O Terrier Preto Russo é um bom cão de guarda e companheiro para a família.

Ao desenvolver esta raça doméstica, os criadores procuraram criar um cão poderoso que pudesse servir não apenas como um leal cão de guarda, mas também como um amigo e companheiro devotado. Determinação, força, devoção e obediência são as principais características do Terrier Russo Preto. O animal demonstra suas excelentes qualidades de trabalho e agressividade natural apenas quando está trabalhando. No restante do tempo, é um cão afetuoso e brincalhão que gosta de relaxar com sua família.

Descrição da raça

A raça Terrier Preto Russo foi criada por meio de seleção artificial em 1949 no canil governamental de Moscou "Estrela Vermelha". Os criadores buscavam desenvolver um cão versátil, grande, fisicamente forte, com personalidade marcante, alto nível de obediência e inteligência, bem adaptado a diversas condições climáticas. Para atingir esse objetivo, selecionaram quatro das raças mais adequadas: Schnauzer Gigante, Terra Nova, Rottweiler e Airedale Terrier. Genes do Pastor do Cáucaso, Dogue Alemão e Pastor Alemão também foram utilizados.

O Terrier Preto foi criado para guarda e serviço. O serviço continua sendo a principal função da raça até hoje. Esses cães são usados ​​para guardar instalações militares secretas, como guarda-costas e também para participar de competições esportivas. Eles são capazes de ataques relâmpago contra intrusos, agarrando-os pelo braço por trás para evitar golpes de retaliação, o que lhes rendeu o apelido de "Morte Negra".

A função para a qual a raça foi criada influenciou a aparência do animal. As principais características do Terrier Preto são porte atlético, musculatura bem desenvolvida e mandíbulas fortes. Seus principais traços de personalidade são destemor, resistência e simplicidade.

Padrão da raça (FCI)

1547996360_5c448cc4cf5a7.jpg

O Terrier Russo Preto tem uma marcha livre e bem equilibrada. Marcha típica.

Os machos atingem uma altura de 76 cm na cernelha e pesam entre 50 e 60 kg. As fêmeas são menores, variando de 64 a 72 cm de altura e pesando no máximo 50 kg. Os machos têm uma constituição mais robusta e distinguem-se pela sua imponência. Desde 1994, de acordo com a descrição da raça no padrão russo para cães de serviço, não existe limite máximo de altura para os Terriers Pretos. Portanto, alturas maiores são aceitáveis, desde que a constituição do cão se mantenha proporcional.

O exterior do Terrier Preto apresenta as seguintes características:

SinalDescriçãoFalhas e defeitos desqualificantes
CorpoCaracteriza-se por seus ossos grandes, harmonia, força e músculos fortes. Possui peito profundo e costelas bem arqueadas.
  • Baú pequeno;
  • a presença de características semelhantes às raças ancestrais (Schnauzer Gigante, Terra Nova, Airedale Terrier)
VoltarForte, musculoso e com cernelha forte e bem definida, a cauda é portada em linha reta. Seu comprimento é aproximadamente metade do comprimento da linha superior.
MembrosRetas e paralelas entre si. As patas traseiras são mais afastadas que as dianteiras. As patas dianteiras são grandes, arredondadas e unidas. As patas traseiras têm formato oval e são menores que as dianteiras. As almofadas das patas e as garras são pretas.
CaudaPlantada alta, com base espessa. Ao se mover, apresenta uma aparência semelhante à de uma lebre.Cauda de esquilo
PescoçoForte, seco, com musculatura bem desenvolvida. De comprimento igual ao da cabeça. Inserido em um ângulo de 45–50° em relação à horizontal.
CabeçaPossui um crânio grande, ligeiramente largo e alongado, com uma área frontal plana, arcos superciliares e protuberância occipital moderadamente definidos, e maçãs do rosto secas e ligeiramente arredondadas. Caracteriza-se por sua imponência e proporcionalidade em relação ao corpo.Crânio curto
OuvidosPosicionada no alto, pendurada na cartilagem, de tamanho médio, simétrica.
FocinhoDe formato retangular, largo na base, maciço
NarizCom um grande lóbulo da orelha pretoNariz despigmentado
Lábios e mandíbulasBoca espessa, justaposta e de pigmentação escura. Mordida em tesoura. Dentes grandes e brancos.Má oclusão
OlhosOlhos bem separados, de formato oval e tamanho médio. As pálpebras são pretas e bem ajustadas. A íris é escura.
  • Íris clara;
  • presença de catarata;
  • heterocromia

