
Existem atualmente 1.150 espécies, que se distinguem pela sua estrutura, formato dos tentáculos, cor e aparência. Os seus parentes mais próximos são as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar. Podem ser encontradas na Rússia. Existem cerca de cem espécies desses animais.Os mais populares são o pepino-do-mar japonês (cucumaria) e o pepino-do-mar do Extremo Oriente, utilizados no preparo de pratos saudáveis e saborosos. O pepino-do-mar pode atingir até meio metro de comprimento, e o maior já registrado pesa 1.500 gramas!
Trepang: descrição
Esses animais vermiformes são encontrados com mais frequência nas águas do Mar do Japão e do Mar Amarelo, onde vivem em profundidades consideráveis (cerca de 100 metros ou mais). Em aparência, o molusco se assemelha a um pepino (daí o nome): corpo alongado em forma oval, uma pele grossa coberta por longas protuberâncias semelhantes a espinhos. Os pepinos-do-mar possuem diversas propriedades medicinais e são utilizados como alimento há muito tempo.
A aparição de um holotúrio

Os pepinos-do-mar também variam em tamanho. Os animais variam de minúsculos (0,5 cm) a incrivelmente grandes (até cinco metros!), o que os torna tão atraentes para os predadores marinhos.
A boca do pepino-do-mar é praticamente desprovida de qualquer adaptação para triturar e mastigar alimentos. Ela está localizada na extremidade anterior do corpo ou ligeiramente deslocada ventralmente. As poucas formas dessa criatura marinha capazes de se fixar em rochas ou se enterrar na lama têm um formato abaulado, em forma de frasco ou esférico. Isso se explica pelo fato de o ânus e a boca do pepino-do-mar estarem ligeiramente deslocados dorsalmente.
Todos os pepinos-do-mar possuem tentáculos característicos, localizados ao redor da boca. Esses apêndices são pés ambulacrais modificados. A estrutura dos tentáculos varia entre os diferentes membros da ordem Trepang, e seu número varia de 8 a 30. Os tentáculos podem ser curtos e em forma de escudo, usados principalmente para coletar nutrientes da superfície do solo, ou ramificados, semelhantes a árvores, cobrindo uma área considerável de água ao capturar presas.
Mas, apesar do formato incomum do holotúrio, é quase sempre possível distinguir entre seus lados ventral e dorsal. A estrutura morfológica do abdômen do pepino-do-mar não corresponde à de outros animais. Como esses animais vermiformes sempre rastejam de lado, os termos "dorsal" e "ventral" não correspondem exatamente aos conceitos comumente aceitos.
A maioria das formas de lírios-do-mar Não possui uma separação clara de limites entre a cabeça e o corpo.No entanto, em algumas espécies, ainda é possível perceber uma ligeira separação entre o corpo e a cabeça. Os pepinos-do-mar são muito lentos e se movem de um lugar para outro esticando e contraindo-se lentamente. Contudo, seu estado normal é repousar tranquilamente de lado, o que os torna muito mais fáceis de capturar.
Composição e propriedades
Os pepinos-do-mar podem ser facilmente considerados um produto dietético, pois são muito baixos em calorias (apenas 33 kcal por 100 g). As propriedades benéficas dos crustáceos são determinadas pela sua composição. Contém as seguintes substâncias:
- flúor;
magnésio;
- cobalto;
- potássio;
- iodo;
- cobre;
- bromo;
- cloro;
- enxofre;
- níquel;
- cálcio;
- ferro;
- Vitaminas C, A, E, PP e outros elementos.
O pepino-do-mar é uma substância natural única que pode ajudar a acelerar a recuperação após cirurgias ou doenças. A medicina oriental utiliza a polpa esterilizada do pepino-do-mar. para normalizar os processos metabólicos, reduzindo a pressão arterial, estimulando a atividade cardíaca, acelerando a regeneração dos tecidos e até mesmo eliminando a bradicardia e a taquicardia.
Assim, os pepinos-do-mar têm um efeito benéfico na saúde humana e incluí-los na dieta diária pode ajudar a prevenir muitas doenças. Os pepinos-do-mar também têm um efeito curativo nas articulações, sendo amplamente utilizados no tratamento da artrite. Os componentes encontrados na carne do pepino-do-mar podem ajudar a reduzir a rigidez articular e aliviar a dor.
Não apenas a carne fresca do pepino-do-mar possui propriedades benéficas, mas também extrato de pepino-do-marSegundo médicos chineses, este extrato de molusco, obtido por meio de uma receita exclusiva, prolonga a vida, melhora o funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular, além de ajudar a saturar o organismo com um complexo de elementos essenciais e fortalecer o sistema imunológico. O extrato é especialmente recomendado para pessoas com doenças crônicas e idosos.
Assim, a carne do pepino-do-mar é uma matéria-prima única para a produção de medicamentos e extratos medicinais.
Os pepinos-do-mar também têm uma ampla gama de usos culinários. São consumidos em conserva, cozidos ou fritos, e também são usados em deliciosas saladas.
No entanto, também existem contraindicações ao uso de medicamentos baseado no trepang e em sua carne:
- Hipertireoidismo. O consumo de pepinos-do-mar pode agravar a condição;
- Hipertensão. O produto ajuda a reduzir significativamente a pressão arterial;
- gravidez e lactação;
- idade até 15 anos;
- intolerância individual.
Como cozinhar?

O pepino-do-mar é um ingrediente essencial em uma grande variedade de pratos. Entre eles, solyanka, sopas, pilaf, saladas e diversos aperitivos. O pepino-do-mar também pode ser usado como recheio para costeletas. Pratos que contêm esse molusco podem ser servidos com uma variedade de molhos (especialmente os picantes).
Trepang com mel Ganhou popularidade especial entre os gourmets não só pelo seu sabor único, mas também pelas suas propriedades muito benéficas.
Os mariscos excessivamente secos devem ser deixados de molho por vários dias até que o produto pare de exalar cheiro de iodo e a água após o enxágue fique completamente transparente.
Armazenando pepinos-do-mar

Os japoneses consomem pepinos-do-mar crus. Por isso remover as entranhas do animalCorte-o em pedaços pequenos e tempere com vinagre ou molho de soja. Os povos do Oceano Pacífico e do Japão também utilizam as gônadas e os intestinos do pepino-do-mar na culinária. Esses produtos são mais valiosos do que a membrana muscular do pepino-do-mar.
A procura por pepinos-do-mar em conserva é alta em todo o mundo, levando algumas fábricas e empresas modernas em países europeus a produzir em massa produtos à base de carne de pepino-do-mar em conserva. A caça ao pepino-do-mar não só é uma prática comum, como também a sua comercialização. reprodução artificial, inclusive aqui na Rússia (Extremo Oriente).
Assim, este animal marinho aparentemente desagradável e, em certa medida, até repugnante, é capaz não só de livrá-lo de muitas doenças, como também de lhe proporcionar um jantar saudável e satisfatório.















magnésio;

