
As doenças podem ser classificadas da seguinte forma:
- Infeccioso;
- Parasita;
- Interno não infeccioso;
- Cirúrgico.
Cada uma dessas categorias possui características comuns e ramificações internas.
Contente
Doenças infecciosas
Características gerais
O que essas doenças têm em comum é que São causadas por microorganismos. e geralmente são contagiosas. Cada doença infecciosa tem um padrão distinto, pois sua ocorrência e disseminação dependem do estágio do ciclo de vida do patógeno. Animais debilitados, filhotes e cães idosos são mais suscetíveis a essas doenças. No entanto, após a doença, desenvolve-se imunidade pós-infecciosa: um cão que se recuperou da doença torna-se imune ao patógeno por um longo período. Se uma doença desse tipo for detectada, o animal deve ser isolado de outros cães e o ambiente onde ele estava deve ser desinfetado.
A doença consiste em quatro estágios principais:
- Incubação (latente);
- Pré-clínico;
- Clínica (é agora que os sinais da doença se manifestam de forma mais significativa);
- Desfecho da doença (recuperação completa ou parcial, óbito).
Viral
Maioria doenças infecciosas comuns, comuns em cães, são virais.
Raiva. Infecção ocorre por meio do contato com a saliva Um animal infectado é mordido. O vírus, introduzido pela saliva, penetra na medula espinhal do cão e depois no cérebro, onde se multiplica ativamente, causando inflamação. O reconhecimento desta doença é facilitado pelos seguintes sintomas: alterações comportamentais (o animal torna-se caprichoso e inacessível ou, ao contrário, excessivamente afetuoso). Frequentemente, o cão começa a roer ativamente o local da mordida, fica muito agitado, perde o apetite e começa a vomitar e salivar. Estes são sinais precoces da doença.
Na próxima etapa O cão se torna agressivo.O animal pode atacar uma pessoa, inclusive seu dono, na tentativa de escapar, e continua vomitando e salivando. Posteriormente, o animal apresenta convulsões, cuja frequência e duração aumentam com a progressão da doença, juntamente com paralisia muscular (principalmente da laringe e faringe). A temperatura corporal aumenta.
Se a raiva for silenciosa, observe a aparência deprimida e a letargia de um animal anteriormente ativo. Reconhecer essa forma é muito difícil devido à ausência de sintomas característicos.
Peste. Ocorre infecção. ao entrar em contato com um animal doente ou através de objetos externos contaminados (água, alimentos). Os principais sintomas são: febre, perda de apetite, letargia, retraimento, inflamação das mucosas e secreção purulenta nos olhos e no nariz. A pele do nariz fica seca e rachada, causando desconforto, coceira e espirros. Dificuldade para respirar, diarreia e vômitos também são comuns.
Doença de Aujeszky, tambémconhecida como "falso-raiva"A dermatite seborreica pode ser reconhecida pelos seguintes sinais: perda de apetite, timidez e salivação excessiva. Em seguida, surge uma coceira intensa no rosto, fazendo com que o animal perca o controle e comece a se coçar, arrancando a pele até sangrar.