Pelagem e cores

Os representantes da raça possuem pele densa, uniformemente pigmentada, sem dobras, áspera ao toque, pelagem espessa com subpelo curto. A pelagem é espessa, encaracolada e pode atingir até 10 cm de comprimento. Os Terriers Russos Pretos possuem franjas proeminentes, formando as sobrancelhas, o bigode e a barba. O pescoço e a cernelha são cobertos por uma juba.

Existem duas cores para o Terrier Preto Russo:

  • preto sólido;

1547997527_5c44915573626.jpg

O casaco deve ser de cor preta uniforme. Não deve haver manchas claras ou qualquer tonalidade.

  • Preto com alguns fios grisalhos, enquanto os pelos claros não devem cobrir mais de 1/3 de todo o corpo.

1547997558_5c449174ee907.jpg

A pelagem preta é coberta por pequenos pelos cinzentos. A pelagem clara ocupa não mais do que um terço de toda a superfície do corpo.

As falhas incluem manchas brancas, áreas cinzentas bem definidas, pelos lisos e ausência de pelos ornamentais na cabeça. Indivíduos com essas características não são aceitos para reprodução.

Personagem

1548054221_5c456ecbbc066.jpg

O Terrier Russo Preto é um cão de serviço com um temperamento um tanto agressivo. Mas, com a família, esse animal feroz se transforma em um companheiro amoroso que adora brincar com crianças.

A principal característica dos Terriers Pretos Russos é a agressividade, que pode ser controlada incondicionalmente pelo dono. Em circunstâncias normais, o cão é calmo e alheio aos outros. No entanto, quando em serviço, seu temperamento muda drasticamente. Se um estranho aparece na área protegida, ele pode avaliar o perigo da situação em questão de segundos, adotar uma postura defensiva ativa, se necessário, ou observar silenciosamente sem revelar sua presença.

Se o animal não conseguir assustar o intruso com sua aparência ameaçadora, ele parte imediatamente para o ataque. O cão ataca, imobiliza o intruso sob si e o mantém no chão com as patas no peito até a chegada do dono. O Terrier Preto raramente usa os dentes, apesar de sua mordida poderosa e capaz de arrancar pedaços. O cão só persegue a presa sob o comando do dono.

A relação de um cão com seu dono e familiares é completamente diferente. Eles demonstram qualidades como devoção, respeito, afeto, amizade, disciplina e obediência. Esses cães são muito tolerantes com crianças pequenas. Brincam com elas por horas, permitindo que puxem seus bigodes ou orelhas sem reagir com agressividade.

Outras características importantes da raça Terrier Preto Russo incluem:

  • responsabilidade;
  • coragem;
  • atividade e ludicidade;
  • desconfiança;
  • tendência a dominar;
  • Prudência e uma reação ponderada diante do que está acontecendo.

Saúde

A expectativa de vida do Terrier Russo Preto é de 10 a 14 anos.Cães longevos são muito raros entre esses caninos gigantes. Apesar disso, esses animais são conhecidos por sua boa saúde e sistema imunológico forte, já que os criadores desenvolveram cuidadosamente a resistência desses cães versáteis à maioria das doenças virais e relacionadas ao resfriado. No entanto, como todas as raças criadas artificialmente, os terriers são propensos a doenças hereditárias transmitidas de seus ancestrais. As mais comuns são consideradas as seguintes:

