Os animais de estimação devem trazer alegria aos seus donos. Ao trazer um gatinho para casa, é fundamental que a pessoa compreenda a responsabilidade que o novo amigo terá. Ela não só terá que brincar e mimar o animal, como também cuidar dele: alimentá-lo, limpá-lo, dar-lhe petiscos e passeá-lo. Um problema comum em gatinhos jovens são as pulgas. Elas devem ser removidas, mas com extrema cautela para não ferir o gatinho.
Contente
Qual a aparência das pulgas e por que elas são perigosas?
As pulgas são insetos parasitas que infestam animais. Elas têm uma aparência repulsiva: pequenas (até 2-3 mm), com corpos achatados e uma cobertura quitinosa de tonalidade acastanhada. São difíceis de ver e ainda mais difíceis de capturar. Quando tocadas, esses ectoparasitas (que vivem na superfície de uma pessoa ou animal) exibem uma agilidade de salto notável. Elas podem viver em qualquer habitante de uma casa, não apenas em gatos. As pulgas prosperam em cães, coelhos e roedores de estimação, e podem até picar humanos. Uma vez dentro de casa, elas pulam para outros habitantes e se reproduzem.

As pulgas causam muitos transtornos ao seu animal de estimação e podem infectar o dono com doenças desagradáveis.
As pulgas em si são um incômodo. O principal problema é a coceira e a irritação no local da picada. Mas o perigo das pulgas é que elas são portadoras de infecções perigosas (antraz, encefalite, hepatite, peste, etc.), bem como de helmintos. O aparecimento de pulgas em um gatinho pode levar à infecção por vermes.
Fontes de ocorrência e sinais de infestação por pulgas
Um gatinho sofre mais com pulgas do que um animal adulto, por isso é importante ficar atento quando seu animal de estimação estiver infestado.
De onde vêm as pulgas?
Existem diversas maneiras pelas quais um gatinho recém-nascido pode ser infestado por pulgas. O gatinho pode ser infectado pela mãe gata ou por outro animal que viva na casa. Se o gatinho for o único animal de estimação no apartamento, há uma chance de ele ter pegado pulgas do dono anterior.
Outra forma muito comum é introduzir larvas ou mesmo insetos adultos em sapatos ou roupas. Uma pessoa pode, sem saber, trazer um novo inquilino para um apartamento. Uma vez em condições favoráveis, os insetos se alimentam do sangue de seus novos hospedeiros, acasalam e se reproduzem. Após 21 dias, as larvas eclodidas se desenvolvem em adultos e seu ciclo de vida se repete.
Sintomas de uma infestação de pulgas
Só é possível determinar se o seu gatinho tem pulgas através de um exame minucioso. Os sinais a que deve estar atento incluem:
- Aparecem arranhões na pele;
- Na barriga, orelhas e focinho, são visíveis os próprios insetos, ou seus excrementos pretos e ovos brancos, presos à pelagem por uma secreção pegajosa.
O comportamento do pequeno animal de estimação também muda:
- O sono do gatinho fica inquieto, ele mexe as patas ou até pula;
- O animal se alimenta mal;
- O bebê arranha constantemente com as patas ou morde certas partes do corpo com os dentes.
Como remover pulgas de um gatinho com segurança em casa.
Quanto mais jovem o gatinho, mais difícil é tratar as pulgas. A maioria dos medicamentos antipulgas contém substâncias químicas altamente indesejáveis para uso em animais tão jovens.
A principal etapa do controle de pulgas deve começar com a desinfecção do ambiente utilizando produtos específicos:
- Casa limpa,
- Karbofos,
- Ataque,
- Raptor.
Antes de iniciar o tratamento, é importante ler as instruções e seguir cuidadosamente as recomendações do fabricante.
Existem vários métodos que você pode usar para eliminar parasitas do seu animal:
- Dê banho no bebê usando xampus antipulgas.
- Use gotas ou spray antipulgas de acordo com as instruções.
- Coloque uma coleira inseticida e acaricida no animal.
- Use ervas naturais e repelentes de pulgas.
- Remova os insetos com um pente fino ou uma escova.
Os dois últimos métodos são considerados os mais seguros, pois não expõem o gatinho a produtos químicos.
Tratamento antipulgas para gatinhos, dependendo da idade.
A variedade de produtos antipulgas para gatinhos depende da idade do animal. Quanto mais jovem o animal, menos medicamentos estão disponíveis e mais cautela deve ser tomada ao utilizá-los.
gatinho recém-nascido
Se forem detectadas pulgas em um gatinho recém-nascido, você tem duas opções: esperar até que ele cresça ou iniciar o tratamento imediatamente. Um gatinho é considerado recém-nascido durante o primeiro mês após o nascimento. Qualquer medicamento, mesmo aqueles destinados a gatinhos de dois a três meses de idade, é muito perigoso para eles. Ao escolher um tratamento, certifique-se de considerar o seguinte:
- Coleiras com a inscrição "para gatinhos" são projetadas para animais com 2 a 3 meses de idade ou mais, portanto, não devem ser usadas.
