As pulgas são parasitas cujas picadas são muito desagradáveis. Além disso, esses parasitas podem transmitir doenças perigosas. Se você tem pulgas em casa ou no seu animal de estimação, precisa se livrar delas. Não precisa recorrer a produtos químicos imediatamente; você pode tentar alguns remédios caseiros primeiro.
Contente
Remédios caseiros para pulgas
Você pode usar remédios caseiros para controlar pulgas em animais e dentro de casa. Os métodos descritos abaixo são eficazes contra pulgas hematófagas encontradas em ambientes internos, bem como em gatos e cachorros.
Alcatrão
O alcatrão de bétula tem um efeito paralisante sobre as pragas, e o próprio cheiro da substância repele os insetos. Devido a essas propriedades, o alcatrão e o sabão de alcatrão são usados para combater diversos parasitas, incluindo pulgas.
O alcatrão em si e os sabonetes que o contêm não são tóxicos e raramente causam alergias. No entanto, o risco de uma reação adversa aumenta em asmáticos devido ao odor forte da substância. Em qualquer caso, pessoas com asma e alergias devem ter cautela. Isso também se aplica a mulheres grávidas, para quem o forte cheiro de alcatrão pode causar náuseas e piora do estado de saúde.
Para desinfetar as instalações, utilize espuma de sabão contendo alcatrão de bétula. É usado para limpar pisos e possíveis criadouros de pulgas. Os insetos não desaparecem imediatamente, mas com o uso regular, diminuem gradualmente.
O sabão de alcatrão também pode ser usado para combater pulgas em animais de estimação:
- O animal de estimação é colocado em um recipiente com água.
- Aplique com movimentos de massagem até formar espuma.
- Envolva-o num pano grosso, como uma toalha velha.
- Após 10 minutos, enxágue a espuma, lavando bem a pelagem.
- Seque seu animal de estimação com uma toalha seca.
- Após secar a pelagem, ela deve ser penteada cuidadosamente, removendo larvas, pulgas mortas ou sobreviventes.
- São realizados de 2 a 3 tratamentos com uma frequência de 4 a 5 dias.
Cães ou gatos que passeiam ao ar livre podem ser lavados com sabão de alcatrão uma vez a cada duas semanas como medida preventiva.
O ideal é que duas pessoas trabalhem juntas ao tratar gatos, pois eles geralmente não gostam de água e tentam fugir. Uma pessoa deve segurar o gato enquanto a outra aplica o produto em sua pelagem. Se não houver ninguém disponível, outro método é mergulhar um pouco de sabão em uma bacia com água até formar uma espuma densa e, em seguida, colocar o gato na espuma em vez de ensaboá-lo.
O alcatrão não é tóxico, portanto pode ser usado em filhotes de cães e gatos. No entanto, o sabão não deve entrar em contato com os olhos ou a boca para evitar irritação. Alergias ao alcatrão em animais são raras, mas, caso ocorram, deve-se evitar a repetição do tratamento.
sabão para lavar roupa
Para se livrar das pulgas, você também pode usar sabão de lavar roupa comum. Lave o chão com uma solução concentrada (uma ou mais barras de sabão por balde de água). A alta concentração de álcalis no sabão proporciona um efeito contra insetos – eles sofrem queimaduras químicas.
Manejo de animais:
- Coloque seu animal de estimação em água morna.
- Aplique sabão em pó para lavar roupa.
- Envolva o animal em pano ou plástico sem enxaguar a espuma, deixando apenas a cabeça livre.
- Após 20 a 30 minutos, enxágue bem a lã com água.
- Após o animal secar, penteie a pelagem para remover quaisquer pulgas e larvas restantes.
Repita o tratamento a cada 4-5 dias até que as pulgas parem de aparecer. O ideal é usar sabão em pó em combinação com outros produtos ou alterná-lo com sabão de alcatrão. Também pode ser usado como medida preventiva.
O produto é seguro para humanos, a menos que haja alergia ao aroma do sabão. No entanto, recomenda-se o uso de luvas durante o tratamento, pois a soda cáustica pode irritar as mãos. Pelo mesmo motivo, é melhor tratar filhotes de cães e gatos com outros produtos, já que a pele deles ainda é sensível.