  • Displasia de cotovelo e quadril causada por animais de estimação de porte grande. O tratamento inicial envolve terapia, seleção de medicamentos, fisioterapia, dieta e exercícios. Injeções de medicamentos para aliviar a inflamação e a dor também são permitidas.
  • A atrofia progressiva da retina (APR) é uma doença genética que leva à cegueira total. Medicamentos antioxidantes são usados ​​para retardar a progressão da doença.
  • A conjuntivite e a otite são causadas por pelos excessivamente grossos nos canais auditivos e por longas mechas de cabelo no couro cabeludo. O tratamento inclui gotas, pomadas e medicamentos antialérgicos específicos. Qualquer secreção purulenta deve ser removida previamente por um veterinário.
  • Infecções fúngicas que se desenvolvem em pelos ou pele mal cuidados e causam coceira intensa. A pomada de nistatina é recomendada para o tratamento da micose.

Manutenção e cuidados

1548059778_5c4584802d75a.jpg

Os Terriers Russos Pretos preferem passar a maior parte do tempo ao ar livre, em um canil ou no pátio de uma casa de campo. Se mantidos em um apartamento na cidade, o cão precisa ser levado para passear com a maior frequência possível.

O Terrier Russo Preto é uma raça versátil. Adapta-se bem a condições climáticas muito adversas, mas também prospera em climas moderados. Prefere passar o tempo em um recinto externo espaçoso ou em um jardim no campo, em vez do espaço confinado de um apartamento na cidade.

Os terriers precisam de longas caminhadas durante todo o ano e de bastante exercício. Recomenda-se visitar áreas designadas onde o seu cão possa correr sem coleira ou focinheira e participar em atividades de agility durante pelo menos 30 a 60 minutos por dia.

Procedimentos básicos

Os Terriers Russos Pretos têm pelagem longa e densa que requer cuidados especiais. Uma característica fundamental da raça é a completa ausência de queda de pelos.

Como os pelos não caem, tendem a se emaranhar em inúmeros nós. É por isso que a escovação requer atenção especial.

Penteando

A escovação do seu animal de estimação deve ser feita algumas vezes por semana. Para isso, você precisará das seguintes ferramentas:

  • Um cortador de esteiras em forma de ancinho com extremidades onduladas e rombas - um dispositivo que pode ser usado para separar esteiras grandes em esteiras menores;
  • Um pente com dentes longos para desembaraçar pequenos nós;
  • Escova de cerdas macias para pentear e remover fiapos, cabelos mortos e poeira;
  • Pente de aparar para o acabamento final e para dar à pelagem uma aparência decente.

Tratamentos de água

Escovar o seu animal de estimação também é essencial antes do banho, que deve ser feito no máximo uma vez por mês ou com a frequência necessária. Deve-se usar um xampu específico para animais de estimação. As patas e a barriga do cão ficam muito sujas após longas caminhadas e precisam ser lavadas diariamente.

Os longos bigodes e barbas dos terriers ficam muito sujos após as refeições. Recomenda-se lavá-los com água limpa e escová-los diariamente, e após a alimentação, secá-los com um pano limpo. A barba é tão propensa a emaranhar quanto a pelagem, por isso requer cuidados especiais. Deve ser lavada com xampu a cada sete dias e escovada cuidadosamente. A pelagem sob a coleira também precisa ser inspecionada regularmente. Deve ser mantida sempre seca e limpa.

É importante secar bem a pelagem. Pelos longos e molhados podem causar infecções fúngicas, que podem ser prejudiciais à saúde do cão.

Lã de tosquia

Outro procedimento importante para o Terrier Russo Preto é a tosa. O cão deve ser tosado de acordo com o padrão estabelecido pelo menos uma vez por trimestre. Os filhotes recebem seu primeiro corte de cabelo higiênico aos seis meses de idade. Você precisará de uma tesoura de tosa afiada, tesoura de desbaste, um pente de metal com dentes longos e uma escova de pinos. Uma máquina de tosa de alta qualidade também é adequada.

Muitos donos se perguntam qual o comprimento ideal da pelagem para seus Terriers Russos Pretos. Tudo se resume à preferência pessoal: alguns preferem cães com pelagem mais longa, enquanto outros preferem a pelagem curta. O comprimento recomendado para pelagem curta é de até 1,5 cm, e para pelagem longa, de 3 a 6 cm.

