Como eliminar formigas em estufas e canteiros aquecidos: uma visão geral dos métodos mais populares.

As formigas são insetos trabalhadores e benéficos que enriquecem o solo e livram o jardim de outras pragas. Mas quando esses insetos começam a construir ninhos em estufas e canteiros, a vizinhança se torna um problema. As plantações estragam, os pepinos e tomates murcham e uma grande quantidade de pulgões se instala por perto. Hoje, vamos explicar como lidar com esses visitantes indesejados usando remédios naturais, se vale a pena usar produtos químicos para matar os insetos e qual método funciona melhor.

Razões pelas quais as formigas aparecem em estufas e canteiros aquecidos

Os motivos pelos quais as formigas encontram abrigo permanente em estufas são bastante simples: elas são atraídas pelo aroma das plantas. Como esses insetos se alimentam de matéria orgânica, estufas e canteiros aquecidos são ideais para elas. Nesses ambientes, o clima é mais ameno do que ao ar livre, tanto no inverno quanto no verão. Próximo à estufa, elas encontram fontes de água e alimento, constroem ninhos e criam trilhas.

Uma pequena quantidade de formigas em uma estufa é um fenômeno completamente natural. Elas são parte integrante do ecossistema. As formigas desempenham suas funções: afrouxam o solo, enriquecendo-o com minerais, nitrogênio, potássio e húmus, aumentando sua fertilidade. Elas também eliminam ácaros e outras pragas. No entanto, mesmo algumas formigas podem se multiplicar tão rapidamente que toda a estufa se transforma em um grande formigueiro repleto de túneis.

Às vezes, as formigas escolhem uma estufa como local de abrigo. para a criação de pulgões, porque a estufa parecia conveniente ou simplesmente porque gostaram da localização. Neste caso, estão combatendo pulgões, não formigas: dentes de alho cortados são colocados na estufa.
Formigueiro

Os formigueiros podem atingir um metro e meio de altura.

Espécies de formigas encontradas em estufas

Insetos vermelhos costumam habitar estufas, alimentando-se das plantas cultivadas nos canteiros. São inofensivos para os humanos, mas podem arruinar as plantações. Essas operárias vermelhas preferem pepinos e tomates. Menos frequentemente, formigas pretas, formigas voadoras e formigas-da-madeira podem ser encontradas em estufas e canteiros aquecidos.

Formigas da floresta, tanto pretas quanto marrons, costumam se instalar em casas de veraneio.

formiga preta

Esta é a aparência de uma formiga preta vista de perto.

Formigas-da-madeira vermelho-vivo costumam viver em casas de veraneio localizadas perto de florestas.

Insetos pretos adoram se banquetear com sementes e brotos jovens em estufas. Eles constroem seus ninhos diretamente nos canteiros. Durante a construção de um "complexo residencial", as raízes das plantas sofrem: as formigas cavam longos túneis e danificam o sistema radicular ainda frágil.

Formigas vermelhas

Esta é a aparência das formigas vermelhas comuns.

Formigas danificam plantas de estufa

Embora as formigas sejam operárias benéficas, podem causar danos significativos às plantações e até mesmo levá-las à morte. Elas danificam as raízes das plantas, carregam sementes de ervas daninhas e causam infestações de pulgões. As formigas precisam dos pulgões para obter açúcares, por isso criam verdadeiros enxames dessas pragas. As picadas de formigas de jardim são inofensivas, mas às vezes podem causar alergias.

picada de formiga

A picada de uma formiga pode causar vermelhidão e alergias graves.

Como controlar formigas em estufas e canteiros aquecidos

Existem três métodos principais para controlar formigas em estufas: produtos químicos, tratamento físico e remédios caseiros. Vários métodos também podem ser usados ​​simultaneamente (método combinado).

O método mais eficaz é o de eliminar as pragas com produtos químicos, seguido pelos remédios caseiros, e em terceiro lugar, em termos de eficácia, estão os métodos físicos de extermínio de visitantes indesejados.

Produtos químicos

Utilize produtos químicos para o controle de formigas em ambientes internos, tomando as devidas precauções. Culturas cultivadas em estufas e viveiros são muito sensíveis a produtos químicos. Microelementos nocivos podem ser ingeridos por pessoas que consomem esses vegetais.