Absinto e outras ervas
O absinto não mata pulgas, mas seu cheiro pode repelir pragas. Se não encontrar absinto fresco, você pode comprar absinto seco em uma farmácia ou usar tintura ou óleo essencial. O importante é garantir que o absinto tenha um aroma forte. No entanto, algumas pessoas podem apresentar uma reação alérgica grave aos óleos essenciais de absinto, causando espirros, dor de garganta, olhos inchados e outros sintomas desagradáveis. Nesses casos, evite usar absinto.

Você pode tecer uma guirlanda de absinto, que além de repelir pulgas, também servirá como elemento decorativo.
O absinto também repele pragas de jardim, como lagartas e cupins.
Para proteger sua casa contra pulgas, coloque tufos de grama em todos os lugares possíveis, especialmente onde os parasitas podem entrar: embaixo da cama dos animais, em tapetes, perto de portas e janelas, em armários, despensas, dutos de ventilação, etc. O ideal é usar a erva fresca ou levemente seca. A erva seca funciona, mas não é tão eficaz. Pequenos recipientes (como xícaras) com óleo de absinto podem ser colocados pela casa. Também é aconselhável lavar o chão adicionando um litro de decocção de absinto a um balde de água e, opcionalmente, sabão em pó (25 g para cada 7 litros de água).
Para proteger os animais, esfregue a pelagem deles com uma decocção ou tintura de absinto. Você também pode aplicar o óleo essencial na pele. Antes de aplicar o óleo, teste a sensibilidade do seu animal de estimação para evitar uma reação alérgica. Para isso, aplique uma pequena quantidade da solução na pele e observe o animal por 24 horas. Se o animal se sentir bem, você pode aplicar o absinto.
A tintura de absinto é preparada da seguinte forma:
- Tome meio litro de vodka.
- Adicione de 2 a 4 colheres de sopa de ervas finamente picadas.
- Deixe em infusão em local fresco e escuro por cerca de duas semanas.
Para preparar a decocção, você precisará de:
- Beba dois copos de água.
- Adicione 2 colheres de sopa de ervas finamente picadas.
- Leve a mistura ao ponto de fervura.
- Deixe em infusão por várias horas (em princípio, você pode usá-la depois de esfriar).
Tansy
O efeito da tansy sobre as pulgas é semelhante ao do absinto: seus óleos essenciais criam um aroma que repele os insetos. Ela também possui propriedades antibacterianas. Misturando tansy e absinto, você pode até se livrar das pulgas de galinha.
A tanchagem é considerada uma planta venenosa, por isso é melhor não usá-la em animais. Também é melhor evitar o uso dessa erva em áreas onde vivem crianças pequenas.
Para tratar uma casa contra pulgas, prepare uma decocção concentrada de tansy:
- Utilize 25 g de flores de tansy secas.
- Prepare a bebida com um copo de água fervente.
- É aconselhável aquecer a mistura no fogão por cinco minutos.
Aplique a decocção em superfícies de áreas residenciais ou de serviço, prestando especial atenção às áreas por onde as pulgas possam entrar. Você também pode pendurar ramos de ervas frescas ou levemente secas. Tintura de absinto também está disponível.

Buquês ou vassouras de tanchagem são dispostos e pendurados em locais inacessíveis a crianças e animais.
A tanchagem pode ser usada para proteger os canteiros de batata do besouro da batata do Colorado, bem como para combater lagartas que se alimentam de folhas em árvores.
camomila persa
Para combater as pulgas, eles usam camomila, mas não a comum, e sim a persa (dálmata). Contém piretrinas, substâncias utilizadas para controlar muitos insetos, incluindo mosquitos e percevejos. É mais fácil encontrar a parente mais próxima dessa erva, a camomila caucasiana. Ela tem o mesmo efeito e é usada da mesma maneira.
Para tratar ambientes, a camomila é seca, triturada e espalhada pelo cômodo, inclusive em locais de difícil acesso, como embaixo de móveis e tapetes, em sofás e armários, e em áreas onde animais de estimação descansam. Plantas frescas também podem ser colocadas.
Não existem contraindicações para o uso do produto, exceto em casos de sensibilidade individual (alergia à camomila).
Hortelã-pimenta e eucalipto
Outra planta que ajuda a repelir pulgas é a hortelã. Ela é inofensiva para os humanos e também tem um efeito calmante.
Colocar hortelã fresca no seu armário pode ajudar a repelir traças.
