Ácido bórico para o controle de formigas no jardim e em apartamentos.

As formigas domésticas e de jardim estão longe de ser insetos inofensivos. Elas podem causar uma infinidade de problemas para proprietários de apartamentos e jardins. As formigas se reproduzem muito rapidamente, são onívoras e possuem estruturas de ninho hierárquicas complexas. O controle deve começar imediatamente, assim que as primeiras exploradoras (também conhecidas como forrageiras) aparecerem. O ácido bórico tem se mostrado eficaz no combate às formigas domésticas e de jardim. Suas vantagens incluem baixo custo, disponibilidade e facilidade de uso.

O problema do aparecimento de formigas em casa

As formigas são insetos que vivem segundo uma estrutura hierárquica rígida. Suas colônias são extremamente numerosas e governadas por uma formiga rainha, cuja principal função é chocar novas larvas.

Nota: Se você encontrar um rastro de formigas bem definido, multiplique o número de insetos que o percorrem por oito ou dez. Isso lhe dará uma estimativa aproximada do número de habitantes em um ninho escondido.

O pior é que pode haver de três a dez formigueiros desses perto de um apartamento comum. Mas, se estivermos falando de um jardim, o número de formigueiros é ainda mais difícil de estimar.

Formigas domésticas que vivem em apartamentos e edifícios residenciais aquecidos se reproduzem muito rapidamente. Em um mês, o número de habitantes de um formigueiro pode aumentar em várias centenas.

O que é ácido bórico?

Grandes fabricantes de produtos químicos para o controle de pragas oferecem uma variedade de géis, sprays e armadilhas específicos para formigas. No entanto, em casas e apartamentos com crianças pequenas, o uso de inseticidas potentes não é recomendado. Pesticidas químicos também não são recomendados em jardins com cultivos comestíveis. Nesses casos, soluções à base de ácido bórico são uma excelente alternativa para o controle de formigas.

Este produto é vendido em farmácias tanto na forma de pó cristalino quanto em solução. Foi amplamente utilizado na medicina em meados do século XX, por ser considerado o melhor agente antimicrobiano.

Ácido bórico

Uma solução fraca de ácido bórico também é usada como fertilizante foliar para plantas, o que permite usar esse remédio para matar formigas no jardim sem se preocupar com as plantações.

O ácido bórico é inodoro e dissolve-se bem em água, etanol e glicerina.

Como o produto afeta as formigas?

O ácido bórico tem um efeito devastador sobre as formigas. Depois que um inseto consome uma certa quantidade de isca misturada com esse composto, ocorrem alterações irreversíveis em seu corpo.

O ácido corrói as paredes intestinais, levando rapidamente a uma intoxicação grave e desidratação, o que afeta diretamente o funcionamento do sistema nervoso central. Em pouco tempo, a formiga começa a ficar cega, perde a orientação espacial e úlceras necróticas se formam em sua carapaça quitinosa.

Formiga

O corpo da formiga é protegido por um exoesqueleto (uma carapaça quitinosa resistente), mas o ácido bórico pode penetrá-lo e matar o inseto.

Se uma formiga consumir uma quantidade suficiente de isca envenenada, ela ficará rapidamente paralisada. Considera-se que uma quantidade suficiente seja 1 mg de ácido bórico.

O ácido bórico é um veneno de contato e intestinal para formigas, portanto, se ao menos uma habitante do formigueiro experimentar a isca, certamente trará pelo menos uma pequena quantidade da substância venenosa de volta ao ninho em suas patas e carapaça. Além disso, as formigas forrageiras frequentemente deixam para trás uma substância com cheiro apetitoso como troféu, o que contribui para a infestação imediata de toda a comunidade de formigas.

Nota: Se uma formiga ingerir mesmo uma pequena quantidade do ácido tóxico, ela será esterilizada. Isso se aplica igualmente a fêmeas e machos.

Se uma formiga que consumiu a isca com ácido bórico ficar incapacitada e morrer no formigueiro, as outras formigas consumirão seu corpo, serão infectadas pelo veneno e eventualmente também morrerão. Graças à alta eficácia deste produto para controle de formigas, o controle delas em casa ou no jardim será rápido.