É melhor tratar a estufa na primavera, quando os brotos ainda são pequenos.

Os cinco melhores produtos químicos para o controle de formigas incluem Raid, Raptor, Karbofos, Chisty Dom e Dohloks. Os produtos alemães Delicia e Expel também são excelentes para matar formigas.

Formiga Raptor

Os grânulos Raptor para formigas oferecem 60 dias de proteção contra insetos.

Preparações baseadas nisso demonstraram alta eficácia. diazinon (Muracid, Muravyin, Grom-2).

Um especialista da GreenSad explica se vale a pena usar inseticidas contra formigas e como eles podem prejudicar sua propriedade.

Vídeo: A opinião de um especialista sobre o controle químico de insetos

métodos químicos São as armadilhas químicas mais eficazes e rápidas em comparação com outras. Ao usar armadilhas químicas, leia atentamente as instruções e siga as precauções de segurança. Os produtos químicos são venenos altamente tóxicos que podem se acumular nas plantas e causar intoxicação em pessoas, animais de estimação e outros insetos (como abelhas) se ingeridos ou expostos a eles por períodos prolongados. Uma opção mais segura é usar venenos químicos em armadilhas, onde sejam inacessíveis a crianças e animais de estimação.

Todos os produtos químicos são aplicados somente após a floração das plantas para evitar danos aos insetos polinizadores. Use máscara respiratória e luvas de proteção ao aplicar os produtos químicos.

Tabela: Produtos químicos para formigas

NomePesoVolumePreço
Expulsar (para formigas de jardim)100 g203 rublos
Dr. Klaus Insect1 kg750 ml374 rublos
Obtenha Express100 g870 rublos
Medilis-SUPER50 g50 ml265 rublos
MaxForce (controle de formigas e baratas)20 g799 rublos
Dr. Klaus1 kg600 ml259 rublos
Jardim Argus (para formigas de jardim)250 ml122 rublos
Gotas Mortais #1 para Formigas2,5 g130 rublos
Dobrokhim-FOS1 kg2270 rublos
Alkot (para formigas e baratas)30 g123 rublos
Zíper Medilis510 g500 ml1.540 rublos
Mashenka20 g50 rublos
Ecokiller (para formigas de jardim)200 g500 ml349 rublos

Esta lista não é de forma alguma completa sobre repelentes químicos para formigas. Para informações sobre qual produto funciona melhor e porquê, consulte a seção "A melhor maneira de se livrar das formigas".

Métodos físicos

Métodos físicos são aqueles que não requerem o uso de produtos químicos nocivos. Para se livrar das formigas, recomenda-se cavar os canteiros, mudar o formigueiro de lugar, despejar água fervente com sal sobre ele ou polvilhá-lo com cinzas. Uma infusão de talos de tomate também é adequada para "regar" o formigueiro.

Você pode fazer uma "saia" de filme plástico em volta dos pés de tomate e pepino: isso impedirá que as formigas cheguem à borda e danifiquem as plantas.

Uma barreira de água é um oceano intransponível para insetos. Esse princípio também é utilizado para proteger plantações. Um pneu de carro é cortado longitudinalmente, virado do avesso, enterrado e enchido com água.

É claro que isso não resolverá o problema completamente, mas algumas formigas certamente irão se mudar para outro local.

Dentre todos os métodos Os métodos físicos de controle de formigas são os mais simples e acessíveis. Infelizmente, sua eficácia permanece questionável: todos esses procedimentos proporcionam apenas alívio temporário; depois de um tempo, os insetos retornam ou simplesmente se mudam para um local livre de obstáculos e armadilhas.

Métodos tradicionais

Às vezes, os métodos tradicionais de controle de pragas são os mais confiáveis ​​e acessíveis.

Todas as iscas Eles são colocados em recipientes rasos em locais onde os parasitas podem chegar facilmente, mas onde animais de estimação e crianças não conseguem alcançá-los.

As armadilhas são preparadas diariamente durante 30 dias.

Receitas de armadilhas

Duas colheres de chá de carne moída são misturadas com meia colher de chá de ácido bórico.

