"Deitar" é um dos comandos mais básicos que os cães podem aprender, juntamente com "sentar", "ficar" e "latir". Aprender esse comando ajuda a estabelecer um vínculo entre o animal e seu dono. O ideal é começar a ensinar esse comando a um filhote a partir dos três meses de idade.
No adestramento, podem ser utilizados diversos métodos, incluindo recompensas (petiscos, elogios verbais) e coerção (pressão na cernelha). O adestramento pode ser feito ao ar livre ou dentro de casa; o principal é que o ambiente esteja limpo e o cão não se distraia.
Método um: treinar um filhote com um petisco
Faça este exercício enquanto seu cão estiver sentado ou em pé. Pegue um petisco e segure-o perto do focinho dele, deixando-o mordiscar. A palma da sua mão deve estar virada para baixo, caso contrário, o cão pode pegar o petisco da sua mão. Diga "Deita" e, em seguida, abaixe a mão gradualmente com o petisco, descrevendo um arco para baixo e para a frente. A maneira mais fácil de pegar o petisco é deitar, que é o comando que você deu. Quando isso acontecer, dê o petisco ao seu cão e reforce o sucesso com elogios.
Se o seu cão não entender e tentar alcançar o petisco de outra forma, tenha paciência. Não lhe dê a comida até que ele encontre o caminho certo e se deite no chão.
Repita essa manobra várias vezes, movendo a mão cada vez mais para longe da posição inicial, até obter sucesso. Certifique-se de repetir o comando verbalmente. Concentre-se no comando verbal para que ele se associe à necessidade de deitar, independentemente de haver ou não uma recompensa.
Com o tempo, afaste-se cada vez mais do animal, repetindo o gesto e o comando "deite". O cão deve permanecer deitado.
À medida que a habilidade for dominada, você pode mudar o ambiente ou adicionar estímulos (estranhos, sons desconhecidos, etc.) para desenvolver um reflexo claro. Dessa forma, o cão aprenderá a obedecer ao comando em qualquer ambiente, não apenas em um local específico e sob determinadas circunstâncias.
Leia também: Uma lista de comandos básicos para adestramento de cães..
O segundo método é com um gancho.
Se você estiver lidando com um cão adulto teimoso e preferir uma abordagem mais agressiva, pode tentar o método de pressão. Coloque a mão esquerda na cernelha do seu animal de estimação e segure-o por baixo das patas dianteiras com a outra mão. Em seguida, pressione a cernelha com a mão direita, dando-lhe um leve toque (isso se chama pressão). Elogie-o e deixe-o deitar. Deixe-o nessa posição por 5 a 10 segundos e, em seguida, solte-o. Não o solte imediatamente nem o mantenha nessa posição por muito tempo.
É muito importante ajudar o cão a assumir a posição correta: o corpo deve estar reto, não curvado, e as patas dianteiras devem estar estendidas.
Ensinar comandos a um cão usando gestos
Além dos comandos verbais, os cães entendem bem os gestos. Faz sentido adicionar gestos não imediatamente, mas somente depois que o seu cão já tiver aprendido a obedecer ao comando.
Eis como é o gesto para o comando "Deitar":
- Posição inicial: levante a mão direita, com a palma voltada para cima;
- abaixe-o até a altura do quadril. Ao mesmo tempo, o cão também deve se abaixar;
- Se o seu cão for de uma raça fácil de treinar, é perfeitamente possível ensiná-lo o comando "deita" primeiro usando a sua voz, depois adicionando um gesto e, finalmente, usando apenas gestos.
Leia também, Como repreender um cachorro corretamente para que ele não se ofenda.
Erros comuns no adestramento de cães
É muito importante não cometer erros ao ensinar comandos ao seu cão.
Aqui estão os erros mais comuns:
- Comida ruim como recompensa. É importante que seja um petisco favorito do seu cão, algo que ele realmente goste. Leve em consideração as preferências dele e ofereça o que ele mais aprecia.
- A voz está muito rouca. Lembre-se de que, mesmo que esteja treinando seu cão, ele ainda é seu amigo e você não deve pressioná-lo demais. Tudo deve acontecer em um ambiente tranquilo — essa é a única maneira de alcançar o entendimento mútuo completo.
- Primeiro, use um gesto e, em seguida, um comando de voz. Em primeiro lugar, você deve usar a sua voz.
- Repetição múltipla. O ideal é dizer "Abaixe-se" uma vez por aproximação. Pode-se repetir, com um tom mais firme. Não repita este comando várias vezes.
- Apressar ou atrasar a recompensa. Dê um petisco ao seu cão somente quando ele não tiver completado o comando "Deita" ou quando já tiver começado a se levantar. Mesmo que você precise colocá-lo de volta no chão, é importante elogiá-lo e recompensá-lo apenas quando ele estiver deitado.
- A ausência de um comando que sinalize o fim do exercício. Elogiar por si só não significa que o cão consegue se levantar. Faça um gesto de liberação quando permitir que o cão pare de executar o comando, diga "Anda" ou outra palavra, e demonstre com gestos que está tudo bem parar.
- Adestrando um cão cansado. Evite escolher um horário em que seu cachorro esteja cansado ou de mau humor. O treinamento será inútil e há uma grande chance de você prejudicar o relacionamento entre vocês.
- Aperfeiçoando os exercícios. Se você exagerar e prolongar demais a sessão de treinamento, seu cão pode ficar entediado. Portanto, é uma boa ideia fazer pausas para brincar, descansar e praticar outros comandos. Se o seu cão ficar distraído, lento ou relutante em obedecer aos comandos, é hora de fazer uma pausa.
- Pronunciar o comando com palavras diferentes. Se você escolher a palavra "deitar", não a confunda com os comandos "deitar" ou "deitar". Mantenha-se fiel à palavra escolhida, pois seu animal de estimação não fala russo e não entenderá todas as variações.
- Usando uma coleira. Às vezes, os donos tentam forçar seus cães a deitar usando a coleira. Mas isso pode acabar estressando o animal. Além disso, nessa situação, o cão não começará a pensar sobre o comando e não aprenderá a tomar a decisão de deitar por conta própria.
- Treinar vários comandos ao mesmo tempo. Não passe para o próximo comando até que seu animal de estimação domine este.
- Expectativas infladas. Não espere que seu cão aprenda um comando após apenas 3 ou 4 repetições. Avalie as habilidades e capacidades do seu animal de estimação de forma realista e crie um plano realista. Se você estiver lidando com uma raça difícil de treinar, um filhote ou um cão que nunca foi treinado antes, ele não aprenderá o comando imediatamente.
Leia mais sobre 4 erros comuns no adestramento de cães.
Breves conclusões
Ao treinar um cão, é importante manter uma atitude positiva e ser paciente. Cães diferentes precisam de tempos diferentes para dominar uma habilidade, mas se você seguir as instruções, certamente terá sucesso com o tempo. Um cão só pode ser considerado treinado quando obedece ao comando "Deita" em qualquer lugar e na primeira tentativa. O animal deve permanecer deitado até que você o libere.






