A temperatura normal dos cães é diferente da dos humanos. Os cães geralmente são mais "quentes" do que os humanos. É importante que os donos de animais de estimação entendam isso, pois a temperatura é um dos indicadores da saúde de seus animais.
Padrões de temperatura
A temperatura corporal normal dos cães é considerada entre 37,5 e 39 °C. Esses são valores gerais, pois o indicador depende de parâmetros como:
- idade e raça;
- estado do corpo.
Por exemplo, a temperatura normal para cães de raças pequenas é de 38,5 a 39,2 °C, ligeiramente superior à dos cães de raças grandes. Isso se deve às suas características metabólicas.
Além disso, o indicador de temperatura pode aumentar de 0,1 a 0,3 °C em situações de estresse, no verão, durante viagens em carros quentes e abafados, e também em cadelas durante o cio.
Vale ressaltar que, durante o período de gestação (gestação em cadelas), a temperatura da gestante cai de 0,5 a 1 °C.
Isso significa que, para determinar se a temperatura corporal do seu animal de estimação está dentro da faixa correta ou não, vários fatores devem ser levados em consideração.
Como medir
É importante saber que o nariz seco de um cão não é necessariamente sinal de febre. A temperatura deve ser medida inserindo um termômetro (de preferência eletrônico) no ânus do animal por 20 a 30 segundos.Este procedimento é desafiador para o dono e desagradável para o animal de estimação, por isso requer preparação e estrita observância do seguinte procedimento:
- Você deve preparar um termômetro e creme (pode usar creme infantil) com antecedência, o que facilitará a inserção.
- Acalme o cachorro, deite-o de lado e mexa no rabo dele.
- Insira o termômetro a uma profundidade de 2 cm e mantenha-o contra a parede retal. Monitore a posição do seu animal de estimação.
- Após o tempo determinado, retire o termômetro e anote as leituras.
O que fazer se você tiver pressão alta ou baixa?

A melhor coisa que um dono atencioso pode fazer é enrolar um animal de estimação doente em um cobertor macio e levá-lo imediatamente ao veterinário.
Qualquer desvio nos indicadores deve ser motivo de preocupação.
Níveis elevados de temperatura podem indicar um processo inflamatório. É importante entender que a febre é apenas um sintoma da doença, portanto, não é necessário tratar a febre até que um diagnóstico seja feito.
A razão para o corpo anormalmente frio de um cão pode ser:
- hipotermia;
- diminuição geral do tônus;
- intoxicação;
- perda significativa de sangue;
- desidratação.
Se a temperatura corporal do seu animal de estimação estiver anormal, não espere que se normalize sozinha. Às vezes, o preço da vida de um cão é a longa hesitação do humano.