Amasse uma batata média cozida, três gemas de ovo, misture com uma colher de sopa de óleo vegetal e a mesma quantidade de açúcar granulado. Adicione um pacote de ácido bórico ao purê. Quebre pequenos pedaços da "massa" e espalhe-os pela estufa.

Misture 50 gramas de açúcar granulado com água até dissolver completamente e adicione uma colher de sopa de ácido. Despeje a calda em pequenos recipientes e coloque-os perto dos canteiros da horta.

Misture um pacote de ácido bórico com um ovo cozido e uma colher de sopa de farinha. Coloque a mistura em recipientes próximos ao ninho dos parasitas.

Ácido bórico

O ácido bórico é um veneno popular adicionado às iscas para formigas.

O ácido bórico, espalhado perto do ninho das pragas, envenena os insetos ao entrarem em contato com as partículas. Os cristais de ácido aderem aos corpos dos insetos, envenenando-os gradualmente.

Mais eficazmente O ácido misturado com a comida é eficaz: as formigas levam pedaços saborosos para suas vizinhas e para a rainha, e toda a colônia gradualmente desaparece.

O ácido bórico é um veneno gastrointestinal de ação prolongada. Isso significa que o "recipiente" envenenado age lenta e gradualmente, matando os insetos ao entrarem em contato com o veneno (cristais secos) e quando ingerem a isca. As formigas carregam os saborosos pedaços de comida por todo o formigueiro, matando suas companheiras.

Dissolva uma colher de sopa de fermento em duas colheres de sopa de água e adicione a mesma quantidade de açúcar. Coloque a mistura sobre pedaços de papelão ao redor das camas.

O fermento causa formação severa de gases nas formigas, levando-as à morte.

Existe um remédio, se você não se importar que todas morram... As formigas adoram doces. Portanto, este método é 100% eficaz. Pegue uma pequena quantidade de geleia (por exemplo, meia xícara), meia colher de chá de ácido bórico e uma colher de chá de fermento biológico. Misture o fermento uniformemente com a geleia e o ácido, espalhe a mistura em pratos rasos (pratos, pires) e coloque-os em locais onde esses insetos são mais frequentemente vistos. Elas ficarão encantadas com a geleia, mas depois de comerem um pouco, morrerão em pouco tempo, pois o fermento e o ácido bórico são muito prejudiciais às formigas.

Jardineiros experientes recomendam o uso de mostarda seca como veneno.

Um pacote de mostarda é polvilhado diretamente sobre o formigueiro. O cheiro do pó repele não só as formigas, mas também os pulgões.

Olá! Tenho uma casa no campo, com 4 hectares, e o fundo do jardim dá direto para a mata. Não havia escapatória para as formigas. Tentei polvilhar a terra com Grom e Grom-2, mas esses grânulos têm um cheiro muito forte, e eu não gosto de produtos químicos. Alguns mais velhos recomendaram o método tradicional. Pegue 60 gramas de mostarda em pó e 1 litro de água quente, deixe em infusão por 3 dias em um recipiente bem fechado. Dissolva em 3 litros de água e borrife nas plantas. Ao mesmo tempo, dissolva 1 colher de chá de mostarda em 1 litro de água e regue a terra, ou polvilhe a terra com mostarda em pó em uma camada de 1 centímetro. Experimente; funcionou para mim.

Apresentamos a vocês mais alguns métodos antiquados para se livrar de formigas.

Serragem misturada com alho amassado (um dente de alho por copo de serragem) é despejada nos túneis das formigas.

Rale uma cabeça de alho, adicione dez litros de água e deixe em infusão por 24 horas. Despeje a infusão resultante sobre os ninhos e passagens dos insetos nos canteiros da horta.

O formigueiro é nivelado e as formigas são deixadas para reconstruir os caminhos e túneis. Depois disso, elas são borrifadas com óleo vegetal usando uma seringa. Assim que o óleo é absorvido, o procedimento é repetido.

Os formigueiros são umedecidos com uma solução de querosene (2 colheres de sopa para cada dez litros de água) ou uma mistura de óleo vegetal e vinagre (9%) em partes iguais.

Dissolva qualquer sachê de xampu, meio litro de vinagre de mesa (9%) e uma garrafa de óleo vegetal em um balde com água. Misture bem. Borrife a solução resultante generosamente na área infestada por formigas e deixe cobrir por três dias.

