Os Peterbalds se assemelham aos Sphynx na aparência, mas são mais graciosos, afetuosos e amigáveis. Eles precisam de contato constante com seus donos e são tão sociáveis que seu comportamento se assemelha ao de cães.
A raça é oficialmente reconhecida pelas principais associações internacionais de felinologia. Os Peterbalds são criados por criadores experientes. Manter esses gatos em casa apresenta alguns desafios, devido à sua quase completa ausência de pelos.
Contente
Como a raça foi criada
O Peterbald é uma das raças mais recentes. A ideia de criar um gato sem pelos com aparência refinada partiu de Olga Mironova, renomada felinologista de São Petersburgo. O projeto teve início em 1993. A nova raça começou com quatro filhotes, fruto do cruzamento de um Sphynx Don com um gato Oriental. Posteriormente, os criadores buscaram consolidar as características dos gatos Siameses e Orientais: corpo gracioso, pernas longas, focinho estreito e orelhas grandes. Para isso, até 2005, utilizaram gatos Siameses, Javaneses e Balineses nos cruzamentos subsequentes.
A raça foi reconhecida por felinologistas e incluída em catálogos oficiais:
- 1996, SFF (Selection Feline Federation), registro da raça e atribuição do código PBD;
- Em 1997, a TICA (The International Cat Association) tornou-se a maior organização felinológica do mundo, com o código de raça PD;
- 2003, WCF – Federação Mundial de Gatos, código da raça PBD.
Nos catálogos de normas de outras associações, possui as seguintes designações:
- em FIFe - PEB;
- Na UTI - DP;
- em MFA - PTB.
Gatos sem pelos com a graciosidade característica das raças orientais conquistaram imediatamente o reconhecimento dos amantes desses animais de estimação.
Descrição do exterior e padrão da raça
As esfinges de São Petersburgo têm corpo e membros alongados. A pele fina, com pregas móveis, é coberta em alguns locais por pelos residuais (mais frequentemente perto das orelhas, nas patas, no focinho e na ponta da cauda). Em uma cabeça estreita, com olhos amendoados verde-azulados e perfil reto com dobras verticais, grandes orelhas semelhantes às de um morcego ficam posicionadas na parte inferior da cabeça.
Parâmetro | Descrição |
Cabeça | Formato: Cunha. A cunha começa no nariz e se alarga em ambos os lados em linhas retas até as orelhas. Focinho longo com testa plana. Perfil ligeiramente convexo. |
Queixo | O queixo e a ponta do nariz formam uma linha vertical. |
Ouvidos | Muito grandes, com base larga. Estão posicionadas de forma a acompanharem as laterais da cunha. |
Olhos | Em formato de amêndoa, posicionadas em ângulo, mantendo a harmonia do formato em cunha da cabeça. Verde brilhante (no caso de cores point, azul intenso; quanto mais escuro, melhor). |
Corpo | Um animal elegante e musculoso de porte médio. Corpo alongado e flexível. Pescoço longo e fino. O peito e os ombros não são mais largos que os quadris. |
Membros | Longos e finos, os membros anteriores são retos, as patas são ovais com dedos compridos ("dedos de macaco"). |
Cauda | Muito comprido, fino no início e com a ponta afiada. |
Pele | Macio e flexível no corpo, completamente nu ou coberto com penugem leve. Muitas dobras na cabeça, menos doce. Os animais jovens podem ter uma pelagem clara, que deve cair por volta dos 2 anos de idade. Gatos sem pelo são preferíveis. Todas as cores são aceitáveis. |
Imperfeições | Ausência de dobras na cabeça, patas dianteiras tortas e um tipo excessivamente oriental. (Explicação de O.S. Mironova: isso se refere a um esqueleto excessivamente leve, que leva a um maior risco de lesões. Tais excessos são defeitos não apenas para Peterbalds, mas também para raças orientais tradicionais, como Orientais e Siameses.) |
Tricô | É proibido o acasalamento com outros gatos da raça Sphynx. Apenas as raças Siamesa, Balinesa, Oriental de Pelo Curto e Javanesa são permitidas. |
Existem cinco tipos principais de pele:
- escova - possui pelos ondulados e duros que desaparecem parcialmente por volta dos 2 anos de idade;
- Nua - não há pelos, a pele tem textura de borracha;
- flock - pelo liso e sedoso com menos de 1 mm de comprimento, com toque aveludado, sem vibrissas;
- veludo - lã macia presente na infância, que com a idade se desprende quase completamente;
- A camurça é uma lã seca, curta e muito macia, cuja textura lembra a do material de mesmo nome ou a do pêssego.