Para repelir pragas, corte ou compre ramos frescos da planta. Coloque-os pela casa, especialmente embaixo de móveis, tapetes e camas de animais de estimação. Hortelã seca também pode ser usada e espalhada pelo ambiente. Um método mais discreto é fazer sachês de tecido com a erva seca e colocá-los pela casa e nas roupas.
Os brotos de eucalipto são usados de maneira semelhante.
Galeria de fotos: Plantas que repelem pulgas
- Na Rússia, a planta mais comum é o absinto.
- A tanchagem é usada não apenas no controle de pragas, mas também na medicina popular.
- A camomila persa (dálmata) difere da camomila comum por suas flores rosa-claro.
- A camomila caucasiana possui flores de uma rica coloração rosa.
- O eucalipto possui propriedades antimicrobianas.
- A hortelã-pimenta repele muitas pragas; para proteção contra elas, pode ser plantada em canteiros.
Óleos essenciais
Para repelir parasitas, utilizam-se óleos essenciais com cheiro forte:
- artemísia;
- eucalipto;
- anis;
- hortelã-pimenta e hortelã japonesa;
- tomilho;
- capim-limão;
- pinho;
- lavanda;
- árvore do chá;
- Cedro da Virgínia.
Eles não conseguem matar pulgas, mas podem afastar essas pragas. O tratamento de um apartamento com óleos essenciais é realizado da seguinte forma:
- Limpe e lave os pisos, a roupa de cama e outros tecidos com os quais os animais de estimação entram em contato.
- Dilua o óleo essencial em água (20 a 25 gotas por 5 litros).
- Limpe os pisos e os móveis com a mistura.
- Use um borrifador para tratar cortinas, tapetes e outras áreas de difícil acesso.
- Para maior eficácia, utiliza-se uma mistura de vários óleos essenciais.
Caso as pulgas reapareçam, repita o tratamento. Para prevenção, você pode usar um difusor de aromas com o óleo escolhido.
Os óleos essenciais não devem ser aplicados na pelagem dos animais, pois eles podem lamber o produto e se intoxicar. Sugestão de uso:
- Dissolva algumas gotas de óleo em água (de preferência óleo de melaleuca).
- Aplique na cernelha do animal; o animal não deve conseguir lamber o produto.
Este produto é seguro para humanos, exceto para aqueles com intolerância a odores (alergias). Mulheres grávidas também devem evitar o uso. Em casas com crianças pequenas, utilize apenas óleos com aroma suave e calmante (como lavanda) e em concentrações mínimas, para que o perfume permaneça quase imperceptível no ar.
Vale lembrar que, se a concentração for muito alta, qualquer óleo essencial pode causar dores de cabeça, náuseas e outros sintomas desagradáveis.
Sal e bicarbonato
Você pode tentar se livrar das pulgas usando remédios caseiros indispensáveis, como bicarbonato de sódio e sal. São seguros para as pessoas, o que significa que podem ser usados em qualquer situação.

A solução de água e sal também é usada para tratar doenças da garganta, da pele e da cavidade oral em pessoas.
Para tratar um cômodo contra pulgas, misture sal e bicarbonato de sódio na proporção de 1:1 e polvilhe no chão. Essa mistura também pode ser esfregada em móveis e tapetes. Após 24 horas, limpe a área com um pano úmido. Tenha cuidado para não inalar o pó e evitar irritação respiratória.
Outra opção é preparar uma solução de bicarbonato de sódio e sal, adicionando um quilo de cada a um balde de água quente. Essa mistura é usada para lavar pisos e outras superfícies, além de borrifar em carpetes, móveis e cortinas.
Uma solução salina pode ser usada para banhar animais infestados por pulgas. Este é o método mais seguro, adequado até mesmo para gatinhos e cachorrinhos.
- O sal é dissolvido em água quente (1 kg para 7 a 10 litros; para filhotes, prepara-se uma solução menos concentrada).
- Assim que a mistura esfriar e ficar morna, banhe seu animal de estimação nela. O animal deve ficar imerso na solução até o pescoço.
- Após 3 a 4 minutos, enxágue o animal de estimação com água limpa.
Se o seu animal tiver feridas ou arranhões, não deve lavá-los com sal, pois isso interfere na cicatrização e causa dor.
