
Contente
Motivos pelos quais um gato faz suas necessidades em qualquer lugar
Antes de repreender um gato, você definitivamente deveria Compreender as razões por trás de suas ações.Não é coincidência que seu animal de estimação tenha começado a defecar no lugar errado. Os gatos são naturalmente muito limpos e defecam apenas em locais designados.
Os principais motivos pelos quais um gato ou gatinho defeca em local inadequado:
- Qualquer doença do sistema geniturinário ou digestivo. Devido à sensação dolorosa durante a defecação, o gato pode associar a caixa de areia à dor, tentando evitá-la a todo custo.
- Vermes. Essa causa é semelhante à anterior. O gato pode urinar com grande esforço ou sentir dor ao defecar, o que também está associado à caixa de areia.
- Alimentação inadequada. Se o seu animal de estimação recebe uma alimentação inadequada, é comum ocorrerem constipação e diarreia. Isso acontece devido à falta de vitaminas ou nutrientes essenciais. Para evitar esse problema, consulte um veterinário que poderá ajustar a dieta do seu animal.
- Bandeja inadequadaMuitos donos de gatos nem sequer se dão conta de que seus animais de estimação podem simplesmente não gostar da caixa de areia. Muitos gatos de pelo comprido ficam com os pelos presos em decorações e frestas da caixa de areia, causando dor e desconforto.
- Mau cheiro da caixa de areia. Um odor forte proveniente da caixa de areia do gato pode ser repulsivo para os animais de estimação devido à sua higiene. Portanto, deixar a caixa de areia suja ou, ao contrário, limpá-la com produtos perfumados não é recomendado. A melhor solução é limpar a caixa de areia com sabão neutro comum. Soluções de vinagre e sabão também são adequadas para a limpeza da caixa de areia.
Localização da bandejaPode parecer que a localização da caixa de areia não importa, mas os gatos têm seu próprio feng shui. Muitos donos de gatos mantêm a caixa de areia no banheiro, onde poucas pessoas circulam. Mas, em alguns casos, é necessário colocá-la no corredor ou na entrada — em resumo, em um cômodo de uso frequente. A falta de privacidade irrita o gato, o que resulta em sua relutância em usar o local designado para fazer as necessidades. Se a caixa de areia só puder ser colocada na entrada, tente criar a ilusão de segurança e tranquilidade.
- Areia higiênica. Cor, cheiro e textura são fatores a serem considerados. Odores fortes de gatos limpos podem ser irritantes, areia fina pode grudar nos pelos e nas patas e, se não for trocada rapidamente, substâncias químicas podem se acumular nas partículas, irritando a pele dos gatos.
- Idade do gatoUm gatinho pequeno não se acostuma à caixa de areia imediatamente; é preciso tempo e paciência. Forçar e punir um gatinho criará associações negativas com o vaso sanitário.
- Um gato de rua em casa. Se você decidir levar um gato de rua para casa, esteja preparado para que ele marque território no início. Eles fazem isso porque estão acostumados a defender seu espaço em meio a muitos outros gatos de rua. Um gato pode fazer suas necessidades sem problemas, mas ainda assim ocasionalmente marcará a parede, o tapete ou outros móveis. Problemas também podem surgir se você levar para casa um gatinho de rua pequeno. Eles ainda não aprenderam a fazer suas necessidades em um só lugar, já que há areia por toda parte lá fora e é fácil fazer cocô em qualquer lugar.
Dicas de cuidados com animais de estimação
Executando Regras básicas para cuidar de um gatoAssim, você minimizará as chances de seu animal de estimação começar a defecar no lugar errado.
Lista das regras mais importantes
Como impedir que um gatinho ou gato adulto urine em locais inadequados?
Coloque a caixa de areia em um cômodo com o mínimo de movimento possível, para que o gato se sinta calmo e em um ambiente reservado.
- Troque a areia da caixa de areia assim que ela ficar suja.