VinagreA solução mencionada nas receitas aumenta a acidez do solo, portanto, mesmo que as formigas saiam, os pepinos não sobreviverão ao teste. A eficácia do óleo e do xampu contra pragas não foi comprovada.

Um frasco untado com geleia pode ajudar a afastar parcialmente as formigas. Deixe-o aberto na estufa. e depois de algum tempo Haverá muitas pessoas com paladar doce por lá. Depois, leve o frasco para um local seguro ou despeje água fervente sobre ele.

armadilha para formigas

Você pode tentar substituir a armadilha Great Warrior comprada por uma feita em casa.

Os insetos não gostam de cheiros fortes, então alguns leitores sugerem alho, café, erva-de-gato, canela e sabugueiro. Ótimo Elas cumprem sua função. Basta espalhá-las pela estufa e as formigas fugirão.

As receitas anteriores podem ser combinadas em uma só: uma esponja de lavar louça embebida em mel é colocada perto de um formigueiro. Quando um número suficiente de insetos se reúne para o banquete, a esponja é mergulhada em água fervente. Este procedimento é repetido regularmente.

Recomenda-se revestir os troncos dos arbustos na estufa com óleo de girassol ou de cânhamo em várias camadas, formando "cinturões". Nem todas as formigas se atreveriam a rastejar por tal barreira.

Bura

O bórax é uma base venenosa eficaz para iscas de formigas.

VídeoAndrey Tumanov sobre formigas em uma estufa

Vídeo: Como repelir formigas com amônia

Remédios populares contra formigas utilizam os seguintes ingredientes:

  • cinzas de madeira;
  • canela (em pó);
  • sal grosso;
  • pó de tabaco;
  • fuligem;
  • farinha de ossos;
  • pimentão vermelho;
  • uma mistura de cinzas, casca de árvore e cal.

Eles espalham as sementes em formigueiros e caminhos.

Diz-se que as formigas não suportam a presença de arenque defumado, cascas de batata e urina (que é derramada no formigueiro). No entanto, esses métodos não resistiram ao teste do tempo.

Canela

Essa especiaria aromática repele formigas de forma rápida e segura, tanto para plantas quanto para animais.

Plantas para repelir formigas

Este método de controle de formigas é um dos mais humanos, pois não prejudica o solo, não envenena as plantas e não fere os insetos.

As formigas são repelidas por plantas com cheiro forte: tansy, mostarda, louro, hortelã, valeriana, cebola e alho. Elas não gostam de calêndula, cravo-da-índia e salsa. A maioria das formigas não gosta de anis.

Hortelã

A hortelã é uma planta aromática e benéfica que também repele formigas.

Coloque os caules e as folhas dessas plantas em locais onde as formigas não consigam chegar perto. Esfregue os caules maiores das plantas de estufa com alho e plante valeriana e hortelã entre os canteiros na estufa quente.

Para proteger contra formigas marrons (formigas da floresta e dos prados), recomenda-se pulverizar as plantações com uma infusão de hortelã, lavanda, absinto ou cebola.

Um método misto para o controle de formigas em estufas.

Para destruir uma colônia de formigas, use uma panela ou chaleira grande e velha. Coloque um pano escuro embebido em xarope, mel líquido ou geleia no fundo. Posicione o recipiente próximo ao formigueiro. A rainha e toda a sua família se mudarão para um novo formigueiro, que será descartado ou transferido para um local mais seguro.

Jardineiros e moradores de verão costumam usar esse método em combinação com veneno de mostarda. Sessenta gramas de mostarda em pó são dissolvidas em um litro de água quente. A mistura resultante é deixada em infusão por três dias.

A solução é misturada com três litros de água. O líquido resultante é pulverizado sobre as plantas, o solo e as áreas onde as formigas estão cavando túneis.

Uma maneira mais fácil é polvilhar os buracos das formigas com uma camada de um centímetro de mostarda em pó.

Mostarda

Jardineiros usam mostarda em pó para combater formigas desde os tempos soviéticos.

Remédios caseiros para controlar formigas funcionam?