Amônia
A amônia é usada para combater não apenas pulgas, mas também baratas. Não mata os insetos, mas os repele com um cheiro forte.
Para controlar pragas, trate o local com uma solução aquosa da substância. Seus vapores podem irritar o trato respiratório, por isso é recomendável o uso de máscara respiratória. Evite o uso de amônia em áreas onde vivem asmáticos, gestantes e crianças pequenas.
- Adicionam-se algumas gotas de amoníaco a meio litro de água.
- A solução é utilizada para lavar pisos, paredes e móveis.
- É improvável que você consiga eliminar as pulgas de uma só vez, portanto, repita a desinfecção após 4 a 5 dias.
- A solução também é usada para lavar roupas de cama de animais de estimação.
Outra forma de combater pulgas é pulverizar amônia pura em frestas e rachaduras. Ao entrar em contato com a substância pura, use uma máscara de gaze ou respirador e ventile o ambiente abrindo as janelas. Após a aplicação, é recomendável sair do cômodo por algumas horas. Para prevenir infestações de pulgas, embeba um pano em amônia e coloque-o sob o capacho.
Água de Helleboro
Este produto é conhecido por ser eficaz contra piolhos, mas também funciona contra todos os tipos de pulgas e outras pragas.

A planta venenosa heléboro é semelhante ao alho-bravo, uma planta comestível, razão pela qual o envenenamento ocorre com frequência.
A água de heléboro é uma solução de tintura alcoólica da erva venenosa heléboro. Ao utilizar o produto, é preciso lembrar de sua toxicidade: apenas um grama da droga, se ingerido, pode causar envenenamento com risco de vida. Portanto, evite o contato interno ou com a pele da preparação; mantenha-a fora do alcance de crianças. Ao manusear a tintura de heléboro, use luvas e máscara respiratória. Não deve ser usada por gestantes, pessoas com alergias ou asma.
- Para tratar o local, é necessário pulverizar uma solução de água de heléboro onde houver maior concentração de pulgas.
- Caso as áreas de acúmulo não sejam identificadas, o produto é pulverizado no chão, embaixo dos móveis, em frestas e nos rodapés.
- Você também pode lavar o chão e as superfícies com água, adicionando uma solução (uma garrafa para cada balde de água).
- Após o tratamento, é melhor não permanecer no quarto por 24 horas; os animais também devem ser retirados do local.
- Ao devolver o produto, é necessário ventilá-lo e lavar com detergente todas as superfícies que entraram em contato com ele.
Você pode comprar água de heléboro em uma farmácia ou prepará-la você mesmo:
- Moa 40 gramas de heléboro.
- Despeje água na grama.
- Cozinhe por 2 horas em fogo baixo em local bem ventilado.
- Após o tempo decorrido, adicione água até o nível original.
- O produto restante após o processamento é armazenado em um recipiente hermeticamente fechado.
Você pode tratar animais contra pulgas com uma solução de heléboro, mas tome cuidado para não deixar que ela entre em contato com a pele. Para isso, coloque uma coleira especial no seu animal de estimação para evitar que ele vire a cabeça e se lamba.
- Aplique água de heléboro na lã.
- Saia por 30 minutos.
- Remova a solução com água morna e xampu ou sabonete, enxaguando bem.
- Após a pelagem secar, retire as pulgas e larvas mortas com um pente fino.
A água de heléboro não deve ser usada se o animal tiver feridas ou arranhões. Em qualquer caso, é melhor usar produtos menos tóxicos para animais de estimação.
Querosene
Outro remédio bastante eficaz, porém tóxico, que deve ser usado com cautela. As precauções de segurança são as mesmas da água de heléboro: não ingerir nem permitir o contato com a pele. Mulheres grávidas e asmáticas devem evitar o uso. Use luvas e, de preferência, um respirador ao manuseá-lo. Além disso, o querosene é uma substância inflamável, portanto deve ser mantido longe do fogo, não se deve fumar perto dele e o gás não deve ser ligado.

No dia a dia, utiliza-se querosene para iluminação ou uso técnico, mas o querosene de aviação ou automotivo não é adequado para essa finalidade.