1548053135_5c456a8e3da74.jpg

Você também pode cortar o cabelo seguindo este padrão. O comprimento do cabelo em certas áreas deve corresponder ao comprimento mostrado na imagem.

Cuidados com as garras

Os cães têm unhas bastante fortes e compridas. Para evitar que quebrem ou cresçam demais, precisam ser aparadas pelo menos uma vez a cada dois meses.

Apenas a parte transparente da unha deve ser tratada para evitar danos à polpa e aos vasos sanguíneos. Recomenda-se aparar os pelos entre os dedos dos pés e as almofadas das mãos, pois eles também podem ficar emaranhados e causar desconforto ao caminhar.

Higiene auricular, ocular e oral

Uma vez por semana, inspecione as orelhas e os olhos do seu animal de estimação. Certifique-se de que haja livre circulação de ar no canal auditivo. Para isso, apare os pelos soltos. Use uma tesoura de unha com ponta arredondada ou sem corte. Com a mesma frequência, remova qualquer secreção acumulada nos olhos do seu animal de estimação com um cotonete umedecido.

A higiene bucal semanal (3 a 4 vezes por semana) é essencial. Use pasta de dente e escova de dentes próprias para animais de estimação. Comer alimentos duros pode ajudar a prevenir o acúmulo de tártaro.

Conselhos de especialistas sobre como manter uma pelagem bonita.

Com o tempo, a pelagem dos terriers pode ficar áspera e sem brilho. Para evitar isso, siga algumas regras simples:

  • Não deixe seu animal de estimação exposto à luz solar direta por muito tempo, caso contrário, a pelagem ficará marrom;
  • Não utilize secador de cabelo para evitar o ressecamento excessivo e o aparecimento de uma camada acinzentada no couro cabeludo;
  • Não utilize água quente ou fria para tratamentos de água, pois isso pode facilmente comprometer a dureza e o brilho naturais; utilize apenas água morna para a lavagem;
  • Monitore a umidade no cômodo onde seu cachorro fica com mais frequência; o ar seco pode deixar o pelo do cachorro quebradiço;
  • Use pentes de dureza média para evitar pontas duplas e seque bem o cabelo antes de pentear;
  • Prepare uma dieta balanceada para o animal e utilize complexos vitamínicos, se necessário.

Educação e formação

1548054089_5c456e47d9ec2.jpg

O adestramento de um Terrier Russo Preto deve ser deixado para profissionais. Terriers Russos Pretos adultos são difíceis de adestrar.

Criadores de cães de grande porte com acentuadas qualidades de guarda e serviço devem ter em mente que tais animais exigem treinamento sério e educação adequada, independentemente da finalidade para a qual foram adquiridos. Essa é a única maneira de transformar um gigante agressivo em um amigo e companheiro leal.

Como o Terrier Russo Preto é principalmente um cão de serviço, ele precisa ter obediência apurada e a capacidade de obedecer ao dono de forma automática. O adestramento de uma raça tão séria deve ser confiado a um treinador de cães experiente. Corrigir o comportamento de um animal adulto será muito mais difícil do que adestrar corretamente desde filhote. Durante a fase adulta, é importante socializar o terrier o máximo possível, permitindo que ele interaja com pessoas o máximo possível, especialmente familiares e visitantes.

Recomendações de treinamento:

  • Seja paciente e certifique-se de que seu filhote obedeça completamente aos seguintes comandos: “Venha até mim”, “Sente”, “Junto”, esta é a única maneira de obter obediência incondicional;
  • Utilize técnicas de adestramento como petiscos ou elogios, mas faça isso somente se o animal tiver obedecido ao comando à risca;
  • Permita que seu animal de estimação avalie a situação de forma independente em certos casos, sem suprimir completamente suas habilidades naturais;
  • Não grite, não altere a entonação, evite emoções como raiva e irritação, dê ordens em um tom uniforme e calmo, com firmeza moderada;
  • Não se deve usar punição física, pois os representantes desta raça memorizam muito bem o ato. Deve-se repreender o animal que se comportou mal imediatamente após o erro, pois depois de algum tempo o cão simplesmente não entenderá exatamente por que está sendo punido.
  • Ao treinar seu animal de estimação em casa, toda ação inconsciente do cão deve ser acompanhada por um comando do dono. Por exemplo, se o animal cheirar algo, dê o comando: "Cheira", se ele olhar para um objeto, dê o comando: "Olha", etc.

