A temperatura normal em gatos varia entre 38 e 39 graus Celsius. Pode variar dependendo da idade e da hora do dia. A febre pode ser causada por alguma doença, mas às vezes é normal.
Norma
Para gatinhos recém-nascidos, a temperatura normal é considerada entre 38,5 e 39,5 °C, e para filhotes recém-nascidos, aumenta para 40 a 40,5 °C.
Existem outras circunstâncias em que uma temperatura elevada é considerada normal. Estas incluem:
- período de jogos e corridas ativas;
- tempo após a alimentação, especialmente em bebês lactentes;
- 2 a 3 dias após a cirurgia;
- As primeiras horas após o nascimento em gatos.
Se as leituras do termômetro estiverem fora da faixa aceitável por razões desconhecidas, seu animal de estimação deve ser levado ao veterinário imediatamente.
Como medir a temperatura
A temperatura é medida com um termômetro. O ideal é que seja eletrônico. Portanto:
- Deite o animal de lado e mova o rabo para trás. Você pode permitir que o animal se sente sobre as quatro patas, com o rabo levantado, antes do procedimento.
- Unte levemente a ponta do termômetro com vaselina e insira-o no ânus a uma profundidade de 2 cm.
- É importante garantir que o animal permaneça imóvel. Isso pode ser feito com a ajuda de uma segunda pessoa, que pode segurar as patas dianteiras do gato com uma mão e a nuca com a outra.
- Após 3 minutos, retire o termômetro e anote o resultado. Em seguida, limpe o termômetro com álcool bórico.
O que fazer se você tiver pressão alta ou baixa?
Qualquer desvio da norma é motivo de preocupação. Uma temperatura elevada pode ser causada por inflamação, enquanto uma temperatura baixa indica uma diminuição no tônus geral do animal, o que também pode ser um sinal de doenças como as endócrinas, cardíacas e renais.
Não tente baixar a febre de um gato sem um diagnóstico, nem o trate com medicamentos para humanos. A medicina veterinária utiliza medicamentos e dosagens diferentes. Você pode envolver brevemente seu animal de estimação em uma toalha úmida e torcida e levá-lo ao veterinário.
Uma temperatura de 40 graus Celsius é considerada crítica. Isso significa que o gato está sofrendo muito e, além da febre, pode também estar sentindo dor. Adiar a visita ao veterinário pode levar a complicações graves, incluindo a morte.




