A raça Jack Russell Terrier e suas características padrão.

Como cuidar de um cão terrierNa segunda metade do século XVIII, a nobreza apreciava a caça à raposa. Cada caçador contratava cães de caça de confiança para perseguir o animal pela floresta. Mas a raposa, por vezes, conseguia escapar e esconder-se na sua toca. Para atrair a raposa para fora do esconderijo, utilizavam-se os ancestrais dos modernos terriers Jack Russell. Cães pequenos eram enviados para a toca onde a raposa se escondia e, após uma breve luta, a raposa saltava para os braços dos seus perseguidores.

Desde então, a raça Jack Russell Terrier passou por mudanças, especialmente graças ao pastor inglês Jack Russell, que, além de suas atividades na igreja, também era um criador de cães entusiasta. Desde 2001, é oficialmente reconhecida como raça. Existem dois tipos de raça:

  • O Parson Russell Terrier, que se distingue pelas suas longas pernas;
  • O Jack Russell Terrier é um cão de pernas curtas e baixa estatura.

Habilidades de caça do Jack Russell Terrier

Aparência típica do Jack Russell TerrierAcredita-se que o ancestral da raça seja um cão branco de pelo curto adquirido por um Jack Russell. Este cão robusto provou ser um companheiro de caça ágil e indispensável. Antes disso, terriers escoceses de pelo longo e pernas curtas eram usados ​​para capturar pequenos animais. O renomado criador desenvolveu gradualmente uma nova raça de terriers de trabalho, posteriormente fundou o Kennel Club britânico e participou ativamente de exposições caninas.

Os representantes modernos da raça distinguem-se pela sua baixa estatura e pesam menos em comparação com seus ancestrais.Mas seus hábitos de caça permaneceram até hoje. Eles são usados ​​para capturar roedores (ratos) e texugos, e os terriers também são eficazes em atrair raposas para fora de suas tocas. Após a morte do Pastor Russell, secretário do Clube, o experiente caçador Arthur Heinemann continuou a aprimorar a raça. Ele investiu consideravelmente em manter a condição física ideal para o trabalho dos cães e definiu as primeiras características do padrão.

No início do século XX, vastas áreas agrícolas e de caça foram divididas em zonas cercadas. O terreno destinado à caça era rochoso e inadequado para a caça a cavalo. Gradualmente, a raça Jack Russell Terrier tornou-se de pernas mais curtas, já que os cães não conseguiam correr longas distâncias atrás de um caçador a cavalo. A subespécie resultante tornou-se lenta, mas distinguiu-se pela resistência e por um temperamento aguerrido.

Reconhecimento do Jack Russell Terrier de Pernas Curtas

A popularidade dos cães de porte pequeno não era tão grande quanto a dos Parson Russell Terriers de pernas longas, que dominavam todas as exposições caninas da época. Mas os ingleses também estavam interessados ​​em animais de estimação de pequeno porte.Eles não eram vistos como caçadores, mas como animais de estimação, e posteriormente foram exibidos. Os cães continuaram a perseguir coelhos e a destruir tocas de ratos, mas as qualidades de trabalho da raça não despertavam muito interesse.

Os criadores de cães estavam empenhados em aprimorar ainda mais o Russell Terrier. O clube, registrado como Jack Russell Terrier, deu à raça seu nome oficial e reconhecimento continental em 1972. Em 1990, havia até 2.000 indivíduos dessa raça registrados. A Fédération Cynologique Internationale incluiu os cães de pequeno porte em seu padrão unificado.

Características da raça Jack Russell Terrier

Descrição externa básica

Cães ter uma aparência desagradávelMas isso não os impede de se tornarem estrelas de cinema. Um desses adoráveis ​​cães estrela a famosa comédia "O Máscara". Embora sua fama nas telas os retrate como animais engraçados, obedientes e inteligentes, na realidade, os Jack Russell Terriers estão longe de serem anjos no dia a dia. Alcançar a obediência completa exige muito trabalho, começando desde cedo. Então, quais características distinguem essa raça das outras?

  • Aparência do Jack Russell TerrierOs Jack Russell Terriers pesam entre 5,5 e 9 kg, a altura de um indivíduo adulto é de cerca de 25 a 32 cm, os machos distinguem-se pelo seu tamanho e peso maiores;
  • O crânio apresenta uma área de transição claramente definida entre o topo da cabeça e o focinho, e um estreitamento característico da mandíbula protuberante em direção ao nariz;
  • O tórax estreito se funde a um pescoço curto e forte, com a região lombar ligeiramente saliente nas costas retas;
  • O corpo repousa sobre as patas dianteiras retas com os metacarpos reunidos, as patas traseiras são fortes e possuem excelente musculatura;
  • Os cães têm a ponta do nariz preta e olhos escuros com uma borda preta ao redor, orelhas caídas e móveis;
  • A cauda é pequena, reta e quase sempre cortada, com pelagem espessa.