Receitas comprovadas com ácido bórico para eliminar insetos em apartamentos ou residências.

Existem dois tipos de iscas que contêm ácido bórico:

  • seco;
  • líquido.

Coloque a isca envenenada nas áreas onde as formigas se concentram com mais frequência. Normalmente, essas áreas incluem a região ao redor da lata de lixo, a pia da cozinha e a bancada. Mas a forma mais eficaz é colocar o veneno perto dos caminhos habituais das formigas, que elas usam com mais frequência para chegar ao formigueiro.

Receita à base de gema de ovo

Para preparar uma isca clássica para controle de formigas, você deve comprar ácido bórico em pó em uma farmácia.

Pó de ácido bórico

O ácido bórico é vendido em farmácias em embalagens de 10g; não é necessária receita médica para comprá-lo.

Em seguida, misture o pó de ácido bórico, a gema de ovo cozida e o açúcar comum em um recipiente de plástico limpo, que poderá ser descartado após o preparo da isca envenenada. A proporção deve ser de 1:2:2.

Misture bem a mistura e forme pequenas bolas com ela, que devem ser colocadas ao longo dos rodapés e perto da lata de lixo.

Formigas forrageiras certamente levarão essa guloseima tentadora para o formigueiro, onde um grande número de suas companheiras poderá se banquetear com ela. Este método de controle de insetos geralmente é suficiente para erradicar as pragas. O processo leva de duas a quatro semanas.

Uma antiga composição de isca envenenada

Existe uma maneira extremamente eficaz de livrar sua casa de formigas usando fermento. Essa mistura é incrivelmente atraente para os insetos, fazendo com que eles consumam a isca envenenada em grandes quantidades.

Levedura

O fermento para a preparação da composição venenosa pode ser obtido tanto prensado quanto granulado.

Para preparar a isca, pegue um recipiente pequeno e misture mel (3 colheres de sopa), fermento biológico (1 colher de sopa) e um pacote de ácido bórico. A mistura ficará extremamente espessa, mas deve ser bem mexida até que os grânulos de ácido bórico estejam completamente dissolvidos.

Em seguida, espalhe a isca resultante sobre pequenos pedaços recortados de papelão grosso. É melhor fazer as peças da armadilha em formato de tiras compridas, pois isso facilita a colocação delas ao longo dos rodapés.

Peças de papelão em branco

Iscas em branco podem ser feitas usando um cortador especial ou tesouras de jardinagem.

Coloque tiras revestidas com uma solução venenosa nas áreas onde as formigas são mais comuns. Normalmente, essas áreas incluem:

  • rodapés na cozinha;
  • espaço atrás do fogão a gás;
  • armários de cozinha com suprimentos;
  • recipiente para lixo e restos de comida;
  • pia da cozinha.

É importante lembrar: se você não limpar a cozinha adequadamente e deixar restos de comida ou louça suja nas bancadas, as formigas podem não ser atraídas pela isca. Esta receita é mais eficaz se você limpar bem a cozinha e as áreas adjacentes diariamente.

Solução de açúcar

Um remédio simples e comum para combater formigas domésticas é uma solução doce. Para prepará-la, misture um pacote padrão de ácido bórico (10 g), 100 ml de água e açúcar (2 colheres de sopa). Após misturar e dissolver completamente os ingredientes, você deverá obter um líquido transparente.

A solução venenosa deve ser aplicada generosamente nas portas dos armários da cozinha, por dentro e por fora (após remover quaisquer pratos ou alimentos de dentro deles). É necessário também aplicar a composição resultante nos rodapés da cozinha, do corredor e do banheiro.

Esse método funciona atraindo formigas com seu cheiro, o que as leva a procurar uma fonte de alimento. Depois que um inseto encontra um rastro coberto com uma solução doce e venenosa, ele o segue por um tempo, entrando em contato com o veneno, e então o carrega de volta para o formigueiro em sua carapaça quitinosa.

trilha de formigas

É muito eficaz revestir os caminhos já existentes, preferidos pelas formigas forrageiras, com uma solução envenenada (dessa forma, o veneno chegará ao formigueiro mais rapidamente).

