Seu cachorro está com febre: quais partes do corpo do seu animal de estimação podem ajudar a determinar a causa da febre?

Detectar a febre em um cachorro é fundamental para o tratamento imediato. Você não precisa levar seu cachorro ao veterinário nem usar um termômetro para saber se ele está com febre. É possível identificar algum problema observando partes específicas do corpo do seu animal de estimação. Este artigo explicará quais partes do corpo do seu pet podem ajudar a determinar se ele está com febre.

O animal de estimação tem as orelhas quentes.

Para determinar se seu animal de estimação está com febre, você precisa apalpar as orelhas dele. É importante que suas mãos estejam em temperatura normal. Faça isso quando não estiver com frio, caso contrário, você obterá informações falsas. Por que a palpação é necessária? Os vasos sanguíneos nas orelhas estão localizados próximos uns dos outros. Portanto, orelhas quentes indicam temperatura sanguínea elevada. Devido à sua função de transporte, o sangue pode aquecer todo o corpo.

Mas é importante ter em mente o seguinte: ambas as orelhas devem estar quentes. Se apenas uma estiver quente, pode ser sinal de lesão ou infecção.

patas quentes

As almofadas das patas quentes também podem indicar temperatura corporal elevada. Assim como as orelhas, elas possuem vasos sanguíneos próximos uns dos outros. Se estiverem quentes, a temperatura do sangue também estará elevada. Se todas as quatro patas estiverem quentes, o cão definitivamente está com febre. Se as alterações forem observadas em apenas uma pata, é provável que seja devido a uma lesão ou contusão, e não a uma temperatura basal elevada.

Nariz seco

Um nariz seco nem sempre indica um problema de saúde. Essa condição pode ser causada por:

  • desidratação;
  • exposição prolongada ao sol ou perto de um radiador;
  • temperaturas extremas (muito altas ou muito baixas).

Se todas essas condições forem descartadas, vale a pena observar o comportamento e o estado geral do animal. Se, além do nariz seco, forem observados letargia, apatia ou perda de apetite, essa condição nasal indica febre. Medidas imediatas devem ser tomadas para normalizar a temperatura e prevenir o desenvolvimento de diversas doenças.

Axila

Você pode facilmente determinar a febre do seu animal de estimação verificando as axilas dele. Se a temperatura estiver elevada, essas áreas estarão inchadas e quentes ao toque. Você também pode sentir a temperatura com o dorso da mão. Para obter uma leitura mais precisa, suas mãos devem estar em temperatura normal: nem frias nem quentes.

Os gânglios linfáticos contêm células imunológicas que ajudam a combater vírus e bactérias. Elas desempenham uma função protetora. Essas células filtram os microrganismos causadores de infecções para dentro dos gânglios linfáticos, impedindo assim sua disseminação. Os gânglios linfáticos também produzem células do sistema imunológico que secretam diversas substâncias que provocam um aumento da temperatura. Isso resulta em inflamação, inchaço e aquecimento dos gânglios linfáticos.

Como há poucos pelos nessa área, você pode determinar facilmente se seu animal está com febre.

Olhos

Se um animal estiver com febre, seus olhos também reagem. Nessa condição, o cão tentará evitar a luz solar. Em temperaturas muito altas, os olhos do cão podem ficar lacrimejantes. Além disso, os olhos do cão parecerão "doentes". Outro sinal dessa condição é a vermelhidão nos olhos. Isso é comum em casos de febre e requer atenção imediata.

Você não precisa chamar um veterinário para saber se algo está errado com seu cachorro. Observando seu animal de estimação atentamente, você pode identificar sinais externos de febre. A detecção precoce dessa condição pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças graves.

Comentários