Existem muitos vídeos online mostrando gatos reagindo de forma incomum a pepinos: por que o vegetal aterroriza os animais.

Os donos de gatos frequentemente observam seus animais de estimação fazendo coisas engraçadas. A internet está repleta de vídeos que mostram reações divertidas e comportamentos peculiares em gatos. Os espectadores ficam particularmente curiosos quando veem gatos pulando em um pepino fresco que está por perto.

O que tem no vídeo?

Em brincadeiras populares, muitas vezes chamadas de "gato e pepino", os donos colocam um grande vegetal fresco atrás das costas de seus gatos. Ao se virarem, os gatos esbarram nele e ricocheteiam, derrubando uma tigela de água e provocando gargalhadas estrondosas entre os espectadores.

No entanto, após assistir a muitos vídeos desse tipo, é possível concluir que nem todos os animais de estimação reagem da mesma maneira. Alguns não demonstram emoções tão intensas, cheirando o objeto e fugindo o mais rápido possível; outros não percebem o objeto imediatamente, mas ficam muito assustados ao descobri-lo.

Qual a razão do terror dos gatos?

A razão para uma reação tão violenta nos gatos é que o dono, discretamente e em silêncio, coloca um pepino atrás do animal enquanto ele está fazendo algo que o deixa completamente vulnerável — bebendo água ou comendo em uma tigela, dormindo, se lambendo, etc. O gato se assusta e pula de susto; essa é uma reação normal a um objeto desconhecido.

Há indícios de que esse objeto também lembra aos animais uma cobra, de modo que, ao vê-lo repentinamente em seu campo de visão, a criatura peluda sente ansiedade e seu instinto de autopreservação é acionado, levando-a a fugir.

Para um efeito maior, alguns donos movem o vegetal e fazem sons que assustam o gato.

Será que todos os gatos têm medo de pepinos?

Quando os donos de gatos se deparam com vídeos como esses pela primeira vez, ficam imediatamente curiosos para ver se seus gatos reagirão da mesma forma e começam a experimentar. No entanto, existem alguns gatos que não se assustam com o aparecimento repentino de um pepino atrás deles.

Isso ocorre porque cada animal possui um nível diferente de resiliência do sistema nervoso. Portanto, gatos mais calmos não se deixam pegar de surpresa; eles simplesmente cheiram o vegetal, o reconhecem como inofensivo e continuam suas atividades normais. Além disso, alguns felinos gostam de mordiscar pepinos frescos e até brincar com eles.

A reação de um gato a um pepino depende da sua personalidade, que começa a se desenvolver na infância. Se o seu gato o "decepcionou" com uma reação calma, significa que ele teve uma infância saudável, livre de medo e ansiedade.

Comentários