As pessoas usam uma grande variedade de substâncias para combater os incômodos insetos do jardim. Elas usam cereais, fermento, bicarbonato de sódio, derivados de petróleo (querosene, gasolina, diesel), serragem, vinagre, alho, ervas aromáticas (tansy, anis, canela), óleo vegetal, sal, fuligem, cinzas, cerveja e até xampu.

Vamos descobrir em que se baseiam esses métodos e se eles realmente funcionam.

Métodos físicos (mover o formigueiro, inundá-lo, preencher os caminhos com óleo, etc.) proporcionam alívio temporário: as formigas simplesmente se deslocam de um local desfavorável para um mais favorável. O mesmo pode ser dito sobre despejar água fervente sobre os formigueiros, cobri-los com cinzas e outras substâncias que muitos acreditam que as formigas não toleram.

As formigas toleram bem a escavação do solo e barreiras físicas (água, papel alumínio, cintos e óleo). Elas têm bastante comida na estufa, mesmo com esses truques.

O uso do ácido bórico como veneno é perigoso: o doutor em ciências médicas V. Prozorovsky acredita que o envenenamento agudo por essa substância afeta as membranas mucosas, a pele e o cérebro.

A eficácia de armadilhas à base de querosene, gasolina e outros derivados de petróleo é questionável. Embora esse método possa matar formigas, também mata outros habitantes do solo e prejudica o crescimento das plantas.

Produtos à base de alho, especiarias, camomila, amônia e ervas e óleos aromáticos têm um efeito puramente repelente, ou seja, afastam as pragas. As formigas simplesmente evitam a área afetada, restabelecendo seus caminhos e construindo ninhos longe da fonte do odor. Esses métodos são apenas uma solução temporária e podem ser usados ​​para prevenção.

Os venenos de contato (por exemplo, o pó de ácido bórico seco) devem ser substituídos por géis ou grânulos:

Em primeiro lugar, a segurança do ácido ainda está em questão.

Em segundo lugar, o veneno mata os insetos apenas por contato, o que significa que muitos indivíduos permanecem intactos.

O uso de milho-miúdo, sêmola, limão, peixe defumado, cerveja e outros produtos incomuns não é comprovado por fatos reais.

Acredita-se que o fermento seja eficaz contra formigas. De fato, ele causa inchaço, o que leva o inseto a estourar. No entanto, o controle individual de formigas é ineficaz: agentes especializados de ingestão e contato são muito mais eficazes. Eles matam gradualmente a própria formiga e quaisquer outras formigas das quais ela se alimente. O veneno também funciona quando a formiga come suas companheiras envenenadas e quando entra em contato com a substância.

O óleo de girassol funciona bem em iscas como nutriente atrativo, mas a aplicação tópica é ineficaz. Ele destrói caminhos e passagens nos formigueiros, mas as formigas os reconstroem em outros locais.

As armadilhas mais seguras para o solo e seus habitantes são as feitas de açúcar e geleia: elas não envenenam outros habitantes e não prejudicam o meio ambiente. Os melhores venenos para adicionar à sua isca são discutidos na seção abaixo.

No ano passado, e também antes disso, tive formigas no meu barril de pepinos. Mas na última temporada, havia muitas delas naquele barril. Os pepinos já estavam plantados e crescendo. Não uso produtos químicos; tentei polvilhá-los com painço e sêmola. Não adiantou; os pepinos começaram a murchar. Decidi perturbar as formigas com vinagre, delicadamente, ao longo da lateral do barril. No fim... os pepinos no barril morreram, e eu tentei acabar com as formigas. Acho que elas venceram. Mas não pulverizei o barril com fitosporina; não foi suficiente, e eu não tinha tempo para criá-las novamente. Então, pela minha experiência, as formigas são muito prejudiciais às plantações. Aquele barril não afetou a colheita; nossos pepinos daquele ano ainda estavam crescendo em uma grande estufa e várias plantas em estufas menores.

Existem poucos estudos sobre a eficácia real de receitas à base de bórax e glicerina. Essas avaliações geralmente se baseiam apenas em conselhos de outras fontes e não são comprovadas por experiência prática.

A melhor maneira de lidar com formigas

Para entender qual método de destruir um inimigo funcionará melhor, você primeiro precisa conhecê-lo melhor.