Para tratar um cômodo, despeje 100 ml de querosene em um balde com água. Lave o chão e outras superfícies com a mistura resultante. Você pode borrifá-la em carpetes e móveis, mas isso dificultará a remoção do cheiro de querosene. Após aplicar a solução, saia do cômodo por algumas horas e retire quaisquer animais. Ao retornar, ventile bem o ambiente e lave todas as superfícies onde a solução foi aplicada.
O querosene deve ser usado com extrema cautela para remover pulgas de animais de estimação. Não deve ser usado em animais jovens, doentes, fracos ou feridos. Um xampu deve ser preparado para tratar a pelagem:
- Dissolva 200 g de sabão em pó e 100 g de querosene em 10 litros de água.
- Lave o animal na solução resultante, tomando cuidado para que ela não entre em contato com os olhos, a boca e os ouvidos do animal.
- Enxágue bem a lã para garantir que não reste querosene nela.
- Quando a pelagem estiver seca, penteie-a, removendo pulgas e larvas mortas.
Folha de louro
Para repelir pulgas, você pode usar uma decocção ou infusão concentrada de louro. Use-a para lavar pisos e outras superfícies, e borrife em móveis e carpetes.
Decocção:
- Coloque o máximo de folhas de louro possível (10 unidades para cada 250 ml de água) na água fervente.
- Cozinhe por 5 a 7 minutos.
- É aconselhável deixar a decocção em infusão por várias horas.
- Coe antes de usar.
Infusão:
- Deixe 10 gramas (ou mais) de folhas de louro de molho em 250 ml de água fervente.
- Deixar em infusão por 7 a 8 horas.
- Coe antes de usar.
Você também pode espalhar as folhas dentro de casa. O óleo essencial, cujos vapores repelem pulgas, é melhor preservado nas folhas inteiras, portanto, evite esmagá-las, cortá-las ou rasgá-las. O efeito será maior se você usar folhas de louro frescas, mas se não as tiver, pode usar as secas.
Exceto em casos raros de sensibilidade individual, a folha de louro é inofensiva para humanos e animais. Não é um remédio forte, portanto, deve ser usada diariamente por uma a duas semanas.
Vinagre
O vinagre de maçã é usado para eliminar pulgas de apartamentos ou animais.Não mata os parasitas, mas o cheiro azedo do produto os repele, fazendo com que abandonem as áreas tratadas.
Os animais de estimação são tratados com uma solução de sabão e vinagre:
- Dissolva 30 gramas de aparas de sabão de lavar roupa em um litro de água.
- Adicione um copo de vinagre de maçã.
- Mexa bem.
- Aplique a mistura na pelagem do animal.
- Após 3 a 4 minutos, enxágue, lavando bem a lã com água.
- A pelagem seca é penteada, removendo quaisquer pulgas ali emaranhadas, bem como suas larvas.
Para gatinhos e cachorrinhos, você pode reduzir o tempo de contato do produto com a pelagem para evitar irritações na pele sensível. Não use o produto se o seu animal de estimação tiver cortes ou arranhões. Ao aplicar o produto, tome cuidado para não deixá-lo entrar em contato com a boca, os olhos ou os ouvidos do animal.
O ambiente pode ser tratado com a mesma solução, aplicando-a em todas as superfícies possíveis, e em seguida ventilado. Existe outro método:
- Misture vinagre de maçã com água na proporção de 1:1 ou use-o sem diluir.
- Despeje o produto em um frasco spray e pulverize todas as superfícies acessíveis até uma altura de 1 m do chão, bem como aquelas onde os animais de estimação subiram.
- Limpe o chão com a solução.
- Saia das instalações por uma ou duas horas.
- Ao retornar, você deve lavar os pisos e outras superfícies com água limpa e ventilar o cômodo.
- Não deve haver crianças ou animais na sala durante o tratamento.
Assim como outros produtos com odor forte, o vinagre não deve ser usado por gestantes para evitar náuseas e outras reações desagradáveis. Pessoas com asma também devem usá-lo com cautela, pois os vapores do vinagre podem irritar o trato respiratório. O ideal é usar uma máscara respiratória ao manusear vinagre, e o uso de luvas é essencial.
Alho
As pulgas também não gostam do cheiro de alho, então você pode usar uma infusão de alho para eliminá-las do seu animal de estimação:
- Rale 4 cravos-da-índia ou esmague-os em um pilão.
- Despeje meio litro de água morna sobre o alho.
- Deixe em infusão por 8 a 14 horas à temperatura ambiente.
