A maioria dos gatos fica perfeitamente satisfeita com uma porção diária de ração seca ou úmida. Alguns até mesmo rejeitam mudanças radicais na dieta. Mas alguns gatos são verdadeiros conhecedores de comida humana e consideram seu dever experimentá-la, mesmo que isso signifique roubá-la.
Deficiências de micronutrientes
Para regular o metabolismo, o crescimento normal e outras funções corporais, os gatos precisam dos seguintes oligoelementos: cálcio, cromo, cobalto, cobre, flúor, iodo, ferro, magnésio, manganês, molibdênio, fósforo, potássio, selênio, silício, sódio, enxofre e zinco. Se um gato não obtiver quantidades suficientes desses elementos em sua dieta, poderá sentir fome mesmo após comer uma grande quantidade e, naturalmente, começará a procurar comida.
Converse com o veterinário sobre a alimentação do seu animal de estimação e certifique-se de que ela atenda às suas necessidades nutricionais. Para evitar que ele roube comida, garanta que ele receba uma dieta balanceada que inclua todos os nutrientes necessários em quantidades suficientes.
Mimar um animal de estimação
Muitas pessoas consideram seus gatos não apenas animais de estimação, mas membros da família. Alguns donos vão ainda mais longe, permitindo que seus animais participem das refeições e comam a mesma comida que o resto da família. Isso pode levar o gato a ficar mimado e preferir comida humana à ração. No pior dos casos, um gato mimado pode até roubar comida da mesa.
Curiosidade
Os gatos são curiosos por natureza. Os gatinhos, em especial! Eles exploram o mundo ao seu redor usando seus cinco sentidos. Eles ficam curiosos para saber o que você está cozinhando na cozinha e o que está comendo à mesa. Eles simplesmente precisam pular na mesa, ver e provar a sua comida.
Os gatos são muito parecidos com nossos filhos. Eles querem nos imitar e participar de tudo o que fazemos, inclusive comer a mesma comida que nós. E, assim como as crianças humanas, se ainda não aprenderam a não tocar na comida humana, não resistem à tentação de experimentar qualquer alimento que deixamos sem supervisão, qualquer resto que sobra no prato.
É provável que os gatos considerem todo o seu espaço habitacional como seu território e, naturalmente, desconfiam de qualquer coisa nova ou incomum que vejam. A curiosidade de um gato pela sua sacola de compras surge do seu desejo de proteger você e seu território. Alguns animais eventualmente perdem o interesse por comida humana. Mas alguns descobrem que ela é mais saborosa do que ração para gatos.
Como impedir que seu animal de estimação roube comida da mesa
Nem todos querem compartilhar o prato com seus gatos: questões de higiene e a manutenção de um peso saudável podem ser problemáticas. Além disso, a comida humana nem sempre é segura para animais de estimação.
Impeça seu gato de pular na mesa da cozinha ou da sala de jantar e interrompa qualquer tentativa de roubar comida, pedir esmola ou revirar o lixo dizendo "não" em tom firme. Seja consistente, pois, uma vez que você ceda, mesmo que apenas uma vez, seu animal de estimação saberá que você está em suas garras.
Se o seu gato continuar a subir na mesa, faça-o voltar para o chão todas as vezes. No entanto, se ele permanecer no chão e obedecer, recompense-o com comida ou um petisco. Alimente o seu gato exclusivamente na tigela dele e apenas no chão. Evite dar comida da mesa. Se ele estiver tentado a pular só para olhar para a mesa, coloque a tigela dele em uma cadeira ou banquinho ao lado da mesa, mas nunca permita que ele pule na mesa. Alimente-o antes de você comer. Se o seu gato estiver satisfeito, provavelmente ficará quieto enquanto você come.
Não incentive seu gato a pedir comida. Se ele pedir comida humana, nunca ceda. Se você der a ele sequer uma migalha, ele certamente voltará para pedir mais. Isso também se aplica se você derrubar algo acidentalmente enquanto estiver comendo ou cozinhando. Não deixe para ele. Certifique-se de que ele não coma nada.
A comida sempre desempenha um papel importante na energia natural de caça do seu gato. Se você conseguir reduzir essa energia através de brincadeiras, estará muito perto de impedir que seu gato roube comida. O método mais eficaz é usar um brinquedo interativo e com movimento que imite uma presa. Deixe seu gato pegá-lo e mordê-lo ocasionalmente. Além disso, ofereça brinquedos com os quais ele possa brincar sozinho. Podem ser coisas simples como ratinhos de pelúcia espalhados pelo chão.
A maioria das pessoas alimenta seus gatos duas vezes ao dia. Talvez seu gato simplesmente não consiga esperar pelo jantar, e duas refeições diárias não sejam suficientes para evitar roubos, pois seu animal de estimação está realmente com fome.
Na natureza, um gato pode comer até dez vezes por dia. Como você garante três refeições diárias se estiver fora durante o dia? Ofereça a primeira refeição antes de sair, a segunda ao retornar e a última antes de dormir.
A punição só será eficaz para impedir que seu gato roube comida na sua presença. Isso significa que ele aprenderá a ter medo e a evitar você. No entanto, assim que você estiver no cômodo ao lado ou simplesmente virar as costas, as coisas mudarão. O ideal é interromper o roubo com um barulho repentino ou jogando algo no chão perto do gato, mas não basta isso. Não corra atrás dele depois; você só precisa impedir o roubo, não puni-lo. Lembre-se de que é improvável que você consiga mudar o hábito de roubar comida. O melhor a fazer é ficar atento à comida. Não deixe refeições prontas e outros alimentos sem supervisão na bancada ou onde seu gato possa alcançá-los. Mantenha as tampas das lixeiras bem fechadas. Não é culpa do seu gato se você colocou uma tentação facilmente acessível por perto.