Os gatinhos adolescentes geralmente retêm uma camada residual de pelos. Quando atingem a maturidade completa, por volta dos dois ou três anos de idade, o tipo de pelagem dos Peterbalds muda: os pelos desaparecem ou crescem novamente. Esse processo depende da estação do ano ou de fatores hormonais (gestação, amamentação). Os primeiros pelos a crescerem são os das patas e da cauda.
A saliva, a caspa e as secreções da pele dos gatos podem provocar reações adversas em pessoas alérgicas.
Personagem
Os Peterbalds não toleram a solidão, precisam de comunicação constante, apegam-se às pessoas como cães e estão sempre prontos para ficar no colo do dono por horas. São sociáveis e curiosos, não se acanham com estranhos e não entram em conflito com outros animais ou crianças. Por serem inteligentes e ativos, são fáceis de treinar, principalmente por meio de brincadeiras.
Os Peterbalds são excepcionalmente falantes, miando a cada oportunidade, resmungando constantemente e até mesmo murmurando enquanto dormem. Além disso, esses animais têm uma voz alta e áspera.
Prós e contras da raça
Qualidades positivas dos Peterbalds:
- Inteligente, fácil de aprender;
- ativo, disposto a jogar;
- dócil, não agressivo;
- Sociáveis, eles se dão bem sem problemas com todos que moram na casa.
Características negativas:
- às vezes tornam-se intrusivas;
- reivindicam maior conforto e cuidados especiais;
- Eles miam alto e por um longo tempo.
Cuidados e manutenção
A expectativa de vida, a saúde e o humor dos gatos Peterbald dependem de cuidados e atenção adequados. Condições necessárias para as esfinges de São Petersburgo:
- Manter uma temperatura confortável no quarto;
- Não deixe o animal ficar exposto ao sol por muito tempo;
- Garantir uma dieta equilibrada;
- Executar procedimentos de higiene de forma oportuna e com alta qualidade;
- Monitore sua saúde, vacine-se no prazo correto;
- Dê bastante atenção, converse e brinque com o gato.
Como todas as raças sem pelo, os Peterbalds adoram o calor. A temperatura ideal para o conforto do gato é de 22 a 25 °C. Se o ambiente estiver frio, a caminha do gato deve ser aquecida. O gato deve sempre usar roupas: um colete ou macacão especial. A pele delicada dos Peterbalds sem pelo é sensível à luz solar direta, que pode causar queimaduras solares.
O que dar de comer
Eles precisam de mais energia para manter a temperatura corporal do que outros gatos, por isso têm um metabolismo mais acelerado. Isso significa que também precisam de mais comida do que outras raças.
Recomenda-se alimentar gatos adultos até cinco vezes ao dia. A dieta deles deve incluir carne, de preferência carne bovina e coração de boi, ovos crus, leite, peixe, cereais e verduras frescas. Em uma dieta composta por produtos naturais, a proporção de proteínas animais deve ser de cerca de 50%. A ração comercial também é adequada para Sphynx, mas é preferível usar ração premium, especialmente formulada para raças sem pelos.
Asseio
A pele dos Peterbalds secreta uma camada protetora de fluido marrom-avermelhado. Este fluido realça ligeiramente a pelagem do animal e serve como uma camada protetora contra bactérias. A maior quantidade deste fluido é secretada nas áreas sem pelo do corpo. Recomenda-se limpar o animal diariamente com um pano ou esponja úmida, prestando atenção especial às dobras da pele, áreas ao redor das orelhas e entre os dedos. Loções especiais para cuidados com a pelagem estão disponíveis no mercado.