Peculiaridades do estilo de vida das formigas

As formigas são insetos altamente inteligentes e organizados. Embora haja bastante alimento disponível na estufa, elas não hesitarão em percorrer longas distâncias para longe de seus formigueiros em busca de comida, se necessário.

Elas localizam áreas de alimentação pelo cheiro deixado por suas companheiras. Uma única colônia de formigas pode viver em um único ninho, mas, mais frequentemente, seus ninhos estão espalhados pela paisagem, formando uma rede de "estradas" e "vilas".

É exatamente por isso que não faz sentido envenenar insetos em apenas um local: ao descobrirem uma substância perigosa ou desagradável, as formigas alertam toda a família sobre a necessidade de uma "mudança" urgente, e toda a colônia se desloca imediatamente para um formigueiro vizinho em sua estufa.

Qual o melhor remédio para formigas em uma estufa?

A isca mais eficaz para essa tarefa é aquela com venenos de ação lenta (veja abaixo informações sobre os ingredientes e o modo de preparo). Disfarçadas de comida saborosa, essas armadilhas são completamente indetectáveis. As formigas experimentam o novo alimento diversas vezes, levando-o para suas crias e para a rainha. Esse método é uma arma de destruição em massa contra formigas: quando o veneno começa a fazer efeito, o máximo de formigas possível já o terá consumido. E o mais importante: o veneno chegará às rainhas.

Eliminar a rainha é uma prioridade máxima no controle de formigas. Nenhum formigueiro sobrevive sem ela, pois a rainha é responsável pela reprodução da colônia. Sem eliminar a rainha, é impossível erradicar completamente as formigas.

Os métodos localizados (aerossóis e sprays) oferecem apenas um efeito repelente de curto prazo, fazendo com que as formigas se desloquem para outro lugar. Além disso, não têm efeito sobre as formigas que estão aninhando. Quanto ao controle de formigas com odores fortes, o resultado é o mesmo: as formigas começam a criar caminhos ao redor da fonte do odor. Esse método ajuda algumas pessoas a se livrarem das formigas, enquanto para outras, os insetos simplesmente encontram um canto mais adequado na estufa.

Para eliminar parasitas, os especialistas recomendam o uso de substâncias de longa duração na forma de microcápsulas (Grom-2) ou gel (Absolut). Essas substâncias são inodoras, portanto não repelem os insetos, que aceitam a isca com facilidade.

Os cristais de "Grom-2" são polvilhados diretamente sobre o solo na proporção de 2 a 3 gramas por metro quadrado, e a camada superficial do solo é levemente misturada. O produto não é tóxico para as plantas e representa um risco moderado para humanos e animais. Repita o tratamento após dois a três meses.

O Absolut Gel deve ser aplicado em pontos (dois centímetros de gel a cada três ou quatro centímetros) próximo ao formigueiro e ao longo das trilhas das formigas. Uma embalagem (125 ml) é suficiente para tratar uma área de trinta metros quadrados.

Gel Absolut

O gel combate não só as baratas, mas também as formigas.

Profissionais também recomendam produtos contendo hidrametilnona (Combat), fipronil (Dohloks), fentião (Dobrokhim-FOS) ou clorpirifós (Velikiy Voin) para adicionar às iscas. Esses venenos de ação estomacal também são considerados de longa duração. Eles afetam todas as "posições" das formigas: operárias, rainha e residentes.

Quanto ao segundo componente da isca - o atrativo - existem três opções: proteínas (ovos cozidos, carne moída e ossos), carboidratos e gorduras (produtos de panificação, geleia, xaropes de açúcar, nozes).

É impossível recomendar um único "prato" para formigas, já que algumas colônias são atraídas por proteínas, enquanto outras preferem doces. As formigas vermelhas preferem alimentos que combinam carboidratos e gorduras (mel, nozes, açúcar de confeiteiro, batatas).

A melhor opção é determinada por tentativa e erro. Para fins de teste, é melhor combinar no máximo três ingredientes em uma única isca para determinar quais formigas preferem. Quanto mais insetos você atrair para a armadilha, mais eficaz será o produto. Os primeiros resultados dessa tática aparecem em uma semana e, às vezes, até em um mês. Inicialmente, pode parecer que a população de insetos está aumentando, mas isso é completamente normal.

