O Boston Terrier: Orgulho e Símbolo de Massachusetts

O Boston Terrier é uma raça originária dos Estados Unidos com raízes inglesas. Sua pelagem branca característica, semelhante a um smoking, lhe rendeu o apelido de "cavalheiros americanos", mas seu temperamento lembra mais o de crianças pequenas e travessas. Esses cães charmosos e robustos rapidamente ganharam popularidade não apenas entre criadores americanos, mas também entre amantes de cães em todo o mundo.

Descrição da raça

1551207338_5c758ba8c4c05.jpg

Os descendentes do juiz eram chamados de mestiços de Boston, buldogues de cabeça redonda e bull terriers americanos. Buldogues franceses e ingleses, terriers, boxers e pit bulls foram usados ​​no desenvolvimento da raça.

Os Boston Terriers originaram-se em Massachusetts. Em 1870, Robert Hooper, residente de Boston, adquiriu um cão incomum, tigrado com manchas brancas, do marinheiro Edward Barnett, que o havia trazido da Inglaterra. O cão tornou-se o fundador da raça. A aparência de Judge (nome dado ao cão pelo novo dono) apresentava características de um buldogue inglês e de um terrier inglês branco.

1551207686_5c758d05001b7.jpg

Em 1979, o Boston Terrier tornou-se o símbolo de Massachusetts.

Ao perceber o grande potencial do cão, Hooper decidiu cruzá-lo com fêmeas de outras raças para desenvolver uma aparência específica. Através do cruzamento, um cão completamente novo foi criado, que em 1878 foi apresentado sob o nome de "Boston Terrier". Depois disso, os Boston Terriers tornaram-se muito populares entre os criadores nos Estados Unidos. Em 1890, foi fundado o primeiro clube para esses cães e, três anos depois, a raça recebeu o reconhecimento oficial do American Kennel Club.

Exterior

1551207867_5c758db9cb281.jpg

Os Boston Terriers distinguem-se pela sua constituição harmoniosa e proporcional.

O Boston Terrier é uma raça de pequeno porte, mas não é um cão anão. Sua altura na cernelha varia de 38 a 42 cm, e seu peso varia de 4,5 a 11,5 kg. O dimorfismo sexual é bastante pronunciado: os machos são maiores que as fêmeas e têm uma constituição mais musculosa e robusta.

Tabela 1. Padrões de raça

Parte do corpo DescriçãoSinais e faltas desqualificantes
Cabeça

De formato quadrado, maciço. Pele bem rente, sem dobras ou rugas. Topo plano, com testa larga, maçãs do rosto e órbitas oculares proeminentes, arcos superciliares bem definidos, transição nítida da testa para o focinho e curva suave.

Focinho

Ampla, lisa, mas com algumas rugas permitidas. Três vezes mais curta que a testa.

OlhosOlhos arredondados, grandes, ligeiramente convexos e bem separados. Seu olhar é inteligente, amigável e brilhante. A íris é castanho-escura.Olhos com a parte branca visível e íris azul.
Nariz

É dividido em duas partes iguais por um sulco. Possui narinas bem definidas e abertas e um lóbulo grande com pigmentação preta.

LábiosCarnoso e denso, esconde completamente as gengivas e os dentes quando a boca está fechada.
MaxilasOs dentes são pequenos, mas fortes. Os incisivos inferiores formam uma fileira reta. A mordida é em pinça (reta), com a mandíbula inferior ligeiramente curvada para cima, ou do tipo bulldog.mandíbula inferior torta
OuvidosDe tamanho médio, eretos, bem espaçados, de formato triangular. As pontas são arredondadas.Orelhas muito grandes ou desproporcionalmente pequenas.
PescoçoReto, proporcionalmente curvado, flui suavemente em direção à cernelha.
QuadroDe formato quadrado, com musculatura bem desenvolvida, dorso largo em linha reta e peito moderadamente largo que se estende até os cotovelos. A garupa é ligeiramente inclinada, de tamanho igual ao da cintura escapular.Costas com curvatura ou corcunda
MembrosCorpo alongado e poderoso. Os membros anteriores são paralelos entre si e inseridos sob a cernelha. Os cotovelos estão próximos ao peito. Os membros posteriores apresentam angulação bem definida nos joelhos. A mão forma uma protuberância arredondada e compacta, com unhas curtas.jarretes retos
CaudaEncurtado (no máximo 5 cm), bem ajustado, posicionado e carregado baixo. Afunila-se em direção à ponta.Uma cauda enrolada, inserida e portada alta não atende às dimensões padrão.