- Se precisar trocar a marca da areia para gatos, faça isso gradualmente, misturando a antiga com a nova. Primeiro, adicione a nova variedade aos poucos, depois em proporções iguais e, por fim, reduza a quantidade da areia antiga e aumente a quantidade da nova.
- Forneça comida e água em quantidade suficiente. É uma boa ideia deixar sempre uma tigela de água ao alcance do seu gato.
- Administre regularmente medicamentos vermífugos ao seu animal de estimação.
- Após trocar a areia, enxágue e seque bem a caixa de areia. Use produtos sem fragrâncias fortes.
- Escolha a caixa de areia certa. Preste atenção ao material de que ela é feita. Caixas de areia de plástico baratas têm um odor persistente e desagradável. Os gatos têm um olfato muito mais apurado que o dos humanos, então podemos nem perceber o cheiro.
Ajuda de especialistas e remédios caseiros
E se você não estiver de olho ou se esquecer de trocar a areia da caixa de areia e seu animal de estimação fizer cocô? O que fazer se o seu gato já fez cocô no lugar errado? Como impedi-lo de urinar onde quiser? Antes de mais nada, você precisa se acalmar. Em hipótese alguma grite, bata ou mexa na sujeira. Fazer qualquer uma dessas coisas só vai assustar o seu gato, e o comportamento futuro é imprevisível.
Recomendações para ação depois que o gato defecou no lugar errado:
Leve sua gata para um cômodo pequeno por uma semana. Coloque todos os pertences dela lá, exceto os potes de comida. Deixe-a sair do cômodo para comer e, depois que ela terminar, leve-a de volta e tranque-a no quarto. Gradualmente, ao longo da semana, permita que ela circule por outros cômodos.
- Para garantir que seu gato se sinta confortável e seguro em seu apartamento e não tente marcar território, siga alguns passos simples. Permita que seu gato se sente no sofá, poltrona ou cama onde você se senta ou dorme. Deixe armários, prateleiras e outros móveis que sejam significativamente mais altos que o chão acessíveis. Os gatos se sentem mais seguros nesses lugares. Todos os felinos adoram caixas. Pegue uma caixa de papelão e coloque-a embaixo de uma mesa ou cadeira. Esse será o lugar favorito dele. Limpe seu gato com um pano macio. Em seguida, use o mesmo pano para limpar todas as superfícies da casa. Isso evitará que seu gato marque coisas que já tenham seu cheiro.
- Molhe um pano em urina de gato e coloque-o na caixa de areia. Isso ajudará o gatinho a se orientar no futuro.
- Se você pegou o gato bem ali, Pingue um pouco de água sobre eleOs gatos não gostam de nenhum tipo de tratamento de água, e até mesmo uma gota d'água pode ser estressante para eles.
- Elogie seu gatinho após cada uso da caixa de areia. Em alguns casos, você pode até brincar com ele enquanto ele estiver lá. Lembre-se: é mais fácil ensiná-lo a usar o lugar certo do que tentar corrigir isso mais tarde.
- Se o seu gato escolheu locais específicos para fazer as necessidades, colocar os recipientes de comida e água nesses locais é uma aposta segura. Os gatos são animais limpos e não defecam onde comem.
- Para impedir que seu gato faça suas necessidades em qualquer lugar, você pode delimitar a área designada para isso com fita adesiva dupla face. Quando ele se sentar, os pelos grudarão levemente na fita; não vai doer, mas certamente será desconfortável. Assim, ele associará aquele local ao desconforto e terá menos probabilidade de fazer suas necessidades ali.
- Lave as áreas sujas com produtos de limpeza de cheiro forte. Você também pode usar mostarda, óleo, casca de limão ou qualquer outra coisa que seu animal de estimação não goste.
- A partir dos meios modernos oferecidos pelas lojas de animais de estimação, Você pode usar "Antisex" ou "Antigadin".Esses produtos são projetados para acalmar gatos durante acessos de raiva na primavera, mas também podem ajudar a corrigir o comportamento do seu animal de estimação.