Aplique na pelagem do seu gato ou cachorro em uma área onde ele não consiga lamber a infusão. O alho é tóxico para animais e pode causar problemas digestivos se ingerido. Além disso, a tintura concentrada pode causar queimaduras nas mucosas, portanto, tome cuidado para que não entre em contato com os olhos, ouvidos ou boca do seu animal de estimação.

Para preparar produtos à base de alho, o mais prático é usar um espremedor específico para esse fim.
Em combinação com levedura de cerveja, o alho também pode ser usado para tratar o ambiente:
- O fermento é diluído em água até atingir uma consistência pastosa.
- Adicione alho ralado (na proporção de 3 a 4 dentes por pacote de fermento).
- Aplique a mistura no chão e em outras superfícies.
- No dia seguinte, remova os resíduos secos do produto; a maneira mais prática de fazer isso é com um aspirador de pó.
Você pode simplesmente espalhar dentes de alho pelo seu apartamento; não é tão eficaz, mas não fará mal algum.
O alho contém fitoncidas — substâncias voláteis que matam muitos tipos de bactérias. Portanto, dentes de alho colocados pela casa não só ajudam a repelir pulgas, como também previnem resfriados.
Serragem e agulhas de pinheiro
Foi observado que as pulgas são repelidas pelo cheiro de pinho. Podem ser utilizadas aparas de madeira de pinho ou agulhas de pinheiro. Os parasitas, em particular, não gostam de pinheiros.
- Serragem ou agulhas de pinheiro são espalhadas em pisos, carpetes e móveis. Elas são removidas após algumas horas.
- A decocção de agulhas de pinheiro é usada para lavar as roupas e camas dos animais de estimação, e também pode ser adicionada à água do banho.
- Um colchão, travesseiro ou cama recheado com serragem de pinho protegerá bem seu animal de estimação contra pulgas.
Artesãos podem unir beleza e utilidade criando uma variedade de almofadas decorativas recheadas com agulhas de pinheiro. Elas podem ser colocadas em diferentes pontos da casa como medida preventiva.
Avaliações
Usei infusão de eucalipto para tratar as pulgas do meu cachorro. É um ótimo remédio. Esfreguei a infusão na pelagem dele como preventivo contra pulgas. É muito eficaz.
Você pode espalhar absinto, mas mantenha-o fora do alcance de crianças. As pulgas não suportam o cheiro.
Usei sabão de alcatrão e água de terracota para matar as pulgas do meu gato. Esta última deve ser manuseada com cuidado, pois tem um odor muito forte que pode provocar movimentos bruscos no gato.
As pulgas não suportam o cheiro de absinto. Prepare uma infusão forte de absinto: despeje uma xícara de caules e folhas em um litro de água fervente. Banhe seu gato com essa infusão. Além disso, coloque um pouco de absinto sob um pano de algodão na caminha do gato. As pulgas desaparecerão, mas se o gato pegar novas pulgas constantemente, o tratamento será ineficaz. Você precisará manter seu gato longe de outros gatos.
Moramos em um prédio de vários andares com painéis pré-fabricados, no andar intermediário, e nunca tivemos animais de estimação. Não sabemos de onde vieram as pulgas, mas simplesmente não conseguimos nos livrar delas usando remédios caseiros.
Minha avó sempre banha seus gatos com sabão de lavar roupa ou sabão de alcatrão. Os gatos "não reclamam" de pulgas.
Minha esposa tentou dar banho no gato dela com sabão de alcatrão. Foi um verdadeiro transtorno, tanto para ela quanto para o gato. No fim, deixamos o gato com o sabão por apenas três minutos e depois enxaguamos. Não funcionou.
Recomendo que pessoas picadas por pulgas usem um cordão com dentes de alho no pescoço. Pense naqueles filmes de vampiros — eles têm medo de alho. Eu mesma experimentei — funciona! O alho é cortado para que o cheiro fique mais forte.
Você pode usar remédios caseiros para se livrar das pulgas em seus animais de estimação e em sua casa. No entanto, para evitar danos a você e aos seus animais, use-os com cautela, levando em consideração as necessidades específicas do seu organismo e a toxicidade da substância escolhida. Para maior eficácia no controle de pragas, é aconselhável combinar diferentes remédios.