Tentar remover a camada cerosa o máximo possível é perigoso, pois sem ela, a pele do animal ficará vulnerável a bactérias nocivas. Os banhos em água morna devem ser feitos com moderação, algumas vezes por mês, usando um xampu específico para gatos. Depois, certifique-se de secar bem o gato e envolvê-lo em uma toalha quente. Banhos frequentes ressecam a pele. Nesse caso, hidrate-a com óleo ou creme para bebês e faça uma massagem suave.
Ao cuidar da pele de um Sphynx, você deve remover cuidadosamente os pelos mortos, sem danificar ou raspar os pelos vivos sob nenhuma circunstância.
Outros procedimentos de higiene para manter a saúde do animal:
- Verifique diariamente os olhos e ouvidos. Como os gatos sem pelo podem não ter cílios, seus olhos são mais suscetíveis à contaminação. Lave-os com água morna e um pano macio.
- Inspeção regular das patas entre os dedos, da cauda e sua limpeza oportuna;
- Aparar as unhas uma vez por semana;
- manter a caixa de areia limpa.
Educação e formação
O adestramento de gatinhos deve começar desde muito cedo. O primeiro passo é o treinamento para usar a caixa de areia. Isso não levará muito tempo; os gatinhos entendem rapidamente o que se espera deles. Depois de preparar uma caixa de areia especial, observe atentamente o comportamento do gatinho. Assim que ele parar de brincar, começar a abaixar a cabeça e cheirar, coloque-o delicadamente na caixa. Você também pode dizer em voz alta: "Xixi".
Geralmente, de três a cinco sessões desse tipo são suficientes. Outras habilidades são ensinadas de maneira semelhante. Ensinar um gato a usar o banheiro levará mais tempo.
Punir é contraproducente: muitas vezes tem o efeito contrário, tornando-a ainda mais travessa. A conexão emocional com ela pode ser muito eficaz. Os animais reconhecem as emoções de seus donos, lembram-se de palavras e entonações e decidem por si mesmos como agir.
Os Peterbalds herdaram a inteligência de seus ancestrais orientais e muitos são fáceis de treinar. Com bastante persistência, você pode ensinar seu pet a buscar objetos e obedecer a comandos. Isso deve ser feito de forma lúdica, recompensando o aprendizado com carinho, elogios e petiscos. Devido à sua natureza, os Peterbalds gostam de interagir com seus donos.
Doenças e tratamento
A chave para a saúde de um animal é a vacinação em tempo oportuno. A primeira dose é administrada quando o gatinho tem entre 9 e 12 semanas de idade. O cronograma para os procedimentos subsequentes e a seleção da vacina devem ser determinados por um veterinário.
Foram identificadas doenças características dos Peterbalds:
- Uma anomalia congênita no desenvolvimento do timo, o órgão que controla o sistema imunológico. Se o tecido estiver subdesenvolvido, o gatinho morre.
- Hiperplasia gengival. O crescimento excessivo de tecido ocorre como resultado de trauma causado por corpos estranhos, má oclusão ou inflamação crônica. O tratamento é determinado por um veterinário na clínica. Isso inclui extração dentária, uso de agentes antimicrobianos ou correção cirúrgica. A hiperplasia gengival em gatinhos não representa uma ameaça, mas uma consulta veterinária ainda é necessária.
- Presumida predisposição à displasia ectodérmica geneticamente herdada. Essa anomalia no desenvolvimento dos dentes, da pele e do cabelo causa má oclusão.
- A pele do animal é hipersensível e propensa a dermatite, eczema e acne. Portanto, é necessário cuidar bem dele.
- Doenças respiratórias comuns a todas as raças sem pelo.Para evitá-los, é necessário impedir que o animal fique excessivamente resfriado.
Em casos complexos, um veterinário recomendará tratamento, prevenção de doenças e cuidados. Animais com defeitos genéticos não devem ser usados para reprodução.
