Ao treinar cães por conta própria, a maioria dos donos comete os mesmos erros, o que pode resultar no desenvolvimento de reflexos indesejados em seus animais de estimação. Criar um cão obediente só é possível com a abordagem correta. Vamos analisar quatro erros comuns que os donos cometem ao treinar seus cães.
Crueldade
Para infrações menores e isoladas, e mesmo que o cão seja naturalmente ativo, a violência física não deve ser usada. Punir o animal privando-o de comida também é inaceitável. Tais métodos só farão com que o cão se volte contra o treinador.
Se a desobediência aos comandos se tornar frequente, não desconte sua frustração no animal. Nesse caso, o treinador deve analisar o que deu errado durante o treinamento do cão.
Durante o castigo, a coleira nunca deve ser usada para bater.
Atraso na recompensa
Ao treinar um cão para obedecer a comandos, ele precisa de um estímulo. O reforço pode servir como esse estímulo. Para desenvolver a resposta correta, a recompensa deve ser dada imediatamente após a execução do comando. Caso contrário, o animal pode não entender por que foi recompensado.
Inconsistência e indulgências
Um cachorro precisa entender que o dono, e não ele, é a pessoa mais importante da casa. Nunca ceda a todos os seus caprichos. Com firmeza, mas calma, sem agressividade, force-o a obedecer. Caso contrário, o cachorro presumirá que pode fazer o que quiser, e então você não poderá esperar que ele se comporte adequadamente.
Não é possível ensinar e praticar vários comandos com seu cão ao mesmo tempo. Esse tipo de treinamento irá confundir o animal e não produzirá resultados positivos. Todos os comandos devem ser consistentes. O ideal é dedicar uma sessão a cada comando. Se você planeja ensinar dois comandos em uma sessão (o máximo), deve deixar um intervalo entre o primeiro e o segundo comando.
Impaciência e repetição
Evite repetir o mesmo comando várias vezes. Faça pausas para dar tempo ao seu animal de estimação de executá-lo. Caso contrário, o animal aprenderá que executar o comando na primeira vez é desnecessário. Esse tipo de treinamento pode levar à supressão do sistema nervoso central e à perda do reflexo condicionado.
Muitas vezes, os animais de estimação recebem tarefas impossíveis. Comece pelo básico, com os comandos mais simples, e depois aumente gradualmente a complexidade do treinamento. Mas não passe a aprender novos comandos até dominar os antigos.
Vale ressaltar que, para alguns cães propensos à agressividade, o adestramento em casa por si só não é suficiente. Nesses casos, o ideal é buscar a ajuda de um adestrador profissional. De qualquer forma, é essencial ter muita paciência e perseverança ao adestrar seu amigo de quatro patas.