O formigueiro fica infestado em três ou quatro semanas, após o que o número de insetos diminui significativamente. As trilhas de açúcar precisam ser renovadas a cada dois dias, garantindo que não percam sua atratividade para as formigas.

Formigueiro para formigas envenenadas com carne picada

Carne, carne moída e suco são extremamente atraentes para insetos domésticos. O tipo de carne não importa; as formigas gostam igualmente de carne moída de frango, porco ou boi.

Carne moída

O principal é que a carne moída para a isca não contenha sal nem especiarias com cheiro forte.

Para preparar isca envenenada para formigas, misture 100 g de carne moída suculenta com dois pacotes de ácido bórico (10 g cada). Mexa bem a mistura, garantindo que os cristais de ácido bórico se dissolvam completamente na carne moída, penetrando em cada partícula microscópica.

Agora vem a parte mais difícil. Você precisa enrolar a isca resultante em bolinhas minúsculas, tentando deixá-las o menor possível.

Quando as formigas encontram alimentos nutritivos como carne, certamente irão querer levá-los para a formiga rainha para fortalecer sua força e garantir sua capacidade reprodutiva. Se ela experimentar a carne moída envenenada com uma grande dose de ácido bórico, o formigueiro e seus habitantes estarão condenados. Portanto, é preciso fazer muitas almôndegas pequenas e colocá-las nos locais onde os insetos costumam aparecer.

Este método é incrivelmente eficaz contra formigas domésticas, pois elas preferem se instalar não em apartamentos, mas entre os forros de casas de painéis e blocos, em dutos de ventilação e sob os pisos.

Repelente de insetos com glicerina

Além das iscas envenenadas, pulverizar uma solução tóxica nas superfícies da cozinha tem se mostrado eficaz no controle de formigas domésticas. Para isso, basta um pequeno borrifador doméstico, que pode ser adquirido na seção de materiais de construção de grandes lojas.

Frasco de spray doméstico

Os aspersores são normalmente usados ​​para borrifar água em plantas de interior e também podem ser encontrados em lojas que vendem artigos de jardinagem.

A solução venenosa é preparada da seguinte forma:

  1. Coloque 200 ml de água no frasco de spray.
  2. Adicione açúcar (2 colheres de sopa), glicerina (2 colheres de sopa) e ácido bórico em pó (2 pacotes de 10 g cada).
  3. Feche o frasco de spray e agite vigorosamente para misturar os ingredientes da mistura venenosa.

Em seguida, retire todos os alimentos e utensílios das bancadas e armários da cozinha. A mistura venenosa é pulverizada em todos os locais onde as formigas se reúnem, portas de armários por dentro e por fora, rodapés na cozinha, corredor e banheiro. É necessário também tratar o espaço atrás do fogão, da geladeira, embaixo da mesa de jantar e perto do duto de ventilação.

Este tratamento deve ser realizado duas ou três vezes por semana, durante um mês.

Matar formigas com ácido bórico no seu jardim

Enquanto as formigas domésticas em apartamentos são portadoras de doenças infecciosas e microrganismos patogênicos, em uma horta esses insetos podem destruir toda a colheita de frutas e bagas.

Jardineiros amadores também devem ter extremo cuidado, pois os habitantes de um ou dois formigueiros podem criar uma colônia tão grande de pulgões que destruirá todas as plantas ornamentais.

Formigas criam pulgões

As formigas de jardim criam colônias inteiras de pulgões, que secretam uma solução açucarada específica, uma iguaria para a formiga rainha.

Os pulgões se alimentam dos brotos jovens de árvores frutíferas e de algumas flores. Todo jardineiro sabe: enquanto houver formigas no jardim, não se pode falar em boa colheita. Além disso, esses insetos devoram frutos silvestres com prazer.

Mistura de milho

As formigas adoram fubá. Elas transportam grãos para o formigueiro e alimentam tanto a rainha quanto as operárias. As partículas de fubá de milho crescem significativamente no trato digestivo da formiga, causando ferimentos incompatíveis com a vida do inseto.

grãos de milho

A farinha de milho pode ser facilmente feita a partir de grãos usando um liquidificador ou moedor de café (essa moagem será mais adequada para fazer isca envenenada).

