Como ensinar um gato a usar o vaso sanitário depois de usar a caixa de areia?

Gato e banheiroAdotar um gato é uma decisão muito importante. Com a chegada de um animal de estimação, os donos podem enfrentar diversos problemas, incluindo odores desagradáveis ​​e tapetes, cadeiras e outros móveis sujos. Um animal pequeno não sabe onde dormir, comer, fazer as necessidades ou como se comportar dentro de casa, por isso precisa ser adestrado desde cedo. Comece ensinando seu gato a usar o vaso sanitário, caso contrário, o odor natural do gato impregnará todos os cantos do apartamento.

A maneira mais fácil de ensinar um animal de estimação é em tenra idade, quando ele assimila o treinamento muito bem e se comporta bem.

Como começar o treinamento para usar a caixa de areia do gato?

  1. O processo de ensinar a usar o banheiroCom certeza, todos querem que seus animais de estimação sejam obedientes e asseados, principalmente quando se trata de ensiná-los a usar o vaso sanitário. Isso é muito conveniente, pois você não precisará ficar limpando constantemente as fezes do seu animal, tapetes ou móveis estofados. Aliás, é fácil ensinar um gato a usar o vaso sanitário, embora primeiro seja necessário ensiná-lo a usar a caixa de areia.
  2. E quanto mais cedo você fizer isso, melhor. Afinal, quando um gato é jovem, ele aprende rápido, mas na adolescência, seu comportamento se torna agressivo e travesso. Se você pretende ensinar seu gato a usar a caixa de areia, é bem possível que ele fique com medo da água. E se isso acontecer apenas uma vez, na próxima vez que você treinar seu animal de estimação, ele nem chegará perto do vaso sanitário.
  3. E, devido ao seu tamanho diminuto, um gato pequeno simplesmente não consegue alcançar o vaso sanitário. Vale mencionar também que esses animais têm o instinto de enterrar as fezes, o que é impossível de fazer em um vaso sanitário.

Então, vamos começar a ensinar seu gato a usar a caixa de areia. Tente colocar seu gato perto do vaso sanitário e levá-lo até a caixa de areia após cada refeição. Animais de pequeno porte tendem a fazer suas necessidades imediatamente após comer. Portanto, se você levá-lo à caixa de areia logo após a refeição, ele se acostumará rapidamente e logo estará usando-a sozinho. Para acelerar o processo de treinamento, você pode comprar enchimento especial Para a caixa de areia, você pode escolher uma que combine com seu gosto. Donos de animais de estimação costumam usar jornal ou papel higiênico, mas essa não é a melhor opção.

Às vezes, mesmo após extenso treinamento, um gato continua a procurar outros lugares para fazer suas necessidades, em vez da caixa de areia. Felizmente, isso pode ser corrigido, mas o processo pode ser difícil e demorado.

Em todo caso, se o seu animal de estimação fizer as necessidades no local escolhido, basta absorver a sujeira com papel e depois colocá-lo na caixa de areia. Isso atrairá o gatinho para o cheiro natural do local e, com o tempo, ele aprenderá a fazer as necessidades não no tapete ou no sofá, mas diretamente na caixa de areia.

A caixa de areia pode ser colocada no local preferido do gato, após ser limpa para remover qualquer odor desagradável. Assim que o gato se acostumar com a caixa de areia, você pode treiná-lo gradualmente para usar o vaso sanitário sozinho. mover o banheiro "temporário"até que ele acabe no vaso sanitário.

Assim que seu gato conseguir usar a caixa de areia confortavelmente, posicionada diretamente acima de um vaso sanitário adequado, passe para a parte mais desafiadora: o treinamento para usar o vaso sanitário. A idade ideal para esse treinamento é de 5 a 6 meses.

Etapas do processo de adestramento de gatos

  • Como começar o treinamento de um gato para usar o banheiro.Reduza gradualmente a quantidade de areia na caixa de areia do seu gato. O principal é garantir que seu animal de estimação consiga fazer suas necessidades em segurança em uma caixa de areia vazia, já que é algo que ele nunca viu antes.
  • Experimente colocar revistas ou jornais embaixo da caixa de areia, aumentando gradualmente a distância entre eles. A altura ideal é de 2 centímetros por dia. No entanto, tenha muito cuidado. A caixa de areia deve estar firmemente apoiada no novo suporte, pois se cair durante a utilização, seu animal de estimação se lembrará disso por muito tempo, dificultando bastante o treinamento. Somente depois de se certificar de que a estrutura está firme, permita que seu gato use o banheiro.
  • Depois de posicionar a caixa de areia na mesma altura do vaso sanitário, deixe-a nessa posição por alguns dias. Seu animal de estimação se acostumará com a mudança e não se incomodará mais com ela. Ele aprenderá a usar o vaso sanitário sem qualquer desconforto. Após alguns dias, remova o suporte da caixa de areia e coloque-a diretamente sobre o vaso sanitário. Se o seu gato se recusar a usar o vaso sanitário após esse ajuste, retorne a caixa à posição original. Dê ao seu gato mais alguns dias e, em seguida, remova o suporte novamente. Certifique-se de que a caixa de areia esteja firmemente presa ao vaso sanitário e não esteja bamba.
  • Aguarde mais alguns dias e então remova completamente a caixa de areia do vaso sanitário. Observe a reação do seu gato. Se ele subir calmamente até a altura correta e fizer suas necessidades no lugar certo, elogie-o e dê-lhe um petisco. Isso o incentivará e, em breve, usar o vaso sanitário se tornará uma rotina diária normal.

Infelizmente, nem todos os gatos se acostumam com o vaso sanitário tão rapidamente, e às vezes seus donos têm muita dificuldade. Nesse caso, tente Tranque o gato no quarto onde fica o vaso sanitário. Por alguns dias. Eventualmente, ele simplesmente não terá outra escolha a não ser usar o banheiro sozinho. Mas não repreenda seu gato após algumas tentativas frustradas de evacuar. Isso só o assustará e ele ficará com medo do treinamento por muito tempo.

Se as tentativas de treinar um gato a usar o banheiro dessa maneira não forem bem-sucedidas, devolva a caixa de areia para o gato e Não o faça sofrer.Após um certo período de tempo, retome o treinamento.

Conclusão

Como ensinar um gato a usar o vaso sanitárioMuitos gatos demoram bastante para se acostumar com mudanças. E se você tirar o vaso sanitário que eles usam normalmente, isso pode ser ainda mais difícil. pode causar desconfortoFaça um pequeno furo na caixa de areia e observe a reação do seu gato. Aos poucos, alargue o furo até que restem apenas as bordas, como se fosse um vaso sanitário. Esse método permite que você treine seu gato a usar o vaso sanitário de forma muito mais rápida e eficaz. Depois que seu gato fizer as necessidades no vaso, dê descarga com água e limpe o assento.

Se todas as suas tentativas falharem, simplesmente voltar um passo E repita o procedimento. O trabalho árduo certamente dará frutos. E o resultado final estará à altura das suas expectativas. O principal é não se desesperar nem gritar com a sua gata, e ela seguirá as suas instruções com prazer.

Comentários