Tipos de cães por comprimento da pelagem

Dentro da raça padrão distinguir subespécies de animais:

  • Cães com pelo curto e áspero;
  • Animais de pelo comprido têm barba e sobrancelhas fofas crescendo em seu focinho;
  • Cães com pelos de comprimento médio.

As duas últimas variedades são às vezes chamadas de "quebradas".

Cor da pelagem

A pelagem branca do Jack Russell Terrier pode apresentar manchas amarelas, pretas, vermelhas e marrons, mas geralmente elas não se misturam ou se fundem. Essas características são comuns na raça. espécimes completamente brancos, que são considerados albinos. Se as manchas coloridas predominarem e a tonalidade branca representar menos da metade da superfície do corpo, isso é considerado uma falha da raça.

Às vezes, os filhotes nascem sem nenhuma cor vermelha, marrom ou amarela na pelagem, sendo seus corpos pretos e brancos. Essa coloração é chamada de tricolor, e se houver um pouco de vermelho, também é chamada de tricolor. Filhotes com coloração mista também são considerados defeituosos.

A personalidade dos filhotes de Jack Russell Terrier

O que comem os Jack Russell Terriers?Os animais de estimação são como baterias vivas; eles não conseguem e não sabem ficar parados. Para os Jack Russell Terriers, cujos ancestrais são cães de caçaMuita atividade física é essencial para satisfazer a curiosidade natural de um gato. Um dono que não dá atenção suficiente ao seu animal de estimação corre o risco de acabar com móveis rasgados, chinelos estragados ou uma série de outros objetos mastigados pela casa.

Quanto mais cedo a socialização e o treinamento adequado de um filhote começarem, mais equilibrado ele será quando seu dono o receber à porta. Durante os passeios, o filhote é incentivado a brincar com gravetos ou outros objetos e a correr ativamente com ele. Se outros animais de estimação forem adicionados à casa de um Jack Russell Terrier, a vida deles estará longe de ser tranquila. Filhotes desde os primeiros dias Eles caçam ratos domésticos, hamsters, papagaios e gatinhos.Isso não fará com que eles se tornem inimigos, pois todos os animais adoram movimento e pular com o Jack Russell Terrier.

Uma casa particular é ideal para criar e cuidar de um filhote, pois a capacidade do cão de latir a qualquer momento pode incomodar os vizinhos. Em um quintal privado, os Jack Russell Terriers cavam buracos e perseguem gatos, galinhas e patinhos. Os filhotes gostam muito de crianças pequenas, mas elas não devem ser deixadas sozinhas com o animal. A criança, sem querer, pode machucar o cão, o que ele não gosta. O cão reage mordendo, o que pode levar a consequências trágicas. Crianças mais velhas se tornam parceiras integrais do cão e brincam com ele.

Perigos à espreita

Os filhotes de Jack Russell Terrier têm uma curiosidade natural e uma inteligência aguçada. para satisfazer a curiosidade emergenteDurante os passeios, o dono monitora os movimentos do animal; a falta de atenção pode levar a ferimentos. Ao perseguir um alvo em movimento, o Jack Russell Terrier simplesmente desaparece da vista do dono e se perde.

A opção ideal é um quintal ou cercado grande para passear, cercado com um obstáculo. Certifique-se de que a cerca seja resistente; um filhote de Jack Russell Terrier encontrará facilmente uma maneira de escapar. Cães dessa raça são ótimos companheiros para seus donos e todos os membros da família, e são conhecidos por sua lealdade e carinho.

Filhotes não gostam de ficar sozinhos, então comprar um Jack Russell Terrier provavelmente evitará que você fique sozinho. Essa raça não é recomendada para pessoas idosas, pois seu nível de atividade não combina com um estilo de vida sedentário.

Cuidados com cães

Filhotes de TerrierA pele resistente do animal requer uma remoção regular de cutículas, ou seja, remover pelos mortos do corpo de um filhote Utiliza-se uma faca especial. Se o dono do cão for inexperiente, pode não realizar o procedimento com o devido cuidado e lesionar a pele. Este procedimento deve ser realizado por um profissional capacitado para executá-lo corretamente.

Os Jack Russell Terriers não toleram bem banhos frequentes. A descrição da raça afirma que seus pelos são naturalmente repelentes à sujeira, portanto, após uma caminhada vigorosa, as patas e as áreas sujas devem ser limpas com lenços umedecidos ou toalhas. As fêmeas devem ser banhadas após o cio.