Outras doenças. Os donos de animais de estimação devem monitorar atentamente a condição de seus animais para reconhecer precocemente doenças virais com base nos seguintes sinais:
- Letargia, apatia;
- Diminuição do apetite, recusa em comer;
- Vomitar;
- Aumento de temperatura;
- Secreção purulenta nos olhos e no nariz;
- Dificuldade para respirar, espirros.
Tendo notado pelo menos dois ou três desses sinais, Você deve entrar em contato com um veterinário imediatamente.O tratamento só pode ser prescrito por um especialista após o exame do animal. Normalmente, o cão recebe uma injeção de soro contendo anticorpos para combater a infecção, além de antibióticos.
Bacteriano:
- Tuberculose;
Borreliose;
- Listeriose;
- Brucelose
Os seguintes sinais ajudarão você a reconhecer uma doença bacteriana em estágio inicial:
- Estado depressivo geral;
- Recusa de comer;
- Temperatura elevada;
- Vômito, diarreia, espuma na boca.
Ao entrar em contato com a clínica, você pode ajudar seu animal a receber tratamento em tempo hábil.
Parasita
Suficiente são comuns entre animais de estimaçãoDependendo do habitat do parasita, essas doenças podem ser divididas em quatro grandes grupos:
Pele (ácaro da coceira);
- Interno (plasmódio da malária, lombriga, triquinelose);
- Cavidade (vivem nas cavidades externas do corpo, por exemplo, larvas de moscas podem entrar na cavidade nasal de um cão);
- Externo (localizado na parte externa: carrapatos, pulgas, piolhos).
Os seguintes sinais ajudarão você a entender se seu animal tem parasitas:
- Os sintomas de vermes são indicados por coceira na região anal: o animal se arrasta pelo chão, tenta coçar o traseiro em móveis ou árvores;
- Prisão de ventre ou diarreia frequentes também são sintomas de parasitas internos;
- Emagrecimento repentino acompanhado de excelente apetite geralmente indica a presença de lombrigas no organismo;
- A perda de brilho e a queda da pelagem podem ser causadas por parasitas da pele;
- Uma tosse persistente é um dos sinais de parasitas pulmonares.
Comido carne malpassada ou cruaUm cão pode ser infectado pela tênia larga, que pode ser vista a olho nu nas fezes. Nesse caso, o tratamento caseiro pode ser feito administrando ao cão fenasal (0,1–0,2 g por kg de peso corporal). Sementes de abóbora também são úteis.
A nematodose também é comum em cães. vermes redondos que vivem por todo o corpoSe o seu cão ficar deprimido, comer pouco e a pelagem perder o brilho e ficar embaraçada, esses podem ser sinais de infestação por parasitas. Diarreia e constipação alternadas, vômitos constantes e abdômen distendido também indicam a presença desses parasitas. O tratamento deve ser feito por um veterinário.
O carrapato pode ser detectado durante um exame externo do animal, geralmente picando atrás da orelha, e também percebendo o aumento da temperatura, fraqueza e vômito. Uma foto do carrapato ajudará o dono a identificá-lo. Para removê-lo, use uma pinça após aplicar óleo vegetal no local da picada. Tenha cuidado para não deixar a cabeça do carrapato no corpo do animal. Em seguida, trate a área afetada com iodo ou verde brilhante.
Interno não infeccioso
Doenças cardiovasculares

Doenças respiratórias em cães
Este é um grupo de doenças bastante comum, perigoso principalmente devido às potenciais complicações que podem causar. Os sintomas incluem:
- Estado depressivo;
- Temperatura elevada;
- Problemas respiratórios;
- Dispneia;
- Secreção nasal;
- Perda de apetite.
Doenças do trato digestivo
Bastante comum, são variadas e frequentemente conectadas Erros na alimentação. Alimentar um cão em excesso pode levar à obesidade, especialmente em animais castrados. O primeiro sinal é o ganho de peso excessivo, que afeta negativamente o coração. O tratamento envolve reduzir a dieta do cão, eliminando principalmente os alimentos gordurosos.
Um apetite pervertido (um cão comendo as próprias fezes, pedras ou terra) pode ser sinal de doenças graves nos órgãos internos.

Se a pele do seu animal de estimação adquiriu uma tonalidade amarelada desagradável, isso pode ser um sinal de doença hepática, que só pode ser tratada por um veterinário experiente.
Cirúrgico
Isso inclui o seguinte:
- Lesões;
- Doenças musculares;
- Doenças dentárias;
- Doenças do ouvido;
- Doenças oculares.
Observar o animal ajudará a determinar a probabilidade de qualquer uma delas. Se As pálpebras estão vermelhas e inchadas, e há secreção purulenta saindo do olho.Se o seu cão apresenta sensibilidade à luz, isso pode ser um sinal de conjuntivite. O tratamento começa com a lavagem do olho com uma solução de ácido bórico a 2%. Se esses sintomas forem acompanhados por uma mancha opaca no olho do cão, pode ser ceratite (inflamação da córnea).

Existem muitas doenças às quais os cães são suscetíveis, cada uma com suas próprias particularidades. um conjunto de sinais que permitem aos veterinários fazer um diagnóstico precisoNo entanto, é importante lembrar que os primeiros sintomas de qualquer doença são mudanças no comportamento do cão: ele pode ficar letárgico e apático ou, ao contrário, excessivamente agitado e ativo; pode perder ou ganhar muito apetite. Muitas doenças também são sinalizadas por alterações na temperatura corporal, frequência cardíaca e salivação excessiva. Se você notar vários sintomas ao mesmo tempo, não se automedique; procure ajuda profissional o mais rápido possível.
Para evitar que um grande número apareça doenças caninas perigosasO animal precisa ter em mãos as seguintes condições: um ambiente limpo, nutrição adequada, desinfecção regular e exames veterinários preventivos. O tratamento de qualquer doença existente deve ser imediato.

Se a raiva for silenciosa, observe a aparência deprimida e a letargia de um animal anteriormente ativo. Reconhecer essa forma é muito difícil devido à ausência de sintomas característicos.
Borreliose;
Pele (ácaro da coceira);


1 comentário