- Coloque temporariamente a caixa de areia no local onde o gato fez suas necessidades. Em seguida, mova-a para um local conveniente tanto para o dono quanto para o gato.
- É muito difícil desmamar um gato das flores. O processo leva bastante tempo, pois os gatos acreditam que o chão é o melhor lugar para fazer suas necessidades. Eles gostam de cavar na terra e da sensação do solo em suas patas. Primeiro, você precisará remover todas as flores do alcance do seu animal de estimação. Em vasos maiores, a terra deve ser coberta, pois vasos grandes são difíceis de mover sem danificar a planta. Isso levará algum tempo. Substitua a areia na bandeja. Coloque a areia sobre ela. Em seguida, adicione um pouco de areia à bandeja de areia diariamente. No futuro, recomenda-se substituir a areia antiga por uma nova, com consistência semelhante à da areia.
Se um gato estiver estressado, recomenda-se que o dono lhe dê mais atenção, acaricie-o com mais frequência e brinque com ele. Em casos particularmente graves, pode ser necessário procurar ajuda veterinária, que poderá prescrever sedativos. E em hipótese alguma se irrite ou repreenda o gato se ele defecar em um local inadequado. Gritar só piorará a situação.
- Se não houver motivos visíveis para a rebeldia do seu animal de estimação, então vale a pena. Leve o gato ao veterinário.Um especialista realizará um exame e solicitará testes. Com base nos dados obtidos, ele aconselhará sobre as condições médicas subjacentes que podem estar causando a incapacidade de usar o banheiro no local correto e prescreverá o tratamento adequado.
- Assim que você vir seu gato agachado, prestes a fazer suas necessidades, pegue-o imediatamente e leve-o para a caixa de areia. Isso exigirá persistência e atenção, mas você acabará conseguindo. Você também pode colocar moedas em uma lata e chacoalhá-la sempre que seu gato começar a se agachar. O barulho alto o assustará e o fará esquecer que estava planejando fazer suas necessidades em um lugar inadequado.
Como eliminar o cheiro de urina?
As lojas de produtos veterinários agora oferecem uma ampla variedade de removedores de odor de urina. Alguns produtos combinam diversas propriedades, eliminando tanto o odor desagradável quanto os cheiros persistentes e indesejáveis que os gatos consideram desagradáveis.
Produtos domésticosque pode eliminar o cheiro de urina de gato:
- suco de limão
- permanganato de potássio
- vinagre
- peróxido de hidrogênio
- iodo
- álcool
Localização da bandejaPode parecer que a localização da caixa de areia não importa, mas os gatos têm seu próprio feng shui. Muitos donos de gatos mantêm a caixa de areia no banheiro, onde poucas pessoas circulam. Mas, em alguns casos, é necessário colocá-la no corredor ou na entrada — em resumo, em um cômodo de uso frequente. A falta de privacidade irrita o gato, o que resulta em sua relutância em usar o local designado para fazer as necessidades. Se a caixa de areia só puder ser colocada na entrada, tente criar a ilusão de segurança e tranquilidade.
Coloque a caixa de areia em um cômodo com o mínimo de movimento possível, para que o gato se sinta calmo e em um ambiente reservado.
Leve sua gata para um cômodo pequeno por uma semana. Coloque todos os pertences dela lá, exceto os potes de comida. Deixe-a sair do cômodo para comer e, depois que ela terminar, leve-a de volta e tranque-a no quarto. Gradualmente, ao longo da semana, permita que ela circule por outros cômodos.
Se um gato estiver estressado, recomenda-se que o dono lhe dê mais atenção, acaricie-o com mais frequência e brinque com ele. Em casos particularmente graves, pode ser necessário procurar ajuda veterinária, que poderá prescrever sedativos. E em hipótese alguma se irrite ou repreenda o gato se ele defecar em um local inadequado. Gritar só piorará a situação.


1 comentário