Criando e treinando seu animal de estimação

Cães de caça em miniatura são fáceis de treinar. O treinamento com um filhote começa imediatamente após os dois meses de idade. Eles os ensinam a reconhecer seus nomes e os treinam para seguir comandos:

  • O adestramento de cães é realizado ao ar livre, utilizando áreas especializadas, espaços abertos em parques, ruas ou estádios;
  • Após concluir uma tarefa com sucesso, o cachorrinho é recompensado com um pedaço de queijo ou carne saborosa;
  • Para começar, o animal de estimação aprende comandos simples como “não”, “senta”, “junto”, “vem até mim”, “deita”, sem qualquer duplo sentido na voz e no tom de pronúncia;
  • Às vezes, o dono treina o filhote a seguir comandos usando uma palavra que só ele conhece;
  • Se o cão não obedecer ao comando, não se deve usar violência física contra ele; é melhor elogiá-lo novamente.

Bicho de estimação Compreende o papel dominante do proprietário.Os Jack Russell Terriers não têm tendência a se tornarem dominantes, por isso consideram seus donos como amigos. Se treinados para falar palavras básicas, podem passear com segurança em áreas movimentadas sem medo de agressão.

Comprar filhotes

Preço dos Jack Russell Terriers

Alimentando um cão TerrierO preço depende da aparência e da linhagem do filhote. Os preços variam de US$ 250 a US$ 1.200. Dentro dessa faixa de preço, existe um preço médio padrão, expresso como na faixa de 400 a 750 dólares.

Criadores de cães de boa reputação vendem filhotes com pedigree a partir de US$ 700, às vezes estabelecendo um preço mais alto. Para aqueles que procuram um companheiro fofo, independentemente de "fama", eles vendem animais rejeitados ou doentes cujos tratamentos exigem um investimento financeiro significativo.

Às vezes, incapazes de lidar com a natureza ativa dos Jack Russell Terriers, os donos decidem se separar do cão e Eles o entregam a um abrigo.A partir daí, o filhote é adotado por novos donos gratuitamente. Mas, como em qualquer ação, existem armadilhas nesse caso, como o nervosismo do animal devido a uma criação inadequada no passado.

Escolher um cachorro

Antes de comprar um filhote, determine o propósito da compra. Se a pessoa está comprando para um amigo e não se importa com a linhagem, pode comprar um cachorro em um mercado ou online, onde uma foto do filhote está facilmente disponível.

Requisitos de seleção completamente diferentes se aplicam a animais de estimação que participam de competições, concursos e exposições. Especificamente para eles, preços elevados dos criadores, que garantem alta linhagem e a presença de todas as qualidades e características inerentes aos filhotes de raça pura. Para adquiri-los, é necessário entrar em contato com o canil.

Alimentando um filhote

Características gerais do terrierApós adquirir um filhote de um canil, clube ou criador particular, evite mudanças bruscas em sua alimentação. É importante lembrar se o filhote era alimentado com ração seca ou se foi desmamado e passou a se alimentar apenas de comida natural.

Uma dieta natural contém três quartos de alimentos de origem animal e apenas os restantes 25% são de origem vegetal. alimentos à base de plantas, que inclui grãos, frutas e vegetais. Os filhotes recebem uma quantidade específica; a superalimentação não é recomendada, pois o ganho de peso rápido pode levar a problemas musculoesqueléticos.

A norma é calculada como uma porcentagem do peso do filhote; até um ano de idade, considera-se 10% do peso como normal. Para cães adultos, a norma é de apenas 3 a 6% do peso corporal do animal. A quantidade de carne incluída na dieta também varia. Alimentos de origem animal representam apenas 60% do peso total, sendo o restante composto por vegetais e cereais.

Alimentar o filhote com ração seca é conveniente tanto para o dono quanto para o filhote, pois os grânulos contêm o conjunto necessário de vitaminas cuidadosamente selecionadas. Para cães Dê um tipo de alimentoAlternar entre dois ou mais tipos de ração seca não é recomendado. Ao fazer a transição para uma ração seca diferente, introduza pequenas porções com cuidado e observe a reação do organismo.

Em conclusão, vale ressaltar que, ao adquirir um filhote para casa, os donos e familiares recebem um verdadeiro milagre vivo e amigável. No entanto, é importante lembrar que os momentos de alegria não são os únicos para os donos; os animais de estimação podem adoecer e deixá-los sem cuidados médicos é simplesmente inevitável. Antes de decidir comprar um filhote, é importante considerar cuidadosamente todas as opções e levar em conta os aspectos físicos e financeiros.

Raça de cães Jack Russell Terrier
Canil para Jack Russell TerrierComo cuidar de um cão da raça TerrierRaça de cachorroO que dar de comer a um Jack RussellA personalidade do Jack Russell TerrierCanil para Jack Russell TerrierQual é a aparência de um terrier?O Terrier é descomplicado, resistente e fácil de cuidar.Instruções de tosa para Jack Russell TerrierCaracterísticas gerais do Jack RussellComo cuidar adequadamente de um terrierCuidados e manutenção de um terrierDescrição do Jack Russell Terrier

Comentários