Para potencializar o efeito, adiciona-se ácido bórico à farinha de milho. Isso multiplica os danos causados ​​pela isca, reduzindo significativamente o tempo necessário para o controle de pragas.

Esta armadilha para formigas de jardim é feita da seguinte maneira:

  1. Misture farinha de milho (300 g) com pó de ácido bórico (3 pacotes de 10 g cada).
  2. Misture bem a mistura seca e distribua-a ao redor do formigueiro.
  3. Certifique-se de que a isca não se molhe prematuramente.

Os formigueiros de jardim podem estar localizados na superfície do solo ou escondidos no sistema radicular de arbustos e árvores frutíferas.

Formigueiro no jardim

Às vezes, o formigueiro cresce tanto que esconde completamente a planta que está embaixo dele.

Este tratamento da área ao redor do formigueiro deve ser realizado em dias alternados, pois em condições de jardim a isca perde rapidamente suas propriedades devido à umidade ou a fatores mecânicos.

Isca de batata e ovo

Embora sempre haja algo para comer no jardim, os insetos ainda prestam atenção a alimentos extras. Gemas de ovo e batatas cozidas são tão atraentes para formigas de jardim quanto para formigas domésticas.

Para preparar isca envenenada, você precisa de:

  1. Cozinhe duas batatas grandes com casca.
  2. Deixe esfriar, descasque e amasse.
  3. Adicione duas gemas de ovos de galinha cozidos, açúcar (2 colheres de sopa) e dois pacotes de ácido bórico (10 g cada) ao purê de batatas.
  4. Misture bem a massa e forme bolinhas ou bolinhos achatados.
Isca envenenada com gema de ovo

A isca de ovo e batata não precisa ser armazenada por muito tempo; após o preparo, deve ser colocada imediatamente em áreas onde as formigas se concentram.

Após inspecionar sua horta e identificar todos os formigueiros, você precisa colocar bolas de batata e ovos perto de cada um deles. A isca deve ser renovada várias vezes por semana.

Dentro de um mês, o número de formigas na área será significativamente reduzido, o que será especialmente notável em plantações de frutas e bagas.

É importante lembrar: ao preparar as iscas, siga a receita à risca e não exceda a quantidade recomendada de ácido bórico. Se os insetos morrerem antes de chegarem ao formigueiro, a eficácia do veneno será significativamente reduzida.

Mistura com cinzas de madeira

Este método é utilizado há muito tempo e demonstra consistentemente alta eficiência. Para utilizá-lo, você precisa preparar 1 kg de cinzas de madeira peneiradas.

Cinzas de madeira em um balde

Cinzas para matar formigas de jardim podem ser compradas prontas ou podem ser feitas a partir do carvão vegetal que sobra depois de grelhar espetinhos ou limpar o fogão.

A cinza de madeira é misturada com ácido bórico (3 sachês de 10 g cada) e distribuída diretamente sobre o formigueiro. Geralmente são necessárias duas ou três aplicações de inseticida em um formigueiro para que a maioria dos insetos morra e os sobreviventes abandonem o canteiro.

O ideal é realizar esse procedimento à noite, pois chuvas leves são comuns durante a noite no verão, e o orvalho intenso cai no início da manhã. A umidade ajuda o veneno a penetrar mais profundamente no formigueiro.

Isca doce e altamente eficaz

Às vezes, os jardineiros percebem que as formigas parecem se acostumar com iscas à base de ácido bórico. Nesse caso, pode-se oferecer a elas algo especial.

Para preparar uma mistura doce especial, misture partes iguais de bicarbonato de sódio, açúcar de confeiteiro, farinha de arroz e ácido bórico em um balde de plástico. Mexa a mistura seca e polvilhe-a perto dos formigueiros.

Este produto permite eliminar rapidamente uma parte significativa da população de formigas de jardim, pois o açúcar em pó na isca é uma iguaria especial para elas. Seus grãos são significativamente menores do que os grãos de açúcar, permitindo que as formigas forrageiras forneçam alimento nutritivo aos habitantes do formigueiro mais rapidamente.