Os Boston Terriers com aparência ideal são a exceção, e não a regra. A maioria dos indivíduos apresenta vários defeitos de gravidade variável que não afetam a saúde do cão de forma alguma, mas impedem o animal de participar de exposições e receber um diploma de campeão.

Na maioria das vezes, os defeitos afetam a região da cauda, ​​por isso muitos criadores inescrupulosos, na tentativa de escondê-los, cortam a cauda. No entanto, tais manipulações desonestas levam automaticamente ao descarte do indivíduo.

Pelagem e possíveis cores

A pelagem do Boston Terrier é uniforme, muito curta, rente ao corpo e lisa. Os indivíduos de raça pura apresentam três cores principais:

  • Clássico. A cor preta da pelagem é diluída por grandes manchas brancas.1551174026_5c75098914cbb.jpg
  • Tigrado (malhado). As listras são claramente visíveis na cor de fundo principal.1551174284_5c750a8aea1ee.jpg
  • Foca (pele). É semelhante ao modelo clássico, mas à luz do dia a parte escura do casaco adquire um tom avermelhado.1551174623_5c750bde3aa5e.jpg

Cada tipo de pelagem requer marcas brancas simétricas. Estas devem estar localizadas no peito, formando um padrão semelhante a um smoking, na barriga, nas patas dianteiras e traseiras até os jarretes, e em uma faixa uniforme na testa.

Também são encontrados indivíduos com outras cores vibrantes: vermelho, malhado, lavanda, tricolor e albino. No entanto, essa coloração da pelagem é considerada um defeito, e o animal fora do padrão não poderá contribuir para o desenvolvimento futuro da raça.

A natureza e as características do treinamento

1551179487_5c751eddec1f5.jpg

Os Boston Terriers são apelidados de "cavalheiros americanos" por causa de seus pelos brancos que lembram smoking. Mas sua personalidade lembra mais a de crianças pequenas.

Se você tivesse que descrever brevemente a personalidade do Boston Terrier, poderia chamá-lo de uma criança pequena em corpo de cachorro. São animais muito enérgicos e brincalhões, capazes de passar o dia todo correndo com bolas, argolas e outros brinquedos, atraindo a atenção de todos. Ao mesmo tempo, o cão tem um temperamento bastante equilibrado e dócil, não sendo propenso a acessos de agressividade. Os Boston Terriers são recomendados para famílias com crianças; eles se dão bem com crianças e outros animais de estimação.

Durante as brincadeiras, os cães podem se empolgar e danificar móveis ou papel de parede, mas não os castigue com muita severidade. Esses cães são muito sensíveis e até mesmo uma mudança no tom de voz pode ser angustiante e estressante.

Por natureza, esses cães são confiantes, amigáveis ​​até mesmo com estranhos, e podem segui-los. Problemas também surgem durante os passeios, quando os Boston Terriers podem exibir traços como arrogância e agressividade, herdados de seus ancestrais lutadores. Esse comportamento é facilmente corrigido com treinamento.

1551183771_5c752f9963441.jpg

Quanto mais cedo o dono começar a treinar seu animal de estimação, mais obediente o cão será no final.

Portanto, o adestramento e a socialização devem começar desde muito cedo. Os Boston Terriers são bastante inteligentes e memorizam bem os comandos, mas para se tornarem verdadeiros companheiros e cães de guarda, você precisará se dedicar bastante e se impor como líder. Especialistas caninos recomendam adestrar os cães em áreas específicas, recompensando o bom comportamento com petiscos saborosos e elogios.

Expectativa de vida e suscetibilidade a doenças

1551181513_5c7526c77169d.jpg

Devido ao formato do crânio, os Boston Terriers são propensos a diversos problemas respiratórios. Portanto, o cão precisa de pausas frequentes durante o exercício.

A expectativa de vida média de um Boston Terrier é de 11 a 15 anos.Contudo, os representantes desta raça não podem ser considerados saudáveis. Esses problemas estão associados a uma estrutura craniana braquicefálica específica, que pode levar a certas doenças. Essa forma foi resultado de extensa seleção genética, e os órgãos internos não tiveram tempo de se adaptar a essas mudanças.

