
Aparência
Este pequeno animal peludo é de porte médio e não tem rabo. tem cerca de 80 cm de comprimento, e a cauda em si mede 25 cm.Este cãozinho engraçado parece uma bola de pelos com pernas curtas. Ele possui uma pelagem longa e espessa, que chega a 12 cm de comprimento. Ao toque, a pelagem é um pouco áspera, mas o subpelo é macio e fofo. O cão-guaxinim tem uma aparência desgrenhada porque seus pelos longos cobrem todo o corpo, inclusive o rabo. Suas patas são cobertas por pelos mais curtos, porém igualmente espessos.

Esses representantes dos canídeos são onívoros e, portanto, Os dentes deles são diferentes dos outros caninos.Eles conseguem mastigar alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Graças às suas garras arredondadas, podem desenterrar tubérculos e raízes de qualquer planta, e essas mesmas garras ajudam o cão-guaxinim a pescar (assim como o guaxinim).
Hábitos e hábitos
Os cães-guaxinins são excelentes nadadores e até conseguem subir em árvores, embora apenas até uma pequena altura. Raramente usam suas habilidades de escalada, preferindo viver em áreas mais baixas — sob raízes de árvores, em tocas abandonadas ou em ravinas. Se não encontram nada adequado, cavam sua própria toca, geralmente perto de um corpo d'água, com uma saída principal e uma secundária.

Em busca de presas, o cão-guaxinim sai para caçar ao entardecer. A falta de luz solar não o incomoda em nada, e nesse horário ele pode explorar tranquilamente os recantos mais remotos, praias desertas e margens de rios. Enquanto procura comida, ele pode percorrer longas distâncias (até 10 km)Ao longo do caminho, ela pega qualquer coisa que encontra — insetos, rãs, pássaros, roedores, répteis. Ela até come animais mortos e peixes, e não rejeita restos de comida.
O cão-guaxinim nasceu no Leste Asiático:
- China;
- Vietnã;
- Coréia;
- Japão;
- parte oriental da Sibéria.
Esta é a terra natal deste canino. Localmente, ele é chamado de "tanuki", que figurativamente significa "lobisomem" e simboliza boa sorte e prosperidade.
Reprodução

O acasalamento entre o macho e a fêmea ocorre rapidamente — em 8 a 9 minutos. A gestação dura de 61 a 70 dias, após os quais nascem os filhotes, geralmente de 6 a 7. Cães-guaxinins ocasionalmente dão à luz ninhadas de até 16 filhotes. Mães jovens têm significativamente menos filhotes do que as experientes (de 2 a 3 filhotes).
Após o nascimento dos filhotes, os machos permanecem com as fêmeas e as ajudam a criar seus filhotes. Nos primeiros dias após o parto, a fêmea raramente sai do ninho e, portanto, O pai está totalmente empenhado em alimentar a mãe e seu animal de estimação.Depois que os filhotes crescem, ambos os pais saem para buscar comida.



A diferença entre um cão-guaxinim e um guaxinim
O cão-guaxinim e o guaxinim diferem em muitos aspectos: possuem aparências distintas e vivem em ambientes diferentes. O cão-guaxinim habita margens de rios (ou outros corpos d'água), prados úmidos com pântanos e florestas costeiras com densos matagais. O guaxinim, por sua vez, prefere tocas, ocos de árvores antigas e fendas em rochas — a altitudes de 25 a 30 metros.

Tanto os guaxinins quanto os cães-guaxinins sabem nadar, mas apenas o cão consegue nadar longas distâncias em busca de peixes, enquanto o guaxinim permanece na margem. Isso ocorre porque o canino é um nadador mais resistente.
O resultado é o mesmo, independentemente de como você os compare. São animais completamente diferentes. O cachorro recebeu esse nome apenas por se parecer muito com um guaxinim, mas essa semelhança não é absoluta nem completa.