Tenha paciência: medicamentos com ação sistêmica e intestinal de longa duração demoram a fazer efeito, mas destroem o máximo de indivíduos.

A eliminação completa dos insetos ocorre em 2 a 3 meses.

Como lidar com uma formiga rainha

Quanto mais saborosa, doce e gordurosa for a isca, maior a probabilidade da rainha sair para experimentá-la. As formigas aprendem seus gostos por meio da experimentação (infelizmente, isso leva tempo).

Iscas gordurosas e doces (produtos de panificação, manteiga, açúcar, nozes e geleias) são eficazes contra formigas vermelhas. Outras espécies são atraídas por proteínas (carne, fragmentos de ossos e gemas de ovo).

formiga rainha

A formiga rainha é muito maior do que as outras formigas. Antes de fundar seu ninho, a rainha perde suas asas.

Como saber se a armadilha funcionou

Após algum tempo (de uma semana a um mês), você verá um "rastro" de formigas operárias levando até a armadilha. Isso significa que os insetos já exploraram o comedouro. Quando as formigas operárias (as menores, pretas) cercarem o comedouro por todos os lados e carregarem as guloseimas de volta para o formigueiro, você pode presumir que a armadilha está funcionando corretamente.

Formigas na isca

Toda a família de formigas corre para a isca mais deliciosa.

Se a isca não for popular, o ingrediente ativo é alterado ou um novo tipo de petisco é testado.

Regras para o uso de iscas

Iscas não devem ser combinadas com repelentes (como o DEET). Armadilhas venenosas não devem ser usadas com repelentes à base de ervas (alho, hortelã, anis, tansy, canela e outras ervas aromáticas).

Não mova a isca depois que as formigas a encontrarem.

Receitas de isca

As proporções e combinações que você usa não importam muito. O mais importante é testar se as formigas gostam de um determinado sabor. Estas receitas são apenas um guia e uma lista de ideias:

  • batatas cozidas;
  • ovo cozido ou gema;
  • geleia;
  • Leite condensado;
  • xarope de açúcar;
  • doces pastelaria;
  • sobras de frutas ou vegetais (maçãs, peras, pepinos e tomates);
  • pão;
  • restos de carne (até mesmo ossos);
  • carne moída.

Prevenção do aparecimento de formigas em estufas e canteiros aquecidos

Para evitar infestações de insetos, certifique-se de remover tocos de árvores, tábuas e troncos da sua propriedade. Esses são os locais que as formigas costumam escolher para fazer ninhos. Como já mencionamos, as formigas vivem dispersas pela paisagem. Uma colônia pode viver em um lugar e se alimentar em outro, portanto, até mesmo tábuas descartadas em uma extremidade do jardim podem atrair formigas para estufas.

Certifique-se de afofar o solo e destruir regularmente os formigueiros na primavera e no outono, cavando profundamente.

Uma forma de evitar o aparecimento de formigas é controlar os pulgões. Assim que os pulgões desaparecerem da área, as formigas irão procurar outro local.

Antes de plantar as sementes na estufa, regue o solo com uma solução especial: adicione 30 gramas de óleo de linhaça e uma colher de chá de bicarbonato de sódio a um litro de água. Para cada metro quadrado de área de estufa, são necessários de 4 a 5 litros de líquido.

As formigas se dispersarão e procurarão outro lugar. Se já apareceram, a maneira mais eficaz de se livrar das visitantes indesejadas é encontrar a rainha e destruí-la. Como medida preventiva, recomenda-se polvilhar os túneis e formigueiros com cinzas, bicarbonato de sódio ou cal. Vejamos as dicas de Oktyabrina Ganichkina em seu "Manual do Jardineiro Habilidoso". O livro possui uma seção dedicada ao controle de pragas em morangos e outras plantas de jardim e estufa.

Manual do jardineiro experiente

Oktyabrina Ganichkina é uma reconhecida especialista em jardinagem.

O tratamento só é possível após a última colheita. Quarenta gramas de Malathion e duas colheres de sopa de sabão líquido verde são diluídos em 10 litros de água e essa solução é pulverizada não só nos arbustos, mas também no solo. Em seguida, cubra a área com filme plástico branco por 24 horas, período durante o qual todas as pragas (nematóides, lesmas, caracóis e formigas vermelhas) morrerão.

