desenvolvimento:
- Imediatamente após entrar no estômago do inseto, os compostos de boro atacam seu sistema digestivo: destroem as paredes intestinais e também perturbam o equilíbrio hídrico;
- Com a ingestão prolongada de iscas envenenadas, o sistema reprodutivo tanto de fêmeas quanto de machos fica completamente danificado;
- A combinação de um efeito letal sobre as baratas e a impossibilidade de sua reprodução garante uma redução na população de baratas em um apartamento ou casa.
Os componentes do boro são mais eficazes no combate às baratas vermelhas.
Estudos de laboratório demonstraram que iscas à base de ácido bórico têm um "efeito dominó" — uma transferência secundária da substância tóxica. Após consumirem a isca, as baratas adultas "transferem" o veneno através de suas fezes. Isso leva a danos tóxicos residuais nas larvas do inseto, à medida que estas consomem essas fezes.
receitas de isca com ácido bórico
Iscas envenenadas à base de compostos de boro podem ser líquidas, sólidas ou pastosas. As seguintes substâncias podem ser usadas como base "comestível":
- purê de batatas;
- açúcar e xaropes;
- mingaus de cereais;
- pão;
- cerveja.
A isca é colocada em tampas, garrafas e outros recipientes com laterais baixas. Panos e algodão podem ser embebidos no líquido. Recomenda-se distribuir aproximadamente 10 "porções" por apartamento, cada uma contendo 15 g ou 30 ml do veneno.
Mingau de sêmola com açúcar
Para 100 gramas da "iguaria" finalizada, você precisará de:
- ácido bórico (10 g);
- mingau de sêmola ou purê de batatas (80 g);
- um pouco de água;
- uma pitada de açúcar.
Misture os ingredientes e, após secarem, distribua-os em porções no recipiente preparado.
Purê de batatas e um ovo cru
Ingredientes:
- ácido bórico (5–10 g);
- purê de batatas (80–100 g);
- ovo de galinha cru.
O ovo é adicionado para dar viscosidade. A mistura resultante pode ser facilmente enrolada em bolas ou achatada em formato de bolo. Deixe a isca secar completamente antes de usar.
Amido de batata e água quente
Ingredientes:
- ácido bórico (10 g);
- amido de batata (5 g);
- água quente.
Misturando os produtos, forma-se uma pasta que deve ser aplicada em diversas superfícies onde haja grande infestação de baratas.
Farinha e amido de ervilha
Ingredientes:
- bórax cristalino (50 g);
- farinha de ervilha (25 g);
- amido (25 g).
A isca seca resultante pode ser espalhada em locais de difícil acesso, onde é difícil colocar veneno de outra forma.
As iscas líquidas são geralmente feitas com xarope de açúcar (10–15%) e solução de ácido bórico (5%). A "bebida" é vertida em recipientes preparados, onde se pode adicionar pão amanhecido. É importante adicionar água à medida que a isca seca.
O ácido bórico, vendido em farmácias, só causa danos a humanos ou animais de estimação se ingerido acidentalmente. É um ácido fraco e o contato externo com a isca não causa intoxicação grave. O ácido bórico já foi usado como antisséptico para feridas. Desde que sejam utilizados equipamentos de proteção individual e seguidas práticas básicas de higiene, esse método de controle de baratas é considerado relativamente seguro. Em qualquer caso, produtos que contenham ácido bórico devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais.
Vídeo: Como fazer bolinhas de boro você mesmo
Avaliações
Eu mesma testei isso! Cozinhei um ovo e misturei o ácido com a gema. Você pode enrolá-los em bolinhas e colocá-los em diferentes lugares.
Minha avó se livra das baratas com ácido bórico. Não sei onde ela consegue, mas quando elas aparecem, ela deixa dois ou três pires na cozinha onde dilui o ácido com um pouco de água, e isso realmente ajuda. Não quero me incomodar com isso, principalmente porque temos um gato. Vai que, né? Eu usei uma seringa, mas não me lembro o nome (elas não apareceram mais desde então). Tem uma espécie de creme branco dentro, que escurece com o tempo e precisa ser lavado... Mas funciona!
Polvilhe ácido bórico em pó ao redor de todas as fontes de água (pias, vasos sanitários, banheiras, rodapés, saídas de ar, áreas de lixeiras e quaisquer outras áreas que você julgar necessárias) por precaução. Você pode polvilhá-lo com segurança — o ácido bórico é inofensivo para humanos e animais. Você pode até enxaguar a boca com ele (em solução, é claro).
Iscas à base de ácido bórico são uma maneira confiável e segura de controlar baratas em apartamentos e casas. O efeito do veneno se baseia em danos aos sistemas digestivo e reprodutivo. As receitas das iscas são simples — qualquer pessoa pode prepará-las.









