
A temperatura do cão deve ser medida quando estiver normal. Saber a temperatura do seu cão permite que os donos detectem qualquer problema de saúde a qualquer momento.
Aumento de curto prazo na temperatura Em cães de qualquer raça, pode ser causada por ansiedade, medo ou esforço físico. É claro que também aumenta em climas quentes e em cadelas durante o cio.
Uma diminuição ou aumento na temperatura corporal de um cão é o primeiro sinal de doença, o que é normal.
Em que você deve prestar atenção?

- Ela recusa comida;
- recusa água;
- Ela apresentou convulsões, vômitos ou diarreia;
- Ela está com febre alta e o nariz seco;
- Ela está letárgica, tem a língua pálida e muco na boca.
A febre deste animal pode ser medida com qualquer termômetro — comum ou digital. Após a medição, lave bem o aparelho e as mãos, e limpe-as com álcool.
Qual a temperatura ideal para um cachorro?
Qualquer raça de cachorro, de pequeno a grande porte, deve ter uma temperatura corporal normal, que pode variar de 37,4 a 39,3 graus Celsius. Existem alguns valores normais de temperatura corporal:
Cães adultos:
- raça grande - 37,4–38,3;
- média da raça - 37,5–39;
- raça pequena - 38,5–39.
Filhotes:
- raça grande - 38,2–39;
- média da raça - 38,3–39,1;
- raça pequena - 38,6–39,3.
Como medir a temperatura de um cachorro?
Você pode usar um termômetro comum para medir a temperatura, mas precisará manter o cachorro imóvel por cerca de cinco minutos. É melhor usar um termômetro digital; o procedimento leva cerca de um minuto. Seu animal de estimação deve ter seu próprio termômetro.
A temperatura do cachorro é medida. através do retoEmbora o procedimento não seja complicado, requer cuidado no manuseio do seu animal de estimação.
- Primeiro, você deve lubrificar a ponta do termômetro com vaselina ou qualquer creme gorduroso;
- Coloque o animal de lado (ele pode estar em pé), levante o rabo e insira cuidadosamente o termômetro no ânus a uma profundidade de cerca de 2 cm;
- As medições de temperatura devem ser feitas em um ambiente normal para evitar que o cão fique ansioso ou assustado. Caso contrário, o animal pode pular e se machucar quebrando o termômetro. Você pode oferecer petiscos ao cão durante o procedimento.
- Não se esqueça de elogiar seu cão durante e após o procedimento.
Sinais e causas de desvios de temperatura em relação à norma

Um animal saudável é alegre, come normalmente, brinca e reage ativamente a tudo ao seu redor. Sua pelagem é brilhante e bem cuidada. Um animal doente apresenta o oposto, mostrando os primeiros sinais de enfermidade: febre, recusa em se alimentar por um dia inteiro, letargia, diarreia, vômito, respiração acelerada e frequência cardíaca elevada.
Se você notar algum dos sintomas acima, deve verificar imediatamente a temperatura do seu animal de estimação para ver se está normal. A febre pode ser causada por: infecção ou qualquer doença — peste, endometrite, piroplasmose, insolação. Há uma diminuição nos casos de helmintíases, enterite por parvovírus e outras doenças.
O que você deve fazer se a temperatura estiver alta (baixa)?
Se houver alguma alteração, significa que o corpo está combatendo uma infecção ou algum sintoma de uma doença. Se os níveis aumentarem ou diminuírem, não tente combatê-los por conta própria. É possível atingir os níveis normais em casa, mas isso não curará a infecção ou a doença.
Você precisa entrar em contato com um médico com urgência ou chamar um para ir até sua casa. Se o animal O termômetro marca acima de 40 graus.Se ele estiver muito frio, precisa ser levado a uma clínica veterinária. Durante o transporte, aplique algo frio em seu corpo. Isso deve ser feito com muito cuidado para evitar hipotermia. Se a temperatura estiver baixa, coloque uma almofada térmica e cubra o cachorro com um cobertor.
Não medique seu animal de estimação por conta própria; isso só piorará a situação. Alterações no comportamento normal dos cães ocorrem apenas em casos de infecção, tumores ou distúrbios endócrinos.
Na clínica veterinária, os médicos farão o diagnóstico correto e irá prescrever os medicamentos necessários.O dono só precisa seguir estas recomendações. Se o cão melhorar, não interrompa a medicação por conta própria. Essa é uma responsabilidade do veterinário; somente ele pode garantir que a temperatura normal permaneça estável, que o animal esteja completamente recuperado e que sua vida não corra perigo.