Doenças infecciosas virais, como calicivírus, peritonite infecciosa, leucemia viral, doença de Aujeszky e imunodeficiência, são fatais. A infecção pode ocorrer por contato com um animal infectado ou com suas fezes.
expectativa média de vida
Os amantes de raças exóticas se preocupam com a frequência com que os Peterbalds adoecem e com a sua expectativa de vida. Existe um equívoco comum de que animais de raças criadas artificialmente são suscetíveis a doenças genéticas perigosas e têm uma vida curta. Isso não é verdade. Os Peterbalds herdaram um sistema imunológico forte de seus ancestrais orientais. Em condições normais, com bons cuidados e atenção, eles vivem de 13 a 17 anos. Isso é normal para gatos.
Reprodução
Os Peterbalds são criados por viveiros e criadores experientes. Para preservar e aprimorar as características da raça, eles selecionam cuidadosamente os casais reprodutores. Atualmente, o cruzamento com outros gatos Sphynx é proibido, pois isso representaria um retrocesso, resultando em uma constituição mais robusta. O cruzamento com gatos siameses, orientais e balineses é permitido.
Alguns criadores estão tentando consolidar a característica de ausência de pelos. Outros buscam enfatizar a aparência siamesa-oriental. Especialistas de associações felinas acreditam que é hora de avançar em direção à estabilização da raça e à criação seletiva sem cruzamentos com outras raças.
Quando os gatinhos são criados em um gatil, eles passam por um teste de certificação aos dois meses de idade. Esse teste verifica se eles estão de acordo com o padrão da raça e identifica quaisquer defeitos ou doenças. Como resultado, toda a ninhada recebe documentos de registro.
Tricô
Um gato macho sente-se mais confortável acasalando em seu próprio território. Dois a três dias após o início do cio, a fêmea é levada até o macho e permanece com ele por três a cinco dias.
Aplicam-se as seguintes regras:
- Na primeira cópula, a gata deve ter entre um ano e meio e três anos de idade, e o gato macho entre um e três anos de idade; essa é a idade ideal para os animais terem sua primeira cria;
- Para uma gata, o primeiro acasalamento só é permitido após dois ou três ciclos de cio;
- Uma gata não deve ser cruzada mais de duas vezes por ano;
- Um dos parceiros deve já ter experiência sexual;
- Ambos os parceiros são saudáveis e vacinados;
- O casal deve ser geneticamente semelhante para evitar doenças graves nos gatinhos ou sua morte intrauterina.
Cuidar dos filhos
Os gatinhos Peterbald demonstram atividade precocemente, abrindo os olhos no segundo ou terceiro dia. Os recém-nascidos geralmente nascem cobertos de pelos. Raramente nascem completamente nus.
Separar um gatinho da mãe com um mês de idade é muito cedo. Ele se alimenta sozinho e está pronto para usar a caixa de areia, mas ainda é psicologicamente frágil e, por ter perdido a imunidade da mãe, ficará suscetível a doenças. Os criadores entregam os gatinhos aos seus novos donos depois que eles recebem a primeira dose da vacina e já estão se alimentando com ração para adultos, o que geralmente acontece a partir das 12 semanas de idade.
A primeira dose da vacina é administrada quando os filhotes têm entre 8 e 12 semanas de idade, e a segunda, após a dentição, entre 6 e 8 meses. Posteriormente, as vacinações devem ser repetidas anualmente, conforme recomendação do veterinário.
A primeira coisa que você precisa fazer é providenciar para o gatinho uma casinha ou cama quentinha e aconchegante.
A prevenção do raquitismo deve ser priorizada. Gatinhos nascidos na primavera ou no inverno, ou aqueles que foram alimentados com mamadeira, correm maior risco. Se um exame bioquímico de sangue revelar deficiência de cálcio e fósforo, a correção deve ser iniciada com a introdução de uma dieta especial.
As condições para manter e cuidar de um gatinho saudável não diferem das de um gato adulto. Brincadeiras ativas são essenciais para os gatinhos, ajudando-os a crescer e se desenvolver física e psicologicamente.
Como escolher um nome
Ao escolher um nome para um gato de raça pura, lembre-se de que ele será registrado em seu passaporte veterinário, pedigree e certificado de título, bem como em documentos de gerações subsequentes. Esse nome também é registrado em listas de gatis e catálogos de exposições. Por esse motivo, são comumente chamados de "nomes sonoros".
