Existem muitos métodos de adestramento canino. Antigamente, os adestradores seguiam métodos rígidos, punindo os cães com dor (palmadas) por cada mau comportamento. Hoje em dia, nem todos concordam com esse método. Existem diversas regras para um adestramento mais tranquilo, tanto para o dono quanto para o animal.
Não bata no cachorro.
Para evitar traumas psicológicos, o melhor é evitar punições físicas. Caso contrário, o cão perderá a confiança no dono e poderá começar a evitá-lo. Além disso, bater sem provocação ou justificativa pode fomentar a agressividade no animal. Não importa com o que você bata no animal: com a mão ou com algo facilmente acessível (um jornal ou um chinelo). Em ambos os casos, o animal de estimação perceberá o dono como a fonte da agressão.
Castigue o cão no local do crime.
Os cães não conseguem formar cadeias lógicas em suas mentes e não possuem raciocínio de causa e efeito. Para punir um amigo de quatro patas por mau comportamento, tente pegá-lo em flagrante. Só assim a punição será eficaz.
Explicar as coisas para um cachorro também não vai funcionar. Se você levar um cachorro até um sofá roído e começar a repreendê-lo, ele não vai entender por que você está gritando com ele. Se você não conseguir flagrar seu animal de estimação se comportando mal, pode elogiá-lo pelo bom comportamento: se ele roer um osso ou um brinquedo, mas não fios, é um bom menino.
Mostre ao seu animal de estimação o seu desagrado.
Se o seu cão desrespeitar as regras da casa, diga "não" com firmeza, mas calma. Quando ele parar, elogie-o em voz alta e recompense-o com seu petisco favorito. Se ele ignorar o comando, repita-o. Se ainda assim ele não obedecer, leve-o para outro cômodo e tranque-o lá por cerca de 10 minutos. Repita esse processo sempre que seu cão se recusar a obedecer para que ele aprenda as regras da casa e a obedecer.
Ao usar esse método, fale com seu animal de estimação com firmeza, mas calma. Evite gritar. Com o treinamento adequado, seu cão obedecerá quando você disser "não", "não" ou "sim" em um tom uniforme.
Não se esqueça de recompensar o bom comportamento.
Recompensar o bom comportamento é tão eficaz quanto punir o mau comportamento. Os cães valorizam a atenção, o carinho e o amor de seus donos, que eles percebem como o líder da matilha. Para ensinar o bom comportamento, recompense seu amigo de quatro patas com petiscos e carinho por boas ações. Com o tempo, o animal se acostumará a receber uma "recompensa" por certas ações e se esforçará para realizar apenas essas ações.
Esse tipo de treinamento positivo ajudará a evitar conflitos com seu animal de estimação e trará apenas emoções positivas para todos.
Assim, sem usar a vara, apenas com a cenoura, você pode treinar um cão obediente e bem-comportado. Esses métodos positivos não causarão trauma psicológico nem tornarão o animal agressivo, mas deixarão apenas emoções agradáveis nas interações com o dono.