Nutrição adequada

1548054516_5c456ff301f9b.jpg

Uma nutrição adequada não é apenas fundamental para a saúde de um Terrier Russo Preto. Uma dieta bem escolhida ajuda a manter a bela pelagem do animal por muito tempo.

Raças de grande porte, como o Terrier Russo Preto, exigem uma dieta balanceada em composição e conteúdo nutricional. Criadores recomendam alimentar esses "gigantes negros" com rações comerciais super premium e holísticas com pelo menos 30% de proteína. A necessidade diária para um cão adulto com atividade física adequada e peso superior a 50 kg é de 560 gramas.

Com uma dieta natural, a porção diária deve ser equivalente a 3% do peso corporal do animal. A proteína deve ser a base da dieta. Um plano alimentar aproximado:

  • carne magra crua, congelada ou cozida, como cordeiro, carne bovina, peru (50% da quantidade total de alimentos);
  • miudezas cruas congeladas ou cozidas, peixe do mar cozido (20%);
  • legumes frescos ou cozidos no vapor (até 20%);
  • ossos (10%).

Várias vezes por semana, você pode oferecer ao seu animal de estimação produtos lácteos fermentados, como kefir e queijo cottage. Queijo duro e gema de ovo também são ótimos petiscos. Não se esqueça dos suplementos vitamínicos e minerais para fornecer ao seu animal de estimação todos os nutrientes de que ele possa precisar.

Os veterinários desaconselham alimentar seu animal de estimação com comida da sua mesa. Alimentos defumados, doces, salgados e gordurosos devem ser especialmente evitados.

Um filhote de Terrier Preto com até 6 meses de idade deve ser alimentado de 4 a 5 vezes ao dia. Após os seis meses, você pode reduzir a frequência das refeições para duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Reprodução

1548059531_1548059442_5c45832f7b705.jpg

Não é recomendável que você crie seu animal de estimação por conta própria. Procure a ajuda de criadores experientes ou de um criadouro especializado.

Criar Terriers Russos Pretos não é uma tarefa fácil. Criadores experientes primeiro selecionam indivíduos da população geral que sejam capazes de produzir os melhores filhotes. Em seguida, avaliam sua condição física, aparência e quaisquer defeitos. Somente então os pares são formados a partir dos espécimes selecionados. O criador se esforça para combinar os casais reprodutores de forma a obter filhotes da mais alta qualidade (pelo menos seis filhotes por ninhada) e corrigir quaisquer defeitos em um dos parceiros, aproveitando os bons genes do outro.

Todas essas nuances são difíceis de serem levadas em consideração por uma pessoa comum. Portanto, para garantir um acasalamento bem-sucedido, você deve procurar a ajuda de um criador especializado. Os profissionais selecionarão o melhor parceiro para o seu animal de estimação, fornecerão aconselhamento especializado sobre os procedimentos de acasalamento, cuidados com os filhotes e ajudarão você a encontrar lares para eles.

Cuidando de filhotes

1548059579_5c4583b8e93d7.jpg

Para garantir filhotes saudáveis, eles precisam de cuidados minuciosos. É importante seguir as orientações de criadores e veterinários especializados.

Antes de comprar um filhote, é preciso determinar o sexo dele. Os machos tendem a ser dominantes e só devem ser adotados por donos experientes e com personalidade forte. As fêmeas são mais dóceis e obedientes. Recomenda-se levar o filhote para casa aos dois meses de idade, quando ele já aprendeu todas as habilidades necessárias com a mãe e está pronto para a vida independente.