Os Boston Terriers frequentemente apresentam problemas respiratórios, manifestados por chiado no peito, ronco e resfolego. Isso geralmente não afeta o bem-estar geral do animal, mas durante atividades físicas, é importante fazer pausas para que o cão recupere o fôlego.

Os Boston Terriers sofrem com mais frequência das seguintes doenças:

  • Surdez. O tratamento depende da causa. Tanto a remoção mecânica da cera de ouvido quanto a eliminação da inflamação com soluções antibacterianas e antibióticos podem ajudar. Se a surdez for congênita, o cão terá que conviver com essa deficiência pelo resto da vida.
  • Catarata. Nos estágios iniciais, a progressão da doença pode ser retardada com colírios especiais. No entanto, em casos avançados, será necessária cirurgia e remoção do cristalino.
  • Alergia. O tratamento consiste em uma dieta rigorosa e no uso de medicamentos anti-histamínicos e imunomoduladores.

Representantes dessa raça também podem sofrer de graves problemas congênitos, como luxação de joelho e cotovelo, tumores cerebrais e estenose pilórica. Esses problemas só podem ser resolvidos por meio de procedimentos cirúrgicos complexos.

Manutenção e cuidados

1551208031_5c758e5d9d1e8.jpg

Durante a estação fria, recomenda-se passear com seu animal de estimação que ele esteja vestido.

Os Boston Terriers são bastante compactos, podendo até mesmo viver em apartamentos na cidade. É importante providenciar um local específico para descanso e uma variedade de brinquedos para mantê-los entretidos e evitar que mastiguem sapatos ou móveis enquanto o dono estiver ausente.

Recomenda-se passear com o cachorro duas vezes ao dia, durante meia hora, mas evite a exposição prolongada ao ar livre em temperaturas extremamente quentes ou frias. A pelagem curta deixa a pele do animal vulnerável aos raios UV e ao congelamento.

Asseio

1551184814_5c7533ad40332.jpg

A higiene de um Boston Terrier se limita a procedimentos padrão.

Os Boston Terriers são cães de baixa manutenção. Sua pelagem curta e sem pelos solta pouco e não requer escovação frequente. Basta limpá-la com uma luva de borracha algumas vezes por semana para dar o brilho necessário.

Os seguintes procedimentos serão necessários:

  • Lavagem. O rosto do animal de estimação deve ser limpo diariamente com uma toalha limpa e úmida para remover restos de comida e sujeira.
  • Banho. Não é recomendável banhar um Boston Terrier com muita frequência. O ideal é banhá-lo assim que as áreas mais claras da pelagem ficarem sujas, utilizando produtos de higiene específicos para raças de pelo curto.
  • Aparar as unhas. À medida que a unha cresce, é necessário aparar a parte transparente uma vez por mês com um cortador de unhas, tomando cuidado para não danificar a polpa e os vasos sanguíneos.
  • Higiene ocular e auricular. Os olhos do cão são um ponto vulnerável, pois são propensos a inflamações. É importante examinar os olhos e ouvidos diariamente, remover qualquer secreção acumulada com um algodão embebido em água fervente ou uma solução específica e, caso seja detectada alguma infecção, consultar um veterinário imediatamente.
  • Higiene bucal. Os dentes pequenos dos Boston Terriers são propensos ao acúmulo de tártaro. Eles precisam de escovação regular com pasta de dente e escova de dentes específicas, e palitos removedores de placa devem ser oferecidos.

Nutrição adequada

1551181398_5c7526548b9b0.jpg

Os Boston Terriers são propensos a alergias, por isso sua dieta deve ser cuidadosamente selecionada.

Os Boston Terriers têm estômagos pequenos, por isso encontrar o equilíbrio certo na hora de alimentá-los é crucial para evitar que o seu animal de estimação seja alimentado em excesso ou fique com fome. O tamanho das porções é determinado individualmente e depende da idade e do nível de atividade do cão. Especialistas recomendam alimentar seu animal de estimação duas vezes ao dia (manhã e noite), deixando uma quantidade mínima de comida para o jantar.

Ao alimentar os animais, é importante seguir as seguintes regras:

  • Não dê comida imediatamente após um passeio ou treino;
  • Formule sua dieta de forma que a maior parte dos seus alimentos contenha a quantidade máxima de proteína animal.