A farinha de arroz também é incrivelmente atraente para esses insetos, mas eles são incapazes de digeri-la devido à estrutura de seu trato digestivo. O grão inchado estoura a formiga por dentro, e quando seu corpo é consumido por outras formigas, elas morrem devido aos efeitos tóxicos do bicarbonato de sódio e do ácido bórico.

Refrigerante

Quando misturados, o bicarbonato de sódio e o ácido bórico potencializam os efeitos um do outro, permitindo que você se livre das formigas de jardim no menor tempo possível.

É necessário tratar os formigueiros com esta composição duas ou três vezes por semana. Normalmente, os resultados podem ser observados após duas semanas.

Vídeo: Solução à base de ácido bórico para matar formigas de jardim

Precauções ao interagir com o produto

O ácido bórico não consta na lista de substâncias perigosas e tóxicas para humanos, mas, se ingerido em grandes quantidades, pode causar envenenamento. No século XX, era considerado um antisséptico eficaz para a pele, mas posteriormente comprovou-se que suas propriedades desinfetantes não eram tão significativas.

Regras básicas para o uso do ácido bórico como inseticida:

  • Após manusear este produto, lave bem as mãos e todas as superfícies que possam ter entrado em contato com ele;
  • É preciso ter cuidado para garantir que o recipiente para alimentos contendo ácido bórico não caia nas mãos de crianças pequenas;
  • Os animais de estimação devem ser impedidos de ingerir iscas envenenadas;
  • Os utensílios nos quais a mistura tóxica contendo ácido bórico foi preparada não podem ser usados ​​para cozinhar;
  • Todas as superfícies tratadas com este produto devem ser lavadas regularmente com uma solução de sabão e bicarbonato de sódio.

Os casos de intoxicação por ácido bórico são muito raros, geralmente resultando da substituição de uma substância por outra. Para evitar uma tragédia, armazene essa substância separadamente de medicamentos.

Um frasco com tampa hermética

O ideal é armazenar o ácido bórico em um frasco transparente com tampa hermética.

É importante lembrar que o ácido bórico se acumula gradualmente no corpo humano. Quando sua concentração atinge um certo nível, podem ocorrer convulsões epilépticas incontroláveis, levando ao coma e à morte rápida.

A gravidez é uma contraindicação absoluta para manipulação com ácido bórico, uma vez que o uso desse agente acarreta o risco de desenvolvimento de patologia fetal irreversível.

Avaliações

Este ano, experimentei este pó milagroso na minha horta. Depois de plantar as sementes, as formigas começaram a construir cada vez mais ninhos nos canteiros. Polvilhei ácido bórico diretamente nos ninhos e, duas semanas depois, não havia mais formigas.

Em vez de doces, misturei ácido bórico com um pequeno pedaço de fígado de galinha (acho que outras carnes também funcionariam). Deixei o pedaço perto da lata de lixo. O ataque de formigas continuou por cerca de três dias e depois elas desapareceram. Não apareceram há uma semana.

Posso confirmar que o ácido bórico misturado com carne moída é particularmente eficaz contra formigas. Tínhamos uma infestação de formigas faraó no nosso apartamento de cinco andares. Elas viviam nos forros entre os andares e não havia escapatória até que eu as alimentei com bolas de carne moída misturada com ácido bórico. As formigas carregaram a carne envenenada de volta para o formigueiro e a infestação foi erradicada.

Cozinhe as batatas com casca por 3 horas e alguns ovos por 3 horas. Em seguida, amasse as batatas cozidas, adicionando apenas a gema do ovo cozido. Misture tudo. Adicione um pacote de ácido bórico e misture novamente. Forme pequenas bolinhas com a mistura. Espalhe-as em cantos escuros e locais onde as formigas circulam. Garanto que elas desaparecerão por anos. Se houver baratas, elas também irão embora. Este é o método mais eficaz, que remonta à época soviética.

Com a dosagem correta de ácido bórico, o tratamento oportuno ajuda a eliminar insetos incômodos e nocivos em pouco tempo. É importante ressaltar que a baixa toxicidade desse método de controle de formigas o torna adequado para uso em apartamentos e casas habitadas por crianças pequenas ou pessoas com alergias.

Comentários