Peça ao criador um passaporte veterinário com o detalhamento das vacinas e um cartão de identificação do animal confirmando o pedigree da raça. O preço médio de um filhote de Terrier Russo Preto gira em torno de US$ 500, com exemplares de qualidade para exposição custando a partir de US$ 750.

Cuidar de filhotes de Terrier Russo Preto é uma tarefa de grande responsabilidade. Sem entender as regras básicas, você pode prejudicar seu pequeno animal de estimação. Aqui estão algumas recomendações de especialistas para o cuidado com filhotes:

  • Forneça refeições frequentes (4 a 5 vezes ao dia) sem exagerar na quantidade, o que pode levar à obesidade, curvatura dos membros e aumento do estresse nas articulações;
  • Coloque a tigela na altura do ombro do animal de estimação;
  • Cubra pisos laminados, parquet e linóleo com carpetes, pois esses revestimentos escorregadios podem causar desenvolvimento anormal dos membros;
  • Não acaricie a cabeça do bebê para evitar danificar a cartilagem da orelha;
  • Monitore a atividade dos filhotes, pois sua mobilidade frequentemente os leva a cair de superfícies elevadas e sofrer ferimentos graves;
  • Penteie e banhe o bebê desde os primeiros dias de sua chegada em casa para acostumá-lo aos procedimentos de higiene;
  • Monitore a saúde do seu animal, realize as vacinações, vermifugações e tratamentos antiparasitários programados em dia.

apelidos adequados

Os Terriers Russos Pretos são gigantes, exigindo apelidos especiais que condizem com sua natureza séria e força. Para os machos, nomes inspirados em lendas, mitos e contos de fadas de diversas culturas, literatura ou filmes são muito adequados:

  • Aragão;
  • Asterix;
  • Ajax;
  • Bogatyr;
  • Heitor;
  • Hércules;
  • Pirata;
  • Svyatogor;
  • Hulk;
  • Corajoso, etc.

Vários nomes geográficos também seriam uma boa opção: Amur, Danúbio, Bósforo, Hudson, etc. Para meninas, apelidos que sejam termos de diversas regiões seriam adequados:

  • Talento;
  • Trapézio;
  • Tequila;
  • Appassionata;
  • Elegia, etc.

Existem muitas opções diferentes que podem refletir os hobbies do dono ou os interesses dos membros da família. Portanto, a escolha do nome depende diretamente das preferências do dono. Com uma abordagem criativa, seu animal de estimação terá um nome único e inimitável que se tornará sua marca registrada.

Prós e contras da raça

O Terrier Preto Russo tem uma massa vantagens, que incluem o seguinte:

  • Sem queda de pelos ou odor;
  • Excelente serviço e habilidades de segurança;
  • versatilidade e adaptabilidade a diversas condições;
  • Alto nível de inteligência e capacidade de aprendizagem, habilidade para avaliar o perigo de forma independente;
  • Obediência incondicional ao dono, aliada a uma boa educação;
  • agilidade, força, capacidade de neutralizar um atacante;
  • Melhoria do desempenho e da resistência;
  • equilíbrio, calma;
  • boa saúde e forte imunidade;
  • simplicidade na alimentação.

Imperfeições raças:

  • agressividade natural, que pode se manifestar inesperadamente em relação ao dono sem o treinamento adequado;
  • Procedimentos de higiene regulares obrigatórios: escovação, corte, lavagem;
  • grande quantidade de tempo gasto em caminhadas, atividades físicas e educação;
  • A desconfiança do animal de estimação em relação a estranhos.

O Terrier Russo Preto é uma raça doméstica única. Apesar do seu tamanho impressionante, natureza feroz e excelentes habilidades de guarda, esses cães são extremamente devotados aos seus donos e familiares, adoram crianças e estão dispostos a defender seus donos até o fim. Esses "gigantes negros" combinam as habilidades de um cão de guarda, cão de proteção e companheiro. No entanto, é importante lembrar que um cão tão sério requer educação adequada e treinamento rigoroso sob a supervisão de um adestrador experiente.

Comentários