O que dizem os jardineiros experientes

Eu estava procurando um bom repelente de formigas e um dia me deparei com o pó anti-formigas Delicia. Formigas são a praga de qualquer jardineiro. Essas pragas onipresentes estão sempre tentando arruinar o bem-estar de qualquer jardim, cuidadosamente cultivado. Então, estou lutando contra as formigas. Nenhum método antiquado funciona para mim. Preciso de algo rápido e confiável. Por acaso, descobri um produto maravilhoso que combate formigas com eficácia. É o pó anti-formigas Delicia.

O produto vem em um tubo com furos. Girando a tampa, você pode ajustar a quantidade de pó que sai. Há duas maneiras de usá-lo: polvilhando-o seco ou diluindo-o em água. Eu só uso o pó seco e estou muito satisfeito. Finalmente, encontrei um produto com resultado 100% garantido. O produto funciona de tal forma que, se você notar um formigueiro, não precisa procurá-lo, embora seja recomendável.

As próprias formigas carregam partículas do pó para o formigueiro, causando mortes em massa, inclusive da rainha. E se você encontrar um formigueiro e polvilhar este produto milagroso sobre ele, a área ao redor ficará coberta de insetos mortos e, em 20 minutos ou menos, o formigueiro deixará de funcionar. Às vezes, quando há muitas formigas em uma planta, eu polvilho o produto ao redor dela. O produto parece um sabão em pó. Tem um odor característico que, se usado ao ar livre, só é perceptível durante a aplicação. Não é um cheiro forte, mas eu simplesmente o acho desagradável. É justamente por causa desse odor que eu não usaria este pó dentro de casa, mesmo que a caixa diga que é seguro para uso.

É verão, e muitos jardineiros estão enfrentando um problema: formigas! Parece que elas estão por toda parte, em casas, estufas e banheiros. Descobri que o Grom-2, um repelente de formigas e mosquitos, é muito útil. É um excelente pó, super fácil de usar — ​​basta abrir a embalagem e polvilhar sobre o formigueiro. As formigas desaparecem em um dia e por um bom tempo. O Grom-2 tem sido uma salvação não só na estufa, mas também em casa. Simplesmente polvilhar o pó ao longo das paredes tem sido suficiente para me manter sã por dois anos. É verdade que elas reaparecem na estufa todos os anos com uma persistência invejável, mas agora sempre tenho o pó à mão, e assim que planto pepinos — por algum motivo, as formigas adoram — polvilho o pó imediatamente sobre eles, e meus pepinos permanecem sãos e salvos, o que desejo para você também!

Por sorte, já me livrei das formigas, e é muito fácil. Não levem isso como propaganda, mas há três anos alguém me recomendou o "ABSOLUTE Gel". Moro perto de uma floresta, e formigas de todas as cores e tamanhos vagam por lá, criando ninhos inteiros, principalmente em volta de tábuas e pedras. Tudo estaria bem, mas elas se instalavam nos canteiros de plantas no jardim de pedras, e eu não conseguia perdoá-las por isso. Os canteiros ficavam amarelos e morriam a partir do centro. E na estufa, havia formigueiros por toda parte, e foi aí que o Absolute se mostrou útil. Ele vem em uma seringa com gel dentro. Você pinga algumas gotas em uma pedra, tábua ou qualquer outro objeto perto de um rastro ou aglomerado de formigas, e pronto. Em poucos dias, o ninho desaparece. O detalhe é que o gel (que tem um cheiro agradável de mel) é uma iguaria para as formigas, mas é venenoso. Elas primeiro levam o gel para a "rainha", e ela, naturalmente, morre. Sem rainha, não há ninho. A colônia morre ou acontece alguma outra coisa. De qualquer forma, eu consegui. Quem precisar, anote.

Você deve se livrar das formigas assim que notar os primeiros insetos em seu jardim. Seja qual for o método escolhido, o importante é agir imediatamente, caso contrário, sua estufa se transformará em um formigueiro e os pulgões aparecerão em seguida. Desejamos a você uma colheita farta! Não se esqueça das medidas preventivas e você verá os resultados em pouco tempo.

Comentários