Em uma dieta natural, é aconselhável adicionar os seguintes produtos ao cardápio do cão:

  • Carnes magras (bovina, vitela, peru) são a base da dieta. Alimente os alimentos diariamente com ração crua (70% da quantidade total) e cozida (30%). No entanto, carne de porco e frango gordurosos devem ser evitados para prevenir problemas digestivos e alergias.
  • Peixe do mar cozido e limpo de espinhas. Ofereça no máximo uma vez por semana. A água do rio é contraindicada, pois pode causar infestações parasitárias.
  • Produtos lácteos fermentados. Recomenda-se que animais de estimação com menos de um ano de idade recebam kefir com baixo teor de gordura, queijo cottage e iogurte natural diariamente. No entanto, o consumo de leite integral pode causar diarreia.
  • Legumes, frutas e ervas cozidos ou crus. Abobrinha, brócolis, abóbora, cenoura e maçã melhoram a digestão e, portanto, devem constituir pelo menos 1/4 da dieta total do animal.
  • Ovos de galinha ou de codorna. Administre aos animais adultos três vezes por semana, em qualquer forma (cozido ou cru).

Evite alimentar seu animal de estimação com ossos tubulares, alimentos salgados, gordurosos, enlatados, assados, à base de farinha ou picantes. Suplementos vitamínicos e minerais saudáveis ​​devem ser utilizados.

Ao alimentar seu cão com ração artificial, é aconselhável escolher alimentos super premium desenvolvidos especificamente para essa raça. Alimentos hipoalergênicos são especialmente recomendados.

Acasalamento e cuidado com a prole

1551208143_5c758ecd72336.jpg

Os filhotes de Boston Terrier nascem com cabeças muito grandes. A fêmea pode precisar de uma cesariana durante o parto.

Os Boston Terriers atingem a maturidade sexual entre os 8 e 10 meses de idade.No entanto, não é recomendável cruzá-los antes dos 18 anos, pois os filhotes dessa raça nascem com cabeças muito grandes, de modo que mesmo uma fêmea adulta que já deu à luz muitas vezes precisa de uma cesariana.

De resto, o processo de acasalamento dos Boston Terriers não difere do de outras raças. Ambos os parceiros devem estar saudáveis, tratados contra parasitas e vacinados no máximo duas semanas antes do acasalamento. Ao escolher um parceiro, é importante verificar a documentação para evitar o nascimento de filhotes com defeitos congênitos.

Uma fêmea geralmente dá à luz de 3 a 4 filhotes, mas pode ter mais. Cuidar de filhotes não é muito diferente de cuidar de adultos. A única diferença é o número de mamadas: filhotes até seis meses são alimentados de 5 a 6 vezes por dia, de 6 a 12 meses – de 3 a 4 vezes, e a partir de um ano – duas vezes por dia. Os bebês precisam receber produtos lácteos fermentados com mais frequência e as gemas dos ovos devem ser apenas cozidas.

Apelidos adequados para filhotes

1551208347_5c758f99e9a74.jpg

O apelido de um Boston Terrier deve ser curto e fácil de lembrar. Dessa forma, o animal se lembrará dele mais rapidamente.

Os seguintes nomes são adequados para meninas:

  • Áster;
  • Becky;
  • Bonnie;
  • Vira;
  • Vicky;
  • Lara;
  • Haley;
  • Emma.

Os meninos podem ser chamados de:

  • Archie;
  • Billy;
  • Rudy;
  • Tim;
  • Charlie;
  • Eddie.

Prós e contras do Boston Terrier

1551208476_5c75901aa7a55.jpg

É impossível transformar um Boston Terrier confiante em um bom cão de guarda. Mas com o treinamento adequado, você pode ensiná-lo a desconfiar de estranhos.

Tabela 2. Prós e contras da raça

VantagensImperfeições
  • Personalidade sociável, simpatia;
  • ludicidade;
  • boas habilidades de aprendizagem;
  • alta expectativa de vida;
  • manutenção e cuidados mínimos.
  • Confiança excessiva, qualidades protetoras mínimas;
  • travessura;
  • aumento da emotividade;
  • uma tendência a doenças hereditárias graves;
  • Má adaptação ao calor e ao frio, incapacidade de ser mantido em recinto fechado.

Segundo seus donos, os Boston Terriers são cães de companhia que se destacam pela excepcional lealdade e amizade. Sua natureza brincalhona e amor por brincadeiras os tornam companheiros ideais para crianças pequenas. Além disso, esses cães alegres e ativos têm expressões faciais divertidas e podem facilmente fazer cara de magoados ou fingir profundo arrependimento após mais uma travessura.

Comentários