Vegetariano de quatro patas: que vegetais você pode dar ao seu cachorro?

Os cães são carnívoros por natureza. Mas, na natureza, os carnívoros não se alimentam apenas de animais; eles também comem plantas. Os cães domésticos podem e devem ser alimentados com vegetais. No entanto, nem todos os vegetais são benéficos para os cães. Vamos explorar o que pode e o que não deve ser dado aos cães.

Cenoura

Este vegetal é benéfico tanto para humanos quanto para animais. Cães podem comer cenouras cruas. Elas são ricas em betacaroteno, que ajuda a melhorar a visão. As cenouras também contêm vitamina A, que melhora a saúde da pele e da pelagem do cão.

Quando um cachorro mastiga cenouras cruas, seus dentes são limpos, a placa bacteriana é removida e o número de bactérias na cavidade oral é reduzido, o que previne o acúmulo de tártaro. Os músculos da mandíbula também se exercitam bastante com essa atividade. O ideal é cortar as cenouras em rodelas compridas ou ralá-las para cães pequenos.

Abóbora

A abóbora é segura para cães. Seu principal benefício é normalizar a digestão e melhorar o trânsito intestinal, sendo uma boa opção para cães com prisão de ventre. A abóbora reduz a acidez gástrica e combate vermes. O ideal é oferecer este vegetal cozido ao seu animal de estimação.

pimentão

Os pimentões são ricos em vitaminas e antioxidantes. Assim como as cenouras, contêm betacaroteno, que é benéfico para a visão. Eles melhoram o apetite e fortalecem o sistema imunológico. Dê pimentões sem sementes para o seu cachorro, crus ou assados. Os pimentões vermelhos são os melhores, pois têm mais vitaminas do que os amarelos e verdes.

pepinos

Este vegetal é completamente seguro para cães. É rico em vitaminas do complexo B, potássio, magnésio e vitaminas A, C e D. Os pepinos melhoram o metabolismo e a função cardiovascular. Contêm bastante líquido, o que também ajuda a normalizar o equilíbrio hídrico do animal. No entanto, não dê pepinos em excesso ao seu pet, pois isso pode causar diarreia.

Espargos

O aspargo não é um alimento comum na dieta humana, muito menos na de um cachorro. Embora não seja prejudicial, também não é saudável. Cru, é difícil de digerir e, cozido, contém pouquíssimas vitaminas. O ideal é substituir o aspargo por um vegetal mais rico em vitaminas.

Beterraba

A beterraba na alimentação de animais de estimação também é controversa. Este vegetal contém muitos antioxidantes, potássio, folato, ferro, vitaminas e fibras. No entanto, a principal desvantagem da beterraba é que ela pode causar reações alérgicas. Se o seu cão não tem alergia, você pode oferecer beterraba crua em pequenas quantidades. O consumo em grandes quantidades pode causar diarreia.

A beterraba influencia a cor da pelagem do cão. Ela realça a cor dos pelos vermelhos e escuros, mas pode afetar negativamente a cor dos pelos brancos, fulvos e creme. Esse fator é importante para cães de exposição, portanto, vale a pena considerá-lo antes de dar beterraba ao seu cão.

Cenouras, pepinos, abóbora e pimentões são ótimos complementos para a dieta de qualquer cão. Outros vegetais devem ser introduzidos com cautela. É importante lembrar que mesmo o excesso de vegetais não é recomendado, pois pode causar mais mal do que bem.

Comentários