Cada comunidade e sistema de exposições estabelece seu próprio sistema de nomenclatura. Existem princípios gerais:
- Em gatis, todos os gatinhos de uma ninhada recebem nomes que começam com a mesma letra. Criadores, por serem membros de um clube específico, seguem a lista geral de ninhadas do clube. Sistemas sem clube decidem tudo por conta própria.
- Se um gatinho nasceu em um gatil, seu nome, conhecido como sobrenome, é adicionado ao seu nome nos documentos. Caso contrário, isso não é feito.
- Os sistemas para gatos estabeleceram um limite de comprimento para os nomes, incluindo o nome do gatil. Esse limite é de 25 a 35 caracteres.
- Não é comum usar nomes de ancestrais, elementos do endereço do gatil ou o nome do proprietário.
- É bem-vindo se o nome do gato corresponder à raça.
Se o criador não tiver escolhido um nome, ao entregar o gatinho, ele deve informar ao novo dono a carta sob a qual toda a ninhada está registrada no livro genealógico do gatil ou clube. Não é necessário escolher um nome extravagante; o importante é preencher corretamente a documentação pertinente com o nome.
Um nome dado de acordo com esses princípios é oficial. Em casa, o gatinho recebe um apelido que agrade tanto a ele quanto aos seus donos. Diz-se que, se você pronunciar um ou mais nomes em voz alta, o gatinho será capaz de indicar qual prefere. Sites, catálogos e listas de clubes zoológicos oferecem inúmeras opções de nomes.
Pode-se levar em consideração a aparência majestosa dos gatos adultos e lembrar a linhagem de seus ancestrais - os gatos esfinges.
Afinal, no Egito, os gatos eram elevados à categoria de divindades.
Como exemplo, podemos citar os nomes de deuses, faraós, deusas e rainhas do antigo Egito:
- Apelidos para meninos:
- Aikhi (Ihi) - o deus da música;
- Aker é o patrono dos mortos e protetor do povo;
- Anti (Nemti) - deus do deserto oriental;
- Bennu representava a ressurreição dos mortos;
- Ver é o deus do céu diurno e da luz;
- Geb é o patrono da terra;
- Hórus é o patrono do céu e do sol;
- Min é o deus da fertilidade;
- Montu é o deus da guerra;
- Sia é o deus da mente;
- Thoth é o deus da sabedoria e do conhecimento, patrono dos cientistas;
- Fandi (Dundee) é o santo padroeiro da cidade de Hermópolis;
- Hedi-Hati é o deus do linho e dos tecidos de linho;
- Khonsu é o deus da lua;
- Shedu é o protetor de todos aqueles que vagueiam pelo deserto;
- Djoser (para um gatinho: Jos, Joe);
- Quéops (para um gatinho: Khufu, Khuf, Cheopsik);
- Pepi II (para gatinho: Pepi);
- Tutmés III (para gatinho: Tutmés, Tutti);
- Tutancâmon (para um gatinho: Tutkhan, Tutti);
- Ramsés II (para gatinho: Ramsés, Ramsi, Rami).
- Apelidos para meninas:
- Amanta é a padroeira do Ocidente e dos mortos em Duat;
- Bastet é a deusa do amor, da alegria, da beleza feminina e do lar;
- Ísis (Isis) - a senhora do destino e da vida;
- Mut é a mãe de todos os deuses e a padroeira da maternidade;
- Neith é a padroeira da guerra e da caça;
- Seshat é a deusa da escrita;
- Soti é uma deusa que personifica o nascer do sol e a estrela mais brilhante do céu;
- Hátor é a deusa do céu, da fertilidade, da feminilidade e do amor;
- Faraó fêmea Hatshepsut (para gato: Hatti, Hetty);
- Cleópatra (para um gato: Cleópatra, Cleo, Pati, Leo, Kleopa).
Os gatos da raça Peterbald combinam as melhores qualidades: uma silhueta graciosa e altiva com um temperamento dócil e alegre. Eles conquistam a todos que os conhecem. Os cuidados que recebem estreitam ainda mais o vínculo entre o gato e seus donos.