- É melhor evitar dar banho em um gatinho, pois ele precisa apenas dos cuidados da mãe e pode pegar um resfriado. O uso de xampu é recomendado somente após as cinco semanas de idade.
- O uso de inseticidas é contraindicado, pois a gata mãe pode ingerir parte do produto ao se lamber, e o veneno pode ser transmitido ao filhote através do leite. Isso pode causar alergias graves no filhote.
Vídeo: Como remover pulgas de gatinhos
Uma gata geralmente remove algumas pulgas ao se lamber, então uma infestação massiva de insetos não ocorre durante o primeiro mês de vida do gatinho. Nesse caso, é melhor esperar até que o gatinho cresça e fique mais forte. Se um gatinho está crescendo sem a mãe, ou se houver muitas pulgas, métodos mais suaves podem ser usados para combater os parasitas.
- Pentear. Este é o método mais seguro. Você precisará de uma escova ou pente macio, mas também pode usar um pano de camurça úmido. Coloque uma tigela com água por perto. Pegue o gatinho e comece a penteá-lo com extrema cautela. Coloque imediatamente na água qualquer pulga que você encontrar para evitar que elas pulem de volta para o gatinho.
- Pó. Lojas de animais vendem pós antipulgas especiais adequados para tratar gatinhos recém-nascidos. Gamma e Hartz são considerados os menos seguros. O procedimento de aplicação é o seguinte: esfregue o pó na pele do gatinho e, em seguida, penteie para remover as pulgas, conforme descrito acima. Para evitar o envenenamento da mãe e a transferência do veneno para o gatinho através do leite, a mãe não deve ter contato com o gatinho por 3 a 4 horas, e o gatinho deve ser alimentado diretamente com ele.
- Banho. Se a infestação de pulgas ameaçar a saúde ou a vida do gatinho, você terá que tomar a medida extrema de banhá-lo. Evite usar inseticidas; sabonete de bebê ou sabão de alcatrão são suficientes. A água deve estar morna, entre 38 e 39 °C. oPara garantir a temperatura ideal, meça-a com um termômetro. Procedimento para o banho: coloque água em uma bacia, tampe as orelhas do gatinho com algodão, molhe-o com água e ensaboe-o (evite tocar no rosto; ele deve permanecer seco). Ensaboe o animal por três minutos, enxágue bem, seque-o com um pano macio e penteie seus pelos. A maioria das pulgas busca abrigo no rosto seco do gatinho por causa do sabão. Portanto, é importante prestar atenção especial a essa parte do corpo do animal ao penteá-lo. Você pode usar uma escova de dentes para evitar machucar o gatinho caso faça movimentos descuidados.
Importante: Para gatinhos muito jovens, recomendamos produtos que contenham extratos de ervas, como os das linhas Fitoelita e Doctor ZOO.
Um gatinho com dois meses de vida.
Um gatinho de um mês já é mais forte e capaz de suportar as intempéries. Nessa idade, é possível usar mais produtos antipulgas, mas somente se o gatinho já tiver sido desmamado. Se o seu animal de estimação continuar a mamar, o melhor é parar na escovação e no banho.

Após o banho do gatinho, as pulgas devem ser removidas com um pente fino, dando especial atenção ao rosto.
Para remover pulgas de um gatinho com mais de um mês de idade, você pode usar:
- Xampu. O xampu Miss Kiss é aprovado para uso a partir de quatro semanas de idade. Dilua 1 ml do produto em 400 ml de água morna e, em seguida, lave o gatinho. Importante: Não deixe que o shampoo entre em contato com os olhos, boca ou nariz do seu animal de estimação. O produto deve ser deixado na pelagem por 5 a 7 minutos, depois enxaguado e o animal seco. Para a primeira lavagem, dilua o shampoo em uma concentração menor — por exemplo, use apenas 0,5 ml para 400 ml de água. Isso é necessário para testar possíveis alergias ao detergente. Após duas semanas, repita a lavagem, diluindo o produto de acordo com a fórmula padrão.
- Gotas. A partir das 5 semanas de idade, gotas antipulgas, como Stronghold, podem ser aplicadas na cernelha. Aplique as gotas na parte superior do pescoço do gatinho e esfregue, mas tenha cuidado para que ele não as lamba. Repita o procedimento após 2 semanas.
Um gatinho com três meses de vida.
