Os gatos são os animais de estimação mais misteriosos. Eles têm muitos hábitos e comportamentos estranhos, difíceis de explicar. Por exemplo, por que nossos bichinhos gostam de enterrar a comida? Vamos tentar entender essa questão e encontrar uma explicação lógica para esse comportamento.
Por que os gatos gostam de enterrar comida?
Os gatos são controlados por reflexos incondicionados que estão enraizados neles a nível genético. Todos eles se desenvolveram ao longo da evolução e têm razões completamente racionais.
Vamos destacar os principais:
- Enterrar comida está associado ao cheiro da comida. Na natureza, os gatos vivem em um território específico onde se alimentam e se reproduzem. O cheiro da comida pode atrair outros competidores na cadeia alimentar e ameaçar o território do animal. Além disso, a comida começa a se decompor e pode se tornar uma fonte de doenças infecciosas, e os gatos são animais extremamente limpos.
- Competição com outros gatos. Se mais de dois gatos vivem em uma casa, eles podem começar a se enxergar como rivais. Uma manifestação disso pode ser a tentativa de esconder comida do rival, enterrando-a.
- O motivo está relacionado à própria comida. Se um gato começa a enterrar comida sem sequer tocá-la, significa que ele não gosta da comida e está tentando enterrá-la, assim como faz com as fezes.
- O animal de estimação já comeu o suficiente e está tentando esconder os restos de comida para mais tarde. Os cães fazem a mesma coisa.
Como desmamar
Existem várias maneiras de impedir que seu gato faça isso. Todas elas envolvem abordar a causa subjacente do comportamento, então você precisará observar seus animais de estimação por um tempo e descobrir o que está acontecendo.
Para começar, você pode tentar oferecer menos comida para evitar excessos. Se seu animal de estimação parecer um pouco faminto depois de comer, isso é um bom sinal. Com o tempo, o hábito de enterrar as fezes se tornará desnecessário.
Às vezes, basta mudar o local onde o gato se alimenta. Talvez algum cheiro estranho esteja incomodando o gato, fazendo com que ele hesite em comer, mesmo estando com fome.
Se você tem vários gatos em casa, o melhor é alimentá-los separadamente. Os gatos gostam de compartilhar território e, se ninguém os incomoda, não faz sentido esconder comida de um rival.
Existem centenas de raças de gatos, que diferem não apenas na aparência, mas também no comportamento. Portanto, é importante considerar as características específicas do seu animal de estimação. Isso requer estudá-lo por meio da observação e da análise comportamental. Essa é a única maneira de compreendê-lo e ajudá-lo a corrigir certos comportamentos peculiares. Naturalmente, a punição física é absolutamente inaceitável — ela só prejudicará tanto o animal quanto o dono.