Um gatinho mais velho pode ser tratado contra pulgas usando diversos métodos. Além da escovação tradicional, você pode usar xampus, sprays, gotas e talcos. Importante: Preste atenção às instruções, que indicam a idade a partir da qual o uso de determinado produto é permitido.
Segundo veterinários, os seguintes produtos são eficazes para matar pulgas em gatinhos:
- Shampoos Fitoelita ou Rolf Club;
- Pós Gamma ou Beaphar;
- Sprays Frontline ou Hartz;
- Vantagem ou quedas Hartz;
- Coleiras Bolfo ou Hartz.
Atenção: todos os produtos listados (exceto coleiras) só podem ser usados durante o desmame de um gatinho. Caso contrário, ela lamberá o filhote e poderá ser envenenada.
Gatinhos a partir de seis meses de idade.
Um gatinho de quatro meses geralmente começa a comer alimentos sólidos, o que facilita muito o controle de pulgas nessa fase. Todos os produtos e métodos adequados para um gato adulto podem ser usados para o tratamento.
- coleiras antipulgas,
- sprays para a destruição de parasitas,
- gotas na cernelha,
- pó para atrair insetos,
- xampus inseticidas para matar pulgas,
- comprimidos antiparasitários,
- métodos mecânicos (penteado e seleção).
É claro que, ao implementar medidas de controle de pulgas, você deve seguir as recomendações do fabricante. Produtos para o tratamento de gatinhos podem ser encontrados nas seguintes linhas: Beaphar, Bolfo, Hartz e Frontline., Gama, Advantix.
remédios populares
A medicina popular acumulou um vasto arsenal de remédios para matar pulgas em gatinhos. Ao contrário dos medicamentos, esses remédios são à base de ervas e não representam risco à saúde de gatos e gatinhos. Alguns exemplos incluem:
- Absinto. Despeje água fervente (500 ml) sobre uma colher de sopa de folhas secas e deixe em infusão por 15 minutos. Lave o animal com a infusão resultante. Uma gata não será envenenada, mesmo que lamba seus filhotes. O absinto fresco pode ser simplesmente colocado na toca dos filhotes.
- Tansy. Uma decocção de tansy é feita de forma semelhante à de absinto. É usada para tratar a pelagem de gatinhos.
- Alho. Amasse uma cabeça de alho, adicione um litro de água morna e deixe em infusão por 12 horas. Aplique a infusão na pele do gatinho, especialmente nas áreas onde os insetos são mais comuns: axilas, barriga e virilha.
- Gerânio. Coloque 2 colheres de sopa de folhas em 500 ml de água e ferva por 20 minutos. Banhe os gatinhos na infusão.
- Limão. Pique um limão pequeno, adicione um copo de água e deixe em infusão por 24 horas. Em seguida, borrife o gatinho com a infusão resultante usando um borrifador.
- Óleos essenciais. Os óleos de hortelã-pimenta, cedro, limão, gerânio, alecrim e lavanda demonstraram eficácia contra pulgas. Dilua 2 a 3 gotas de óleo em 2 a 3 xícaras de água e borrife nos gatinhos.
Outra forma comprovada de eliminar pulgas é encher a cama do gatinho com serragem de pinho ou aparas de madeira frescas.
Vídeo: Experiência pessoal com remédios caseiros contra pulgas
Prevenção de pulgas para gatinhos de diferentes idades.
O melhor tratamento para pulgas em gatinhos é a prevenção. Claro, o primeiro passo é eliminar as pulgas do seu apartamento. Isso requer aspirar o pó diariamente. Preste atenção às áreas que seu gato frequenta pela casa. Estudos mostram que até 50% das pulgas em uma casa podem ser eliminadas com esse simples procedimento de higiene. É importante manter seu gatinho longe de gatos de rua e outros animais.
Você precisará limpar o local onde seu gatinho dorme pelo menos uma vez por semana. A roupa de cama pode ser aspirada ou lavada. Não se esqueça de limpar o carro e a caixa de transporte do gato.
Ao mesmo tempo, é importante realizar tratamentos preventivos no próprio animal. Você pode colocar um colar elizabetano (se a idade permitir) e examinar cuidadosamente a pele dele.
Importante: Se a saúde do seu gatinho piorar visivelmente, você deve procurar um veterinário imediatamente.
Gatinhos precisam de amor e cuidados constantes de seus donos. Criar um pequeno e indefeso bolinho de pelo até que ele se torne um indivíduo lindo, devotado e independente exige esforço. O controle de pulgas é apenas um dos desafios enfrentados ao cuidar de um gatinho. Mas seus esforços serão recompensados com os ronrons felizes e o amor do seu bichinho.








